Aprendendo com eventos: BGS 2022

bgs 2022 de volta ao jogo

A BGS 2022 aconteceu no começo do mês de outubro depois de uma pausa de três anos por conta da pandemia. O será que temos a aprender com esse evento? Vamos ver hoje!

O que é a BGS?

A BGS, ou Brasil Game Show, é uma feira de jogos e o maior evento geek do Brasil que ocorre anualmente, sendo idealizada por Marcelo Tavares, um empresário e jornalista, que também é especialista em jogos eletrônicos.

Marcelo Tavares, idealizador da BGS

Ele mesmo tem um grande acervo de consoles e jogos, com centenas de acessórios para compor a sua coleção.

A primeira edição da BGS aconteceu em 2009 no Rio de Janeiro, e na verdade, se chamava Rio Game Show. Nessa época ela acontecia apenas em um dia e contou com 4 mil participantes.

Nos anos seguintes ela continuou sendo no Rio de Janeiro e no ano de 2011 bateu a marca de 60 mil participantes.

Nesse mesmo ano foi anunciado que o evento passaria a intercalar entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir da próxima edição. Porém, em 2013 houve uma mudança de rota e anunciaram que suas próximas edições seriam apenas em São Paulo.

A primeira edição em SP aconteceu em 2013 no Expo Center Norte, e contou com quatro dias de evento. Essa foi uma das primeiras vezes que eles receberam gigantes do mundo dos jogos, como a Microsoft e a Sony.

As próximas edições foram no mesmo lugar e sempre superaram os números de participantes do ano anterior. Assim, em 2016, na nona edição, buscando maior conforto para atender toda essa demanda, o local mudou, passando para a São Paulo Expo.

Porém, isso foi uma forma de antecipar lançamentos de forma que os participantes pudessem aproveitar tudo em primeira mão, já que normalmente o evento ocorreria em outubro, mas dessa vez aconteceu em setembro.

Já em 2017, a BGS voltou a ser no Expo Center Norte e foi assim até 2019, o ano em que ocorreu a décima segunda edição do evento.

Impacto da pandemia na BGS

A Brasil Game Show é um evento que conta com milhares de participantes todos os anos, e depois da edição de outubro de 2019, os produtores planejavam abrir a venda de ingressos em dezembro do mesmo ano para 2020.

E foi isso o que realmente aconteceu. Muitas pessoas compraram o ingresso em 2019 para participar do evento apenas no ano seguinte, mas ninguém esperava que a pandemia chegasse e atrapalhasse esses planos.

Por conta disso, a BGS foi adiada para 2021, mas como ainda não era possível a realização do evento, ela só veio de fato a acontecer em 2022.

BGS 2022: De volta ao jogo

Hoje em dia a BGS é um dos maiores eventos de jogos e videogames não só do Brasil, mas de toda a América Latina.

Segundo o próprio site deles, mais de 1,8 milhões de pessoas já passaram pelo evento deste ano. Por isso, a edição de 2022, “BGS: De volta ao jogo”, precisava ser incrível.

Com o espaço de dois anos entre a última edição e a atual, eles tiveram muito tempo para se preparar para um evento grandioso. E foi isso que toda a produção prometeu aos seus participantes via redes sociais.

No seu Instagram, principalmente, eles prometeram quebrar recordes. Em compensação aos últimos dois anos esse evento contou com mais dias que o normal, do dia 6 a 12 de outubro.

Nessa edição eles contaram também com mais ou menos 400 estandes e mais de três mil influenciadores presentes ao longo dos dias de evento.

Estrutura do evento

Pensando em fazer desse o melhor evento possível, a variedade de expositores e stands era essencial.

Para comportar todas essas marcas, a BGS aconteceu no Expo Center Norte, que tem 5 pavilhões diferentes, mais de 4 mil vagas de estacionamento e 1 milhão m².

Com todo esse espaço, muitas marcas do cenário nacional e internacional estiveram presentes.

Ativações de marca na BGS

A divulgação e comunicação da BGS fez muito barulho nas redes sociais, envolvendo sempre as marcas, influenciadores, participantes e cosplayers. 

Por isso, as marcas se dedicaram para trazer as melhores experiências aos seus participantes. Veja quais foram as principais ativações e expositores esse ano:

Playstation

Mais uma vez a Playstation marcou presença com um estande fazendo história. Eles estiveram presentes com o maior estande da história da Brasil Game Show, com seus incríveis 1000 m².

Clássica representação dos botões do controle da Playstation (Fonte: Playstation)

O público teve a oportunidade de jogar em consoles PS5, com controle sem fio Dual Sense e Áudio 3D por um headset sem fio Pulse 3D, periféricos que fornecem uma imersão completa no novo console.

Como principal atração, a marca japonesa colocou diversos jogos e lançamentos de PS4 e PS5 espalhados pelo estande.

Além disso, eles prepararam um palco com uma programação especial e diversos convidados durante todos os dias de evento.

Nintendo

A Nintendo foi outra grande marca que participou da BGS e foi sua primeira vez no evento depois de ter voltado com a comercialização de seus produtos no Brasil.

Seu estande era o segundo maior, e eles levaram vários jogos para que os participantes jogassem e testassem.

(Fonte: Nintendo Blast)

Tinha para todos os gostos. Jogos antigos quanto os mais novos que ainda não foram lançados, como o Mario + Rabbids: Sparks of Hope, esse em especial ficava em um lugar mais reservado sem permissão de fotografar ou filmar.

Isso por que o Mario + Rabbids: Sparks of Hope é um jogo que estava previsto para ser lançado dia 20 de outubro para Nintendo Switch.

(Fonte: Nintendo)

E quem jogasse qualquer um dos jogos, ganhava brindes, podendo ser pôsteres ou outros itens.

Eles preparam um grande palco com uma programação muito divertida que contou com Just Dance, partidas de Nintendo Switch Sports e a exibição do trailer do Super Mario Bros.

Monster

A Monster Energy, bebida de energético, foi uma das grandes patrocinadoras do evento, estando presente na maioria dos lugares, principalmente na praça de alimentação.

Inclusive, eles fizeram uma parceria com o Outback e criaram uma bebida exclusiva para os players. Além disso, em todos os carrinhos de comida você poderia encontrar uma latinha de monster.

Eles contaram também com um palco gigantesco com competições que poderiam ser assistidas ao vivo.

OEX

A OEX é uma marca de acessórios e periféricos para computadores que conta com uma grande linha para gamers. Essa não foi a primeira vez que eles participaram do evento, e com certeza não foi a última.

Eles deixaram em disposição algum de seus produtos para que as pessoas comprassem ou testassem e seu estande contava com uma programação com influenciadores, djs, sorteios e distribuição de brindes.

O que mais chamou a atenção de quem estava passando, foi a presença de tatuadores para quem estivesse se sentindo um pouco mais ousado para tentar uma flash tattoo no evento.

Eles levaram ao evento o conceito de photo boo 360 o que gerou um ‘buzz’ nas redes sociais, e para quem comprasse da marca, poderiam personalizar seus produtos com dois artistas.

Warrior

A Warrior é uma subdivisão da Multi, que anteriormente era Multilaser. Essa subdivisão é voltada para o lado gamer e o estande seguiu essa mesma linha.

Nele os visitantes podiam ver campeonatos de League of Legends e Valorant, um dos mais comuns entre o público, ver a gravação ao vivo do podcast Warriorcast, encontrar influenciadores e muito mais.

Samsung

A Samsung foi uma das marcas que utilizou a BGS para o seu marketing de uma forma muito inteligente.

No primeiro dia do evento a Samsung anunciou o Odyssey Ark, um monitor de 55 polegadas, curvo, com muitas funcionalidades e diversos recursos pensados para os gamers.

Novo monitor da Samsung (Fonte: GKPB)

É um dos produtos da sua linha de Gaming TVs que possuem Gaming Hub. A Odyssey Ark em especial estava em pré-venda durante o evento, mas ela só será lançada em novembro.

Lenovo

Outra marca que se destacou foi a Lenovo, que seguiu os passos da Samsung e também fez um anúncio voltado para o público gamer durante o evento.

O lançamento foi o novo notebook gamer, chamado Legion 5i, que promete executar os seus jogos com um alto processamento.

Tiktok

Com mais de três mil influenciadores no evento, o TikTok não poderia ficar de fora, por isso, seu estande contou com várias atividades interativas, como salas de streamings e vários influenciadores.

Estande TikTok na BGS 2022 (Fonte: Olhar Digital)

Além disso, você poderia participar de atividades para ganhar brindes e participar da BGS Talks, que trouxe uma programação com várias palestras.

Logitech

A marca de tecnologia Logitech seguiu os passos das outras gigantes e aproveitou sua presença no evento para fazer alguns lançamentos de seus produtos.

(Fonte: Tudo Celular)

Eles anunciaram sua linha Aurora, que conta com headsets, mouses e teclados.

A princípio a Linha Aurora foi criada com o intuito de trazer inclusão, sendo uma linha com um design mais suave com diferentes cores.

Além disso, durante a Brasil Game Show, eles anunciaram seu mais novo Headset Logitech G735, Teclado G715 e G713, e também o mouse G705.

Mas a linha Aurora não foi a única a receber novos produtos. Houveram outros lançamentos da própria Logitech durante o evento, como o mouse Logitech G502 X Plus.

E não apenas de lançamento viveu a Logitech Eles trouxeram mais de 20 estações de jogos para que os visitantes pudessem passear e jogar o que preferirem.

Outback

O restaurante Australiano que conhecemos como Outback também esteve no evento, em sua segunda participação que deu o que falar.

Para o evento eles fizeram uma parceria com a Monster Energy e preparam duas bebidas exclusivas que continham o energético.

(Fonte: Facebook)

Além disso, eles montaram um lanche feito apenas para a BGS:

(Fonte: Instagram)

Evoverse

O Evoverse é um cryptogame 100% brasileiro. Nele, os jogadores estão em um universo futurista com robôs e o jogador precisará coletar e organizar dados durante sua jornada.

(Fonte: UOL)

É um jogo de turnos e seu estande estava presente na BGS também. Eles inclusive, tinham alguns computadores disponíveis para que pudessem jogar e investir.

As recompensas para os times que ganham o jogo são criptomoedas, que podem ser EPW ou EVS.

Além de fornecer um espaço com os jogos na BGS, os participantes poderiam concorrer a prêmios especiais, e um deles era um carro 0km.

O Evoverse levou o Caio Castro, ator que tem muito interesse em jogos e acabou se interessando por esse em específico, que une a diversão e uma forma de fonte de renda.

Outros expositores

A Brasil Game Show contou com mais de 400 marcas participando, então o que não faltam são novidades sobre o que aconteceu.

Veja algumas outras marcas que tiveram presença no evento:

  • Marvel
  • HyperX
  • Acer
  • Bauduco
  • Ana Maria
  • Rap10
  • Youtube Gaming
  • Twitch
  • Magalu
  • Banco do Brasil
  • Nvidia
  • Lupo
  • AOC

Mas não é nem metade de quantos expositores e marcas participaram do evento, você pode conferir todas elas aqui.

Formas de engajamento no evento

Se espera que em um evento de games, a única forma de promover engajamento e participação dos visitantes seja por meio dos próprios jogos, certo? Errado!

Muitas marcas foram além do que se era esperado e ofereceram muito mais aos participantes para que a experiência fosse a melhor possível.

Espaços instagramáveis

Aqui no blog da Evnts já falamos algumas vezes sobre a tendência dos espaços instagramáveis e seu sucesso.

Alguns estandes como Playstation, Piticas e DxRacer, prepararam espaços para que as pessoas pudessem tirar fotos e movimentar as suas redes sociais.

Brindes da BGS

Brindes são uma ótima estratégia de marca para eventos, fazendo com que a experiência da pessoa seja ainda melhor e ela lembre da sua marca por mais tempo.

As marcas que participaram não deixaram de pensar nisso. Logo no primeiro dia, as redes sociais estavam recheadas de dicas sobre como e onde conseguir os melhores brindes.

A grande maioria das marcas colocou essa estratégia em prática, como a Nintendo que deu pôsteres para seus jogadores ou a Bauducco, que entregou biscoitos para os visitantes.

Alguns estandes exigiam uma participação ativa do participante, como o do Cup Noodles, em que era necessário jogar um tipo de labirinto, enquanto outros poderiam apenas passar pelo estande para receber o brinde.

Jogos disponíveis durante o evento

O principal destaque da BGS são os jogos, apesar de não ser a única atividade que pode ser feita durante a participação.

Eles são uma forma de gerar engajamento no evento e nos expositores, então veja alguns dos jogos que estavam disponíveis para testes e diversão.

Dentre os principais que estiveram no evento, temos o “It Takes Two”, que já é conhecido pela comunidade gamer, mas no dia 4 de novembro estará chegando ao Nintendo Switch, então ele estava disponível no próprio estande da Nintendo.

(Fonte: Playstation)

O “One Piece Odyssey” foi um dos jogos que teve uma longa fila para jogar, isso por que ele ainda não foi lançado. Esse RPG está previsto para janeiro de 2023, mas a Playstation deu uma prévia para quem esteve no evento.

(Fonte: Playstation)

Outro lançamento futuro que o Playstation levou ao evento foi o “Street Fighter 6”, que também chegará aos consoles em 2023.

Além destes lançamentos, os gamers puderam jogar Minecraft, Zero Sievert, Genshin Impact, Honkai: Star Rail, Sackboy, Gran Turismo 7 e muitos outros.

Concurso de Cosplayers

Toda edição a BGS programa um concurso de cosplay e a cada ano os participantes se superam mais e mais, com cosplays, fantasias de série, filmes ou jogos, mais elaborados e cheios de detalhes.

O cadastro geralmente é feito meses antes do evento ocorrer e como prêmio os participantes podem ganhar itens de parceiros e uma credencial VIP para os 7 dias da BGS.

Ganhadora do 3° lugar do concurso de cosplay da BGS

BGS Jam

O BGS Jam, do Banco do Brasil, é uma maratona de desenvolvimento de games, em que os estudantes ficam dentro de um estande de vidro programando por 72h.

É como se fosse um hackathon dentro da BGS. Nessa edição eles poderiam entrar gratuitamente na competição e disputar o prêmio de 10 mil em cotas de consórcio do Banco do Brasil, além de poderem participar como VIP da BGS 2023.

BGS Talks

A BGS Talks foram palestras com o intuito de trazer convidados e influenciadores nacionais e internacionais para falar sobre alguns assuntos chave e interagir com o público.

Muitas personalidades estiveram presentes nessas talks ao longo dos dias do evento, como por exemplo o Rael – cantor de Rap, Muca Muriçoca – youtuber, BRKsEdu – gamer, Nakayama e Matsumoto da Capcom.

Além deles, o Jovem Nerd esteve presente, assim como Takashi Iizuka, creative Officer da Sonic Team. As palestras variaram em seus temas e assuntos principais.

Elas foram desde assuntos sobre lançamentos e eventos de franquias, até o protagonismo da mulher no Brasil, e assuntos como “Gaming como oportunidade comercial”.

Facilidades para os participantes

Pensando na facilidade de acesso do evento ao participante, a produção tomou algumas medidas, veja quais foram:

Parceria com o Clickbus

Pensando em garantir a melhor experiência, a BGS firmou pela primeira vez uma parceria com o Clickbus, garantindo descontos para os participantes dos eventos que comprarem passagens rodoviárias municipais ou intermunicipais.

Lista de caravanas

No site do evento, você encontrava uma lista com todas as caravanas que transportam os participantes até o evento.

Geralmente elas são feitas para pessoas que estão vindo de fora, ou seja, de cidades próximas ou até mesmo de outros estados 

Se tratam de pessoas que organizam uma viagem rodoviária saindo de uma cidade específica até o local do evento.

Lista de hotéis

Ainda pensando nos participantes que vêm de outras cidades, os produtores do evento separaram em seu site uma lista com hotéis variados que ficam próximos ao local da BGS.

Dessa forma, quem viaja para participar não precisa ter muito trabalho para pesquisar acomodações.

Avenida Indie

Diferente dos grandes estandes de marcas conhecidas nacionalmente ou internacionalmente, a Avenida Indie é um espaço do evento dedicado para a divulgação de jogos indies.

Os jogos indies são independentes, ou seja, não foram desenvolvidos por nenhuma plataforma ou empresa muito grande, como a Playstation ou Nintendo, e não possuem apoio financeiro externo.

Os expositores são bem menores em comparação às grandes marcas. Eles mostram os jogos e muitas vezes os próprios desenvolvedores ficam à postos para dar mais informações sobre o jogo amostra.

Não só falam sobre as informações do jogo como é possível testá-los e dar opiniões.

A Izabelle, estagiária de conteúdo da Evnts participou da BGS deste ano, e em suas palavras:

“Passei pela Avenida Indie algumas vezes, e foi muito legal ver que tantas pessoas estavam interessadas pelos jogos independentes e não só pelos jogos das grandes empresas.”

Ações sociais

Além da BGS engajar e proporcionar uma ótima experiência aos gamers, ela também vem promovendo ações sociais.

O ingresso de meia entrada é aplicado para todos que se comprometeram em levar 1kg de alimento não perecível, regra da BGS aplicada em todas as últimas edições.

Ao longo dos anos já foram arrecadados milhares de toneladas de alimentos, sendo eles distribuídos para instituições beneficentes.

Em 2022 eles apoiaram o Médicos Sem Fronteiras, Greenpeace, Nossa Senhora da Providência ou CCA Providência, Social Bom Jesus, Rotary, Showcase e Casas André Luiz.

Além dessas instituições, a BGS também vem apoiando a Casa de David desde 2014.

E o que deu errado?

Como sabemos, nem tudo pode ser 100% bom. Nem mesmo com a BGS aconteceu isso, por mais que o evento esperasse que tudo ocorresse bem, algumas coisas chatearam os participantes do evento.

Filas muito grandes

Principalmente para quem compareceu ao evento no sábado, dia 8 de outubro, acabou enfrentando filas longas nos estandes.

Para participar de uma atividade ou jogar, o participante teria que esperar em filas que iam de 30 minutos até 2 horas.

Muitos influenciadores

Apesar dos influenciadores chamarem sim bastante atenção do público, os gamers queriam muito mais que isso.

Após o evento, nas redes sociais participantes reclamaram que muitos estandes possuíam uma programação apenas de influenciadores e poucos jogos estavam previstos.

Ou então que o evento tinha mais influencers do que jogos. Essa foi uma crítica que acabou estando muito presente. Será que faltou perguntar o que a persona do evento queria?

Xbox não participou da feira

Infelizmente, a Microsoft não teve um estande na BGS esse ano e isso frustrou muitos participantes que estavam ansiosos e contavam com a marca.

Faltando apenas um mês, foi avisado pelo próprio Xbox que pela primeira vez em muito tempo eles não pretendiam estar presentes na feira de games, mas que no futuro tinham como intuito voltar com mais novidades.

Conheça a série Aprendendo com Eventos

Este é um dos artigos da série Aprendendo com Eventos, em que nós pontuamos todas as ações, sejam sociais, de engajamento ou de marketing de um evento e suas marcas patrocinadoras.

Dessa forma você pode refletir sobre o que deu certo e o que não deu tão certo assim nos grandes eventos do Brasil. Aplicando seus novos conhecimentos em um cenário do seu evento você também pode analisar o que pode dar certo para sua produção.

Acesse a série “Aprendendo com Eventos”.

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