Metaverso: o que é e como funciona?
Ultimamente, ao falarmos sobre tecnologia, um termo muito único vem se destacando: o metaverso. Descubra o que ele significa e como funciona neste artigo, estruturado da seguinte forma:
- O que é metaverso?
- Como aplicar o metaverso em eventos online
- Exemplos de uso de metaverso em eventos
O que é metaverso?
Estudando sobre metaverso percebemos que é algo que até então não tinha tanto destaque. É um termo muito abrangente sobre o mundo virtual.
Procurando em um dicionário metaverso significa:
Tipo de mundo virtual em que se reproduz a realidade através de dispositivos digitais e em que os utilizadores interagem uns com os outros.
Ou seja, o metaverso é como uma realidade aumentada, porém, ligada a um mundo de gamificação, quase como uma rede social na vida real. Isso porque nos dá a possibilidade de interagir uns com os outros.
Mesmo que esse conceito não seja muito comum, ele já é uma realidade em muitas empresas e o investimento nesse tipo de tecnologia está crescendo cada vez mais.
Atualmente essa novidade vem sendo amplamente utilizada por empresas e desenvolvedores de jogos, até porque a realidade dentro deste universo se parece muito com o que vemos de um videogame.
A pandemia acabou acelerando muito as coisas em diversas áreas, por exemplo, a revolução digital nas empresas. E com a tecnologia não foi diferente: esse conceito que até então não era muito comum, foi um acelerado devido à necessidade de conexão e interação digital, ainda mais em se tratando de eventos, sejam sociais ou corporativos.
Nesse ambiente virtual do metaverso, nós teríamos uma representação 3D de nós mesmos e poderíamos participar de espetáculos, da exibição de filmes, shows e até mesmo em eventos digitais. Isso abre um leque de possibilidades para as mais diversas áreas, não acha?
Por enquanto, a iniciativa mais promissora de metaverso vem da empresa NVIDIA em que foi criado um Omniverse, um universo paralelo que permite que desenvolvedores e outras pessoas possam ter um gostinho do mundo online.
Mas o que se espera é que o metaverso se torne uma plataforma sem vínculo a aplicativos ou lugares únicos, como se fosse um mundo totalmente novo. Por isso mesmo, essa inovação está sendo considerada o futuro da internet!
Metaverso: a nova era da tecnologia?
Ao que tudo indica, sim. Isso porque um gigante da tecnologia mundial – nada mais, nada menos do que o Facebook – aparenta estar direcionando seus investimentos neste novo recurso.
Em setembro, sua empresa anunciou que faria um grande investimento, de mais ou menos 50 milhões de dólares, para a construção de um metaverso próprio, para somar à sua cartela de redes sociais, que também conta com Instagram, WhatsApp e Facebook Messenger.
Espera-se que essa nova tecnologia seja construída ao fim de dois anos, já que seus recursos serão usados durante esse período.
Como aplicar metaverso em eventos online
Por conta da pandemia, um dos mercados que teve um desenvolvimento bastante acelerado foi o de eventos. Para que não fosse completamente prejudicado, os eventos digitais surgiram como uma possibilidade mais certa num mercado tradicionalmente presencial.
E uma área que se desenvolveu bastante durante esses tempos foi a tecnologia para eventos, desde uma simples transmissão ao vivo até a criação de hall e lobbies 3D, assim como realidade aumentada e, agora, o metaverso.
Essa tecnologia permite que possamos criar um evento muito mais interativo e imersivo, em que o participante pode realmente “entrar de cabeça” no conteúdo.
Por conta da pandemia, o metaverso vem se tornando ainda mais comum. Mesmo que muitas pessoas ainda não tenham conhecimento do termo, quem se interessa por tecnologia e por eventos provavelmente já ouviu falar sobre essa inovação.
De certa forma, o metaverso vai permitir combinar o físico e o digital. Imagine, por exemplo, um mundo totalmente online, porém, com os nossos corpos digitalizados lá dentro, interagindo com outras pessoas.
Ou seja, a ideia é que possamos ter uma experiência real, em que você possa navegar, ou melhor, andar pelo evento e conversar com outras pessoas em tempo real, como se estivesse fisicamente próximas. Agora, imagine o potencial que esse tipo de recurso pode trazer para o engajamento da audiência.
Ela vai permitir potencializar o networking, as estratégias de gamificação e as formas de transmitir conteúdo. Será uma nova era na experiência do usuário.
Mas não é só de tecnologia que se faz um evento online. O conteúdo e as atrações também prestam um papel muito importante no engajamento do público. Confira em nosso e-book exclusivo com 42 ideias criativas para fazer um evento incrível.
Ainda não se sabe ao certo o poder de transformação do metaverso, mas uma coisa é certa: podemos esperar grandes novidades a partir de agora.
Exemplos do uso do metaverso
Como toda nova tecnologia, fica difícil visualizar como ela realmente funciona. Então, não podíamos deixar de trazer alguns eventos e exemplos sobre o assunto, confira:
Second Life
Em 2003, foi lançado o jogo Second Life que foi o responsável por popularizar o termo metaverso. Era um universo online, bem parecido com o famoso jogo de videogame The Sims, em que se simula a vida real com elementos tridimensionais.
Foi um dos pioneiros no desenvolvimento do metaverso, ele ainda pode ser jogado, mas não tem tanto destaque quanto alguns anos atrás.
FutureCom Digital Experience
A agência de eventos MCI junto da FutureCom terá um evento chamado FutureCom Digital Experience em novembro de 2021, que terá como principal atrativo o metaverso.
Seus participantes poderão ter uma experiência mais interativa e desfrutar dessa nova tecnologia. Serão quatro ilhas em que o participante poderá passear e interagir com este mundo diferente.
Os mundos terão jogos e trarão a oportunidade de socialização entre os participantes, será uma experiência totalmente nova para alguns.
Confira tudo sobre as ilhas e o metaverso, aqui.
Fortnite
O Fortnite é um jogo desenvolvido pela Epic Games que possui elementos de metaverso e inclusive trabalha com foco em desenvolver a tecnologia ao redor do jogo.
A experiência mais destacada do Fortnite foi um show realizado em 2020, em que todo o mapa do jogo virou um palco. O show em questão foi do cantor Travis Scott, da turnê Astronomical, e teve 12,3 milhões de jogadores simultâneos.
Depois disso eles realizaram muitos outros eventos e não tem pretensão de parar.
Comece a planejar o seu evento online
E antes de decidir as tecnologias que estarão no seu evento, a começar pela plataforma de eventos, o importante é montar o seu planejamento. Cronograma e orçamento são fundamentais, além de um checklist completo.
Por isso, para te auxiliar na sua próxima produção, nós preparamos um checklist de eventos online, baixe gratuitamente.