Tendências de tecnologia em eventos 2022

tecnologia em eventos

A tecnologia em eventos pode ser muito percebida nos eventos online que passaram a ser realizados em massa durante a pandemia, confira mais sobre eles:

Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca evoluir e aprimorar a forma de viver. Não só isso, como também busca facilitar os meios de comunicação e alcançar ainda mais fronteiras.

E a noção de tecnologia nos diz muito sobre isso: ele é basicamente o conceito de usar nossos conhecimentos, técnicas e muito mais para solucionar problemas.

Tudo o que temos hoje é a tecnologia, desde a invenção do fogo, da pedra, da escrita, da TVs, computadores e por aí vai. E isso não podia ser diferente na produção de eventos online, que combina elementos audiovisuais em torno de um conteúdo a ser transmitido para determinada audiência.

Os benefícios da tecnologia em eventos

A tecnologia para eventos explodiu nos últimos meses e teve  seus horizontes ampliados devido à pandemia que forçou o setor a se reinventar.

Em se tratando de eventos, o objetivo da tecnologia é mais do que transmitir uma mensagem, mas sim a oportunidade de proporcionar uma super experiência para a audiência.

Tudo deve ser feito pensando na navegação e aceitação  das pessoas  que estarão no seu evento. Dentro desse aspecto de experiência do usuário, a tecnologia vem para engajar, envolver, cativar… é um excelente atrativo para prender a atenção do público.

É óbvio pensar que um evento online não tem como acontecer sem um certo nível de tecnologia presente. Porém, além desses principais pilares relacionados ao engajamento da plateia, essas inovações facilitam o trabalho de quem produz eventos, assim como ajudam na divulgação e no planejamento.

E falando em divulgação, a tecnologia pode ser sua aliada para conquistar mais inscritos e promover a imagem da marca. Uma vez que você surpreende o público, eles passam a divulgar ainda mais o seu evento e as tecnologias usadas. 

Apesar da fidelização em eventos não ser algo tão comum, ela também pode acontecer dependendo da experiência proporcionada para os seus participantes que irão querer voltar em outros eventos. Sem sombra de dúvidas, investir em tecnologia eleva o evento para outro patamar.

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Tendências de tecnologia em eventos e exemplos

Vamos agora falar sobre as tendências tecnológicas encontradas na área de eventos. Algumas já são utilizadas enquanto outras ainda estão em processo de implementação. Confira:

Realidade virtual e 3D

Essa é uma tecnologia que permite que os computadores gerem um ambiente digital que pode ser acessado através dos famosos óculos VR ou de capacetes próprios. Esse tipo de recurso permite criar um ambiente mais imersivo e com interações em 360° que simulam a vida real. 

A inteligência artificial é uma das vertentes dessa realidade, podendo ser combinada com hologramas e o próprio metaverso.

Hoje em dia já temos exemplos da aplicação da inteligência artificial que comandam eventos, como verdadeiros mestres de cerimônia, e até fazem shows. Um exemplo é a cantora pop Hatsune Miku, que não é nada mais nada menos que um holograma 3D de uma personagem criada e inspirada em animes.

Holografia e projeções

As simples projeções evoluíram e deram lugar aos hologramas, que são representações tridimensionais de um certo objeto e ocorrem quando a luz é refletida de um jeito específico, a ponto de formar imagens. 

Eles são uma releitura integral das imagens, sua principal característica é que pode ser observado de perspectivas, ângulos e posições diferentes. Essa tecnologia é bastante usada em eventos culturais, como no exemplo abaixo, mas também em eventos corporativos, em que a holografia de um palestrante é exibida em mais de uma unidade da empresa, num evento multi-hub. 

Metaverso

O metaverso é um mecanismo que vem sendo bastante discutido devido ao investimento feito pelo Facebook nele. Mas com isso ou não, esse modo pode e vai começar a ser muito utilizado em eventos online.

Seu conceito se trata de um ambiente virtual em que podemos transportar o participante para o nosso próprio mundo, onde ele pode interagir ao vivo. Isso abre um leque de possibilidade de ativações de live marketing, como a criação de universos da marca, de comunidades virtuais e de gamificação

É uma evolução das redes sociais e está sendo considerada a tecnologia do futuro. 

Aplicativo exclusivo

Um aplicativo exclusivo auxilia a centralizar todas as informações do seu evento, facilita as inscrições e melhora a experiência digital do usuário, já que passamos o dia todo com o smartphone por perto. 

Stands virtuais

Os painéis interativos são como stands virtuais em que cada clique resulta em uma ação diferente, isso proporciona um momento de entretenimento para o participante que quer saber o que mais ele pode fazer.

Além disso, faz com que ele queira navegar pelo evento por mais tempo, podendo até mesmo melhorar os resultados que serão analisados ao final.

Realidade aumentada

Diferentemente da realidade virtual, a realidade aumentada é um pouco mais simples, mas também proporciona uma experiência imersiva.

Ela consiste na captura de imagens e transmissão das mesmas no mundo real, ou seja, ela inclui elementos digitais em nossa realidade.

Um exemplo que torna esse conceito mais fácil de se entender é o jogo Pokémon Go que foi uma febre há pouco tempo atrás. Ele precisava que seus jogadores estivessem em um lugar específico na vida real para que pudessem capturar os pokémons que apareciam em suas telas.

Como planejar o seu evento híbrido?

Que tal levar esse mundo de tecnologias a serem descobertas para sua audiência? Use essas tecnologias combinadas com estratégias de interação, engajamento e gamificação.

Para auxiliar no processo de organização, confira o nosso checklist para eventos híbridos e comece a planejar hoje mesmo!

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