Persona do evento: o que é e como definir a sua?

persona do evento

Muito se escuta falar sobre a persona do evento, mas você sabe o que é, como aplicar em suas produções e mais importante, como definir a sua?

Neste artigo iremos te ensinar tudo sobre as personas e como ela pode influenciar o desempenho do seu evento.

O que é a persona do evento?

Seja qual for sua área de atuação, você provavelmente já ouviu falar sobre personas, um conceito utilizado principalmente no marketing, mas que pode ser visto em qualquer setor, inclusive no de eventos.

Mas afinal, o que seriam as personas? Elas são personagens fictícios criados com base em dados e comportamentos coletados pela sua empresa ou marca.

Esse personagem fictício vai ser a representação do que seria o seu cliente ideal ou perfeito, como um avatar criado especificamente para isso.

Ele vai servir para guiar toda a sua comunicação e série de estratégias dentro de um evento, isso de acordo com o que a sua persona gostaria de experimentar em sua produção.

Esse conceito é muito indicado e foi criado em 1983 por Alan Cooper. Embora por um certo tempo tenha sido usado apenas pela área de marketing, muitos outros setores podem e devem usar essa estratégia.

A ideia é que se crie uma pessoa “real”, com dúvidas e necessidades reais, que você possa trabalhar em cima dela pensando na grande maioria dos seus clientes que podem ser parecidos com essa persona.

Podem ser consideradas também uma ferramenta de planejamento para que as marcas e empresas saibam como e para onde direcionar as estratégias que pensam em fazer.

Sejam elas estratégias de marketing, de vendas, de engajamento ou quaisquer outras.

Persona e público alvo: qual a diferença?

Muitas pessoas acabam por confundir o conceito de persona e de público alvo, mas eles não são a mesma coisa, e entender isso é crucial para saber como fazer a sua persona da melhor forma possível.

A persona é um personagem fictício que seria o seu cliente ideal, com dúvidas, problemas e questionamentos que seriam sanados pelo seu serviço ou produto.

Uma persona conta com muitos dados diferentes, como nome, idade, formação e muitos outros.

Enquanto o seu público alvo se trata de um trabalho mais abrangente, usando dados gerais e definições amplas sobre quem você vai atender com seu evento.

Essas informações mais gerais são gêneros, classe social, preferências, onde mora  e outras.

Por que meu evento precisa de uma persona?

Se até hoje você vem promovendo seus eventos sem uma persona, talvez esteja pensando: por que eu deveria montar uma persona?

A resposta para isso é muito simples: uma persona em um evento permite que você crie o evento perfeito para os participantes.

Ele vai ajudar as pessoas produtoras de eventos a entender quais são as necessidades da sua produção, de acordo com o formato e objetivo do seu evento.

Depois que você fizer a sua persona, é possível entender mais sobre comportamento e do que os participantes realmente precisam.

Sendo assim, você promove melhores atividades, usa as ferramentas ideais durante a sua produção e execução de landing page, formulários e outras interfaces do seu evento.

Elas são cruciais durante a campanha de divulgação, montagem das páginas do evento, escolha de speakers, escolha de formas de engajamento e criação de conteúdos.

Pode existir mais de uma persona do evento?

Dependendo do objetivo e das características do seu evento, você poderá ter mais de uma persona por produção.

Isso porque a idealização do seu evento pode levar em conta dois tipos diferentes de conteúdos ou serviços a serem oferecidos, como por exemplo em uma feira que existem diferentes stands.

Então nesse caso, diferentes estratégias de comunicação e engajamento podem ser necessárias durante a divulgação e execução do evento.

O ideal é que não tenham muitas personas, mas é necessário que se faça o que for preciso. Evite que elas sejam muito parecidas ou estejam em grande quantidade, dessa forma é mais fácil de trabalhar.

Como reunir informações para montar a persona do evento?

Existem algumas formas de reunir informações importantes que o auxiliem a criar a sua persona, como por exemplo entrevistas ou as próprias redes sociais que usamos.

As entrevistas precisam ser feitas com participantes de eventos anteriores ou que queiram participar, você precisará fazer perguntas sobre a vida da pessoa e seus comportamentos.

Geralmente, se recomenda que tenha uma lista de perguntas definida antes de começar para que seja feita de forma objetiva.

Além das entrevistas, você pode usar as redes sociais para estar em um contato mais próximo. Participe de fóruns, grupos e fique mais perto dos participantes dos seus eventos.

Outra forma é através de pesquisas, que podem ser feitas com uso de ferramentas como o Google Forms, nesse caso você também deve montar as perguntas que precisará antes de lançá-la.

O que a persona do evento precisa ter?

Existem algumas informações que não podem faltar em uma persona de jeito nenhum, veja alguns exemplos de quais são:

IdadeGênero
NomeFamília
Onde moraProfissão
FormaçãoClasse social
Hábitos de consumoRenda
HobbiesRotina
ResponsabilidadesObjetivos de vida
Maiores desafiosMaiores dores
Redes sociais que usaAssuntos que se interessa
Hábitos de compraComo o evento é benéfico a ela
O que a influênciaQual pior evento que já participou
Fontes que se informaFormato de evento favorito
Com qual frequência participa de eventosQuem influencia essa pessoa

E depois?

Junte as informações e com a sua equipe, separe o que você for usar para montar a sua persona e o que realmente for necessário para a criação do seu evento.

Lembre-se que para cada novo evento e de um novo segmento ou tema, você vai precisar de uma nova persona.

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