Estratégias de marketing para eventos
Um evento depende de diversas etapas diferentes, e isso inclui as estratégias de marketing para eventos.
O marketing para eventos envolve um conjunto de estratégias que serão trabalhadas, de forma que seja feita a divulgação e gere benefícios notáveis para o seu evento.
Mas para que isso seja feito de uma forma realmente eficaz, é necessário que se tenha um plano e conheça todas as ferramentas que temos à nossa disposição para colocar em prática.
É isso que vamos conhecer hoje, todos os tipos de estratégias possíveis, como podem ser utilizadas e seus benefícios para o evento online. Vamos lá:
- O que são estratégias de marketing?
- Quais os benefícios?
- Criação do plano de marketing
- Estratégias de marketing de conteúdo
- Estratégias de marketing de experiência
- Outras formas de fazer marketing para eventos
- Como medir?
- Um material especial para você!
O que são estratégias de marketing?
Dentro do marketing, estratégias são conjuntos de ações pensadas e feitas para atingir certos objetivos importantes.
Geralmente esses objetivos são relacionados a geração de reconhecimento da marca, alcance de mais pessoas e divulgação do seu evento, seja ele online ou híbrido.
Hoje em dia, mais do que nunca, as estratégias de marketing são formas de chamar a atenção dos clientes e participantes interessados.
São milhares de iniciativas e ações possíveis para que seu evento circule mais. E algumas, mas não todas, algumas das estratégias colocadas em prática podem ser tão fáceis e com um baixo custo de operação.
E para que funcione no seu evento online, você vai precisar criar um plano de marketing eficaz que auxilie os produtores de eventos a saber quais são as as tarefas que vão acontecendo com o tempo.
Então o planejamento de marketing começa desde a definição de objetivo, programação, escolha de palestrantes e plataforma a ser utilizada. Envolve todas as partes do evento sem exceção!
Quais são os benefícios?
Ao aplicar certas estratégias de marketing nos eventos, é possível ver como os resultados podem ser notáveis e muito benéficos.
Ainda mais em duas áreas que lidam tanto com dados, eventos e marketing, fica muito mais fácil ter as ferramentas certas para análises e mensuração de resultados.
Veja quais são os principais benefícios dessa aplicação:
Gera reconhecimento e alcance
Através da comunicação e divulgação dos seus eventos nas redes sociais ou com aplicação de marketing, podem gerar reconhecimento e alcance de cada vez mais pessoas.
Principalmente nas redes sociais, já que muitas pessoas usam elas como fonte de informação e checam a relevância e credibilidade de empresas através do Instagram, por exemplo.
Falando do poder das redes sociais no marketing para eventos, a RD Station fez uma pesquisa que mostra que apenas no Brasil, existem 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que engloba 79,9% de toda a população brasileira.
De forma geral, todo o marketing na internet tem grandes chances de atingir milhares de pessoas, já que 81,3% da população no Brasil tem acesso a internet, segundo o Banco Mundial em 2020.
Sendo assim, criando o plano de divulgação ideal para o seu evento, será mais fácil atingir as suas personas e alcançar ainda mais pessoas.
Fornece dados
Toda a trajetória que qualquer coisa relacionada a marketing tem começa com o planejamento, para depois seguir com as ações que devem ser colocadas em prática e por fim, os resultados.
Sendo assim, podemos até falar que existem três etapas ao aplicar o marketing nos eventos, o planejamento, ações e mensuração dos dados.
Talvez essa última seja uma das mais importantes, já que se não fizermos a análise de dados, não faz sentido aplicar as ações de marketing.
Com os dados obtidos você pode fazer uma melhor segmentação do seu público, como onde ele se localiza, idade, redes em que está mais presente e outras informações que podem complementar a sua persona.
Não só para a sua persona, mas também para compor o relatório de dados do seu evento ao final da produção.
Credibilidade
Como sabemos, grande parte das ações de marketing digital para eventos online e híbridos, acabam acontecendo em e-mails e principalmente via redes sociais.
E essas são fontes de credibilidade para grande parte dos usuários online, eles acabam tomando suas decisões através do marketing feito pela produção do evento, mesmo que não percebam ser uma campanha de marketing.
Dependendo da estratégia aplicada na situação, a credibilidade do evento pode ser ainda maior, como por exemplo utilizando a influência de celebridades ou personalidades online.
Gerar leads
Com as ações corretas sendo aplicadas de acordo com a sua persona, e principalmente, de acordo com o objetivo do seu evento, fica muito mais fácil alcançar mais pessoas.
E se você estiver atingindo as pessoas, ou seja, os clientes ideais, é muito possível que sejam gerados mais leads com as estratégias preparadas.
Para entender como isso funciona, é necessário mensurar os resultados para ver o que deu certo e o que pode ser melhorado.
Permite coleta de feedbacks
Quando você aplica estratégias de marketing nos seus eventos é possível fazer a coleta de dados, e principalmente, de feedbacks nas redes sociais, via e-mails ou ao final do evento.
Pode até ser uma opinião nas redes relacionada ao seu evento e o que foi oferecido, de qualquer forma deve ser documentado para que sirva como fonte de insights para próximas edições do seu evento.
Sendo importante também para compor o seu relatório de eventos, ferramenta muito valiosa para todos os produtores de eventos envolvidos em um projeto.
Constrói fidelidade e relacionamento
Quanto mais você aparecer no dia a dia do seu participante, seja com posts regulares, com e-mails ou outras formas de fazer marketing no dia a dia.
E vale lembrar que em certas ocasiões o marketing não necessariamente precisa vender algo, então apenas estar presente na rotina do seu participante é uma forma de ser recorrente e não deixar que ele esqueça.
Ou seja, você passa a fazer com que o seu evento seja notado, as ações também e pode criar um relacionamento com o seu participante, construindo também certa relação de fidelidade entre ambas as partes.
Criação do plano de marketing
Para que você possa ter boas estratégias de marketing e saber com que plano seguir, é necessário fazer um planejamento de marketing para o evento.
Tendo em mãos quais ações devem ser seguidas, o objetivo e como devem ser implementadas, tudo se torna mais claro para dar continuidade às ações.
Objetivos
Antes de qualquer coisa, o objetivo do evento deve estar decidido antes de começar o plano de marketing. Ele vai reger não só essas ações, mas todas relacionadas ao andamento da sua produção.
Com o objetivo do evento decidido, você poderá saber quais são as melhores ações que podem ser implementadas, inclusive no marketing.
Tenha o objetivo como principal guia durante reuniões de planejamento, ao colocar as ações em prática e principalmente quando estiver fazendo a mensuração de dados.
Persona
Depois de fazer com que todos envolvidos no evento saibam qual é o objetivo dele, para o plano de marketing devemos começar a pensar em uma persona.
A persona deve ser a personificação do que seria o seu cliente ideal, ele tem todas as dores e problemas que apenas você conseguirá resolver com o tema principal do seu evento.
Sua persona deve ter nome, idade, um trabalho, renda salarial, uma vida completa para que você possa ser o mais assertivo possível no que for direcionado para ela.
Com base nessas simples, mas tão importantes informações é possível saber quais são as redes sociais mais utilizadas pela grande maioria do seu público, como eles consomem conteúdos e outros comportamentos.
Branding
Em qualquer campanha se faz necessária a criação de um branding para o seu evento. Mas o que é branding?
Branding é toda a gestão de marca feita para uma empresa, marca ou então nesse caso, para o seu evento.
Ele vai auxiliar a estabelecer o posicionamento do seu evento e alinhar seus valores. Ou seja, tem como função principal melhorar a imagem da sua produção perante o público.
A criação do branding vai envolver a identidade visual, definição de cores a serem utilizadas, fonte das peças de arte, logotipo e tom de voz da comunicação do evento.
Você pode conhecer mais sobre esse tema no artigo completo: Branding para eventos: o que é, conceito e exemplos.
Tipos de conteúdo
O tipo de conteúdo criado pode variar de acordo com a sua persona, com a rede utilizada e a frequência com que se vai postar.
Por exemplo, para uma persona que está na faixa dos 18 aos 25 anos, as redes sociais que devem ser utilizadas são: Instagram, TikTok e Twitter.
Dando um destaque especial para o Instagram e TikTok que possuem os vídeos virais, como reels, iGTV e posts estáticos.
Então é muito importante que antes dessa definição se faça a criação da persona, perceba que uma etapa não vai poder existir sem a outra.
Estratégias de divulgação
E é claro que no plano de marketing não podem faltar as estratégias que serão aplicadas, elas podem ser de diferentes tipos como em mídia online ou tradicional, em redes sociais ou então em outros canais.
Mas isso nós iremos conhecer mais ao longo do artigo!
Mensuração de resultado
Ao definir o plano de marketing, você ainda não terá os dados necessários para fazer a mensuração, mas isso não significa que essa etapa não possa estar pronta.
Ou seja, selecione quais são as métricas mais importantes para as estratégias aplicadas, por exemplo, caso tenham sido aplicadas em redes sociais as métricas envolvem impressões e interações, principalmente.
Então tenha em mente quais são as métricas necessárias antes de ter elas em mãos, para que depois o único processo a ser feito seja a análise.
Estratégias de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada majoritariamente na internet, onde o principal objetivo é fazer a criação de conteúdos relevantes, informativos e que gerem valor para o seu participante.
Os conteúdos criados podem ser artigos para blogs, e-books, posts em redes sociais e e-mails também.
Vale mencionar que você precisa ter a persona em mente para fazer a criação dos seus conteúdos, já que eles vão direcionar a plataforma a ser utilizada, tipo de conteúdo e tom de voz a ser utilizado.
Agora vamos conhecer as principais formas de estabelecer estratégias de marketing de conteúdo para eventos.
Redes Sociais
As redes sociais são uma plataforma em que grande parte das pessoas passam seu tempo navegando, muitas pessoas inclusive usam as redes para consultar informações e se manter informados sobre assuntos atuais.
Os conteúdos criados para cada rede possuem suas diferenças em layouts, legendas publicadas, chamadas para ação (CTA’s) utilizados e até mesmo o tom de voz.
Um exemplo bem claro disso é o LinkedIn que por se tratar de uma rede social corporativa necessita de um tom de voz mais voltado para a formalidade, enquanto no Instagram isso não se faz tão necessário.
E nesse caso, a sua persona vai precisar ser consultada para saber qual a rede social mais indicada.
Segundo dados de um estudo feito pela Capterra, cada geração se dá melhor com uma rede social diferente. Para a geração Z, nascidos a partir de 1996, as redes sociais mais utilizadas são o TikTok, Pinterest e o Instagram.
Enquanto para a geração Y, chamados também de Milennials e nascidos entre os anos de 1978 e 1995, a maior presença está no Snapchat.
Já para a geração X, dos nascidos entre 1965 e 1977, o uso é maior para Instagram e Facebook. Por fim, os chamados baby boomers, nascidos entre 1946 e 1964, a preferência é de Facebook e Instagram também.
O e-mail é ainda uma das principais ferramentas utilizadas no mundo do marketing, isso por que para qualquer cadastros nós sempre os utilizamos.
Para os eventos eles podem ser usados como forma de divulgação para a base de contatos que você já possui, seja enviando confirmação de inscrição, de lembrete ou continuando a comunicação pós evento.
É muito importante que se use os e-mails de forma consciente, para que eles sirvam mais como uma porta de entrada para a criação de um relacionamento, com um participante que pode vir a se tornar um lead, e mais tarde até um cliente.
Aqui na Evnts temos um material gratuito pensado na comunicação via e-mail do seu evento.
É o e-book de e-mail marketing para eventos, nele você vai a anatomia de uma campanha de e-mails, as boas práticas e modelos para colocar sua estratégia em ação. Não deixe de conhecer!
Marketing de influência
O marketing de influência é uma modalidade que vem se destacando recentemente, principalmente com a plataforma do TikTok e os reels do Instagram que dão espaço para influenciadores e criadores de conteúdo crescerem no seu nicho.
Essa estratégia visa que o seu evento entre em contato com criadores de conteúdo ou esses influenciadores, para que eles chamem mais atenção ao seu evento apenas pela presença.
Para escolher o influencer que vai trabalhar com você e ter presença marcada no seu evento, você deve analisar a sua persona e com o que ela se identifica.
Por exemplo, para um público mais jovem, você pode preferir um criador de conteúdo mais jovial com um conteúdo descontraído.
Se o seu público é composto de pessoas interessadas por maquiagem e reviews de produtos, o seu evento pode buscar gurus de maquiagem que tem destaque na internet.
Segundo dados recolhidos pela RD Station, 57,2% do público de jovens entre 16 e 24 anos seguem algum influenciador nas redes sociais.
Conforme a faixa etária vai subindo, esse número tende a cair, ou seja, na faixa etária de 55 a 64 anos, apenas 22,7% seguem algum influencer em redes sociais.
Caso essa estratégia faça sentido para o seu evento e sua persona, lembre-se buscar o que realmente vai gerar valor aos participantes do evento.
Anúncios
Provavelmente você já se deparou com algum anúncio do Google ou das redes sociais, comumente chamados de Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e assim vai.
Geralmente o termo Ads é designado a anúncios ou promoções, e em cada plataforma essa funcionalidade age de uma forma diferente.
É comum que você possa segmentar as pessoas para as quais o anúncio aparecerá. Essa segmentação é feita de acordo com o seu público alvo e a persona para qual seu anúncio e o conteúdo dele se destinam.
Pelo Google Ads, existem diferentes formas de fazer anúncios, a principal delas é também a mais notável, em que fica uma pequena Tag escrita “patrocinado”, para mostrar que aquilo é um anúncio, como no exemplo abaixo:
Por isso, ao falar sobre planejamento de marketing em eventos, precisamos bater muito na tecla de que a persona é uma das coisas mais importantes, principalmente ao falar de anúncios patrocinados em que é necessário investimento.
Dessa forma você tem o resultado esperado e ainda não perde dinheiro com estratégias que não dariam certo.
Em redes sociais como Instagram, LinkedIn e Facebook, você pode patrocinar suas publicações para que elas apareçam para quem tem interesses em comum com o seu nicho.
A melhor parte de fazer anúncios para o seu evento, é que todas as plataformas com essa funcionalidade oferecem muitas opções de dados completos para melhorar a sua experiência.
Esse tipo de aquisição de participantes, clientes e leads, é chamado geralmente de tráfego pago. Já que o anúncio feito para que atingisse os clientes foi pago e por isso acessaram a landing do seu evento.
Vídeos e podcast
Vídeos sempre foram um tipo de conteúdo que muitas pessoas apreciam e que preferem consumir, principalmente se tratando de vídeos curtos e virais como os de TikTok ou os shorts que o Youtube começou a circular.
E recentemente os podcasts também vem se tornando sensação, existem podcasts sobre horóscopos, notícias, assuntos diversos, e é claro, sobre eventos, como o nosso podcast “Evnts Tá On”.
Eles são uma ótima forma de consumir um conteúdo rápido, mas ainda assim valioso. E se antes de planejar o seu evento você já costumava trabalhar com vídeos e podcasts, essa é uma ótima estratégia para divulgação.
Coloque avisos na descrição dos conteúdos feitos, e mencionar durante ou ao final dos vídeos ou podcasts.
Assessoria de imprensa
Ao planejar um evento você pode contar com uma assessoria própria, ou fazer a contratação de uma por fora.
Seja qual for sua forma de atuação, ela vai te auxiliar a atingir mais canais de divulgação.
Ela vai criar uma ponte entre você e a mídia, para que o seu evento seja divulgado em canais de TV, jornais ou sites, dependendo do tipo e aceitação dos veículos de comunicação.
Mas se você não quiser contar com uma assessoria de imprensa, pode criar o seu próprio release, e entrar em contato com empresas como Dino, Ajude um Repórter ou Universo de Negócios.
Todos esses são sites que permitem o compartilhamento dos seus releases com outras pessoas, jornalistas de veículos famosos ou canais de comunicação.
E para que você crie um ótimo release que possa chamar a atenção, nós temos um modelo incrível que vai auxiliar na divulgação do seu conteúdo:
Estratégias de marketing de experiência
Em eventos, o marketing de experiência é de extrema importância, já que o participante geralmente se inscreve em um evento online pela experiência que vai ter, seja recebendo o conteúdo ou com as atividades propostas.
Por mais que criar uma “experiência incrível” pareça algo simples, na prática pode ser algo complicado agradar a todos ou a grande maioria dos participantes de um evento.
Para entender mais sobre essa modalidade, conheça nosso artigo completo: “Marketing Experiencial: como usar em eventos?”
Conheça algumas estratégias que podem ser aplicadas nessa área para melhores resultados!
Parcerias e patrocinadores
Dependendo do seu formato de evento, entrar em contato com empresas que estejam no mesmo nicho que o seu – mas não são concorrentes diretos – pode ser algo interessante para criar parcerias, e até conseguir patrocinadores.
Os parceiros e patrocinadores podem ser fundamentais para garantir mais divulgação, e é claro, uma experiência incrível.
Para um bom exemplo de parceria, podemos citar um evento que vem dando o que falar recentemente, o The Town.
A abertura de ingressos antecipados para quem fez o cadastro foi dia 14/03, e para quem tivesse qualquer cartão de crédito do Itaú, foi permitido que parcelem o valor em até 8x, qualquer outro cartão iria até 6x de parcelamento.
Essa é uma forma de parceria vantajosa para os dois lados, quem não tinha cartão do Itaú poderia fazer um para ter o benefício e quem já tinha iria utilizar para o evento.
Já sobre patrocinadores, aqui os melhores exemplos são outros eventos de grande porte como o Rock in Rio e Lollapalooza.
Nos dois eventos as atrações principais são os artistas, mas no mesmo espaço marcas patrocinadoras compraram cotas para participar com diferentes formas de surpreender os seus participantes.
No Rock in Rio de 2022, por exemplo, as marcas aproveitaram o momento e o espaço conquistado para criar stands gigantes que ofereciam experiências para quem quisesse.
E para fazer a prospecção de parceiros e patrocinadores, você precisa encontrar empresas com valores semelhantes aos seus e que possam agregar mais valor a experiência que será proporcionada a princípio.
Depois de escolher as empresas com as quais você tentará o contato, é hora de falar com elas. Para isso crie propostas com contrapartidas que possam agradar ambos os lados.
É interessante utilizar o relatório de eventos, se essa for uma edição de alguma produção que já vem acontecendo.
Ou então apresente os possíveis resultados e como a sua equipe irá atingir esses números. Lembre-se que para ser uma parceria é necessário atingir os dois lados.
Cupons e descontos
Você ainda pode buscar outras formas de proporcionar experiências, seja com as parcerias ou sobre o seu próprio evento, os descontos e cupons diversos são ótimas formas de atingir isso.
Para quem se inscrever até certa data, a produção pode oferecer certo incentivo, como descontos progressivos ou alguma promoção especial.
Dependendo do foco do seu evento, isso pode auxiliar ainda a gerar mais e mais vendas e tornar os participantes em leads de forma mais rápida.
Gamificação
Durante o seu evento você também pode criar experiências que agregam mais valores aos seus participantes. E uma delas muito famosa principalmente em eventos de cunho educativo é a gamificação.
Apesar de ser feita em eventos educativos, têm atravessado barreiras para os eventos corporativos como atividades para desconcentração. Afinal, quem não tem a sua criança interior?
Gamificação vem do inglês “gamification”, é uma prática que usa dinâmicas e atividades diferenciadas para criar um ambiente de engajamento, proporcionando momentos de descontração e competições saudáveis.
Ela vem se inserindo cada vez mais em diversos tipos de eventos, seja ele corporativo, educacional ou de qualquer outro nicho.
Se o seu evento não for de grande porte é uma estratégia que vale muito a pena ser aplicada, já que é possível criar breakout rooms dividindo os participantes em times e grupos.
Nesse caso existem atividades como Gartic, Uno online, Among Us, Stopots e outros que permitem mais ou menos 10 pessoas por jogo e todos podem se divertir.
Já para eventos de grande porte você pode aproveitar em atividades que independem de interação. Como testes de conhecimento individuais que geram pontos, ou missões e conquistas adquiridas visitando stands online.
Outras formas de fazer marketing para eventos
Além dessas várias formas de marketing que existem, algumas não podem simplesmente ser colocadas em caixinhas de conteúdo ou experiência, por isso, acabamos trazendo mais esse tópico para você.
Remarketing
O remarketing é uma estratégia que consiste em refazer o marketing para uma mesma base, mas de forma diferente.
Consiste em impactar novamente quem já esteve em contato com a sua marca, podendo ser feito pelas redes sociais ou por e-mails, sendo a última alternativa a mais comum.
Por exemplo, um evento em sua primeira edição e que não foi muito planejado pode ter impactado uma série de pessoas e não ter sido uma ótima experiência.
Então depois de algum tempo, a produção do evento irá tentar novamente acertar as pessoas certas, mas dessa vez com a estratégia correta.
Marketing de incentivo
Mesmo que você não saiba exatamente o que é o marketing de incentivo, provavelmente já se deparou com alguma estratégia desse tipo.
Ele pode ser aplicado em diferentes cenários, por exemplo, em uma empresa o marketing de incentivo se trata de ações que vão incentivar os colaboradores a dar o seu melhor.
Um exemplo mais prático disso, é uma competição saudável em que quem tiver mais pontos relacionados ao trabalho ganha algo no final da semana ou do mês.
É uma forma de manter os colaboradores mais felizes e motivados. Porém, isso não pode ser feito apenas em âmbito corporativo, mas também para os seus eventos.
Uma forma que é muito utilizada é: convide X pessoas para participar do evento e ganhe acesso a aulas exclusivas. E quanto mais pessoas que o participante convida, mais benefícios ele ganhará.
Mídia espontânea
A mídia espontânea acontece da mesma forma que diz seu nome: de maneira espontânea.
É o espaço conquistado na mídia de forma orgânica, sem que o assunto principal da matéria tenha pago para ser mencionado.
Isso pode acontecer em canais de comunicação como TV, internet, blogs e outros que fornecem informações.
Para isso, você pode entrar em contato com jornalistas, enviar o release montado para que eles avaliem o conteúdo e descubram se vale a pena comunicar ou não.
É uma forma de alavancar o alcance do seu evento sem necessitar de um investimento feito.
Como medir?
Não adiantará colocar as práticas de estratégias de marketing em ação, se você não for medir o desempenho delas ao final do evento.
Por isso, ainda durante o seu plano de marketing tenha em mente que você precisará fazer a mensuração, ela precisa ser feita durante o pré, execução e pós evento.
Vamos conferir como medir os resultados proporcionados pela sua estratégia de marketing em eventos:
Analisar conversão da landing page
A conversão do site é uma das métricas que pode auxiliar a entender se o marketing do seu evento deu certo ou não. Porém, não é o único dado a ser consultado e mensurado ao fim do evento.
Para entender mais sobre a conversão, precisamos saber o que é. A conversão do site ou da sua landing page do evento, se refere à quantidade de pessoas que entraram na landing e realmente se inscreveram no seu evento.
E essas pessoas podem encontrar a sua landing page de diferentes formas, seja através de anúncios do Google, através das redes sociais, e-mail e outras fontes.
Para fazer o cálculo da quantidade de acessos que realmente converteram, você precisará tirar a razão entre o número de acessos que sua página teve e a quantidade de inscritos.
Por exemplo, se sua landing page teve 100 acessos em 1 dia e 40 inscrições, isso significa que sua taxa de conversão é de 40%. Assim pode ser entendido o que fazer na próxima e quais estratégias aplicar nos dias seguintes.
Métricas de redes sociais
Dependendo das redes sociais que forem utilizadas durante a divulgação do seu evento, as métricas podem ser diferentes, já que cada plataforma tem duas características específicas.
Conheça as principais métricas de algumas redes e onde encontrá-las:
O LinkedIn é uma rede feita para profissionais e empresas, se você possui um negócio ou marca no mercado de B2B, pode preferir fazer suas divulgações no próprio ambiente.
Não só com posts frequentes na página da sua empresa, mas também na ferramenta de criação de eventos da plataforma. Ela permite que você crie uma divulgação e convide outras pessoas, mesmo que seja um evento externo.
Além dessas informações ele pede a descrição e fornece a possibilidade de adicionar os palestrantes.
Feito isso, será criado um feed para o seu evento, em que é possível convidar as pessoas, fazer posts específicos, promover o networking e analisar os dados fornecidos.
Mas se você pretende fazer os posts diretamente em sua página sem ser em um evento do LinkedIn, ele também apresenta uma série de dados que fazem a diferença.
Dentre cada categoria você pode encontrar diferentes dados, mas os que geralmente acabam sendo mais consultados são as impressões e interações, esse último engloba reações, comentários e compartilhamentos.
No próprio site você pode selecionar um período que ele irá gerar uma planilha com os dados solicitados.
Pelo LinkedIn você pode usar quatro formatos diferentes de posts, são eles os estáticos, carrossel, enquete e vídeos.
O Instagram é uma rede muito utilizada todos os dias por milhares de usuários, então seu alcance acaba sendo muito grande, principalmente por conta de pesquisas, hashtags e pelo explorar.
Pelo Instagram os formatos podem ser stories, IGTV, reels, posts estáticos e de carrosséis, fora os anúncios que podem ser feitos.
Se você tiver o aplicativo conectado ao Hubspot, plataforma de CRM muito conhecida, poderá ter os dados pela plataforma, mas apesar de ser algo interessante e prático, ele não traz dados de reels e stories.
As métricas do instagram podem ser acessadas pela aba de “insights” no aplicativo para celular.
Nele você pode conferir o seu painel profissional, com informações das contas alcançadas e quantas delas eram seus seguidores ou não:
Para cada publicação é possível conferir o alcance de contas, os comentários, quantas pessoas salvaram seu post e enviaram para as pessoas.
Apesar de parecer que o Instagram traz mais dados, cada rede possui sua particularidade e uma forma de trazer as métricas que você precisará analisar ao longo do seu evento.
O Facebook ainda é uma rede muito utilizada, mas hoje em dia apenas por um público mais específico.
Ele traz opções de criação de conteúdos, marketplaces para empresas, criação de eventos assim como no LinkedIn e a criação de páginas para empresas e marcas.
Para análise de métricas, o Facebook busca trazer insights assim como no Instagram. Nessa página são disponibilizadas informações de conteúdo, público, anúncios, ferramentas de engajamento e planejamento também.
Por exemplo, você consegue ver a visão geral da sua página:
A rede também apresenta dados demográficos do seu público:
Outra grande vantagem é que se a sua conta for profissional tanto no Facebook quanto no Instagram, é possível conectar ambos ao Meta Business e ter todas as funcionalidades que ele oferece.
Como notificações e caixas de entrada sincronizadas e centralizadas em apenas um lugar.
O ambiente permite que planeje os posts dos próximos dias, programe-os, sejam eles estáticos, carrosséis, stories ou reels, ele traz ainda o gerenciador de anúncios caso seja essa a sua estratégia.
Outras redes
Podemos encontrar métricas importantes em outras redes também, escolher qual será utilizada ao longo do seu evento, você precisará entender quais são as preferências da sua persona em questão de plataforma.
Elas podem ser o Youtube, TikTok, Anchor para podcasts e outros que também trazem insights valiosos.
Um material especial para você!
E para finalizar o nosso artigo super completo sobre as estratégias de marketing para eventos online e híbridos, gostaríamos de te oferecer um material gratuito para agregar ainda mais conhecimento a sua carreira de produtor (a) de eventos.
Apresentamos o infográfico “Métricas e Indicadores na Jornada do Participante em Eventos”.
Esse material traz todos os dados necessários para que você entenda mais sobre a jornada do seu participante em todas as etapas, desde o pré evento, a execução e o pós.
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