Gamificação em Eventos Online: como fazer

um computador em video chamada com outras pessoas ao lado de uma caneca

A gamificação surgiu como uma estratégia para engajar, motivar e estimular comportamentos nas pessoas. Essa nova mecânica está ganhando espaço em muitas áreas e chegou a hora de ser explorada no meio dos eventos. Confira o que veremos neste artigo:

O que é Gamificação?

A palavra gamificação vem do inglês “gamification” e é caracterizado pelo uso de dinâmicas e mecânicas típicas do ambiente de jogos com o objetivo de engajar e entreter pessoas por meio competições saudáveis.

Seja para gerar entretenimento ou despertar sensações e até mesmo resolver problemas, a gamificação é parte de diversos processos do universo corporativo. 

 A técnica é muito utilizada para gerar engajamento, acessar as emoções da audiência  e motivá-la a participar da programação do evento. O reforço positivo proporcionado pela prática  traz muita satisfação e pode ser usado para educar os participantes.

A gamificação  já existe há muito tempo, porém, era mais utilizada na área da educação, em aulas principalmente para crianças. Mas agora ela vem se expandindo e podendo ser explorada na área de eventos.

Ainda que todos os benefícios dessa prática possam ser vistos imediatamente, essa interação criada no momento pode ser uma ótima estratégia de marketing, já que aumenta a visibilidade da marca e a sua autoridade.

Benefícios da gamificação para eventos online

Mas como os jogos poderiam ser benéficos para um evento online? É muito simples: eles fazem com que as pessoas interajam mais e entrem de cabeça no evento em si.

Com a gamificação, os resultados de engajamento podem ser potencializados a níveis muito maiores que o habitual. Quem não quer participar de algumas brincadeiras de vez em quando? Quem não está precisando de um momento de descontração? 

A ideia é que seja lúdico, divertido mas ligado à temática do evento e compatível com o perfil dos participantes. Lembre-se também que o desafio não deve ser muito complicado, para que todos possam conseguir finalizá-lo.

A gamificação no seu evento pode ser usada para ‘quebrar o gelo’ e fazer com que os participantes se sintam mais soltos e interajam entre si, o que aumenta as chances de que eles façam um bom networking.

E para os eventos corporativos, essa prática ajuda a atrair a atenção e despertar o espírito esportivo dos funcionários, o que torna a gamificação uma competição saudável. Isso colabora com a produtividade do colaborador e estimula sua  criatividade. Adicione às brincadeiras alguma premiação – ainda que simbólica – e crie momentos ainda mais marcantes para toda a equipe. 

A plataforma de gestão de eventos da Evnts é uma solução tecnológica que permite que se façam diversas atividades diferentes durante a sua transmissão. Isso vai desde a criação de enquetes até a criação de salas individuais de bate-papo. 

7 ideias de gamificação para eventos

Existem tantas formas de fazer gamificação que pode ser até difícil escolher a mais indicada para o seu evento online ou híbrido. Para decidir o tipo de jogo e prática de gamificação que será usada, considere o perfil da sua marca ou empresa e também da sua persona-alvo. A criatividade é o limite!

1 – Teste de conhecimento

Levante enquetes com perguntas pertinentes ao conteúdo que está sendo transmitido. Para eventos empresariais com funcionários, é possível criar quizzes referentes a marca e a empresa.

Atribua pontos para quem acertar e monte um sistema de recompensas. A competitividade e o teste de conhecimento fazem com que as pessoas fiquem mais interessadas e fiquem até o final.

Um exemplo prático desse tópico é o site Kahoot, em que você pode criar quizzes e disponibilizar para os participantes do evento através de um PIN. Confira o vídeo a seguir e crie o seu:

O Survey Monkey também é um site que possibilita essa criação e análise das respostas em um quiz. Pode ser usado em eventos corporativos para avaliar o conhecimento dos funcionários de forma divertida. Ele possui o plano gratuito e algumas opções pagas com mais recursos.

2 – Gamificação com jogos coletivos online

Os jogos coletivos online são uma ótima opção para divertir a audiência e fazer com que eles interajam entre si. Um bom exemplo, são os sites de Stopots e Gartic, que permitem a criação de salas privadas para jogar.

O Stopots é o jogo clássico de Stop que estamos acostumados a jogar, em que devemos preencher os campos com palavras referentes às letras sorteadas. E o Gartic permite que os participantes brinquem de desenhar e adivinhar.

Também existem outros sites que permitem jogar em salas privadas, como Among Us e UNO. Basta escolher o mais compatível com a sua persona, a quantidade de participantes e o tempo disponível

3 – Concursos e sorteios

Antes mesmo do início do seu evento, promova um sorteio com prêmios para que os participantes se inscrevam. Em um evento online isso pode ser feito através de um formulário gratuito do Google , gerando um número de série para cada um.

Ao final da programação realize o sorteio para que o ganhador receba seu prêmio, que podem ser descontos, bonificações, cursos ou itens personalizados. Isso estimula com que todos queiram participar e ficar até o final.

Para deixar a brincadeira mais lúdica, os concursos online podem ser de diferentes temas, por exemplo, fotos, desenhos ou músicas. Além disso, é possível pegar o contato dos participantes para promover estratégias de marketing após o evento.

4 – Moeda própria

Crie uma moeda própria para que os participantes possam fazer pequenas tarefas e responder perguntas para ganhar a moeda. As tarefas podem ser: assistir ou consumidor determinados conteúdos,  responder enquetes, fazer postagens, visitar  os stands e outras missões que combinem com os objetivos do seu evento.

Disponibilize uma bancada com os prêmios, podendo ser descontos em produtos, acessórios virtuais para utilizar durante o evento, cursos e mentorias, acesso a conteúdos exclusivos. Todo mundo gosta de prêmios! 

5 – Missões e conquistas

Conquistas ligadas a uma barra de progresso são muito interessantes e fazem com que a sua audiência queira participar e ficar até o final para receber o prêmio, passando por cada etapa. Isso estimula a que eles interajam e busquem saber mais sobre o conteúdo.

Uma boa ideia é atribuir pontos e conquistas a quem criar o seu avatar personalizado dentro do evento, isso transforma a experiência em algo mais divertido e imersivo.

Basta manter uma lista de como eles podem conseguir as conquistas, pode ser fazendo um stories sobre certo palestrante, cumprindo uma carga horária de conteúdo  ou engajando nas enquetes e perguntas.

Dessa forma ele ganha as conquistas, termina a barra de progresso e você ganha um participante engajado e interessado no evento, que cumpriu toda a jornada de experiência e conteúdo

6 – Caça ao tesouro

A caça ao tesouro também é uma atividade divertida que coloca todos em ação. Ela pode ser feita tanto em eventos online quanto nos presenciais. Nos que são realizados online é possível esconder palavras interativas em cada estande. Dessa forma todos que passarem por lá terão acesso a uma palavra-chave que, quando formada uma frase, ganha um prêmio. 

O Google possui a ferramenta “Emoji Scavenger Hunt” em que os participantes baixam um aplicativo e devem procurar o objeto que representa o emoji da tela

Outra forma de promover essa brincadeira é dar uma palavra que simbolize um objeto e pedir que os participantes levem até a câmera para acumular pontos. Deixe que a criança interior saia e se divirta. Confira o vídeo de como a brincadeira funciona:

E no presencial, a brincadeira é a mesma, esconda as pistas no espaço disponível e deixe que os participantes procurem o tesouro.

7 – Esteja presente usando o delivery

Os mimos via delivery são mais indicados para os eventos online, pois são uma forma de garantir uma imersão maior dos participantes. Isso porque eles recebem em casa os itens personalizados que receberiam se fosse um evento presencial.

Isso faz com que eles queiram participar ainda mais e se sintam lembrados pelos palestrantes e organizadores. Isso aumenta a interação e o engajamento durante a transmissão. E ainda pode gerar repercussão nas redes sociais. Imagina a quantidade de fotos que um kit de boas-vindas pode gerar nos perfis dos participantes. 

Para mais dicas, disponibilizamos um e-book com 42 ideias criativas para eventos online. Confira:

Como fazer um evento online com gamificação?

O planejamento pode ser dividido nas seguintes etapas: pré evento, comunicação e pós-evento, sendo todas muito importantes para a realização satisfatória do seu evento online.

E para a realização de um evento online interativo com práticas de gamificação integrada você pode contar com a plataforma de gestão de eventos da Evnts. Com ela é possível que a sua audiência participe de enquetes, perguntas e quizzes.

Para auxiliar a organização, disponibilizamos um checklist gratuito de eventos online. Com certeza, ele será de grande ajuda para o planejamento de eventos memoráveis. Bom trabalho!

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