Marketing para eventos: conheça as tendências de 2022
A cada ano que passa, mais tecnologias e inovações são criadas, e muitas delas podem agregar valor ao marketing para eventos. Comece agora mesmo a planejar suas produções considerando as novidades de marketing para eventos que estão chegando por aí. Para te auxiliar confira as principais tendências:
Todos os pontos de contato da marca devem ser cuidadosamente gerenciados para extrair o máximo de engajamento do público. Por isso, ter uma estratégia de marketing para eventos é fundamental, afinal, o que seriam deles se não houvesse quem os divulgassem?
Marketing para eventos: o que é?
O marketing para evento abrange estratégias de divulgação do evento, programação, envio de convites, releases e muito mais. Essas iniciativas vão fazer parte de um conjunto ou plano que auxiliará o seu evento a chegar em mais pessoas, ou seja, a sua mensagem irá muito mais longe.
Sendo assim, o marketing se faz muito necessário, visto que estamos em uma era cada vez mais digital e com cada vez mais produções simultâneas, em que há disputa por atenção.
Ele funciona de diversas maneiras, seja para comunicar um lançamento, compartilhar conteúdos, gerar leads e até mesmo construir relacionamentos duradouros com clientes, colaboradores, patrocinadores e outras pessoas envolvidas.
A importância e os benefícios do marketing para eventos
E é claro que o marketing não seria uma atividade tão relevante se não trouxesse resultados. Por isso, é importante ter uma estratégia amarrada aos objetivos do evento.
As ações que forem escolhidas a serem realizadas durante a estruturação de um plano de marketing podem trazer diversas vantagens para quem irá fazer o evento. Tais como reconhecimento, vontade de se inscrever e consumir mais conteúdos, interesse na empresa e nos produtos, assim como muitos outros.
Além do reconhecimento você vai deixar uma marca na memória das pessoas, então, pode ser que elas lembrem do evento posteriormente. Isso é particularmente interessante no caso de eventos recorrentes, com edições periódicas.
Isso mostra que o marketing é um conjunto de ações que podem trazer resultados a longo prazo, mesmo após o término do evento. Use estratégias segmentadas, focando principalmente na persona a quem o evento se destina, fazendo com que as pessoas atraídas sejam compatíveis com o perfil desenhado.
Eles devem ser o foco central, tudo que for feito será pensando em alcançar estes objetivos. E o marketing pode ajudar nesse percurso já que, dependendo do que for feito, podemos chegar em diferentes resultados, por exemplo, a captação de pessoas qualificadas ou leads.
Para alcançar esse objetivo de gerar leads, muitas empresas costumam fazer uma curadoria de conteúdo para ter certeza do que sua persona espera e precisa receber. Só assim será possível trazer algo de qualidade e que realmente agregue.
Desafio e tendências de Marketing para eventos em 2022
Para complementar ainda mais o seu conhecimento a Evnts realizou uma live com tema principal voltado para Marketing, assim como esse artigo.
Contamos com a presença de Lucas Franco, Head de Marketing da Evnts que nos instruiu em diversos assuntos, tais como o funil de marketing para eventos, dicas para o seu público, avaliação do ROI e outros.
Aprenda a aplicar estratégias mais inteligentes de marketing no seu evento acessando à íntegra:
Tendências de marketing para eventos em 2022
Agora vamos ao que interessa de verdade: as principais tendências que podemos usar para atrair ainda mais audiência, engajar e deixá-la mais imersa no seu evento.
Não tem como falar de eventos online sem pensar em outras plataformas, como redes sociais e ferramentas de streaming que geram conexões, certo? Por isso mesmo, é nesse ambiente que estão as principais tendências para o ano. Veja:
Podcast
O podcast é uma estratégia que vem se popularizando e atualmente possui muita audiência em diversas frentes e plataformas de streaming. Qualquer um hoje em dia pode ser um podcaster, o que faz a diferença é a qualidade do seu conteúdo.
Mas o que isso significa para os eventos? Bom, para os eventos, isso significa que é mais uma forma de produzir conteúdo e manter o nome da sua marca, empresa ou evento no dia a dia das pessoas.
E para aplicar é muito simples: existem sites que dão a possibilidade de fazer podcasts de forma rápida e fácil, como o Anchor que foi comprado pelo Spotify e é o principal serviço de streaming de músicas e podcasts da atualidade.
É possível soltar episódios exclusivos durante o pré-evento, fazer entrevistas ou teasers. Assim como podemos usar como uma estratégia pós-evento, liberando pílulas interessantes ou até mesmo o conteúdo todo online para aqueles que gostam mais de ouvir do que assistir.
TikTok
Quem nunca ouviu falar sobre o Tik Tok? É uma das maiores redes da atualidade, com alcance global e audiência astronômica.
Ele é uma plataforma de mídias que conta com vídeos curtos. No começo seu principal objetivo eram vídeos de comédia, mas hoje em dia podemos encontrar todo o tipo de narrativa possível, desde os famosos desafios (challenges) até receitas e vlogs do dia a dia.
As marcas souberam explorar esse recurso muito bem. A plataforma é conhecida por ter muitos influenciadores digitais, de modo que é muito comum se deparar com pessoas que cresceram do dia para a noite com um vídeo viral.
Ao fazer parcerias com esses influenciadores, as marcas conseguem um alcance muito rápido, contando ainda com a autoridade de quem está falando do assunto. Essa estratégia pode ser interessante especialmente em eventos culturais e lançamentos.
Dependendo de quem for participar do evento, a personalidade em questão também pode fazer aparições nas redes falando sobre sua participação. É possível ainda criar hashtags, coreografias e desafios que incentivam as pessoas a se engajarem, o que atrai mais views e awareness para o seu conteúdo.
Hub de conteúdo
Os hubs de conteúdo se tornaram muito comuns durante a pandemia. Podem ser sites, perfis nas redes sociais ou qualquer outra forma de armazenamento de conteúdo online que permita que a pessoa volte em algo que foi transmitido e possa rever quantas vezes quiser.
Para te ajudar a entender melhor, veja o Hub de Conteúdo da Evnts, que reúne material exclusivo sobre eventos online.
Personalização de conteúdo
Cada vez mais e mais estamos nos acostumando a receber e-mails e notificações com nossos nomes. Marcas, chatbots e empresas se direcionam a nós como se fôssemos velhos amigos.
E é aí que entra a personalização. Usar dados compartilhados dos seus clientes para criar conteúdos com base em suas preferências é uma forma de humanizar as relações .
Assim como as newsletters que recebemos e contém o nosso nome, como se fosse uma carta escrita diretamente para você, isso também é outra forma de personalizar o seu conteúdo.
Além disso, pode ser feita a personalização para a pessoa que produz o evento, tornando todo esse processo ainda mais fácil e divertido. Isso pois uma plataforma de eventos pode trazer dados que facilitem as estratégias de marketing.
Por exemplo, existem dashboards customizados, a autonomia de criar eventos do jeito que quiser e como imaginar. Isso tudo é incrivelmente vantajoso, principalmente para quem tem um lado mais perfeccionista.
Dados
Com a criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), coletar e usar informações pessoais ficou muito mais seguro, tanto para empresas quanto para usuários. Por isso, eles estão se tornando cada vez mais preciosos e muitas vezes são usados para definir estratégias de marketing.
Com a arrecadação de certos dados é possível criar ações mais específicas e assertivas, otimizando o investimento. Dessa forma o ROI (cálculo do retorno sobre o investimento) pode ser muito melhor, já que as campanhas de marketing estão sendo feitas com muito mais precisão para o público que irão alcançar.
Comunidades virtuais
Pensando em manter uma conexão muito mais próxima com os clientes, parceiros e participantes de um evento, muitas empresas estão criando comunidades virtuais.
Sejam em grupos do Whatsapp, Telegram ou em listas seletivas de melhores amigos do Instagram. Isso estreita relacionamentos e permite que se compartilhe informações exclusivas, garantindo ainda mais engajamento.
Acontece por que as pessoas estão cada vez mais conectadas, elas querem participar de algo importante e inéditas. Além de estarem sempre com seus celulares em mãos mandando mensagens.
Outro ponto que é relevante de se ressaltar ao usar esse tipo de comunidade virtual, é a possibilidade de nutrição de leads, captação e conversão que existem por conta das notificações constantes que lembram a pessoa da sua marca ou empresa frequentemente.
Metaverso
O metaverso é uma forma de realidade aumentada que reproduz o que seria uma rede social na vida real. Foi criada principalmente para videogames, mas vem sendo usada em muitas outras áreas.
Nos eventos ele permite criar uma forma de cidade, com stands, representações 3D de halls e lobbies. Existem muitas formas de aplicá-lo no mercado de eventos, veja mais detalhes aqui.
Plano de marketing para eventos em 2022
Um plano de marketing é uma forma de guiar as ações que vão ser feitas durante o evento. Com ele é possível ter uma visão mais estratégica de como alcançar os resultados.
Para montar a estrutura do seu plano, você vai precisar definir suas metas, ou seja, o que você quer alcançar com o seu evento e, dessa forma, pensar em quais ações te ajudam a chegar neles.
Também será necessário definir seu público alvo para que assim seja possível decidir em quais canais será feita a veiculação da comunicação.
Além das metas gerais, saiba também quais resultados na área de marketing devem ser alcançados, como por exemplo, quantos leads devem ter ou interações em redes sociais.
Em seguida, devem ser estabelecidas as estratégias, ou seja, o que vai ser feito para isso. Quais tipos de posts, atividades, tentativas de coleta de leads e muitos outros.
É fundamental que a criatividade permeie as ações do seu evento. Ter uma programação atrativa vai além de ter um bom conteúdo e bons palestrantes. Ela também fala muito sobre as atrações, dinâmicas e até mesmo gamificação.
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