Engajamento em eventos online: como aumentar?
Nesta nova era do setor, saber como manter o engajamento nos eventos, sejam eles híbridos, online ou presenciais, se tornou extremamente importante.
Veja neste artigo, dicas para melhorar o engajamento e medi-lo:
- Importância do engajamento
- Formas de promover o engajamento em eventos online
- Como medir o engajamento em eventos online
Importância do engajamento em eventos
Os eventos online passaram a ser muito comuns nos últimos anos, e a tendência é que continuem se popularizando ainda mais.
Porém, quem produz eventos acabou encontrando alguns desafios no meio do caminho, mas nada que não pudesse ser ultrapassado. Sendo um deles, a geração e manutenção do engajamento nessa modalidade de evento.
Um dos principais benefícios dos eventos online é a possibilidade de criar maneiras de integrar o público, seja com participação ativa, por exemplo, interagindo com o speaker, ou então pela participação passiva, respondendo enquetes ou falando pelo chat.
Hoje existe muita oferta de eventos online e que, nesse ambiente, a competição que temos com a atenção do participante é muito maior em comparação ao ambiente presencial… Sendo assim, o engajamento em eventos online é primordial para o sucesso do evento em si.
Formas de promover o engajamento em eventos
Agora que já se sabe a importância do engajamento em eventos online, é necessário saber quais são as ideias e formas de aplicá-las de maneira inteligente.
Faça uso de quizzes e enquetes
Em uma plataforma de eventos como a Evnts, você pode criar enquetes, nuvens de palavras e proporcionar diferentes experiências com essas ferramentas.
Durante a apresentação, peça que os participantes respondam as enquetes que foram lançadas. É mais indicado que elas sejam voltadas ao tema que você está transmitindo.
Dessa forma eles podem participar e dar opiniões, principalmente se for o caso das nuvens de palavras, já que elas trazem o visual, este que se torna um diferencial a mais.
Mas caso queira utilizar ferramentas à parte, existem sites que também auxiliarão a criar um jogo de perguntas e respostas, permitindo que você deixe o evento mais lúdico. Um site interessante é o Kahoot que permite a criação de um quiz com acesso via PIN.
Uma ideia legal é fazer um teste de conhecimentos gerais valendo algum prêmio pequeno, isso desperta o interesse e a competitividade.
Promova sorteios
Anunciar que durante um evento haverão sorteios, pode fazer com que as pessoas se interessem ainda mais por ele, afinal, quem não gosta de receber um prêmio e sentir que está com sorte, não é mesmo?
O sorteio é uma boa estratégia para impulsionar o engajamento no seu evento online. Dê preferência para sorteios com hora marcada, dessa forma ninguém vai perder nada por ser pego de surpresa.
Mas para que as pessoas não apareçam somente nesse momento, defina alguns critérios mínimos para garantir a participação no sorteio, como por exemplo, tempo de permanência no evento ou compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.
Por outro lado, a surpresa de um sorteio sem hora marcada pode gerar expectativa e chamar a atenção do seu público. Análise qual dessas estratégias é a mais interessante para gerar resultados incríveis.
Você pode sortear algum item da empresa, uma conversa com um consultor ou algum curso, existem várias opções, sua escolha irá depender principalmente do tipo de público que você lida.
Faça pausas
Em eventos muito longos, ter pausas e intervalos é crucial para manter a audiência “acordada” e interessada.
Além disso, permite que os participantes tenham um tempo de respiro para absorver o que foi passado e aplicar melhor o conhecimento.
Distribuir bem as pausas ao longo do evento é o mínimo necessário para uma boa manutenção do engajamento dos participantes.
Se em eventos presenciais elas já são muito importantes, no ambiente online elas se tornam imprescindíveis e, combinadas a outras táticas, podem auxiliar em uma experiência leve e fluida, que trará a impressão ao público de que o tempo está até passando mais rápido.
Mantenha a comunicação pós evento
E quem disse que o engajamento acaba com o fim do evento? Dependendo do objetivo da sua produção, pode fazer muito sentido manter uma ponte com o público no pós-evento.
Uma das coisas que podem ser feitas é o envio de uma pesquisa de satisfação. Ela pode ser enviada logo no final do evento junto com uma fala do palestrante lembrando os participantes de respondê-la.
Ou então, pode-se enviar por e-mail depois de algumas horas ou um dia após o evento.
Você pode usar as suas redes sociais para fazer a comunicação de que o evento está salvo na plataforma para quem quiser assistir posteriormente, caso se aplique à sua realidade.
Outra dica é divulgar pílulas e pequenos cortes do evento, para que outras pessoas possam se interessar futuramente ou então continuar engajadas com a sua marca.
Use estratégias de gamificação
A gamificação é caracterizada pelo uso de dinâmicas e diferentes estratégias focadas em trazer um ar mais lúdico ao evento.
São brincadeiras que podem aumentar o engajamento de forma exponencial, afinal,quem não quer dar algumas risadas ou se divertir de vez em quando, certo?
Desperte o espírito competitivo com algumas ideias de jogos e formas de entreter o seu público. Veja quais são essas ideias em: Gamificação em eventos online: como fazer
Faça desafios
Desafiar as pessoas também faz com que o espírito competitivo delas transpareça, fazendo com que se sintam mais motivadas e interessadas no que estão participando.
Proponha diferentes desafios. Uma sugestão é desafiar as pessoas a postarem uma foto do evento com uma hashtag específica, por exemplo.
Estruture bem o conteúdo
Não só de estratégias viverá o engajamento do seu evento, a parte mais importante dele é na verdade o conteúdo e toda sua estruturação.
Sendo assim, como produtor, palestrante ou moderador de um evento, a sua função será pensar na pauta e em como torná-la envolvente para o público em questão.
E todas as outras estratégias de engajamento podem ser planejadas durante a criação do seu conteúdo e toda a parte da pauta.
O tema precisa ser chamativo, algo que o seu público se interesse para que possa querer participar e se inscrever no evento.
Como medir o engajamento em eventos online
Para auxiliar na medição do engajamento você pode utilizar indicadores que farão com que fique mais fácil entender os seus resultados.
Pensando nisso, nós preparamos um ebook com 21 indicadores para auxiliar nesse processo. Ele é gratuito e está disponível no botão abaixo!