Como gerar leads em eventos online

mulher mexendo no computador para gerar leads

Muitos eventos são feitos com o objetivo de gerar leads, mas para isso eles precisam ser muito bem pensados e planejados com este foco, a fim de  que tragam o resultado  esperado. Para explicar este assunto, o artigo será dividido conforme a seguir:

O que são leads?

Antes de querer gerar leads, é importante que se entenda o que significa isso. Os leads são os contatos de possíveis clientes, pessoas que demonstraram algum interesse em conhecer mais sobre a sua marca ou serviço. 

No caso do evento online, o lead é capturado de forma direta, no momento em que  uma pessoa se inscreve para participar do evento.

Eles devem ter deixado algum dado ou informação pessoal em troca de algo que a empresa esteja oferecendo. Em se tratando de um evento, isso ocorre ao se inscrever com e-mail, número de telefone, nome, cargo, empresa e outras informações que você julgar relevante para seu negócio. 

Há aí uma abertura para que a sua empresa entre em contato com o participante para conteúdos sobre o evento e também negócios, especialmente por e-mail. É nesse momento que irá começar um relacionamento entre a organização do evento e o participante.

Lembre-se que deve ter uma séria política de proteção de dados, que atenda aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados. Eles devem estar muito bem seguros, sob pena de pagamento de multa.

E quando os participantes aceitam os famosos “cookies” de um site eles concordam com essas políticas de privacidade, permitindo que se possa analisar seu comportamento durante o evento.

Um exemplo disso é saber o que ele baixou, quanto tempo assistiu de cada palestra, onde ele clicou e outras informações relevantes. Esses dados podem ser utilizados para entender o nível de maturidade ou qualificação que o seu lead se encontra. Assim, você define em que etapa do funil ele deve estar.

4 dicas práticas de como gerar leads em eventos 

Existem diferentes formas de gerar leads e uma das mais efetivas é através dos eventos, sejam presenciais, online ou híbridos.

Quando pensamos em um evento voltado online, o investimento acaba sendo mais baixo quando comparado ao formato presencial. 

Antes de começar a pensar nas estratégias que serão usadas para gerar seus leads, é importante ter em mente a meta numérica esperada. Ou seja, a quantidade de leads estimada, o ROI que se espera obter ou quantas vendas convertidas. 

1 – Conteúdo de valor para o lead

O evento online deve ser produzido pensando na sua persona e no que ela irá receber como contrapartida, ou seja, os benefícios que serão oferecidos para que ela tenha interesse em se inscrever.

Lembre-se que o seu evento tem o objetivo de gerar leads, então, seu conteúdo e programação devem ser voltados para isso.

Ou seja, deve ser voltado para algo parecido como uma autopromoção da sua empresa, mas não algo que seja extremamente gritante e não traga benefícios ao seu público. Afinal, a ideia principal realmente é gerar valor por meio de conteúdo da sua marca.

Por exemplo, caso a sua empresa seja de marketing, você pode promover um webinar com algum profissional de referência, ou ainda uma mesa-redonda sobre alguma tecnologia ou tendência do setor. 

Outra forma de gerar leads no seu evento é fazer com que os participantes se conectem a ele através do que é visto e falado lá. Isso pode ser feito usando técnicas de engajamento.

Alguns exemplos são a gamificação e o storytelling. Com a gamificação promovemos a interatividade e engajamento por parte dos participantes, isso com atividades e jogos lúdicos referentes ao tema do evento.

O storytelling tem como objetivo gerar emoções nas pessoas e fazer com que elas se sintam mais próximas e relacionadas ao seu evento, missão, visão e valores.

2 – Site do Evento para gerar leads

Oferecendo o seu conteúdo, o participante vai confiar os dados dele através de uma landing page. O hotsite ou landing page do evento é o instrumento mais básico para a captação de leads.

Busque gerar valor ao seu público oferecendo seus produtos e serviços em diferentes formatos. No ambiente online há muitas outras opções ao nosso alcance: fotos, vídeos, podcasts, apresentações, textos… Explore ao máximo os formatos de acordo com o perfil da sua persona.

Capriche na identidade visual do evento, que deve permear toda a comunicação do tema, a fim de trazer mais credibilidade e reconhecimento de marca.

Os dados do formulário de inscrição ficam a seu critério, sendo os mais básicos o nome, telefone e e-mail. Você ainda pode inserir outras informações que façam sentido para o seu negócio, como empresa e cargo.

3 – Ambiente para conversa com especialistas

Disponibilizar um chat ou  sala de vídeo privado para que os seus participantes possam conversar com especialistas é, sem dúvida, uma facilidade para os interessados no seu produto ou serviço. 

Além de conhecer melhor a solução, a audiência pode tirar todas as dúvidas diretamente com o time Comercial ou até mesmo de Customer Experience. As conversas devem ser rápidas para garantir que sejam atendidos o maior número de pessoas. 

Trata-se de um primeiro contato, que deve se estender para o pós-evento, com contatos posteriores, afinal, trata-se de um lead um pouco mais qualificado.  

4 – Conteúdo institucional

Tenha o material institucional da sua empresa de fácil acesso para os participantes, pode ser em um stand virtual ou numa página do seu evento. Assim, os interessados no seu negócio podem conhecer um pouco mais da empresa.

No material fale um pouco sobre a história da empresa e também do que você está oferecendo para seus leads. 

Nutrição dos leads após o evento 

As estratégias de geração de leads não podem parar após a finalização do evento. Ainda que não tenha sido fechado um negócio durante o evento, o relacionamento com os participantes ainda pode render bons frutos. 

É importante investir no acompanhamento e nutrição dos leads. É por meio dessa estratégia que você vai continuar qualificando os interessados no seu produto ou serviço.  

Comece enviando  um e-mail de agradecimento pela participação no evento. Vale compartilhar as lives (sejam em pílulas ou na íntegra), os materiais apresentados no evento. Nos e-mails seguintes, você pode fazer uma introdução mais abrangente da sua empresa.

Caso a marca tenha um blog ou newsletter, é uma boa estratégia começar a enviar esses conteúdos para sua audiência. Dessa forma, você mantém a conexão com o seu público, além de começar o processo de nutrição e, cada vez mais, melhorar a qualificação desses leads.

Aumente o engajamento do seu evento para gerar leads

E para que o seu evento gere melhores experiências para os participantes e possa gerar leads, é importante que ele tenha uma boa taxa de engajamento.

Para que se possa garantir isso, é necessário inserir algumas atividades, como dinâmicas de gamificação, durante a sua programação. Isso permite que as pessoas não se cansem rapidamente do conteúdo transmitido e mantenham o interesse em acompanhar o evento.

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