Workshop online: o que é, como fazer e dicas

workshop online

Workshop online é um tipo de evento muito comum e popular na internet. Existem diversas formas de fazer e programar todo o pré e pós evento. Conheça-as nesse artigo:

O que é um workshop online?

Os workshops online são um tipo de evento comum com temas principalmente educacionais. Mas isso não significa que são aplicados exclusivamente à área da educação.

Muitas empresas promovem esse tipo de evento com fins corporativos, voltados para funcionários visando gerar mais conhecimento para eles. Isso pode se estender também para os acionistas e sócios da empresa.

Mas novamente mencionando que esse não precisa ser apenas o único objetivo dos workshops.

A tradução literal dessa palavra seria “oficina”, então os fins deste tipo de evento podem ser para se fazer um brainstorming, integrar pessoas, realizar onboardings e debates.

Muitas pessoas acabam por confundir com os cursos online, mas tanto cursos quanto workshops são formas de transmitir conhecimentos. Porém cada uma à sua maneira.

Os cursos geralmente são uma via de mão única na questão de conhecimento e saberes, ou seja, apenas com interação dos professores. Enquanto os workshops online são mais descontraídos e contam muito com os alunos para a troca de experiência.

O que não pode faltar no planejamento de um workshop online?

Existem alguns pontos no seu evento que não podem faltar para que ele possa ser o melhor possível e trazer experiências incríveis. Conheça algumas das coisas essenciais no seu workshop online!

Tema

Junto com todas as informações necessárias do seu pré evento, como data, horário, palestrantes e outras, não podemos esquecer de pensar com cuidado no tema.

Os palestrantes devem dominá-lo para que possam direcionar o público na conversa e promover insights benéficos para todos os envolvidos.

Além disso, pense no seu tema como o chamariz do evento em si. Já que é por ele que as pessoas irão se interessar antes de qualquer coisa.

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Formas de interação

Como dito anteriormente, para que os workshops sejam diferentes dos cursos, eles precisam ser interativos. Então é preciso buscar formas de garantir que os palestrantes e participantes conversem e mandem mensagens.

Uma forma de promover essas interações é liberando um chat moderado para todos, dessa forma as mensagens podem ser avaliadas antes de realmente ir ao público, mas todas serão respondidas com base no possível.

Outra forma é permitir que eles possam abrir o áudio e câmera para darem opiniões, conversar e interagir da forma como preferirem.

Busque ferramentas que possuam uma funcionalidade de matchmaking, o que pode viabilizar o networking e aumentar o grau de satisfação dos participantes.

Um outro exemplo são reações que os participantes podem enviar para que o speaker saiba como está a aceitação do seu público.

Uma ótima plataforma

E não podemos deixar de falar sobre as plataformas para eventos online, que tem como objetivo centralizar a criação e a gestão do evento em um só lugar.

Um exemplo é a plataforma da Evnts, em que você pode criar o seu evento do zero da forma que preferir, desde a landing page, até o envio dos e-mails de confirmação e ferramentas de interação.

Inclusive, você pode conferir tudo na prática de forma gratuita clicando no botão abaixo.

Hub de conteúdo

E quando se fala de workshops, os conteúdos são importantes para o seu público. Então, se você for liberar a gravação da produção, o conteúdo também deveria estar disponibilizado.

Para isso, você pode fazer uso de um hub de conteúdo, dessa forma, os participantes podem acessar os conteúdos antes, durante e depois do seu evento.

Boa divulgação

E não se pode esquecer de toda a comunicação. O marketing de eventos se faz muito importante nesse momento, já que é através dele que mais pessoas podem conhecer a sua produção e todas as demais informações relacionadas a ela.

Para que se faça uma boa divulgação, é necessário entender primeiramente o público alvo da sua produção e em quais canais ele está.

Confira mais dicas sobre esse assunto no vídeo abaixo:

Certificados

Independente do seu público, sejam eles estudantes, profissionais da área ou funcionários de uma empresa específica, oferecer certificados em workshops é sempre uma boa ideia.

Lembre-se de colocar o nome do evento, do participante e a carga horária. Você ainda pode encontrar alguns modelos prontos e genéricos online, mas nada melhor do que montar um com a sua cara, não acha?

O seu certificado de participação é uma chance de trabalhar a identidade visual do seu workshop, além de ser uma oportunidade de incentivar os participantes a postar o certificado nas redes sociais.

Pós evento de um workshop

É sempre bom lembrar que os eventos não acabam depois do fechamento das cortinas, e o mesmo se aplica a workshops online.

Portanto, não se esqueça de agradecer pela participação de todos. Isso geralmente é feito pelos palestrantes e mediadores, mas é sempre bom reforçar o agradecimento em um e-mail.

E-mail esse que pode ser o de envio do certificado ou conteúdos que ficaram pendentes de envio. 

Dispare também uma pesquisa de satisfação para saber como o seu evento performou, se você faz uso das metodologias como o PDCA, pode usar essas informações do final do evento para progredir e buscar melhorar!

Lembre-se de fazer a manutenção do relacionamento com os participantes, seja por meio de e-mails ou de redes sociais. E já tocando nesse assunto, não se esqueça de atualizar o site com todas as informações do pós evento.

Métricas para a sua produção de Workshop Online

Não se pode esquecer das métricas que devem ser definidas previamente no seu evento, dessa forma é possível avaliar os resultados da mesma ao final.

Portanto, conheça o e-book com 21 indicadores para eventos online que nós criamos! Você pode baixá-lo gratuitamente no botão abaixo.

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