Redes Sociais para eventos
Seja para a divulgação e atração de mais participantes, ou mesmo para promover um maior engajamento durante a sua produção, as redes sociais para eventos são um excelente canal para trazer mais resultados.
Confira mais sobre esse assunto abaixo:
- Por que usar redes sociais para eventos?
- Quais são as redes sociais para eventos mais utilizadas?
- Como usar as redes sociais para eventos ao seu favor
- Uma rede social própria para o seu evento
Por que usar redes sociais para eventos?
É difícil pensar em atividades que não envolvam as redes sociais hoje em dia, portanto, é claro que as redes sociais para eventos não poderiam faltar.
A divulgação faz parte do planejamento, das etapas de pré e pós evento, e isso inclui toda a parte de redes sociais.
Através de estratégias, sejam elas simples ou complexas, é possível atingir mais de um tipo de objetivo. Como por exemplo, alcançar mais pessoas, gerar reconhecimento de marca, aumentar inscrições e gerar leads pelo seu evento.
Como já se sabe, a rede social é um ótimo canal de comunicação de massa, já que milhares de pessoas podem receber a sua mensagem dependendo do conteúdo e do alcance que você possui.
Quais são as redes sociais para eventos mais utilizadas?
Dentre todas as redes sociais existentes, existem aquelas que as pessoas preferem e costumam usar mais.
Aqui nós vamos comentar as redes mais utilizadas no Brasil, porém, é importante dizer que a rede a ser escolhida deve levar em conta o perfil da sua persona e onde ela está.
O LinkedIn é a principal rede social usada para fins profissionais.
O linkedin é uma ótima plataforma para se comunicar com profissionais da área em que você atua. Ele possui milhões de usuários e é uma rede bem ativa apesar do seu foco mais profissional.
Uma funcionalidade que pode ser usada ao seu favor é a criação de eventos sobre a sua produção, você pode colocar a data, horário e o link da landing page. Além de permitir que os interessados possam ver quem irá participar.
Já o Instagram é ainda mais popular que o LinkedIn, em que você pode publicar sobre o seu evento, postar stories, montar destaques, criar contagens regressivas e muitas outras formas de engajamento.
O Facebook ainda é uma das redes mais populares, porém, isso depende muito do mercado no qual você atua. Aí é que está a importância de entender a sua persona e o público para qual você está se direcionando.
Dessa forma, você poderá saber qual a rede social a utilizar e como fazer bom uso dela nas suas estratégias.
Como usar as redes sociais para eventos ao seu favor?
Para fazer com que as redes sociais trabalhem ao seu favor durante a produção de um evento, você vai precisar pensar em algumas estratégias.
Defina o seu objetivo
Seja qual for o tipo de estratégia a ser colocada em prática e em qual etapa ela será aplicada, ter um objetivo desde o começo da organização do seu evento é fundamental.
Crie conteúdo com constância
A postagem dos conteúdos precisa ser feita com certa frequência para que você reforce a sua mensagem na cabeça do seu público, principalmente se você começar a comunicação do seu evento com certa antecedência.
Nesses casos, faça pelo menos uma postagem por semana referente ao que você quer comunicar, para que o seu evento fique fresco na cabeça dos participantes.
Mantenha uma identidade visual padronizada
A identidade visual também manterá você na cabeça do público, principalmente se for algo chamativo e memorável. Invista em cores, fontes e elementos visuais específicos do seu evento e que, claro, se comuniquem diretamente com a sua marca.
Além disso, use ela na sua landing page para que as pessoas possam associar o evento a sua marca ou empresa.
Mais que conteúdos, crie experiências
E além de criar conteúdos para as redes sociais, você pode criar artes diferentes e memoráveis para o seu evento.
Por exemplo, programe uma caça ao tesouro em seu perfil, esconda pistas em posts e coloque um prêmio, você com certeza vai criar uma experiência positiva para os seus seguidores.
Use todas as ferramentas ao seu favor nas redes sociais para eventos
Essa dica é voltada principalmente para o Instagram, mas pode ser usada também nas outras redes sociais.
Como mencionado, no Instagram existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, como o cronômetro, stories e destaques. Além de links pelos stories, enquetes, caixas de perguntas e muitos outros.
São formas de fazer com que as pessoas engajem com você e com o seu evento, principalmente pelos stories, que é algo mais rápido e de grande alcance aos seguidores.
Uma rede social própria para o seu evento
Na Evnts, estamos trabalhando com uma nova funcionalidade, mas antes temos uma pergunta.
Você já pensou em ter uma rede social para o seu evento? Não um simples perfil, mas sim um feed próprio para os seus participantes comentarem sobre o evento, reagirem e interagirem entre si.
Essa é uma nova funcionalidade que você pode aplicar nos seus eventos realizados na plataforma da Evnts.
Você pode conhecer essa e muitas outras funcionalidades da Evnts no botão abaixo!