Aprendendo com eventos: Rock In Rio 2022

O Rock in Rio é um evento musical gigantesco que teve sua primeira edição em 1985, quando foi idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e contou com nomes históricos da música, como Guns N’Roses, Queen, AC/DC, Blitz e Lulu Santos.

O evento está em sua nona edição no Brasil e vem, ano após ano, aprimorando as experiências proporcionadas aos participantes. Ele com certeza é uma das produções que mais podemos aprender e nos inspirar, baseado em tudo que já foi feito ao longo de sua história.

Sua história é tão grande e bonita, que existem edições européias que carregam seu nome, como o Rock in Lisboa e o Rock in Madrid. A próxima está marcada para ocorrer em 2024, na capital espanhola.

Estudar, buscar ideias, inspirações e tentar abrir a nossa mente vendo como outros eventos funcionam, é uma forma de expandir ainda mais o seu conhecimento, por isso preparamos uma análise completa sobre o RiR 2022.

Dessa forma você pode aprender com seus erros e acertos e também entender quais são e como as novas tendências foram aplicadas no evento.

O que vamos ver:

Por que em 2022?

Apesar do Rock in Rio ter nove edições diferentes aqui no Brasil, escolhemos a deste ano para estudar, buscar insights e aprender com tudo o que aconteceu.

Isso porque é a primeira edição depois de dois anos de reclusão, distanciamento social e pandemia. Além disso, nesse meio tempo que passamos em casa, a produção do Rock in Rio pôde estudar e criar as melhores atrações, experiências e atividades para o seu público.

Outro ponto que valida essa escolha é a maturidade do setor de eventos, que cresceu muito nos últimos dois anos, permitindo que novas tecnologias e tendências fossem aplicadas no RiR.

Estrutura do Rock in Rio

O Rock in Rio é conhecido por ser um evento de espaço aberto e proporcionar ao participante a experiência de estar na Cidade do Rock. Neste ano não foi diferente. Tivemos muitas atrações, ativações de marcas, experiências, palcos e outras grandes estruturas.

Foram oito palcos, sendo eles o Mundo, Sunset, New Dance Order, Espaço Favela, Supernova, Rock District, Highway Stage e Rock Street Mediterrâneo.

Dentre as atrações disponíveis podíamos encontrar uma capela, montanha russa, Mega Drop, game experience, tirolesa que passa em cima do Palco Mundo e uma roda gigante.

Para os banheiros, a Cidade do Rock conta com diversos espalhados por todo o espaço, para que você não precise percorrer longas distâncias para encontrá-lo. Foi disponibilizado também diversos serviços como caixas eletrônicos, lojas de produtos oficiais do Rock In Rio, um lounge e a área Vip.

O local contou também com a praça de alimentação e o gourmet square, além de todos os stands e ativações das marcas patrocinadoras.

Confira o mapa com os locais marcados:

Talvez apenas ver o mapa não é possível entender a real dimensão da estrutura da Cidade do Rock, então confira esse tour que o Jornal O Globo fez por lá:

Gigantesco, né? Então vamos para as atrações!

Programação e venda de ingressos

O Rock In Rio 2022 aconteceu em 7 dias, e devido a seu porte gigantesco, a venda de ingressos normalmente começa com um ano ou mais de antecedência, e nessa edição não foi diferente.

É claro que a disputa por esses ingressos é sempre muito grande, justamente por conta disso as vendas começam antes da divulgação completa dos artistas.

O RiR se tornou um evento tão divertido e emblemático pelas experiências que proporciona para os seus participantes, que muitas pessoas compram os ingressos sem saber quais são todos os artistas que estarão presentes.

Tanto que uma prática comum é a troca de ingressos após divulgação do line-up completo, onde você consegue encontrar interessados de irem no seu dia, e fazem a troca. Todos saem ganhando.

Na edição de 2022, o palco Mundo, que é o principal, possui 4 shows, mas apenas o headliner é divulgado no início das vendas. Veja como ficou:

Já os outros 3 shows e os diversos artistas que participam dos outros palcos são divulgados ao longo do tempo, depois das vendas terem iniciado e, muitas vezes, esgotadas.

Como exemplo, no palco Mundo tivemos grandes nomes da música nacional e internacional, como a IZA, Capital Inicial, Ivete Sangalo, Alok, Fall Out Boy, Demi Lovato e Camila Cabello.

O palco Sunset também arrastou multidões, com shows do Racionais, Gilberto Gil, Luísa Sonza, Jessie J, Di Ferrero & Vitor Kley, Ludmilla e Avril Lavigne.

Os outros palcos são compostos por artistas diversos do funk, rock, eletrônica e outros. Nomes conhecidos tocaram por lá, como Buchecha, Ferrugem & Thiaguinho, Lexa, Wilson Sideral, Rogério Flausino e a All Star Band, composta por Dinho Ouro Preto, Andreas Kisser, João Barone, PJ e Liminha, em um show único e exclusivo para o palco.

Acessibilidade no Rock in Rio

Uma das partes mais importantes em um evento é a acessibilidade.  Para uma produção deste porte, com mais de 100 mil pessoas por dia, é preciso uma estrutura capaz de atender a todos e as suas necessidades.

O Rock in Rio tem um documento com mais de 40 páginas que fala sobre todas as suas estratégias de acessibilidade e o público atendido, mas você pode conferir um pouco do que eles propõem com a gente.

Dentre as pessoas que foram atendidas na área de acessibilidade estavam: deficientes físicos, auditivos, visuais, intelectuais, pessoas com síndromes variadas, comorbidades, mobilidade reduzida, gestantes, lactantes, idosos e obesos.

A pessoa que precisou de acessibilidade durante o evento tinha uma entrada específica, que ficava na central PCD do RiR. Lá o participante recebia uma pulseira que garantia acesso a área específica para PCDs, assim como seu acompanhante.

Além disso, o evento contou com um estacionamento exclusivo para PCD, onde a vaga deveria ser solicitada antes por e-mail. Também foram disponibilizadas vans acessíveis para levar os participantes até a Cidade do Rock.

As vans buscavam em três pontos de encontro diferentes, sendo eles o Terminal de BRT Centro Olímpico, Shopping Metropolitano Barra e na Cidade do Rock.

O evento teve uma equipe de apoio especializada nas mais diversas áreas, como intérpretes em libras. Até mesmo os brinquedos contaram com estruturas específicas para que qualquer pessoa pudesse participar das atrações.

Uma iniciativa legal do RiR foi o espaço “Sinta o Som”, específico para deficientes auditivos. Ele fica perto das caixas de som e permite que o participante sinta a vibração das músicas.

Além de tudo isso, o evento contou também com um mapa e pisos táteis, banheiros acessíveis, suporte para cães guias, audiodescrição e muito mais! Exemplos para aplicar no seu evento é o que não falta, hein?

Rock Express

Outra iniciativa muito legal do RiR é o Rock Express, que foi uma das formas mais utilizadas de se chegar até a Cidade do Rock.

São ônibus que você poderia pegar nos pontos de embarque do terminal Jardim Oceânico e Alvorada, que realizam tanto a ida quanto a volta do evento, funcionando das 12h até as 5h da manhã.

Para você se situar melhor, esses são os terminais do Rock Express:

A passagem custou R$22 reais e caso preferisse, você também poderia optar por pegar um metrô, que era uma outra opção disponível no site.

Caso você quisesse algo mais confortável, foi disponibilizado também o Primeira Classe, transporte oficial do RiR que saiu de diversos pontos do Rio de Janeiro e tinha entrada exclusiva ao evento. O valor era de R$125,00 e era estendido para PCDs. A compra era realizada online.

Por fim, existe também o BusUp, que realizou transportes de São Paulo, Santos e Campinas até o Rock in Rio para quem não estava na cidade.

Comodidade para o participante no Rock in Rio

Pensando na experiência do participante na Cidade do Rock, o evento pensou em alguns detalhes, que foram cruciais para o conforto de quem participou:

Lockers no Rock in Rio

Os armários foram disponibilizados em três tamanhos diferentes com valores variando de acordo com sua capacidade O preço inicial era de R$35 e o mais caro chegava a R$60.

Além de poder guardar suas coisas, todos os armários contavam com uma entrada USB para recarregar o seu celular, além de deixá-lo em segurança dentro do armário.

Cada um deles tinha chaves e números diferentes para ainda mais segurança. A reserva deveria ser feita online e dias antes do evento, o que os tornou muito concorridos, já que o número era limitado.

Lotação dos banheiros

Enquanto você estava na fila esperando para ir ao banheiro, podia ver uma placa de LED acima da área avisando quantos banheiros estavam disponíveis e quais não estavam.

Wi-fi Gratuito

Uma ativação feita pela operadora Oi disponibiliza Wi-fi gratuito para todos os participantes do evento, não só para seus clientes.

Ativações de marcas no Rock in Rio

Eventos do porte do Rock in Rio são sempre marcados pelas ativações de marca, e dessa vez não foi diferente.

Diversas marcas entraram com stands e ativações diferentes, criando experiências únicas além dos shows aos participantes. Separamos algumas que fizeram muito sucesso. Confira:

Heineken

A Heineken teve uma presença extremamente forte em sua ativação, com um investimento de aproximadamente 5 milhões de dólares.

Eles foram um dos patrocinadores oficiais do evento e criaram uma experiência imersiva ligada à natureza, focando tanto na música quanto na sustentabilidade.

O espaço criado é todo feito com plantas da Mata Atlântica, onde os participantes podiam ter uma experiência sensorial.

Além desse espaço destinado à mensagem sobre sustentabilidade, a Heineken foi a responsável pela tirolesa de 200 metros, para os corajosos que queriam sobrevoar a Cidade do Rock.

Depois de descer da tirolesa, você chega em um lugar escondido com bartenders holandeses. Já imaginou?

Além disso, eles tinham outro bar próximo ao Palco New Dance Order e a chamada Operação de Chopp, que abasteceu todo o evento durante sua execução. Foram aproximadamente 1,3 milhões de litros de chopp distribuídos.

Cinemark

O Cinemark também marcou presença este ano com um balde de pipoca transparente com o nome e a guitarra do Rock in Rio.

É o brinde perfeito para levar para casa e colocar na sua prateleira, sendo assim uma das melhores ativações que a marca poderia ter pensado.

O balde foi vendido por R$55 e o refil de pipoca a R$20, podendo ser comprado quantas vezes você quisesse.

Itaú

A ativação do Itaú foi diferente das demais, onde eles tinham um espaço para chamar de seu e trazer shows exclusivos de grandes nomes da música brasileira.

O espaço foi chamado de Arena Itaú e contou com ativações junto ao Tik Tok. Alguns dos nomes que passaram por lá foram Pedro Sampaio, João Gomes, Fresno, Lagum e Juliette.

Além disso, o Itaú criou um Carrossel que funcionava até as 2h da manhã e quem participasse do brinquedo poderia ganhar um copo exclusivo.

Doritos

O Doritos dominou as redes sociais no pós-evento do Rock in Rio por causa da sua ativação de marca. A ação escolhida foi o lançamento de um novo sabor de salgadinho durante o evento.

No seu estande, você poderia participar do jogo Escape Room e ganhar brindes pela participação, que podiam ser pins, ring lights ou bolsas.

E enquanto você não estiver aproveitando nenhum show do Palco Mundo, você pode aproveitar um show de holografia proporcionado pela marca.

Além disso, eles possuem um espaço disponível para um game interativo em que todos podem comer o novo sabor. Outra ativação foi a área Vip, um ambiente instagramável e o famoso brinquedo Mega Drop.

Natura

A Natura também preparou uma experiência focada na sustentabilidade, mas ao invés da Mata Atlântica, ela focou na Amazônia.

O Portal Natura foi uma experiência sinestésica com muita arte, música, cores e cultura.

Além disso, eles possuíam uma loja pop-up em que o participante do evento podia comprar e experimentar os produtos de diversas linhas da Natura, contando também com alguns brindes distribuídos.

Aplicativo Rock In Rio

O RiR contou também com um aplicativo exclusivo para os seus participantes. Ele pode ser baixado através da Google Play Store ou da App Store, de acordo com o seu dispositivo.

O app permite que você cheque as informações dos shows, como horários em que iriam ocorrer, localização e lojas de produtos oficiais.

Dentre outras funcionalidades você consegue fazer o agendamento dos brinquedos e apresentar o QR Code deles na sua vez.

Ações ambientais no Rock in Rio

Por se tratar de um evento de grande porte, o Rock in Rio é um dos eventos que acaba produzindo um grande número de lixo, portanto, estratégias sustentáveis para o pós-evento são extremamente importantes.

Para que essas estratégias funcionem, o evento conta com o apoio do próprio público, por isso a estrutura tem diversas latas de lixo recicláveis em diversos pontos da Cidade do Rock.

Marketing Sustentável

Pensando em engajar ainda mais o público na reciclagem e auxílio na coleta de lixo, foi criado um programa super divertido de marketing sustentável.

O público poderia coletar copos e garrafas e acumular pontos que poderiam ser trocados por brindes e outras coisas, indo desde snacks até um ingresso, mas para isso eram necessários muitos pontos.

Por um mundo melhor

“Por um mundo melhor” é uma lista de metas de sustentabilidade que tem como objetivos serem atingidas até 2030 pelo Rock in Rio.

Eles estão em busca de um evento lixo zero, o que já aconteceu na edição do Rock in Rio em Lisboa. Porém, no Rio de Janeiro, a reciclagem feita ainda chega a 80%, faltando um caminho de 20% de resíduos a serem reciclados dos eventos.

Você pode conhecer essa e outras iniciativas aqui.

Palco sustentável

O Palco Mundo é o maior do evento, contendo também os maiores nomes do mundo musical. Sendo assim, sua estrutura gigantesca demandou muitos materiais.

Uma curiosidade sobre ele é o fato que levou 200 toneladas de aço, sendo 100% de material reciclável.

Uso de tecnologia na produção

É claro que uma produção deste tamanho não poderia funcionar sem um empurrãozinho do meio digital e da tecnologia. Confira o que rolou:

Rock in Verse

O Rock in Verse foi uma experiência criada através da tecnologia do Metaverso dentro do jogo Fortnite.

Você podia visitar 12 espaços diferentes que contam histórias, possuem atrações, trilhas sonoras e diversos espaços do mundo virtual para aproveitar.

Os jogadores poderiam encontrar o RiR Trivia com perguntas sobre o evento e Running Tracks para ouvir músicas feitas exclusivamente para essa experiência.

5G da TIM

A TIM fez uma ativação que preparou 25 antenas para conexões 5G que chegaram ao Rio de Janeiro no último dia 22 de agosto. Elas ficavam misturadas no cenário do RiR.

É um tipo de tecnologia que funciona apenas em aparelhos compatíveis, o que não é o caso de muitas pessoas, então foi um tipo de teste. A TIM acreditava que apenas 10% das pessoas presentes no evento teriam os dispositivos compatíveis.

Multishow

O Multishow foi responsável por transmitir a grande maioria dos shows e entrevistas dos artistas para os fãs que estavam em casa.

A transmissão estava disponível para todos os assinantes não autenticados com conta da Globo e na TV a cabo. Todos os shows do palco Mundo e Sunset foram transmitidos pela emissora.

Ingresso digital

Ao invés da pulseira eletrônica, o Rock in Rio optou por ingressos digitais neste ano. Ele poderia ser baixado pelo site de ingressos e salvo diretamente no seu celular.

Acertos e erros no Rock in Rio

Além de enaltecer os acertos do evento, não podemos deixar de falar sobre o que não deu certo e acabou prejudicando um pouco a experiência do participante.

Tanto em notícias quanto nas redes sociais, podemos ficar de olhos em milhares de pessoas que participaram do RiR e estavam com a sua opinião a postos para o público.

O que deu certo?

Apesar do evento conter Rock no nome, hoje em dia podemos encontrar uma diversidade de atrações muito grande.

Um dos pontos positivos foi que neste ano muitas vozes brasileiras participaram de shows em stands ou nos próprios palcos, como IZA, Jão, Ivete, Ludmilla e muitos outros.

O que o público também se surpreendeu foi com a pontualidade dos shows. Todos ocorreram na hora marcada ou poucos minutos depois, sem que os fãs precisassem esperar horas pelo show, inclusive no dia do Coldplay, que choveu bastante.

Além disso, o evento contou com diversos espaços, tanto para descanso quanto sinalização dos lugares, e uma equipe de apoio para quem precisasse de ajuda.

Contando com banheiros e diversos pontos de hidratação para atender as milhares de pessoas que circularam pelo evento.

E o que deu errado no Rock in Rio?

O primeiro ponto que os participantes reclamaram foi o problema de equipamento de som, onde muitos shows estavam com o som baixo ou com problemas técnicos. Inclusive, isso ficou nítido também pela televisão.

Alguns dos palcos, como o Supernova e o Sunset, ficaram muito pequenos para o tanto de fãs que precisavam atender, como nos shows de Avril Lavigne e Ludmilla. Então é um ponto de atenção para os organizadores nas próximas edições.

Outro ponto que gerou reclamações foi o trânsito parado, com mais ou menos 3 horas de engarrafamento para chegar até a Cidade do Rock.

O pagamento de comidas e bebidas também gerou problemas, muitos acreditam que a melhor opção seria pagar com pulseira, como no Lollapalooza, ou com algum cartão que contenha crédito.

O sistema de tickets utilizado fazia com que as pessoas esperassem longas horas em uma fila para conseguir comprar algo.

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Depois de entender mais sobre o Rock in Rio, toda a sua produção, ativações, formas de entreter o público e de cativá-los, é possível tirar alguns insights e ideias para as suas próprias produções.

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