Treinamento online: como fazer e quais suas vantagens?
Novos funcionários ou novos processos na empresa? Isso vai demandar um evento de treinamento online. Mas como fazer nesses tempos de trabalho remoto e distanciamento social? Descubra aqui:
- O que é o treinamento online?
- Por que fazer um treinamento online ou híbrido?
- Como organizar um treinamento online
- Estratégias que fazem a diferença
- Garanta mais interatividade!
O que é o treinamento online?
Ao entrar em uma nova empresa ou contratar algum funcionário, o primeiro passo é fazer a integração. Isso porque é importante garantir que a pessoa seja inserida no contexto, na rotina e na cultura da nova organização. E para isso, muitas companhias procuram fazer eventos de treinamento online.
Elas fazem isso até mesmo quando a empresa passa por mudanças em atendimentos, processos e execução de trabalhos. Até mesmo em lançamentos que é necessário treinar vendedores, técnicos e ensinar sobre o novo produto ou serviço.
Esse tipo de reunião até então era feita presencialmente, porém, com a pandemia, muitas empresas mudaram o formato de trabalho para remoto ou híbrido para promoverem o distanciamento social.
E isso fez com essa atividade fosse digitalizada muito rapidamente, ela não deixou de existir durante esse período! Muito pelo contrário, eles evoluíram bastante com o uso da tecnologia.
Como dito, as capacitações podem ser feitas com objetivo de ensinar, aprimorar competências e até mesmo integrar novos funcionários ao ambiente e aos colegas de trabalho.
Muitas companhias também fazem eventos de treinamentos online para que seus funcionários se especializem nas áreas que mais gostarem ou desejarem. Às vezes para aprender uma nova função ou apenas como recompensa.
Por que fazer um treinamento online?
São inúmeras as vantagens em promover um evento online, caso contrário, ele não seria feito com tanta frequência. O primeiro e mais relevante benefício é a flexibilidade que traz.
Podendo ser feito de qualquer lugar e sendo visitado quantas vezes quiser, ele garante mais autonomia aos colaboradores e funcionários que o consultam, melhorando a retenção das mensagens-chave.
Com a prática presencial, as pessoas podem ter dificuldade em acompanhar o conteúdo passado, já que tem uma única oportunidade de absorver conhecimento.
Enquanto no treinamento online, os participantes do evento podem voltar quantas vezes forem necessárias com ajuda de um hub de conteúdo. Além do evento ficar disponibilizado para assistirem quando puderem ou precisarem.
Ele ainda pode ser ao vivo ou gravado, o que permite que as pessoas tirem dúvidas e ainda possam revisitar o conteúdo sempre que preciso.
Além disso, outro ponto que faz a diferença é o custo reduzido, já que não é necessário lidar com logísticas como alugar espaço, coffee breaks e equipamentos. Sendo assim, eles se tornam muito mais econômicos que os presenciais.
Ainda há que se considerar o contratempo de precisar se locomover de um lugar para o outro, o que pode custar algumas horas de deslocamento.
Outra vantagem é a possibilidade de fornecer o mesmo treinamento simultâneo para um grande número de pessoas, quando esse evento é online pode ser de grande ajuda para empresas multinacionais ou que contém muitas filiais.
Inclusive, com a variedade de mídias disponíveis na internet, podemos encontrar formas de diversificar os conteúdos transmitidos. Existem muitas tecnologias que podem vir a ser utilizadas como meio educacional.
Como organizar um treinamento online?
Para organizar o treinamento, é importante definir qual vai ser o tema da sua aula ou curso. Esse é o primeiro passo para começar a preparar esse evento.
Dentro dessa etapa, está a definição do palestrante e do público alvo também. O speaker pode ser o CEO, alguém de alto cargo ou até mesmo uma pessoa que criou uma forma mais fácil e eficaz de fazer o trabalho proposto.
Não custa reforçar que parte considerável do engajamento dos participantes é o gabarito do treinador. É fundamental que essa pessoa seja especialista no assunto e que haja uma curadoria de conteúdo bem feita para que as mensagens sejam claramente absorvidas.
Em seguida, decida qual a plataforma de eventos online mais indicada para o seu treinamento. Isso deve ser definido logo no começo para que possa buscar as ferramentas que são precisas e não podem faltar de jeito nenhum.
Não se esqueça de começar a cuidar da divulgação para o seu público alvo, que muito provavelmente serão funcionários e parceiros da empresa.
O plano de aula também é feito nessa etapa, ele deve ser conciso e ter começo, meio e fim, considerando o tempo e os recursos necessários, como projeção de tela, vídeo ou dinâmica
Ele é muito parecido com um roteiro de evento, de modo que você pode se inspirar. Veja nossas dicas práticas de como fazer o seu neste artigo.
No dia do seu evento, avise novamente os seus funcionários e reenvie e-mails com horários e link de acesso. E não esqueça das suas estratégias de pós-evento que ainda valem quando se fala de treinamentos também, incluindo a análise de dados.
Estratégias que fazem a diferença
Existem algumas ferramentas que uma plataforma de eventos online pode te proporcionar para potencializar a experiência do seu treino online.
Como por exemplo, prefira plataformas que tenham a opção de inserir enquetes, quizzes e nuvens de palavras. Isso pode ajudar a criar um brainstorming durante a capacitação, principalmente em função da nuvem de palavras.
Os quizzes e enquetes também são ótimas formas de colocar o conhecimento transmitido à prova.
Outra boa prática é ter a função de ter um mediador, alguém que possa cuidar do chat e das questões mais técnicas que envolvem a transmissão do seu evento.
A mediação é muito importante, pois é a pessoa responsável por essa tarefa irá direcionar as perguntas que o chat fizer para o palestrante e educador que conduzirá o evento.
Isso porque, durante as formações, é normal que as pessoas tenham dúvidas ou queiram esclarecer algum conceito. Abra espaço para a participação ativa da plateia!
Mais uma funcionalidade que pode agregar é a de enviar mensagens diretas para outros participantes do evento. Isso permite que eles façam interações entre si e possam trocar informações com colegas.
E caso seja passada alguma atividade eles podem conversar entre si, além de permitir que se façam salas de discussões, em que as pessoas selecionadas podem habilitar áudio e câmera, além do chat, e conversarem livremente.
Essa funcionalidade é bastante interessante para dinâmicas como solução de caso, bem como brainstorming e até mesmo atividades lúdicas. É como uma sala de reunião com acesso restrito.
Garanta mais interatividade!
E para que você continue garantindo sempre o melhor possível para quem participa dos seus treinamentos, nada melhor do que inserir atividades e atrações surpresas.
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