Como fazer um release de evento

mulher digitando no computador

Apesar de muitas pessoas acreditarem que é um conteúdo meramente descritivo, o release pode contribuir muito para a estratégia de divulgação, sobretudo quando alcança canais de mídia especializados no tema do seu evento.

Então para que você aprenda sobre o assunto, hoje nós vamos falar sobre:

O que é o release de evento?

Em uma explicação simples e objetiva, o release é um conteúdo em texto que é escrito especificamente para comunicar à imprensa sobre seu evento. Nele, devem constar todas as informações sobre o acontecimento. 

Por ser um texto estratégico e com um propósito claro, o conteúdo precisa ser construído em uma formatação própria.

Existem alguns modelos definidos de acordo com o tipo de mensagem que se deseja passar e vamos explorá-los mais para frente neste artigo. Porém, algumas características são comuns para todos:

  • Título;
  • Linha fina (opcional);
  • Lide;
  • Corpo do texto;
  • Outras informações relevantes.

Ao contrário de outras estruturas de conteúdo, o release faz um caminho inverso, colocando nas primeiras linhas a informação mais importante e as demais vão sendo apresentadas em camadas, por ordem de relevância.

Assessoria de imprensa para eventos

Geralmente quem produz e faz o envio do release são os assessores de imprensa, profissionais do mundo do jornalismo.

Por conta disso, eles podem contribuir muito para que o alcance do evento aumente – por meio de uma comunicação eficiente e direcionada.

Além de cuidar da produção do release, esse profissional também é responsável por cuidar da imagem da marca, podendo assumir o papel de porta-voz da empresa para falar em nome dela.

Entretanto, muitas vezes, o próprio produtor do evento precisa tomar a função de um assessor e divulgar o evento que está organizando. Isso é perfeitamente possível, mas requer muita organização, visto que demanda tempo e planejamento. 

Inclusive, nós da Evnts desenvolvemos um checklist de eventos que pode te ajudar muito no controle e planejamento das tarefas. Com ele, nenhum ponto importante ficará esquecido.

Release de eventos na prática

Para começar a fazer o seu release, é preciso antes ter acesso ao plano de comunicação do evento. Isso vai ajudar a determinar o modelo e a abordagem do texto. 

É importante você saber:

  • Se a divulgação será segmentada por cidade, estado ou todo o país; 
  • Se será uma comunicação em larga escala ou terá uma direção exclusiva; 
  • Se o release será enviado para todos os canais ou para os maiores;
  • Se deve ser enviado para meios de comunicação mais nichados.

Essas informações são essenciais e fazem parte de uma estratégia de comunicação, pois não basta apenas escrever o release seguindo a estrutura certa, é preciso focar no objetivo principal: divulgar seu evento.

É comum que haja dúvidas sobre como começar a redigir, então para que você possa organizar as ideias, leve em consideração as repostas para as seguintes perguntas:

  • Que tipo de informação o público do evento precisa ou desejaria saber?
  • Quais informações preciso enviar para a imprensa?
  • O que exatamente você deseja que seja transmitido na divulgação?

Na sequência, faça um texto inicial seguindo o roteiro e não esqueça as premissas: ser objetivo, claro e conciso. Pode começar com um rascunho que será refinado depois.

Roteiro de como fazer um release de evento

O primeiro ponto a ser compreendido é sobre o tamanho do texto. O ideal é que não seja um conteúdo muito extenso, tendo no máximo 5 parágrafos, onde todas as informações mais importantes devem ser expostas de maneira direta.

Quem receberá o release são jornalistas e influenciadores. Essas pessoas recebem dezenas de releases diariamente, inclusive da concorrência, e o seu conteúdo precisa se destacar.

Para isso, separamos algumas dicas.

Título do release

Um dos pontos de maior importância, pois é ele quem vai convencer o jornalista a abrir seu e-mail. Portanto, capriche no título, mostre em poucas palavras a importância do seu evento, mas se atentando na veracidade das informações.

Existe ainda o envio de release impresso, como era feito antigamente, contudo, o mais comum atualmente é o envio por e-mail.

Linha fina

Como dizem: “É hora de vender o seu peixe!”. A linha fina é um complemento do título, fica logo abaixo dele e a função é facilitar o entendimento de quem está lendo.

Nessa etapa, traga as principais informações que vão brilhar aos olhos do jornalista e do leitor, faça com que eles queiram continuar lendo o conteúdo.

Não é obrigatório, mas sem dúvida é útil para contextualizar o assunto e situar o leitor.

Lide do release

Se tratando de um conteúdo com estrutura jornalística, o lide se refere às primeiras linhas do parágrafo.

O padrão é que haja no lide informações claras sobre:

  • O que é o evento;
  • Quem está realizando o evento;
  • Quando será o evento;
  • Onde será realizado o evento;
  • Porque o evento está sendo feito;
  • Como o evento será realizado.

Corpo do texto

Logo após as informações essenciais, o corpo do texto vai incluir explicações mais detalhadas sobre a realização do evento e se possível, expor dados que comprovem as afirmações que estão sendo feitas.

Tipos de release para eventos

Abaixo vamos conhecer os modelos tradicionais de releases e o como usar cada um deles. 

Release padrão

É o modelo básico, focado exclusivamente em passar as informações necessárias e na estrutura descrita anteriormente. Pode ser utilizado para divulgar praticamente todo tipo de notícia.

Release editorial

Esse modelo geralmente é redigido na primeira pessoa e a exposição das informações podem incluir dados, argumentos de pessoas relevantes para o tema e até análises.

É uma boa alternativa quando a intenção é dar um tom mais pessoal ao convite do evento. 

Release dirigido

O release dirigido tem cunho personalizado e é escrito para pessoas, canais e ocasiões específicas.

A escolha desse modelo está relacionada com a importância da mensagem e do quão exclusiva ela é. Dessa forma, é feito um trabalho de curadoria para identificar quais são os canais e jornalistas ideais.

Vídeo release

O vídeo release é uma excelente escolha já que faz uso da imagem e fala de um palestrante para convidar a audiência a participar da edição atual do evento. 

Além disso, esse tipo de material costuma ser mais bem recebido pelo fato de ser um conteúdo que o próprio jornalista utiliza para divulgar tanto em sites quanto em redes sociais.

Uma última dica: faça um vídeo de encerramento no pós-evento, pois esse material pode ser utilizado como pauta na imprensa, inclusive ele pode conter um balanço dos resultados positivos para divulgação pública.

Como distribuir o release de evento para os canais de mídia 

Com o release pronto, é hora de distribuí-lo. A assessoria de imprensa consegue definir quais são os melhores canais de acordo com a estratégia de comunicação, e mantém contato com as pessoas chaves de cada um deles.

Mas supondo que você precise executar essa tarefa por conta própria, vamos deixar aqui 3 dos principais canais de distribuição de releases para facilitar a sua vida.

1. Universo de negócios

O site universo de negócios permite que você faça a publicação de releases ou de quaisquer outras notícias que deseje divulgar para o público geral ou segmentado para o seu evento.

O portal está conectado com grandes mídias e pode proporcionar um excelente alcance de audiência.

2. Ajude um repórter

O Ajude um repórter é um site especializado que ajuda a  encontrar os jornalistas e influenciadores digitais para divulgar a sua pauta.

A busca pelo profissional pode ser feita por conta própria e eles têm um banco de dados bem extenso.

3. Dino

O Dino é um divulgador de notícias que dá bastante autonomia e permite disparar e acompanhar o desempenho do release e de toda a campanha de distribuição. A ideia do Dino é ser uma ferramenta prática e acessível para quem precisa divulgar um evento e não conta com assessoria de imprensa.

Portais de grande relevância para eventos

É importante considerar também que existem portais especializados na divulgação de eventos e certamente você precisa tê-los em mente. Vamos destacar alguns:

Grupo Radar

O Grupo Radar é uma multiplataforma de comunicação voltada para o setor de eventos e feiras de negócios.

Eles disponibilizam um braço especializado só em assessoria de imprensa e divulgação de marcas chamado PR1, sendo um importante canal de comunicação de eventos corporativos. 

Catraca Livre

Com certeza você já deve conhecer, pois o Catraca Livre é um dos portais mais acessados por quem busca informações de eventos, principalmente os culturais. 

Se o seu evento seguir essa temática, vale a pena investir no relacionamento com o veículo, cuja audiência nas redes sociais conta com quase 10 milhões de seguidores.

Exame

O Exame.com dispensa apresentações: ele é hoje um dos portais de conteúdo de maior influência no ambiente digital.

A audiência gira em torno de 15 milhões de visitas por mês e os assuntos que aborda vão desde negócios até o meio ambiente, passando por outros setores importantes e bem diversificados. 

Além dos portais sugeridos, é importante que você faça uma busca e segmente alguns canais exclusivos onde a persona do seu evento costuma visitar.

Os sites, perfis sociais, portais e mídia segmentada devem ter a ver com persona do seu evento. Se tiver dúvidas quanto a identificação da persona, acesse esse conteúdo onde explicamos tudo.

Um modelo de release para você

E para que você não saia desse conteúdo de mãos abanando, nós preparamos um modelo pronto para te ajudar a preparar o seu release.

No botão abaixo, você encontra um modelo de release simples, mas bem estruturado para usar nos seus eventos, e gratuito!

Para baixar é só clicar no botão.

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