Workshop online: o que é, como fazer e dicas
Workshop online é um tipo de evento muito comum e popular na internet. Existem diversas formas de fazer e programar todo o pré e pós evento. Conheça-as nesse artigo:
- O que é um workshop online?
- O que não pode faltar no planejamento de um workshop online?
- Pós evento de um workshop
- Métricas para a sua produção online
O que é um workshop online?
Os workshops online são um tipo de evento comum com temas principalmente educacionais. Mas isso não significa que são aplicados exclusivamente à área da educação.
Muitas empresas promovem esse tipo de evento com fins corporativos, voltados para funcionários visando gerar mais conhecimento para eles. Isso pode se estender também para os acionistas e sócios da empresa.
Mas novamente mencionando que esse não precisa ser apenas o único objetivo dos workshops.
A tradução literal dessa palavra seria “oficina”, então os fins deste tipo de evento podem ser para se fazer um brainstorming, integrar pessoas, realizar onboardings e debates.
Muitas pessoas acabam por confundir com os cursos online, mas tanto cursos quanto workshops são formas de transmitir conhecimentos. Porém cada uma à sua maneira.
Os cursos geralmente são uma via de mão única na questão de conhecimento e saberes, ou seja, apenas com interação dos professores. Enquanto os workshops online são mais descontraídos e contam muito com os alunos para a troca de experiência.
O que não pode faltar no planejamento de um workshop online?
Existem alguns pontos no seu evento que não podem faltar para que ele possa ser o melhor possível e trazer experiências incríveis. Conheça algumas das coisas essenciais no seu workshop online!
Tema
Junto com todas as informações necessárias do seu pré evento, como data, horário, palestrantes e outras, não podemos esquecer de pensar com cuidado no tema.
Os palestrantes devem dominá-lo para que possam direcionar o público na conversa e promover insights benéficos para todos os envolvidos.
Além disso, pense no seu tema como o chamariz do evento em si. Já que é por ele que as pessoas irão se interessar antes de qualquer coisa.
Formas de interação
Como dito anteriormente, para que os workshops sejam diferentes dos cursos, eles precisam ser interativos. Então é preciso buscar formas de garantir que os palestrantes e participantes conversem e mandem mensagens.
Uma forma de promover essas interações é liberando um chat moderado para todos, dessa forma as mensagens podem ser avaliadas antes de realmente ir ao público, mas todas serão respondidas com base no possível.
Outra forma é permitir que eles possam abrir o áudio e câmera para darem opiniões, conversar e interagir da forma como preferirem.
Busque ferramentas que possuam uma funcionalidade de matchmaking, o que pode viabilizar o networking e aumentar o grau de satisfação dos participantes.
Um outro exemplo são reações que os participantes podem enviar para que o speaker saiba como está a aceitação do seu público.
Uma ótima plataforma
E não podemos deixar de falar sobre as plataformas para eventos online, que tem como objetivo centralizar a criação e a gestão do evento em um só lugar.
Um exemplo é a plataforma da Evnts, em que você pode criar o seu evento do zero da forma que preferir, desde a landing page, até o envio dos e-mails de confirmação e ferramentas de interação.
Ainda utilizando as funcionalidades da Evnts, você consegue ter acesso a um dashboard completo com todos os dados referentes à sua transmissão.
Inclusive, você pode conferir tudo na prática de forma gratuita clicando no botão abaixo.
Hub de conteúdo
E quando se fala de workshops, os conteúdos são importantes para o seu público. Então, se você for liberar a gravação da produção, o conteúdo também deveria estar disponibilizado, principalmente se for de cunho educacional.
Para isso, você pode fazer uso de um hub de conteúdo, dessa forma, os participantes podem acessar os conteúdos antes, durante e depois do seu evento.
Dependendo da plataforma de conteúdo que você utilizar, é possível subir os conteúdos na página para que os participantes possam fazer o download.
E eles ficam dispostos de forma organizada como você quiser, basta subir no site para ficar disposto e depois disponibilizar ao público.
Boa divulgação
E não se pode esquecer de toda a comunicação. O marketing de eventos se faz muito importante nesse momento, já que é através dele que mais pessoas podem conhecer a sua produção e todas as demais informações relacionadas a ela.
Para que se faça uma boa divulgação, é necessário entender primeiramente o público alvo da sua produção e em quais canais ele está.
Entenda a persona do seu evento para poder direcionar a comunicação para os lugares corretos. Depois disso, você pode melhorar suas taxas de conversão de inscrições.
Dependendo do seu objetivo, as redes sociais e outras estratégias de divulgação, podem ser o ponto chave para alcançar a meta ou objetivo principal que você tem no workshop.
Confira mais dicas sobre esse assunto no vídeo abaixo:
Certificados
Independente do seu público, sejam eles estudantes, profissionais da área ou funcionários de uma empresa específica, oferecer certificados em workshops é sempre uma boa ideia.
Lembre-se de colocar o nome do evento, do participante e a carga horária. Você ainda pode encontrar alguns modelos prontos e genéricos online, mas nada melhor do que montar um com a sua cara, não acha?
O seu certificado de participação é uma chance de trabalhar a identidade visual do seu workshop, além de ser uma oportunidade de incentivar os participantes a postar o certificado nas redes sociais.
Na Evnts, você consegue fazer o disparo dos certificados para todos os participantes do evento, basta colocar o modelo que você possui de certificado ou criar o seu próprio na hora, escrever a mensagem do e-mail e enviar.
Fácil e rápido, conseguindo inclusive ver quem abriu ou não o link do certificado e o horário em que foi enviado.
Pós evento de um workshop
É sempre bom lembrar que os eventos não acabam depois do fechamento das cortinas, e o mesmo se aplica a workshops online.
Portanto, não se esqueça de agradecer pela participação de todos. Isso geralmente é feito pelos palestrantes e mediadores, mas é sempre bom reforçar o agradecimento em um e-mail.
E-mail esse que pode ser o de envio do certificado ou conteúdos que ficaram pendentes de envio.
Dispare também uma pesquisa de satisfação para saber como o seu evento performou, se você faz uso das metodologias como o PDCA, pode usar essas informações do final do evento para progredir e buscar melhorar!
Lembre-se de fazer a manutenção do relacionamento com os participantes, seja por meio de e-mails ou de redes sociais. E já tocando nesse assunto, não se esqueça de atualizar o site com todas as informações do pós evento.
Métricas para a sua produção de Workshop Online
Não se pode esquecer das métricas que devem ser definidas previamente no seu evento, dessa forma é possível avaliar os resultados da mesma ao final.
Portanto, conheça o e-book com 21 indicadores para eventos online que nós criamos! Você pode baixá-lo gratuitamente no botão abaixo.