Como fazer um release de evento
Apesar de muitas pessoas acreditarem que é um conteúdo meramente descritivo, o release pode contribuir muito para a estratégia de divulgação, sobretudo quando alcança canais de mídia especializados no tema do seu evento.
Então para que você aprenda sobre o assunto, hoje nós vamos falar sobre:
- O que é o release de evento?
- Assessoria de imprensa para eventos;
- Release de eventos na prática
- Como distribuir o release para os canais de mídia;
- Um modelo de release para você
O que é o release de evento?
Em uma explicação simples e objetiva, o release é um conteúdo em texto que é escrito especificamente para comunicar à imprensa sobre seu evento. Nele, devem constar todas as informações sobre o acontecimento.
Por ser um texto estratégico e com um propósito claro, o conteúdo precisa ser construído em uma formatação própria.
Existem alguns modelos definidos de acordo com o tipo de mensagem que se deseja passar e vamos explorá-los mais para frente neste artigo. Porém, algumas características são comuns para todos:
- Título;
- Linha fina (opcional);
- Lide;
- Corpo do texto;
- Outras informações relevantes.
Ao contrário de outras estruturas de conteúdo, o release faz um caminho inverso, colocando nas primeiras linhas a informação mais importante e as demais vão sendo apresentadas em camadas, por ordem de relevância.
Assessoria de imprensa para eventos
Geralmente quem produz e faz o envio do release são os assessores de imprensa, profissionais do mundo do jornalismo.
Por conta disso, eles podem contribuir muito para que o alcance do evento aumente – por meio de uma comunicação eficiente e direcionada.
Além de cuidar da produção do release, esse profissional também é responsável por cuidar da imagem da marca, podendo assumir o papel de porta-voz da empresa para falar em nome dela.
Entretanto, muitas vezes, o próprio produtor do evento precisa tomar a função de um assessor e divulgar o evento que está organizando. Isso é perfeitamente possível, mas requer muita organização, visto que demanda tempo e planejamento.
Inclusive, nós da Evnts desenvolvemos um checklist de eventos que pode te ajudar muito no controle e planejamento das tarefas. Com ele, nenhum ponto importante ficará esquecido.
Release de eventos na prática
Para começar a fazer o seu release, é preciso antes ter acesso ao plano de comunicação do evento. Isso vai ajudar a determinar o modelo e a abordagem do texto.
É importante você saber:
- Se a divulgação será segmentada por cidade, estado ou todo o país;
- Se será uma comunicação em larga escala ou terá uma direção exclusiva;
- Se o release será enviado para todos os canais ou para os maiores;
- Se deve ser enviado para meios de comunicação mais nichados.
Essas informações são essenciais e fazem parte de uma estratégia de comunicação, pois não basta apenas escrever o release seguindo a estrutura certa, é preciso focar no objetivo principal: divulgar seu evento.
É comum que haja dúvidas sobre como começar a redigir, então para que você possa organizar as ideias, leve em consideração as repostas para as seguintes perguntas:
- Que tipo de informação o público do evento precisa ou desejaria saber?
- Quais informações preciso enviar para a imprensa?
- O que exatamente você deseja que seja transmitido na divulgação?
Na sequência, faça um texto inicial seguindo o roteiro e não esqueça as premissas: ser objetivo, claro e conciso. Pode começar com um rascunho que será refinado depois.
Roteiro de como fazer um release de evento
O primeiro ponto a ser compreendido é sobre o tamanho do texto. O ideal é que não seja um conteúdo muito extenso, tendo no máximo 5 parágrafos, onde todas as informações mais importantes devem ser expostas de maneira direta.
Quem receberá o release são jornalistas e influenciadores. Essas pessoas recebem dezenas de releases diariamente, inclusive da concorrência, e o seu conteúdo precisa se destacar.
Para isso, separamos algumas dicas.
Título do release
Um dos pontos de maior importância, pois é ele quem vai convencer o jornalista a abrir seu e-mail. Portanto, capriche no título, mostre em poucas palavras a importância do seu evento, mas se atentando na veracidade das informações.
Existe ainda o envio de release impresso, como era feito antigamente, contudo, o mais comum atualmente é o envio por e-mail.
Linha fina
Como dizem: “É hora de vender o seu peixe!”. A linha fina é um complemento do título, fica logo abaixo dele e a função é facilitar o entendimento de quem está lendo.
Nessa etapa, traga as principais informações que vão brilhar aos olhos do jornalista e do leitor, faça com que eles queiram continuar lendo o conteúdo.
Não é obrigatório, mas sem dúvida é útil para contextualizar o assunto e situar o leitor.
Lide do release
Se tratando de um conteúdo com estrutura jornalística, o lide se refere às primeiras linhas do parágrafo.
O padrão é que haja no lide informações claras sobre:
- O que é o evento;
- Quem está realizando o evento;
- Quando será o evento;
- Onde será realizado o evento;
- Porque o evento está sendo feito;
- Como o evento será realizado.
Corpo do texto
Logo após as informações essenciais, o corpo do texto vai incluir explicações mais detalhadas sobre a realização do evento e se possível, expor dados que comprovem as afirmações que estão sendo feitas.
Tipos de release para eventos
Abaixo vamos conhecer os modelos tradicionais de releases e o como usar cada um deles.
Release padrão
É o modelo básico, focado exclusivamente em passar as informações necessárias e na estrutura descrita anteriormente. Pode ser utilizado para divulgar praticamente todo tipo de notícia.
Release editorial
Esse modelo geralmente é redigido na primeira pessoa e a exposição das informações podem incluir dados, argumentos de pessoas relevantes para o tema e até análises.
É uma boa alternativa quando a intenção é dar um tom mais pessoal ao convite do evento.
Release dirigido
O release dirigido tem cunho personalizado e é escrito para pessoas, canais e ocasiões específicas.
A escolha desse modelo está relacionada com a importância da mensagem e do quão exclusiva ela é. Dessa forma, é feito um trabalho de curadoria para identificar quais são os canais e jornalistas ideais.
Vídeo release
O vídeo release é uma excelente escolha já que faz uso da imagem e fala de um palestrante para convidar a audiência a participar da edição atual do evento.
Além disso, esse tipo de material costuma ser mais bem recebido pelo fato de ser um conteúdo que o próprio jornalista utiliza para divulgar tanto em sites quanto em redes sociais.
Uma última dica: faça um vídeo de encerramento no pós-evento, pois esse material pode ser utilizado como pauta na imprensa, inclusive ele pode conter um balanço dos resultados positivos para divulgação pública.
Como distribuir o release de evento para os canais de mídia
Com o release pronto, é hora de distribuí-lo. A assessoria de imprensa consegue definir quais são os melhores canais de acordo com a estratégia de comunicação, e mantém contato com as pessoas chaves de cada um deles.
Mas supondo que você precise executar essa tarefa por conta própria, vamos deixar aqui 3 dos principais canais de distribuição de releases para facilitar a sua vida.
1. Universo de negócios
O site universo de negócios permite que você faça a publicação de releases ou de quaisquer outras notícias que deseje divulgar para o público geral ou segmentado para o seu evento.
O portal está conectado com grandes mídias e pode proporcionar um excelente alcance de audiência.
2. Ajude um repórter
O Ajude um repórter é um site especializado que ajuda a encontrar os jornalistas e influenciadores digitais para divulgar a sua pauta.
A busca pelo profissional pode ser feita por conta própria e eles têm um banco de dados bem extenso.
3. Dino
O Dino é um divulgador de notícias que dá bastante autonomia e permite disparar e acompanhar o desempenho do release e de toda a campanha de distribuição. A ideia do Dino é ser uma ferramenta prática e acessível para quem precisa divulgar um evento e não conta com assessoria de imprensa.
Portais de grande relevância para eventos
É importante considerar também que existem portais especializados na divulgação de eventos e certamente você precisa tê-los em mente. Vamos destacar alguns:
Grupo Radar
O Grupo Radar é uma multiplataforma de comunicação voltada para o setor de eventos e feiras de negócios.
Eles disponibilizam um braço especializado só em assessoria de imprensa e divulgação de marcas chamado PR1, sendo um importante canal de comunicação de eventos corporativos.
Catraca Livre
Com certeza você já deve conhecer, pois o Catraca Livre é um dos portais mais acessados por quem busca informações de eventos, principalmente os culturais.
Se o seu evento seguir essa temática, vale a pena investir no relacionamento com o veículo, cuja audiência nas redes sociais conta com quase 10 milhões de seguidores.
Exame
O Exame.com dispensa apresentações: ele é hoje um dos portais de conteúdo de maior influência no ambiente digital.
A audiência gira em torno de 15 milhões de visitas por mês e os assuntos que aborda vão desde negócios até o meio ambiente, passando por outros setores importantes e bem diversificados.
Além dos portais sugeridos, é importante que você faça uma busca e segmente alguns canais exclusivos onde a persona do seu evento costuma visitar.
Os sites, perfis sociais, portais e mídia segmentada devem ter a ver com persona do seu evento. Se tiver dúvidas quanto a identificação da persona, acesse esse conteúdo onde explicamos tudo.
Um modelo de release para você
E para que você não saia desse conteúdo de mãos abanando, nós preparamos um modelo pronto para te ajudar a preparar o seu release.
No botão abaixo, você encontra um modelo de release simples, mas bem estruturado para usar nos seus eventos, e gratuito!
Para baixar é só clicar no botão.