Tendências de eventos para 2023: o que esperar?
Agora que o ano começou, é hora de virar nossas atenções para as principais tendências de eventos para 2023.
O que se pode esperar para estes próximos 365 anos são novas oportunidades para trabalhar tecnologias diferentes, proporcionar experiências aos participantes e gerenciar os eventos da melhor forma possível, sejam eles virtuais, presenciais ou híbridos.
O mercado de eventos em 2022
Em 2022 o mercado de eventos começou a voltar aos ‘trilhos’, já que desde 2020 os eventos estavam acontecendo de forma online devido a pandemia do coronavírus.
No segundo semestre de 2021 pudemos sentir certo senso de ‘normalidade’, mas para os eventos, isso significou apenas mais formas de inovar.
Então de forma mais tímida os eventos híbridos foram surgindo e tomando seu lugar em 2022, ainda com a presença dos eventos virtuais que não vão desaparecer do mercado tão cedo.
Algumas tendências do ano anterior
Antes de falar sobre o que teremos à frente no ano de 2023, é interessante relembrar as tendências do ano que passou para saber o que ficará e o que ainda continua sendo tendência.
Um dos grandes destaques do ano anterior foi o foco na sustentabilidade, que vem se tornando uma necessidade para os eventos, principalmente os de grande porte, que podem gerar um forte impacto no meio ambiente.
A sustentabilidade se tornou uma necessidade tanto por um viés ecológico, quanto pelo lado do público que vem buscando empresas preocupadas com o futuro e a sociedade.
Outro ponto que se destacou foi a participação mais flexível do público, devido aos eventos híbridos, em que uma produção pode atingir mais que o dobro de participantes e ainda assim garantir uma boa experiência para eles.
Também tivemos grande atenção no marketing experiencial. Podemos notar isso de acordo com os eventos que focaram muito nas experiências nesse último ano. Como por exemplo o Lollapalooza, Rock in Rio, BGS e outras produções.
Tendências de eventos para 2023
Agora que olhamos para o que aconteceu no último ano, podemos seguir em frente com as tendências esperadas para os próximos 365 dias.
Confira o que separamos para você em três categorias diferentes, sendo elas tecnologia, experiência e gestão de eventos. Vamos lá?
Tecnologia
Metaverso
Presente nas tendências de 2022, o metaverso não poderia faltar no que podemos esperar do ano de 2023, e ele provavelmente ainda vai ser falado por muitos anos, principalmente por conta do papel da Meta, o antigo Facebook, que vem sendo um dos protagonistas deste cenário.
Mas o que é o metaverso? O metaverso é um tipo de ambiente feito no meio digital, que proporciona uma experiência imersiva, diferente de tecnologias como Realidade virtual ou realidade aumentada.
É um espaço feito para representar a vida real, podemos até pensar nele como uma rede social mais “palpável”. Você pode criar avatares, falar com pessoas, visitar lugares diferentes, comprar itens e fazer outras atividades.
Você pode ler o nosso artigo completo sobre metaverso e conferir alguns exemplos aqui.
Aplicativos para o evento
Presente no ano passado e mais uma vez em 2023, os aplicativos para eventos ainda são uma tendência, principalmente para as grandes produções.
Sendo o celular e certos aplicativos vitais na rotina da grande maioria das pessoas, isso por que eles nos ajudam nas tarefas diárias, seja para achar algum lugar, falar com alguém ou outros.
Ou seja, ter um aplicativo para o seu evento, faz com que o participante tenha mais facilidade nas tarefas de achar stands das marcas ou patrocinadores pelos quais se interessa, possa ver horários de palestras, medidas de segurança e outras informações pertinentes.
O aplicativo é como uma central com todas as informações que o seu participante precisa para usufruir do melhor durante o evento inteiro.
Eventos híbridos
Recebendo mais e mais inovações, os eventos híbridos estarão ainda mais presentes neste novo ano.
Eles são uma alternativa mais barata para os participantes, além de permitir que um público que não está presente no mesmo espaço físico participe.
Seja alguém em outro estado, cidade ou país, a locomoção é um dos grandes motivos pelo qual os participantes podem deixar de ir em algum evento, então no modelo híbrido isso acaba mudando.
Mas não é apenas isso, para os organizadores do evento, isso dá a chance de explorar novas ferramentas, atividades online e presenciais que podem estar interligadas, além de gerar mais dados para analisar ao fim da produção.
É uma forma de agradar dois públicos distintos, um que ainda está confortável e feliz em ficar em casa podendo participar a distância, enquanto outro que estava bem ansioso para a volta dos eventos presenciais.
Contactless
Uma nova tendência para 2023 são os eventos contactless, ou seja, eventos sem contato ou com menos contato.
E podemos ver cada vez mais nos eventos essa tendência, a grande maioria das produções já tem seus ingressos como Qr Codes, podendo ser escaneado pelos funcionários da produção, ou então por totens de escaneamento.
Como por exemplo, o credenciamento via Qr Code da Evnts, veja:
Para pessoas que preferem fazer as coisas por si mesmas, o self check-in em eventos pode ser uma ótima forma de deixar esse tipo de participante mais confortável.
Sendo até mais rápido dependendo das filas que o check-in no evento pode ter. Para a gestão do evento, essa é uma forma de fazer com que os dados fiquem centralizados de forma mais rápida também.
Já que sendo feito via um aplicativo ou software, não terá a necessidade de confirmação manual por parte dos funcionários.
Realidade virtual
A realidade virtual começou a ser muito utilizada principalmente nos jogos, com equipamentos que transportavam você para ‘dentro’ do jogo, proporcionando uma experiência mais imersiva durante seu tempo de diversão.
Isso vem sendo feito nos eventos também, mas ainda com certa timidez no processo. Neste ano de 2023, poderemos ver uma certa evolução nesse tipo de evento, já que mais e mais tecnologias estão sendo exploradas nas produções.
Eles podem ser usados para exibição de produtos em lançamentos, ou então para a diversão dos participantes como uma atividade de engajamento.
Conteúdos ricos
Chega de eventos rasos e com pouco conteúdo! O público quer algo profundo e que realmente agregue conhecimento, que faça valer o tempo que estão gastando no seu evento.
Isso porque seja online ou presencial, o participante escolhe colocar o tempo dele no seu evento, então ele espera algo surpreendente, um assunto que se sobressaia e traga valor para sua participação.
Durante o planejamento do seu evento, gaste mais tempo pensando em qual será o tema e como ele pode ser transmitido para o seu participante de forma inovadora e interessante.
Conteúdo on demand
O conteúdo on demand ou sob demanda, surge do princípio de bibliotecas de conteúdo, como no exemplo abaixo da plataforma da Evnts:
Podendo colocar, além de vídeos, conteúdos para download também, como e-books ou outros PDF’s.
Com a correria do dia a dia e a facilidade que a tecnologia e o mundo online oferecem, os participantes esperam que os eventos possam oferecer esse tipo de facilidade também.
Em eventos com mais de um dia, é comum que os participantes que não podem participar de todas as atividades e palestras disponíveis, procurem por uma biblioteca de conteúdo para não perder o que foi transmitido.
Geralmente podendo ser disponibilizado por certo tempo após o término do evento, como por 30 dias, 60 dias ou como alguns fazem, com acesso vitalício.
User Experience – UX
Parte muito importante de um evento e da jornada do participante é o user experience, ou a experiência do usuário.
É uma série de ações e decisões feitas no começo do seu evento que vão tornar toda a usabilidade do site do seu evento mais fácil. Principalmente se ele for um evento híbrido ou online.
Isso pode ser feito através da criação de uma landing page que tenha os elementos visuais certos e as informações necessárias para uma inscrição fácil e intuitiva.
Experiências
Outra grande e forte tendência para o ano de 2023 serão as experiências proporcionadas ao participante.
Mais do que qualquer coisa presente na gestão ou em aspectos de tecnologia, a experiência é extremamente importante para que o seu participante volte e fale bem do seu evento.
Experiências imersivas
Como produtores de eventos, a ideia principal é fazer com que o participante esteja completamente interessado e dentro do seu evento.
Algumas produções presenciais estão fazendo isso com muita maestria recentemente, como por exemplo, o evento Beyond Van Gogh que começou em São Paulo, no Shopping Morumbi, e transporta você para dentro de uma pintura.
Com o sucesso que foi a exposição do Van Gogh, estão surgindo outros eventos desse mesmo tipo em São Paulo, como o de Monet A Beira d’água que está no Parque Villa Lobos.
Outras exposições já estão a caminho também, como por exemplo a exposição que começará no 2° trimestre de 2023, Imagine Picasso.
Layout responsivo
Apesar de se saber que muitas pessoas participam de eventos pelo celular, o marketing responsivo continua sendo tendência para os novos sites e landing page.
Muitos sites já são otimizados para que isso aconteça, mas ainda falta um pouco de atenção com certas funcionalidades, já que todo o site precisa ser responsivo para que o participante não encontre nenhum problema durante o uso.
Isso está diretamente ligado também a tendência de UX para deixar a usabilidade do seu site mais simples e ainda assim assertiva.
Comunidades
Se você comprou um curso, provavelmente foi adicionado a um grupo no Telegram, no WhatsApp ou então na própria plataforma, para conversar com o professor ou com seus colegas.
E isso vem sendo muito procurado nos eventos também, principalmente naqueles que dependem de engajamento ou que querem promover o networking.
A tendência é que as pessoas procurem cada vez mais contato umas com as outras, inclusive durante os eventos, sejam eles híbridos ou virtuais.
Por isso, os seus futuros eventos precisam de uma funcionalidade como a de matchmaking, para que as pessoas possam conversar, chat para quem estiver presente no evento de forma presencial e para quem está de forma virtual.
Esse tipo de interação permite que o seu evento chame mais atenção e gere engajamento por parte dos participantes.
Conteúdos mais curtos
Hoje em dia tudo é muito mais rápido que o normal, as coisas acontecem de forma dinâmica para que não percamos tempo. E ainda relacionado às tendências de conteúdo ricos, eles precisam ser rápidos também.
Então os produtores de eventos têm em suas mãos um desafio como nova tendência para 2023. Esse desafio vai gerar muito mais valor para os eventos com menos tempo.
Ou então fazendo a divisão do conteúdo por dias dependendo da programação do seu evento.
Marketing de influência
Outra tendência deste ano é o marketing de influência, utilizando da parceria com influenciadores para chamar a atenção de pessoas e usar a influência que elas têm em seus seguidores.
É uma forma de atiçar os seus participantes com pessoas que eles reconhecem, seja das redes sociais ou de qualquer outro lugar, e se relacionam por identificação.
Isso gera um sentimento de proximidade com o seu evento, fazendo com que esse seja um grande diferencial.
No cash
O conceito de evento no cash esteve um pouco presente no ano de 2022, mas de forma muito tímida, neste ano a tendência é que mais e mais eventos adotem essa forma de pagamento.
Hoje em dia as pessoas não usam tanto dinheiro quanto antigamente, o uso é mais de cartões de crédito ou débito. Fazendo com que os eventos também se adaptem a esse tipo de pagamento.
Na verdade, para quem está em uma fila muito grande no evento, o uso de cartões acaba acelerando o processo que poderia acabar sendo mais rápido. Isso porque não terá a necessidade de procurar o dinheiro e troco.
Muitos eventos já passaram a se integrar com plataformas de crédito ou de cartões pré pago para agilizar e facilitar o pagamento dentro de seu ambiente.
Gamificação
Outra tendência certa para esse evento é a de gamificação em todos os tipos de produção.
A gamificação consiste em preparar atividades de engajamento e interação durante a sua produção, essas atividades podem ter ou não relação com o tema que você está transmitindo no seu evento.
Você pode conferir o nosso artigo completo sobre gamificação, aqui.
Gestão
Agora conheça as principais tendências de gestão de eventos para o ano de 2023:
Sustentabilidade
Como gestor ou produtor de um evento, você precisa se atentar ao que o seu público se interessa, e uma dessas coisas é a sustentabilidade.
Esse tópico é extremamente importante para o nosso planeta e para a grande maioria das pessoas. Por que é de conhecimento geral que dependendo do evento e de seu porte, ele acaba produzindo muito lixo.
Então as ações de sustentabilidade do seu evento precisam ser bem transparentes com o público, talvez até envolvendo-o em suas ações.
NPS 3.0
NPS é uma metodologia que auxilia não só os eventos, mas também diversas áreas e negócios em todo o Brasil. Ela serve para mostrar os clientes promotores e detratores da sua marca.
De forma que você consegue pensar em novas estratégias para fazer seu cliente feliz.
E recentemente existem algumas versões mais atualizadas, nesse caso o NPS 3.0 é uma nova métrica que vai servir para fazer o cálculo do impacto financeiro dos clientes promotores.
Para fazer isso, se usa uma métrica chamada EGR (Earned Growth Rate), fazendo esse cálculo, você vai acabar sabendo como é a resposta financeira dos seus clientes mais fiéis.
Expectativas para 2023
Este ano vem cheio de oportunidades para os eventos e com ele, é hora de inovar e procurar alternativas que aumentem o engajamento e também a interação em suas produções.
Para produzir os seus eventos no ano de 2023, nós temos um kit de gestão de eventos completo, com tudo o que você vai precisar para fazer uma super produção.
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