Feira virtual: o que é, como fazer e dicas
Eventos do tipo feira virtual vem se tornando cada vez mais comuns. Aliás, todos os eventos corporativos digitais se tornaram comuns nos últimos anos.
Portanto, veja como organizar o seu no artigo abaixo:
- O que é uma feira virtual?
- Networking em uma feira virtual
- Organizando a sua feira virtual
- Indicadores para a sua feira virtual
O que é uma feira virtual?
Com o avanço da tecnologia, o cenário dos eventos vem mudando e requerendo mais competências e conhecimento dos profissionais dessa área. Isso implica em saber o que é e como fazer a sua feira virtual.
Elas eram constantemente feitas de forma presencial, e hoje as pessoas que produzem eventos estão aplicando formatos tanto virtuais quanto híbridos.
Em essência, as feiras são grandes eventos corporativos que possuem stands, expositores, mesas redondas e painéis com conteúdos específicos.
As feiras virtuais promovem mais interação entre os profissionais e uma grande imersão da parte dos participantes. Isso porque os expositores podem criar bancas ou stands virtuais que geralmente usam de tecnologia 3D.
Dependendo da plataforma de eventos na qual você irá realizar a sua feira virtual, estes stands podem ser navegáveis e com diversos itens clicáveis que deixam a experiência muito mais interessante para quem está participando.
Esse tipo de evento muitas vezes é feito com foco em vendas, captação de leads ou com objetivos educacionais.
Muitas das feiras que ocorrem são de empregos, com temas relacionados a alguma área do mercado profissional, de vendas ou de exposições.
Networking em uma feira virtual
Como produtor de eventos, você deve saber que feiras online são ótimos lugares para que os seus participantes promovam o networking.
Sendo assim, é importante criar um ambiente propício para isso. Uma plataforma de eventos online, como a Evnts, possui todas as ferramentas necessárias para fazer esse tipo de interação acontecer da melhor forma possível.
Como por exemplo, uma ferramenta de matchmaking em que os participantes podem ser combinados com outros de acordo com os interesses em comum que possuem. Como se fosse um “Tinder” de negócios.
Outra forma de facilitar a comunicação entre o público do seu evento, é proporcionando um chat privado para que eles possam conversar entre si. Algumas pessoas podem ter suas conversas interrompidas quando em um chat geral.
Permitir ativação de câmera e áudio nos eventos, pode auxiliar que os participantes troquem experiências e conhecimentos entre si.
Trabalhe na sua landing page com informações relevantes para que os interessados em fazer networking possam estudar o conteúdo do site. Ou então crie um evento no LinkedIn, para que o público saiba quem também irá participar.
Organizando a sua feira virtual
A parte de organização da sua feira virtual também é extremamente importante, portanto, conheça alguns passos para dar início ao seu planejamento.
Defina um objetivo
Ter um objetivo em mente ao começar a planejar o seu evento, seja ele de qualquer tipo.
Mas em uma feira virtual, você vai depender do planejamento e de outras empresas que queiram expor o seu trabalho. Então quando for fazer a prospecção desses expositores, será necessário ter um objetivo para apresentar e ainda convencer estas empresas.
Os objetivos podem ser de geração de leads, reconhecimento de marca, vendas, fechar negócios e muito mais. Além disso, não necessariamente precisa ser feita a escolha de apenas um.
Estabeleça uma programação
O carro chefe de uma feira virtual são os expositores, claro, mas dentro de sua programação é possível promover mesas redondas, painéis e debates interessantes e relevantes ao seu público.
Portanto, após fazer a definição do seu objetivo, pense no ambiente virtual, nos expositores e em palestrantes que possam compartilhar suas experiências e conhecimentos.
Prepare a landing page
A landing page é a porta de entrada de qualquer evento, é onde ficará a programação, a área de inscrição, informações sobre painelistas e onde o seu participante fará o login.
Portanto, ela deve comunicar de forma clara as informações importantes da sua feira, como tema, data e horários. É através dessa página que o seu público será conquistado.
Aqui, não esqueça também de usar bem a sua identidade visual, ela deve ser a mesma comunicada nas redes sociais, dessa forma todos podem associar o seu evento às campanhas de divulgação que se deparam.
Aposte no marketing de eventos
O marketing de eventos serve como uma alavanca para a visibilidade da sua feira virtual, e qualquer outro tipo de evento corporativo.
O conjunto de estratégias que podem ser utilizadas vão auxiliar a fazer com que a sua mensagem chegue a mais pessoas, consequentemente aumentando o número de inscrições do evento.
Você pode ler mais sobre no artigo: Marketing de Eventos: Como fazer?
Stands e expositores virtuais
Dependendo da plataforma de eventos online que você utilizar para a sua feira virtual, o resultado dos stands e expositores virtuais serão diferentes.
Uma ótima dica para você como organizador, é começar o planejamento com antecedência, para que os responsáveis pelos stands possam fazer suas solicitações e serem atendidos.
Por exemplo, na Evnts, os stands 3D são modelos clicáveis em que o participante pode navegar como se estivesse em um ambiente real. Isso facilita a imersão e aumenta a satisfação com a experiência do evento.
Use um bom criador de logo se for dar alguma lembrança com a “cara de sua marca” em uma squeeze, uma sacola, ou talvez até uma caneca para fazer os visitantes lembrarem de você.
Indicadores para a sua feira virtual
Tão importante quanto todos os itens anteriores, é a definição dos indicadores de resultados, para poder acompanhar o que foi alcançado e entender como melhorar no futuro.
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