Jornada do participante em eventos
A jornada do participante é muito importante para todos os eventos e inicia desde o primeiro contato do participante com qualquer aspecto da sua produção.
Confira mais detalhes sobre esse assunto:
Qual é a jornada do participante?
Qualquer cliente que entre em contato com a sua marca ou empresa, vai começar a fazer parte de uma jornada, aqui no nosso caso, será a jornada do participante no seu evento.
Não necessariamente é a trajetória que ele fará dentro do seu evento, mas todo o processo de conhecer a sua produção, por qualquer tipo de comunicação e começar o relacionamento.
Assim como no marketing existe a jornada do consumidor, onde cada momento é crucial para a construção da experiência que será proporcionada.
Etapas da jornada do participante
Mesmo que a jornada de um participante varie com o objetivo e formato do seu evento, a base sempre é a mesma.
Pense nela como um grande tabuleiro, com um ponto de partida e um final vencedor, tanto para você quanto para o público que participou.
Canais de marketing
A primeira parada é dentro do marketing, com a divulgação do seu evento. Muitas vezes essa é a forma pela qual o participante descobre a sua marca ou o evento que está sendo promovido.
Para que você possa incentivar esse primeiro contato, a etapa do pré evento deve conter um planejamento estratégico de divulgação nos seus canais de comunicação.
Isso pode ser feito através de postagens nas redes sociais, com alcance orgânico ou mídia paga.
Página do evento e inscrição
A landing page do seu evento é parte importante dele, já que é através dela que o participante irá fazer a sua inscrição.
Se a sua persona se interessou pelo evento e deseja se inscrever, ela será encaminhada para a landing page, sendo essa a segunda etapa de sua jornada.
A página do evento deve ser atrativa o suficiente para que o participante realmente queira efetivar sua inscrição. Dê atenção a forma que o tema é divulgado, e crie uma identidade visual forte e marcante.
Participação
Ter uma inscrição no seu evento não é a mesma coisa que ter um participante, por isso essa deve ser a terceira etapa da jornada.
Assim como a página de inscrição deve ser atrativa, você deve focar os seus esforços em tornar todo o evento atrativo. Dessa forma o inscrito se sente compelido a participar.
Durante o tempo que antecede a realização do evento, você pode fazer algum mecanismo para que o seu inscrito marque no calendário, seja pelo Google, Apple ou alguma outra plataforma.
Se o seu evento está sendo realizado pela Evnts, você tem a opção de colocar essa configuração para que todos os inscritos automaticamente possam colocar no calendário com apenas um clique.
Além disso, enviar e-mails com lembretes, atualizações e atividades de aquecimento, são outras formas de fazer com que ele se lembre do seu evento, do dia e horário em que ele irá acontecer.
Conversão
A conversão em um evento, não necessariamente precisará significar uma venda, na verdade essa última etapa da jornada do participante está ligada diretamente ao seu objetivo.
Às vezes um evento pode ter como objetivo, reconhecimento de mercado, captação de leads ou realmente uma venda, mas não é sempre. Por isso, ter o objetivo definido desde o momento do pré evento é extremamente importante.
Prepare a jornada do participante
Agora que você conhece todas as etapas básicas da jornada de um participante em um evento do começo ao fim, você pode colocar a mão na massa e dar início a criação da sua própria jornada.
Para auxiliar o seu trabalho de produtor de eventos, disponibilizamos um Kit de gestão com todos os conteúdos e materiais necessários para criação de um evento incrível.
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