Branding para eventos: o que é, conceito e exemplos
Um evento é composto de muitas etapas e preparações, e o branding para eventos é uma dessas partes, é muito importante diga-se de passagem.
Nesse artigo vamos conhecer mais sobre o conceito de branding para eventos, suas aplicações e importância neste meio:
- O que é branding?
- Branding para eventos
- Estratégias de branding para eventos
- Principais tendências de branding para eventos
- As experiências no branding para eventos
- Como aplicar o branding para eventos
O que é branding?
Quem está trabalhando direta ou indiretamente com marketing, já deve ter escutado falar em branding. Isso porque ele é muito importante para tudo que fazemos e todos os passos que damos, seja como empresa, eventos ou empreendimentos.
Mas o que é branding ou brand management, e por que é tão importante? Brand management significa gestão de marcas em português.
Ou seja, a gestão envolve toda a construção de uma marca, como conceito e ideias, envolvendo também slogans, cores usadas, logotipos e todos os outros elementos de uma identidade visual.
Então branding é um conjunto de ações ou estratégias que vão trabalhar a forma que o público vê a sua marca, empresa ou evento.
Tem como objetivo principal estabelecer o seu posicionamento perante o mercado e alinhar os valores da sua marca ou empresa.
É esse conjunto de ações e estratégias que vai auxiliar a determinar a forma que o público percebe a sua empresa.
Além de impactar o público da sua empresa pela forma que eles te veem no mercado, todo o conjunto da sua identidade visual tem como objetivo despertar emoções e criar conexões entre marca e consumidor.
Importância do branding
Através do brand management, uma marca pode criar não só a sua personalidade, como o seu tom de voz, mas também envolve a criação de valores, missão, visão e propósitos.
Isso acaba fazendo com que o seu público crie uma certa conexão e proximidade com a marca, além de gerar uma identificação entre a personalidade e valores.
Por exemplo, muitas pessoas que se importam com a sustentabilidade e o meio ambiente, buscam esses valores ao procurar uma empresa para usar algum serviço ou comprar algo.
Assim como existe um certo público que se limita a consumir apenas produtos veganos e cruelty free, sendo assim, eles sempre buscam se conectar com a marca através da personalidade e visão demonstrados nas estratégias de brand management.
Podemos entender que através do branding, os laços com seus consumidores podem ser estreitados e até mesmo gerar fidelidade a partir disso.
Perante o mercado, uma marca que tem seu branding consolidado ou está em processo de mudança de valores, visão ou personalidade, pode acabar criando certa credibilidade, presença na sua área e reforçando sua identidade.
Uma marca pode até se tornar referência em sua área, dependendo de como montar e aplicar suas estratégias de branding. Além de criar laços de fidelidade, a marca pode atrair mais pessoas também.
Branding X Marca
Vale lembrar que esses dois conceitos não significam a mesma coisa, marca e branding são definições diferentes para concepções parecidas, mas não iguais.
A marca é a identidade de uma empresa, como se fosse uma pessoa que representa toda uma companhia. Enquanto, o branding é a gestão dessa marca, desde o seu nascimento até o conjunto de ações tomadas para manutenção dela.
Tipos de branding
Existem alguns tipos de branding diferentes que as pessoas podem aplicar em seus eventos, estratégias de marketing e outras ativações.
Eles podem ser o Rebranding, Brand Experience ou então Brand Sensorial, além de muitos outros que existem e são valiosos para as estratégias dependendo de suas finalidades.
Rebranding
O rebranding é o ato de ressignificar a imagem de uma empresa, e até mesmo de um produto ou serviço.
Com esse tipo de estratégia, é possível mudar a forma que o público vê a sua empresa no mercado. Essa mudança pode ser desde logo, identidade visual, nome, slogan, cores, tom de voz e muitas outras.
Muitas empresas já passaram por esse tipo de processo, e muitas ainda vão, isso acontece para que ela possa se adaptar às tendências atuais, ou então para ser melhor aceita pelo público.
Em eventos isso é comum acontecer, por exemplo, o evento da RDsummit, ele passou por um rebranding desde o começo de sua trajetória em 2013. Veja:
A diferença entre os anos de 2013 até 2017 são notáveis, e podemos notar isso também no logo de 2022, que vem seguindo as tendências atuais:
Outro evento que passou por mudanças em sua logo foi o Web Summit, desde o começo dele em 2014 até hoje em dia:
Ele pode parecer algo de cunho estético, mas muitas empresas acabam precisando de uma mudança na direção de suas estratégias e posicionamento perante o mercado.
O Rebranding pode ser feito de três formas diferentes, sendo ele parcial, em que a marca não muda todos os seus fatores, mas apenas parte deles como a tipografia usada em uma logo, as cores ou algum outro fator pontual.
Em segundo lugar existe o rebranding evolutivo, em que vão se fazendo alterações pequenas ao longo do tempo, para que não seja algo abrupto e pegue as pessoas de surpresa.
E por último existe o rebranding radical ou revolucionário, em que se muda muitas coisas de uma vez só, ou seja, existe uma mudança no branding geral da empresa.
Brand Experience
O brand experience é uma vertente dentro do branding, assim como o rebranding. Trata-se de um conjunto de técnicas usadas para melhorar a relação entre empresa e consumidor.
São estratégias para que se fortaleça o vínculo das duas partes em uma marca, dessa forma o cliente pode acabar mais satisfeito e também mais fiel a sua marca.
Dessa forma as marcas e empresas, ou eventos, vão gerar mais valor para o seu público ideal a partir de experiências que podem valer ainda mais, já que gera interação e engajamento.
Brand Sense
Já o brand sense segue uma linha de estratégia para que a sua marca desperte os 5 sentidos do seu público.
Ele traz o conceito de que a construção de uma marca deve ser feita em cima dos cinco sentidos: audição, visão, olfato, tato e paladar.
Geralmente os sentidos que são mais “atacados” para serem melhores trabalhados são a audição e a visão, mas isso deve depender do tipo de marca, estratégia e objetivo que se tem em primeiro lugar.
Branding para eventos
Agora que já se sabe o que é branding, é importante dizer que ele é um grande direcionador para começar o planejamento e preparação do evento.
Ele não necessariamente precisa ser igual ou totalmente diferente do logo da sua empresa. Como por exemplo, a nossa Evnts Live tem uma identidade visual diferente da marca da Evnts, mas continua sendo promovido pela própria empresa.
Ter uma identidade visual e brand management fortes, é essencial para que o seu evento seja memorável e fique guardado na mente dos seus participantes. Além de gerar experiências incríveis.
Com o branding em dia da sua empresa, é possível que ele sirva de guia para a identidade visual do seu evento, toda a divulgação nas plataformas e redes sociais, as atrações a serem chamadas e também os patrocinadores que irão ser captados.
Então, depois da definição do objetivo da sua produção, começa o pré evento. Se a sua empresa já tem o branding definido, fazer o brand management do seu evento pode ser uma tarefa mais fácil.
Meio caminho já estará andado se você tiver o branding da sua marca pronto e em mente quando começar a fazer o planejamento dos seus eventos futuros.
Benefícios do Branding para eventos
O branding em eventos pode existir de duas formas, ele pode ser o branding para eventos que vai trabalhar a identidade visual dele para dar certos benefícios ao seu evento.
Enquanto outra forma é trabalhar o branding da sua empresa através de um evento, podendo fazer ações que trabalhem o valor, missão e valores.
Independente do tipo de branding que for feito, ele gera inúmeros benefícios para quem o aplica em seus eventos.
Um dos primeiros benefícios que podemos pontuar, é o reconhecimento do público, que fica fresco na memória deles.
Por isso, tentar criar uma identidade visual semelhante a da sua marca, mas ainda assim própria do seu evento, pode fazer com que as pessoas identifiquem automaticamente o que estão vendo e a que empresa ou evento se refere.
Se o participante do seu evento se identificar com os seus valores e com o que foi transmitido durante a execução do evento, ele pode voltar para mais edições, e inclusive promover o marketing boca a boca, chamando mais pessoas.
E já falando sobre valores, missão e visão, elas são muito importantes em um evento também, eles devem seguir a forma que a sua empresa se apresenta no mercado para que sejam fortalecidos e reforçados perante o público.
Promover o branding para os seus eventos vai gerar também credibilidade e autoridade para ele. De forma que mais pessoas verão a sua empresa como referência em certo assunto.
Quanto mais você lança a sua empresa no mercado com o branding ideal para seu público e mantendo seus valores alinhados com os ideais da marca, mais parceiros e patrocinadores podem ficar interessados em sua marca e empresa.
É também uma forma de melhorar a imagem da sua marca ou empresa, já que vai melhorar sua presença no mercado, fazendo com que as pessoas percebam melhor a sua marca, o que você oferece e seus valores.
Estratégias de branding para eventos
Para trabalhar as estratégias de branding para o seu evento, é necessário pensar em algumas coisas antes. Veja o que é necessário:
Criação de uma persona
Se você ainda não começou o brand management da sua empresa ou do seu evento, o primeiro passo é fazer a criação de uma persona.
A persona é um dos passos mais importantes, ela é um personagem fictício, mas que vai representar o seu público ideal, fazendo assim, com que todas as suas ações de marketing e de divulgação sejam mais assertivas.
Uma persona é o primeiro passo para que se possa pensar em um evento, afinal, o que o seu cliente ideal gostaria de ter como conteúdo, benefícios e bônus?
É também uma forma de guiar a criação da identidade visual, das peças de comunicação em redes sociais e quaisquer outros elementos gráficos que precisem ser feitos para o seu evento.
Vale lembrar que se for criada uma “sub marca” para o seu evento, a sua empresa deve estar incluída em toda a comunicação e divulgação também.
Isso vai reforçar não só o evento como a sua marca e deixá-la mais forte na mente de seus possíveis clientes.
Plano de divulgação
O ideal é que se tenha tempo suficiente para trabalhar a divulgação e o marketing do seu evento. Dessa forma você pode atingir o máximo de pessoas possíveis ao colocar as estratégias em prática.
E para que isso seja feito você vai precisar definir a sua persona, como mencionado é um ponto muito importante e que não deve ser negligenciado.
O plano de divulgação deve conter todas as redes sociais que serão utilizadas para a comunicação do seu evento, assim como o conteúdo que terão nas peças de arte, a forma de CTA (call to action) a ser usada e muitas outras formas de divulgação.
Crie uma marca única para o evento
Dentro da sua empresa você pode ter diferentes segmentos da marca ou subtipos de comunicação, até mesmo para um evento.
Então criar uma identidade visual que se relacione com a marca principal, pode ser uma boa estratégia para separar as duas coisas, o evento e as ações da empresa, mas ainda assim mostrar que é feito por ela.
É uma forma de fortalecer a marca e ainda gerar autoridade no mercado, já que vai mostrar como sua empresa sabe sobre o assunto e é referência sobre esse assunto no mercado.
Presença digital
Para um evento, a presença digital e divulgação deles é muito importante. É necessário que seja feita a comunicação de forma cuidadosa e assertiva para o público ideal.
Os conteúdos devem ser pensados de acordo com o seu evento, a identidade visual e a sua persona.
Manter uma presença digital frequente é muito importante para que as pessoas se lembrem e não esqueçam da sua marca nas redes sociais.
Trabalhe o seu marketing de experiência
O marketing experiencial é muito importante para gerar momentos memoráveis nos participantes de um evento.
E pode fortalecer ainda mais o branding da sua marca perante o seu público, possíveis patrocinadores e parceiros.
Principais tendências de branding para eventos
No branding podemos encontrar algumas tendências valiosas para serem aplicadas em seus próximos eventos, confira:
Marcas humanizadas
Não é só a parte visual que faz parte do branding de uma empresa, o tom de voz, comunicação dela com os clientes e a forma de lidar com problemas também fazem parte de como ela é vista por outras pessoas.
E a tendência é que mais e mais empresas adotem a comunicação mais humanizada, de um para um. Isso acaba fortalecendo laços com os seus clientes ou público.
De forma que eles realmente se sentem acolhidos durante uma conversa com a sua marca ou produção do evento.
Uso de inteligência artificial
Mas ao mesmo tempo que a comunicação humanizada vem sendo aplicada pelas empresas, elas vêm buscando também automatizar os seus processos e a comunicação.
É um pouco contraditório, mas é bom ter um atendimento mais informal através do uso de inteligência artificial, e a comunicação humanizada de um para um e com pessoas reais para lidar com problemas mais graves que os participantes precisem.
Ações com propósito
Outro ponto que está se tornando crucial para o DNA das marcas é a execução de ações com propósitos.
Por exemplo, marcas que promovem ativações ou ações com propósito, ações que se baseiam em algum tipo de causa.
Como por exemplo, as ações do Rock in Rio em relação à sustentabilidade. Em que eles incentivaram o seu público a recolher o lixo produzido para que pudessem ter algo em troca.
Isso pode ser chamado também de branding ativista, em que as marcas propõem ações que influenciam seus consumidores, fazendo o bem e ajudando causas.
Nostalgia e influência da cultura pop
Está cada vez mais comum as referências ao passado, dando a sensação de nostalgia para o seu público.
Mas isso tem que ser feito de acordo com a sua persona, por exemplo, se o seu público ideal for crianças ou pessoas jovens, essa é uma estratégia que não vai funcionar.
Já a influência da cultura pop nos seus conteúdos, eventos e até mesmo na produção de uma identidade para o evento pode ser uma estratégia interessante, para atingir tanto públicos mais adultos quanto os jovens.
Mas lembre-se que é importante pensar sempre na sua persona para criar a melhor linha de comunicação.
Minimalismo
Outra linha de tendência que vem sendo muito seguida é a do minimalismo, não só em slogans, quanto em logos e designs, como na landing page de um evento também.
As experiências no Branding para eventos
Em eventos, as experiências são o carro chefe para que seus participantes voltem mais de uma vez para ver suas produções futuras.
E no mercado nós temos diversos exemplos de marcas e empresas que tiveram grande êxito ao colocar essa estratégia em prática.
Tanto empresas que promoveram o evento e se saíram muito bem em criar experiências, quanto marcas que fizeram ativações dentro de eventos.
Confira alguns exemplos:
1 – Evento de drive-in de Stranger Things
Para promover a série de Stranger Things, em 2020, a Netflix criou uma ação que ficou chamada de drive-into em Los Angeles.
Por ter sido durante a pandemia, a ideia foi criar alguma coisa que fosse dentro dos padrões de segurança da quarentena.
Então as pessoas poderiam dirigir em comboios de até 24 veículos, para passar de cenário em cenário para se sentirem mais imersas no mundo da série.
Dentre os cenários que existiam, tinha o Starcourt Mall, o mundo invertido e também os laboratórios russos.
2 – Red Bull em eventos esportivos
De forma geral, a marca Red Bull, é uma grande referência quando o assunto é marketing esportivo e branding experiencial.
Eles estão muito acostumados a criarem grandes ativações em eventos de skate, pool crush, corrida e outros.
Um exemplo no Brasil é o Festival Turá, que em 2022, contou com apoio e ativação da marca de energéticos Red Bull.
No evento ela tinha um bar com o visual da marca, relembrando o vermelho e azul, além de um lounge contendo um Kombi Bar para que tirassem fotos.
3 – Sephora no Coachella em 2018
O Coachella é um evento que ocorre anualmente e é muito querido pela grande maioria dos seus participantes, tendo admiradores no mundo inteiro.
E todo ano milhares de marcas promovem ativações incríveis para prender a atenção dos participantes e melhorar a sua experiência.
Em 2018 quem fez isso foi a Sephora, tendo em mente que a grande maioria dos participantes faz grandes produções de maquiagem e cabelo no evento, eles promoveram uma tenda especificamente para isso.
Ainda mais sabendo que muitas maquiagens e penteados podem ser destruídos pelo calor forte do deserto durante os shows.
Eles promoveram acesso a serviços de beleza gratuitos, como cabelos trançados, retoque de maquiagem, tinta de cabelo temporária e penteados diversos.
4 – Trident no Lollapalooza em 2016
Em 2016 o Trident criou uma grande produção para divulgar seu novo sabor de chiclete, o Trident Fresh Limão Ice.
Foi feito um grande Iceberg de 100 metros quadrados, em que os participantes poderiam descer por um tobogã de 5 metros de altura. Outra de suas ativações foi a aplicação de tatuagem temporária com a lineup do ano.
Como aplicar o branding para eventos
O branding para eventos não consiste apenas em uma identidade visual, ele precisa ser trabalhado e aplicado com frequência para que seja bem visto e lembrado por seus participantes.
Ele pode, e deve, estar em suas peças nas redes sociais, podendo ser percebido pelas legendas e pela comunicação visual.
Em eventos pode ser notado também na landing page do seu site com um design responsivo, que funcione tanto em sites para o desktop quanto para sites mobile.
O branding do seu evento deve estar contido também nos e-mails enviados de lembrete e em todas as formas de comunicação.
Essa é apenas uma das técnicas que podem ser aplicadas para que seus eventos se tornem mais memoráveis para os seus participantes.