Dados para eventos: saiba tudo sobre!

dados para eventos

Uma produção precisa ser planejada em todos os seus pontos, e a análise de dados em eventos é uma das partes mais importantes a serem pensadas ao longo de todo o processo.

E na verdade, muitas pessoas acabam negligenciando a etapa de dados por que às vezes ela pode trazer informações não tão positivas, mas é para isso que eles servem.

A análise de dados em eventos vai ajudar a entender o que deve ser mudado nas próximas edições, mostrar quais ideias deram certo e podem ser aproveitadas para próximos eventos.

É sobre isso que iremos falar neste artigo, sobre a análise de dados em eventos, todas suas nuances, formas de coletar dados e como utilizá-los:

O que são dados?

Ao falar de dados, algumas pessoas têm dúvidas do que realmente significa essa palavra e quais são as características por trás de uma simples palavra.

Com o advento da internet, podemos ter muito mais noção de tudo. Inclusive o que as pessoas fazem navegando na web, o que elas buscam, como se comportam nas redes sociais e outros tipos de comportamentos.

Assim que nascem os dados. Eles são um coletivo de valores que vão fornecer informações, valiosas ou não, para quem manipula esse conhecimento.

Quando pensamos em dados, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é uma série de números que podem ser complexos para entender.

Mas na verdade, os dados podem vir em diferentes formas, sejam em palavras, números, porcentagens, gráficos, etc.

Podemos encontrá-los em tudo, mesmo o que não sabemos ser dados, como notas de um boletim escolar, quantidade de mensagens enviadas por uma pessoa, sites que acessa com mais frequência e outros.

Muitas vezes os dados são dispostos de forma visual, seja em gráficos de pizza, gráficos de barras ou colunas, podem ser dispostos também em tabelas, infográficos e diagramas.

Fonte: IngenioVirtual

Falando sobre dados, eles podem ser de diferentes tipos, em especial dois grupos diferentes: os dados qualitativos e os quantitativos.

Os dados qualitativos são utilizados para atribuir características ao que se refere ao dado, por exemplo, o que pode ser atribuído é uma cor, como uma bola branca.

Já os dados quantitativos são referentes a informações concretas, sendo estáticos. Geralmente eles são representados com números, seja para porcentagem ou estatísticas.

Existem também os dados categóricos, que existem para categorizar sobre o que se refere a informação. Por exemplo, X pessoas participaram de um evento, delas quantas são mulheres e homens, isso estará fazendo a categorização.

O que são dados para eventos?

Os dados também se fazem presentes, e muito, na área de eventos. Eles são ferramentas extremamente valiosas para os profissionais dessa área e para a confecção de novos eventos.

A coleta de dados começa desde o pré evento e se estende até o pós evento, podendo inclusive ir até as próximas edições feitas. 

Mais para frente neste artigo, poderemos entender como esses dados podem fazer a diferença na sua produção, tanto no planejamento quanto para auxiliar em insights.

Em eventos online você vai precisar de uma ferramenta que o ajude a captar esses dados, desde o primeiro momento até os demais, como a Evnts.

Muitas vezes, podemos acabar precisando até do auxílio de mais de uma plataforma, mas o ideal é que tudo fique centralizado em um só lugar.

Eles irão ajudar os produtores de eventos a entender se o público gosta ou não da sua produção, mas muito mais do que isso, ele vai ajudar em todos os outros aspectos importantes do seu evento.

Qual a importância dos dados em eventos?

Os dados registrados são compostos por uma série de indicadores muito importantes para os eventos. 

Isso porque, por meio da ciência de dados, podemos interpretá-los da melhor forma possível a fim de criar novas estratégias e formas de produzir eventos.

Através dos dados gerados em um evento você pode conseguir criar experiências mais imersivas, impactantes e valiosas para seus participantes. Além de proporcionar novas ideias e inspirações para seus eventos futuros.

Deve ser bem pensado assim como todo o planejamento de marketing e outras atividades propostas no seu evento.

Sem o conhecimento que os dados proporcionam para você, acaba sendo extremamente difícil entender com clareza o que realmente funcionou e o que não funcionou no seu evento.

Como funciona a análise de dados?

Diferentemente dos dados em si, a análise de dados é diferente, pois ela consiste em entender melhor as informações que foram coletadas, para que então possam ser colocadas em prática.

E a análise de dados se trata de um procedimento para entender como são os dados e como eles podem ser transformados em estratégias específicas para o seu evento.

Com esse tipo de análise e informação, você consegue tomar decisões mais assertivas, e que vão auxiliar a ter mais segurança no resultado final do seu evento.

A análise vai permitir que você descubra muitas informações relevantes, tirem conclusões valiosas e justifiquem suas estratégias ou decisões perante o evento.

Tipos de análises de dados

E para que você possa fazer análises da melhor forma possível, você pode precisar fazer as análises de dados de eventos em tipos diferentes. Confira quais são:

Análise diagnóstica

Essa modalidade serve para encontrar pontos em comum, de forma que se possa criar uma relação e analisar os dados com base em probabilidades.

É uma forma muito importante de analisar dados nos meios de negócios, podendo ser utilizado para determinar acontecimentos ou comportamentos dos participantes de um evento.

Análise prescritiva

Já o modo prescritivo pode ser chamado também de recomendação, já que ele vai usar ferramentas diferentes para que se possa gerar certas recomendações com ações que podem ser tomadas no futuro.

Ela serve para gerar insights que podem influenciar o seu evento no futuro.

Análise preditiva

Já a análise preditiva vai estimar com base em dados anteriores, por exemplo, com base na quantidade de pessoas que participaram e podem ter se inscrito no seu evento, você pode ter noção de quantas podem estar na próxima edição.

Ou então, analisando comportamentos, você pode prever os eventos favoritos do seu tipo de público e o que faz mais sentido para eles.

Análise descritiva

Já a análise descritiva é provavelmente a mais utilizada nos eventos, já que ela vai usar de dados concretos para mapear comportamentos e tendências, tudo com base no que realmente aconteceu durante o seu evento.

Ela é um ótimo suporte para justificar e apoiar as suas decisões e estratégias colocadas em prática durante um evento.

Quais são os benefícios dos dados para eventos?

Quem nunca promoveu um evento fazendo a análise de dados pode não entender o quão valiosos eles são. Mas hoje vamos te explicar melhor como funciona.

Os dados do seu evento podem contribuir para a criação de estratégias que engajem o seu público e estreitam o relacionamento que ele tem com a sua empresa ou marca do evento.

Um exemplo disso é o Rock in Rio. Ele foi se aperfeiçoando através dos anos, com base em tendências, dados e no comportamento dos participantes.

Fazendo uma análise e realmente aplicando o que aprenderam, o Rock in Rio passou de um evento musical, para uma das experiências mais aguardadas no ano e com grande disputa de ingressos.

Além disso, se tornou fonte de inspiração para outros eventos que vieram surgindo e sua grande transparência e fluxo de informações, permite que possamos trazer materiais como o “Aprendendo com Eventos: Rock in Rio”, onde analisamos e trazemos todos os dados sobre essa produção.

Mais do que apenas o engajamento, utilizar os dados como guia dos seus eventos é uma forma de reduzir possíveis erros. Já que você pode contabilizar os erros que aconteceram e como podemos contorná-lo.

Outro ponto muito importante sobre os dados de eventos, é que eles se tratam de uma ótima forma de controlar o que acontece com as informações que são geradas, coletadas e como elas podem ser trabalhadas.

Para que servem os dados para eventos?

Os dados coletados em eventos não são apenas coletados, eles precisam de um destino. Ou seja, eles precisam de um motivo para serem olhados e analisados.

Nos eventos isso se caracteriza por diferentes objetivos, formas de analisar informações e documentação para posteridade.

Vamos ver agora:

Relatório de eventos

Um relatório de eventos é iniciado por algum produtor de evento, para os que virão depois ou para os que ainda continuam na produção de um certo evento, mas não necessariamente um específico.

Ao fazer qualquer evento ou o primeiro evento de uma série ou edições, você vai precisar de um relatório de eventos, seja para o primeiro produtor de eventos ou para os outros que ainda virão.

O relatório de eventos é um dos itens mais importantes para os produtores de eventos, e deve ser iniciado no começo de qualquer evento.

Todo o seu preenchimento é feito pela equipe de eventos e preferencialmente pode ser montado durante o pré evento, e finalizado durante o pós evento. Por isso, é de extrema importância documentar todas as etapas da produção e todos os dados.

Mesmo se o seu evento não tiver um saldo tão positivo, ele será um conhecimento para que as próximas produções possam chegar perto do resultado realmente esperado.

Para começar o seu relatório, você vai precisar fazer a descrição do evento com todos os detalhes, como todos os envolvidos, objetivo do evento, funções, datas, horários e outras mínimas informações referentes ao seu evento.

Em seguida, depois da descrição básica você vai precisar detalhar todas as outras informações referentes ao evento. Essa etapa vai ter que ser revisitada depois da produção do evento com os dados de NPS, opiniões de gestores e moderadores.

Se você tiver patrocinadores no seu evento, é importante registrar as informações, o que foi acordado com as pessoas, as contrapartidas e propostas. No futuro você poderá ter essas propostas como base e prospectar melhor.

Outras informações como programação, plano de marketing, balanço financeiro, análise de engajamento e indicadores.

Marque também as dificuldades e riscos que podem acontecer durante o seu evento, como eles foram contornados ou como a equipe poderia ter lidado com isso.

Mensuração de resultados

Mas se você não tem o costume de fazer o relatório de eventos e não pretende começar, você pode simplesmente fazer a mensuração de resultados.

Basta recolher todos os dados, entender quais são as métricas mais importantes para ter bons insights e saber como foi o desempenho do seu evento.

Vale lembrar que a etapa de seleção das métricas que serão analisadas é feita durante o pré evento, e cada conjunto de dados poderá ser analisado em algum momento específico, podendo ser desde o começo até o pós.

Proposta para patrocinadores

Ao montar uma proposta para os patrocinadores que deseja prospectar, é importante estar preparado. Para isso, você deve levar dados que mostrem o que o seu evento tem a oferecer como contrapartida de um investimento, por exemplo.

E para que se monte a proposta de apresentação, analise a empresa que você está buscando para saber quais dados são mais interessantes para ela. Esteja pronto para responder perguntas e talvez fechar negócio.

Principais indicadores de dados para eventos

Ainda falando sobre os eventos online, você pode ter uma série de indicadores e métricas muito importantes para mensuração de resultados do seu evento.

Conheça algumas delas e como aplicá-las para as suas produções em cada etapa:

Pré evento

O primeiro conjunto de dados para eventos que devem ser analisados surge logo no primeiro momento do planejamento da sua produção.

Eles podem ser acompanhados desde o começo do evento, mas vale mencionar que devem ser revisitados durante a execução da produção também.

Taxa de conversão do site do evento

A landing page é uma das primeiras atividades práticas de um evento, ainda mais depois que todo o planejamento está pronto. Essa etapa ainda faz parte do pré evento, já que é tudo parte da preparação.

Depois de dado o primeiro passo, você vai precisar programá-la para ter todas as informações como cronograma, palestrantes, área de acesso e outros.

Assim que o seu site for ao ar você pode começar a contar quem acessou e aqueles que acessaram, quem realmente se inscreveu e quem não vai participar.

Para fazer o cálculo disso é extremamente simples, basta fazer a razão entre os números de acessos da landing page e a quantidade de inscritos do seu evento.

Mídia espontânea e assessoria de imprensa

A mídia espontânea é um lugar conquistado por uma empresa ou marca de maneira orgânica, ou seja, os canais de comunicação não foram pagos para fazer a menção ou divulgação.

E para isso você pode fazer um release e entrar em contato com jornalistas, envie o release por e-mail para jornalistas, dessa forma eles podem ser a ponte de comunicação com os veículos midiáticos.

Essa é uma ótima forma de alavancar o alcance do seu evento, além de gerar mais reconhecimento de pessoas que geralmente não seriam atingidas.

Alcance e taxa de engajamento dos posts em redes sociais

O plano de marketing do seu evento, vai envolver também posts nas redes sociais para fazer toda a divulgação.

Definindo a persona do evento você consegue direcionar para onde essa comunicação em redes sociais deve ir, por exemplo, dependendo da faixa etária do seu público a rede social indicada pode mudar.

Use hashtags e imagens relacionadas ao seu evento para que possa chamar a atenção de pessoas que se interessam por ele.

Faça a mensuração de impressões e interações, para saber como seus conteúdos vêm performando, tanto no pré evento, execução e no pós evento.

Durante o evento

Alguns dados são importantes de serem acompanhados durante o evento, para saber se existe alguma coisa que pode ser feita ao longo da produção.

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento é um cálculo feito dividindo o total das interações pelo total de usuários presentes no evento.

Se o seu evento possuir diferentes painéis, você pode quebrar esses dados em frações menores. Por exemplo, fazendo a divisão por painel e depois pode ser feita de forma total do evento.

Seja satisfatório ou não, o número gerado por esse dado, permite que você tenha insights de quais ferramentas de engajamento funcionam e quais não.

Você pode conhecer mais sobre engajamento para eventos online e híbridos, acessando o nosso artigo completo aqui.

Tempo médio de participação

O tempo médio de participação vai mostrar os dados referentes ao comportamento dos participantes em seus eventos. Durante a execução a audiência pode flutuar, por conta de pessoas que consomem o conteúdo, desistem e as que continuam.

Esse tipo de dado vai permitir que você saiba quanto tempo as pessoas realmente estiveram conectadas no seu evento, e quanto tempo elas consumiram o conteúdo.

Conferindo esses dados depois da finalização, permite que você crie uma programação mais assertiva e inteligente aos participantes.

Taxa de resposta das enquetes

Durante o seu evento uma das ferramentas de engajamento que podem ser utilizadas, são as enquetes. 

Se estiver usando uma plataforma de eventos online como a Evnts, que permite que os participantes escolham opções para responder perguntas e interajam, você pode ter todos esses dados em suas mãos.

Você pode ter dados como todas as perguntas que foram enviadas, todas as respostas e total de participantes, permitindo ver quantos participantes do seu evento estavam engajados e interagindo.

Momentos de pico de acesso

Ainda falando sobre o comportamento dos participantes, sabemos que alguns conteúdos podem ser mais interessantes do que outros para a sua audiência.

Esse dado é um ponto de atenção para os produtores, já que vai auxiliar a entender em que momento o evento começou a perder seus participantes, para que no futuro sejam feitas escolhas melhores.

Por exemplo, se você fez um evento de 2 horas, mas o conteúdo somente reteu as pessoas por mais ou menos 30 minutos, talvez seja hora de rever tanto o tema do evento quanto a duração.

Pesquisa de satisfação

Logo que a live do seu evento acabar, você vai precisar enviar uma pesquisa de satisfação para ver como os seus participantes enxergaram a live.

As perguntas podem ser referentes a qualidade técnica da sua transmissão, como o áudio, vídeo e iluminação.

Assim como pode ter perguntas sobre o suporte, sobre o conteúdo, nota geral para o evento e até mesmo um campo para reclamações e sugestões.

É deste lugar que os produtores de eventos podem tirar grandes insights sobre o que deu certo na visão do participante e como melhorar.

Pós evento

O show tem que continuar mesmo depois da finalização, e além de todas as tarefas relacionadas ao pós evento, devemos também olhar os dados, principalmente para fazer o relatório do evento.

Participantes recorrentes

Sempre existem aquelas pessoas que participam de um evento ou mais da sua empresa ou marca, e analisando os dados você pode identificar quem são essas pessoas.

Saber quem são esses participantes pode ajudar a fidelizá-los, já que você poderá enviar mensagens personalizadas durante o pós evento, talvez até criando um relacionamento com esses participantes.

ROI – Return of Investment

O ROI, ou Retorno sobre o investimento, é um dos indicadores mais utilizados nos negócios, inclusive nos eventos.

Ele deve ser medido depois que o seu evento chegar ao fim, e para isso é necessário fazer um cálculo.

É este cálculo que vai determinar se o seu evento foi lucrativo ou não, para fazer isso, subtraia o custo do evento da receita total e divida pelo custo total do evento, depois multiplique por cem.

Para isso, você pode utilizar calculadoras online grátis se for necessário. O resultado desse cálculo vai ser a receita em comparação com o custo do seu evento.

Isso deve ser colocado no seu relatório de eventos sem exceção, já que é parte muito importante para ser repassada para patrocinadores e consultado no futuro.

Saiba mais sobre o assunto acessando o nosso artigo completo sobre: “Como calcular o ROI do evento online”.

ROO – Retorno sobre objetivos

O retorno sobre objetivos é mais uma ferramenta de cálculo para medir o sucesso do seu evento, mas não necessariamente sendo o financeiro.

Esse indicador vai ser mais indicado para o seu evento dependendo de qual for o objetivo dele, principalmente se não for algo relacionado a retornos financeiros e vendas.

ROR – Retorno sobre relacionamento

Diferentemente do ROI e do ROO, o retorno sobre relacionamento usa como base pesquisas de satisfação e pesquisas de clima organizacional da empresa principalmente.

Eles vão medir o sucesso do evento, em especial os de eventos corporativos, feitos para o público interno de uma empresa.

Vendas geradas

Esse indicador de dados para eventos é ideal para produções que tenham como objetivo principal gerar vendas. Eles podem ser online e híbridos, de diferentes tipos, como feiras, eventos de lançamento e outros.

Nesse momento você deve mensurar o número de vendas geradas, se o perfil dos compradores é o ideal e o ticket médio dos contratos gerados.

Vale lembrar que algumas compras podem levar tempos para serem fechadas, então é um dado que deve ser revisitado várias vezes para descobrir como anda.

Custo por lead

O custo por Lead, também conhecido como CPL, é um cálculo feito da razão entre o valor que foi investido na comunicação do seu evento e a quantidade de leads que o evento gerou.

Pesquisa de recomendação

A pesquisa de recomendação, ou NPS, é o tipo de dado coletado depois do evento, pode ser 1 semana depois de sua finalização ou alguns dias apenas.

O NPS vai identificar quais são os seus clientes detratores, que não ficaram satisfeitos com o serviço, os que são neutros e os promotores, os clientes que ficaram muito satisfeitos com o seu serviço prestado.

Você pode ler mais sobre esse tema em nosso artigo completo “NPS para eventos”.

Como coletar dados para eventos?

Para fazer a coleta de dados em eventos, você pode precisar pensar em algumas estratégias. Veja como:

Selecione o que é importante

Durante o planejamento do seu evento, você terá que definir todos os pontos importantes, incluindo os indicadores que serão avaliados por você ao final do evento.

Por isso, leve em conta o seu objetivo e o que é esperado como resultado do seu evento.

Em que etapa os dados devem ser coletados nos eventos?

A trajetória dos dados nos eventos começa desde o planejamento, durante o pré evento já devem ser coletados dados referentes a persona, assim como as inscrições.

As pessoas que forem se inscrever no seu evento, já farão parte da base de dados que será comunicada nesse período antes da realização do evento.

Então desde o primeiro momento até o pós evento, podendo se estender até mais longe, os dados devem ser mensurados, consultados e analisados para gerar conhecimento, insights e formas de resolução no caso de imprevistos.

Desafios na implantação de dados para eventos

Sabemos que fazer a implantação de coleta e análise de dados para uma equipe de eventos que não possui esse costume, pode ser algo difícil a princípio. Por isso, vamos ver os principais desafios e como contorná-los:

Mudança de mentalidade da equipe

Para pessoas que não estão acostumadas, girar a chave de que é e sempre foi necessário uma análise de dados para um resultado melhor, pode ser complicado.

Então para o líder da equipe de eventos, é necessário inserir os seus funcionários aos poucos nesse ambiente. Até porque nem todos podem entender em um primeiro momento a necessidade e importância deles.

Então o primeiro passo é que eles mudem a mentalidade, mesmo quem não vai trabalhar diretamente com isso precisa estar ciente. Até porque todo o ecossistema de um evento online funciona se todos estiverem com o mesmo objetivo.

Com isso entram dois outros pontos importantes, o treinamento e a colaboração de todos.

Você pode até ter uma pessoa específica para fazer a análise dos dados, mas todos precisam saber o que torna isso possível: a coleta. E muitas vezes a coleta não depende de quem vai fazer análises.

Se você usa uma plataforma de eventos online para realização das produções, convide toda a sua equipe a entender e explorar a interface, faça testes para ver quais dados podem ser gerados, para que possam se familiarizar com eles.

Aprender a olhar os dois lados

Quando lidamos com dados, metas e objetivos, esperamos sempre que o resultado seja positivo e um sucesso.

Mas muitas vezes essa análise pode acabar denunciando um erro, que baixa a média de métricas, ou então pode simplesmente não ser um resultado satisfatório.

De qualquer forma, seja positivo ou negativo, os dados gerados e analisados devem ser comunicados e vistos como forma de melhorar nas próximas edições, e não como um desmotivador.

Devem inclusive estar no seu relatório de eventos para que possa ser consultado para outras pessoas e usado de insight.

Centralização de dados

Ter que acessar diversas ferramentas para coletar dados, exige que muitos plugins sejam adicionados a página do seu evento, o que pode deixar seu site mais lento.

Então ter o seu evento online em um lugar que possui uma centralização de dados, faz com que a coleta e análise seja mais fácil, podendo ser vista de forma mais dinâmica e panorâmica.

Além de deixar o site mais leve, fica mais simples compilar todos eles em planilhas, relatórios e passar para os patrocinadores caso necessário.

Escolha de ferramenta

Por fim, um dos desafios pode ser a escolha da plataforma que você vai utilizar no evento online.

Aqui temos a nossa própria plataforma Evnts, que ao fim das transmissões gera um dashboard com os mais diversos dados e informações possíveis de trazer para análises.

Mas esse não é o único ponto a ser analisado ao escolher a plataforma que acontecerá a sua produção.

Você precisa ver todas as funcionalidades que ela oferece, como ferramentas de engajamento, por exemplo, enquetes, social walls, matchmaking e outros.

Além do que proporciona na área interna para a montagem do evento, se dá opções suficientes para personalização e criação de um espaço como você espera.

LGPD

A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, é uma lei que foi aprovada em 2018, mas só entrou em vigor em meados de setembro de 2020.

Seu objetivo principal é garantir a proteção dos dados pessoais compartilhados na internet, trazendo mais transparência para os usuários online na questão de gerenciamento de suas informações.

Segundo o Art.6° da Lei Geral de Proteção de Dados, é determinado que as empresas que coletam dados devem seguir 10 princípios para auxiliar no cumprimento da lei.

Ao falarmos de informações, existem os dados pessoais e os dados sensíveis. Os dados pessoais são informações de identificação, que podem ser nome, CPF, e-mails, endereços e outros.

Enquanto os dados sensíveis são referentes à saúde, vida sexual, origem racial, opiniões políticas, religiosas e outras informações semelhantes .

Portanto, em relação aos dados coletados e armazenados por empresas e eventos, é necessário que os usuários e participantes tenham a opção de escolha a qualquer momento se quiserem remover o acesso aos dados deles.

O que é a LGPD para eventos

Nos eventos, a LGPD tem o papel de garantir proteção aos dados coletados no momento da inscrição, como nome, e-mail, telefone, cargo e às vezes até a empresa na qual trabalha.

Todos esses são dados importantes e sensíveis para pessoas que não devem ser manuseadas sem a devida proteção.

Deve estar explícito no site do seu evento, quando é feito o aceite dos cookies, qual o destino desses dados, e como eles estão sendo mantidos protegidos.

Quando estiver preparando a declaração de privacidade do seu evento, lembre-se que muitas vezes as listas de dados gerados, servem para prospecção de leads e até mesmo compartilhamento de mailing com parceiros ou patrocinadores.

Sendo assim, isso também deve ser mencionado na preparação da declaração e no texto de aceite aos cookies do site ou landing page do evento.

O titular terá o poder de alterar quaisquer informações ou cancelar o compartilhamento caso precise ou queira.

Ser transparente com o seu participante consiste em deixar muito claro qual o uso dos dados, como serão armazenados, por que serão armazenados e se serão compartilhados com outras organizações.

Nessa etapa, envolva advogados e o departamento jurídico do seu evento para que não tenham brechas passíveis de consequências.

Multas decorrentes da LGPD

Caso a LGPD não for cumprida, a empresa ou evento deverá arcar com as penalidades acarretadas a isso.

Como advertência com um prazo até que tudo seja providenciado da forma certa. Ou então um bloqueio do uso dos dados até que a situação esteja regularizada.

A empresa pode ser suspendida de tratar e utilizar os dados coletados por até seis meses, mas esse prazo pode se estender a um ano no total.

Pode haver uma suspensão parcial dos dados por seis meses, ou a proibição parcial e total para o tratamento dos dados.

Pode ser feita uma penalidade de multa simples de até 2% do faturamento, ou uma multa diária neste mesmo padrão, que pode atingir até R$50 milhões.

E por fim, a última penalidade da Lei Geral de Proteção de Dados pode acarretar na eliminação dos dados que foram infringidos.

Como se adequar a proteção de dados para eventos?

Existem o que podem ser chamados de boas práticas da Lei Geral de Proteção de Dados, são práticas que devem ser seguidas para evitar que as penalidades mencionadas sejam aplicadas, mesmo nos eventos.

Não deixar os dados vazarem é o básico, mas até o básico precisa ser dito para não cair no esquecimento.

Portanto, trate os dados com muita segurança, avisando aos seus parceiros que eles também possuem essa responsabilidade com os usuários.

Ao falarmos de dados para eventos, aqueles que são coletados, o participante tem direito ao opt in que é a permissão dada para receber e-mails, mensagens e para que se possa utilizar os dados.

Mas outra devere referente ao seu evento, é a facilitação do opt out, ou seja, facilitar que eles removam as permissões dadas a qualquer momento. Isso pode envolver o cancelamento de inscrições para recebimento de e-mails ou de eventos. 

A LGPD é uma lei relacionada diretamente a transparência, ela é a base desta lei. Portanto, dê o máximo de informações possíveis e necessárias a respeito do manuseio dos dados.

Criar uma política de privacidade que realmente seja seguida é outra boa prática para o manuseio dos dados em eventos. Essa política deve descrever todas as práticas adotadas para a segurança dos dados e uso dos mesmos.

Lembrando que o departamento jurídico do seu evento deve estar sempre ao lado para a tomada de decisões quanto às práticas de LGPD, principalmente no caso da política de privacidade.

Complemente o seu conhecimento de dados para eventos

Por fim, gostaríamos de convidar você a acessar um Kit completo de Gestão de eventos, com diversos materiais que vão potencializar suas produções.

Nesse kit você encontrará planilhas de cronogramas e orçamentos completos para utilizar em seus próximos eventos.

Além de um e-book com as 21 principais métricas e indicadores de eventos, assim como infográfico de riscos, checklists de eventos online ou híbridos.

Você pode encontrá-los em nossa página de materiais gratuitos junto com muitos outros materiais, estes que vão gerar conhecimentos e insights para você e sua equipe de produção de eventos.

Além disso, recentemente lançamos O Guia Completo de Eventos Híbridos, um projeto extenso e com todas as informações que você vai precisar para produzir uma experiência incrível e imersiva com eventos.

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