Tipos de eventos corporativos online: qual o ideal para o seu evento?

Pessoa sentada participando de um evento online no computador, na mesa.

Neste artigo, vamos tratar os principais tipos de eventos corporativos online, cujo formato e dinâmica variam de acordo com o propósito do evento e o perfil da audiência. Para isso, vamos falar de:

Os eventos online ganharam popularidade à medida que o mundo continua enfrentando a pandemia. De acordo com um estudo feito pela Bizzabo,  93% dos profissionais de marketing de eventos planejam investir em eventos virtuais daqui para frente.

Felizmente, a tecnologia tornou possível hospedar experiências online exclusivas. Há muitos benefícios em promover eventos virtuais e uma série de ideias que podem servir de inspiração. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que haja uma estrutura tecnológica adequada.

Tecnologia básica para todos os tipos de eventos corporativos online

Ter uma infraestrutura mínima para realizar um evento virtual é essencial para garantir a qualidade e a satisfação dos participantes. Seja um evento totalmente online ou ainda no formato híbrido, é essencial atentar-se a:

Internet

Falhas de conexão podem arruinar qualquer evento online. Afinal, podem acarretar falta de interesse ou de paciência dos participantes. Por isso, é essencial priorizar a conexão para diminuir as chances de evasão do público. 

Equipamento de captação

Quem promove um evento online precisa definitivamente estar munido de bons equipamentos de captação como uma câmera de filmagem e um microfone de qualidade, a fim de garantir a melhor qualidade técnica.

Além dos equipamentos, é necessário selecionar com atenção o local de gravação, evitando os ruídos e poluição visual ou sonora que tire a atenção dos palestrantes

Ferramenta de transmissão

Existem algumas opções de ferramentas que, mesmo com plano básico (gratuito), apresentam um bom desempenho, como Stream Yard e Zoom. Faça todos os testes para garantir que escolheu a melhor ferramenta e que seus convidados sabem usá-la corretamente. 

Landing page

Uma landing page nada mais é que uma página contendo informações sobre o evento e um formulário para cadastro. Isso permite que o público confirme a participação previamente, informando seus dados de contato, como o e-mail ou mesmo o WhatsApp.

Com esses dados em mãos, é possível criar uma estratégia de aquecimento da audiência no pré-evento, com o envio de conteúdos e informações sobre o evento aos participantes, por exemplo.

9 tipos de eventos corporativos online para você promover

Veja abaixo os formatos mais usados para promover um evento corporativo online. E lembre-se de que seu evento pode ser uma combinação de variados formatos. 

1. Webinar 

É todo evento online em formato de palestra, em que o público pode interagir com os palestrantes através de chat ou outras ferramentas de engajamento.

Eles geralmente acontecem em edição única, e é possível utilizar diversas ferramentas de engajamento, como enquetes, quizzes e sessões de perguntas e respostas. Os eventos podem ou não ter um moderador tanto para as perguntas quanto para o chat. 

2. Conferência Virtual

Este tipo de evento é ideal para o segmento corporativo e possui um caráter formal onde o público participa apenas como ouvinte, não havendo debates.

3. Congresso

É um evento grande, geralmente organizado por instituições ou associações, e que abrange o compilado de pequenos eventos. Tem caráter mais formal e pode envolver discussões mais técnicas e até mesmo setoriais.

Muitos congressos têm identificação geográfica, podendo ser regionais, federais e até mesmo internacionais.

4. Convenção

Esse tipo de evento tem como objetivo engajar o público, seja uma equipe de Comercial, a força de Vendas ou de Marketing. A convenção é ideal para fazer premiações e reconhecimentos, tem caráter de show. Quando é itinerante, ganha o nome de Roadshow.

As ferramentas de interação, o storytelling e a curadoria de conteúdo são atributos muito importantes para uma convenção de sucesso. 

5. Meet up ou Encontros de Networking

O termo “meet up” traduzido é algo próximo a “se encontrar”. As conversas privadas são ideais para fazer networking digital, compartilhar conhecimento e ter conversas particulares. É a união de pessoas que tem um interesse em comum numa sessão exclusiva, com poucos participantes.  

O formato é ideal para eventos que envolvem negociações confidenciais, como pitch e rodada de investimentos, além de feedbacks pontuais. 

6. Workshop

Os workshops funcionam como oficinas de trabalho, em que os participantes são convidados a fazer atividades, dinâmicas, estudo de caso de forma colaborativa, a fim de aprender na prática. 

7. Treinamentos e Cursos

Os cursos e treinamentos podem ser ao vivo ou gravados, fazer parte de uma série ou não. Eles geralmente têm prova de verificação de conhecimento e certificado de conclusão. 

8. Feira Virtual

Assim como na versão presencial, as feiras virtuais contam com estandes e exposição de produtos. Por meio de salas interativas (meetups), compradores e vendedores podem fazer networking, trocar experiências e até mesmo fechar negócios. 

9. Happy Hour

Este é um dos tipos de eventos corporativos online mais apreciados, afinal, o Happy Hour é um evento social do mundo corporativo. A versão online não substitui o contato presencial, mas vem ganhando cada vez mais espaço, pois é uma forma de manter a proximidade entre colegas de trabalho e engajar as equipes remotas.

7 ideias criativas para eventos corporativos online

Manter o público interessado durante o evento online é um desafio. A internet está cheia de distrações e a nossa atenção é cada vez mais disputada. Algumas ideias criativas podem trazer mais dinâmica e promover um evento mais interativo. 

1. Performance de comédia de improvisação

Uma performance de comédia improvisada pode ser uma maneira divertida de envolver seus participantes. O improviso ao vivo pode ser interativo e trazer mais descontração para o evento. Além de garantir boas risadas.

2. Show de mágica

Um show de mágica é uma forma inesperada e envolvente de entreter seu público virtual. Isso pode interromper o evento e criar uma sensação de admiração aos participantes que certamente vão se divertir muito com a apresentação.

3. Cabines fotográficas virtuais

Homem segurando celular apontado para o rosto, tirando uma selfie.
Invista em atividades lúdicas e dinâmicas para entreter os participantes do evento

As cabines fotográficas sempre foram um sucesso nos eventos presenciais, então, naturalmente, elas evoluíram para se adequar ao cenário de eventos online.

As imagens são facilmente personalizáveis, facilitando a criação de conteúdo envolvente e compartilhável em redes sociais. A cabine também pode juntar todas as fotos de seus participantes em um mosaico virtual. 

4. Avatares personalizados 

Ter um avatar cria uma maneira de os participantes se sentirem presentes e se envolverem em um espaço virtual. Os participantes podem interagir e se ver por meio do avatar na tela. Os participantes podem escolher seu cabelo, roupas e muito mais, para uma experiência mais personalizada. 

5. Tour de 360 ​​graus 

Um tour de 360 ​​graus pode ajudar a mostrar sua empresa, seu evento online (hall, lobby e etc.) ou seu produto de qualquer lugar do mundo. No evento híbrido, os tours virtuais 360º podem desempenhar um papel na fusão das experiências presenciais e virtuais. 

6. Jogos coletivos online

Existem ferramentas gratuitas para jogos online, como o Stopots, que promove a saudosa brincadeira “Stop”, o Gartic, que permite brincar online de desenhar e adivinhar, e o Kahoot, para a criação de quizzes. A tradicional brincadeira de detetive ganhou versão online na Escape 60. 

7. Apresentações de música online

Um show exclusivo para os participantes do evento é uma forma divertida de conectar as pessoas e promover um momento de descontração. Considerando se tratar de um evento online, os custos de produção tendem a ser mais econômicos. Vale o investimento! 

Caso essas ideias não sejam o suficiente, nós disponibilizamos um e-book com 42 ideias criativas para turbinar o seu evento online.

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Evento online: por onde começar?

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