Marketing experiencial: como usar em eventos?

marketing experiencial em eventos

Com a experiência se tornando o foco dos eventos, o marketing experiencial vem tomando seu espaço nos holofotes recentemente. 

No post de hoje vamos te ensinar como utilizar essa estratégia nas suas futuras produções:

O que é o marketing experiencial?

O marketing experiencial é um tipo de estratégia que visa proporcionar experiências incríveis para as pessoas. Ele se concentra nas sensações e sentimentos que podem despertar nas pessoas.

Cada vez mais os participantes esperam diferentes programações e experiências inovadoras em eventos.

Sendo assim, todo o planejamento deve ser feito visando a criação de memórias, seja no ambiente online ou presencial.

A ideia é que se crie um plano de ações para que você atraia mais pessoas a se inscreverem e as engajem para participarem dos seus eventos.

O marketing de experiência vai levar as estratégias a um nível acima do que apenas a divulgação e criação de um evento.

Exemplos de marketing experiencial

Não é de hoje que essa estratégia existe, portanto, é possível se inspirar em outras empresas que já aplicaram esse tipo de marketing, seja em eventos, campanhas ou de outras formas.

Heineken

A marca de cerveja que todos conhecemos é patrocinadora da Liga dos Campeões da Europa, e em 2020 eles realizaram uma ação no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo.

Nada mais era do que um evento de drive-in para transmitir a final do campeonato, que na ocasião era uma partida entre Paris Saint Germain e Bayern de Munique.

Mcdonald’s

O McDonald ‘s é conhecido por fazer diversas ações diferentes e em Amsterdã eles fizeram uma ativação muito marcante.

Cada cliente que pedisse um Maestro Burguer, famoso hambúrguer da rede nos países europeus, iria ser surpreendido com uma orquestra tocando só para eles. Confira o vídeo:

Sprite

A marca de bebida Sprite criou um chuveirão em forma de máquina de refrigerante para que os banhistas pudessem se refrescar no Rio de Janeiro.

Essa ação atraiu muitas pessoas e deu um destaque a marca na época.

Como aplicar em eventos?

Em eventos sempre podemos abusar da criatividade para criar experiências incríveis e memoráveis.

E para isso, pode-se usar o marketing experiencial. Na verdade, talvez você já tenha até mesmo usado e não sabia o que era ou não se deu conta disso.

O jeito mais comum de se fazer é através do storytelling, no qual você vai criar histórias emocionantes para impactar e envolver o seu participante. Ele é uma forma de enriquecer o seu evento e a experiência proporcionada.

Você pode disponibilizar espaços instagramáveis para os seus participantes compartilharem e atingirem ainda mais pessoas, criando uma reação em cadeia de divulgação orgânica.

Outra forma de criar experiências através de eventos online é enviando encomendas que tenham a ver com o serviço ou produto que você tenha, gerando o sentimento de pertencimento.

A ideia é enviar um tipo de experiência sensorial, podendo ser via Ifood, Uber Entrega ou outros, dessa forma se ele estiver no ambiente online, pode se sentir um pouco mais próximo do seu evento.

Entregue muito mais do que o esperado pelos seus participantes e crie uma memória afetiva neles.

Benefícios do marketing experiencial em eventos

Fazer esse tipo de estratégia no seu evento traz diversos benefícios, como por exemplo, a identificação que pode aumentar não só o engajamento como a fidelidade com a sua marca ou evento.

Quanto melhor a experiência do seu participante, mais existe a chance de aumentar a divulgação boca a boca, seja no offline ou no meio online.

E aumentando a divulgação, você pode também gerar reconhecimento de marca, fixando-a na memória do seu público.

Um bom evento com ótimas experiências, pode também despertar o interesse no seu serviço e produto, aumentando o tráfego no seu site e também as suas vendas.

Inovar e criar coisas diferentes no marketing experiencial é uma forma de se diferenciar no mercado também.

Criatividade é a chave das experiências

A criatividade nos eventos online é muito importante, sendo a chave para criar diferentes experiências e memórias para os seus participantes.

Por conta disso, preparamos um e-book de Ideias Criativas para utilização nos seus eventos online.

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