Criação de conteúdo para eventos: como fazer e dicas
Um conteúdo relevante é aquele que vai de encontro ao que seu público-alvo está buscando, ou que traga temas de seu real interesse. A criação de conteúdo pode ser a isca para potencializar o engajamento do evento.
Hoje você vai aprender sobre:
- Como criar a persona do evento
- Pesquisa comportamental: o primeiro passo para criar conteúdo relevante
- 6 dicas práticas para fazer conteúdo
- Storytelling em eventos: conte uma história para seu público
- Criação de conteúdo: uma etapa do planejamento
Ao pensar em conteúdo para eventos, precisamos ser estratégicos. Em linhas gerais, isso significa que nossa mensagem deve chegar a quem realmente tem interesse em recebê-la, gerando um real valor para a nossa audiência.
Você pode estar pensando agora: poxa, fazer isso não deve ser nada fácil. Realmente não é. Mas é uma etapa muito importante do planejamento estratégico do evento.
Como criar a persona do evento
Antes de pensar no conteúdo propriamente dito, é necessário que as definições básicas já estejam estabelecidas: tema, formato do evento, canais de divulgação e o público-alvo.
A sua persona será identificada justamente dentro desse público, pois ela está inclusa nessa multidão. A ideia é descrever o perfil detalhadamente, a fim de se chegar no modelo de participante ideal para o seu evento. E quais são esses detalhes tão importantes sobre a persona? Você vai descobrir por meio das respostas para questões como essas:
- Qual gênero?
- Idade?
- Onde reside e com quem?
- Trabalha ou estuda? Qual cargo ou curso?
- Qual a sua rotina?
- Quais redes sociais e/ou sites visita com mais constância?
- Como gosta de se informar no ambiente digital?
- Quais principais conteúdos ela consome?
- Quais são os seus principais temas de interesse?
- Do que não gosta?
- Tem hobbies, quais?
- Quais necessidades, problemas, “dores” que a persona tem e que podem ser sanadas com a temática do seu evento?
- Como seu evento pode ajudar esta pessoa a se desenvolver ou a resolver algum problema?
Uma boa definição não se resume só a isso, pois existem muitas outras informações que poderão te ajudar a reconhecer, e sobretudo entender, quem é a sua persona. Considere formatar perguntas customizadas para o tipo de negócio ou objetivo do evento.
Quanto mais dados tiver, mais assertivos serão os conteúdos, pois a quantidade de características levantadas define a maneira ideal de se comunicar com a persona-alvo.
Realizando esse mapeamento, talvez você descubra que tem mais de uma persona e isso também é muito importante, pois os conteúdos escolhidos devem dialogar com todas.
As suas personas inclusive, devem ser nomeadas como se fossem pessoas reais. Na verdade elas são semi fictícias, pois a construção desse personagem é feita através de características de uma pessoa real.
Uma forma de conseguir essas informações é por meio de pesquisas estruturadas para essa finalidade. Como a audiência deve trafegar bastante no ambiente digital, nada melhor do que acessá-la por meio dele. Falaremos mais sobre pesquisas a seguir.
Pesquisa comportamental: o primeiro passo para criação de conteúdo relevante
Um conteúdo relevante é aquele que traz valor para quem o está consumindo. Ele deve atuar como um chamariz, uma faísca que acenda o interesse de quem está recebendo. É na pesquisa que começa a curadoria de conteúdo.
Afinal, não há outro jeito de descobrir o que é importante para sua audiência a não ser pesquisar. Para eventos online, pesquisas online.
Pesquisa etnográfica: o que é e como usar
Apesar de não ser algo novo, devido às mudanças constantes dos hábitos das pessoas, a pesquisa comportamental continua sendo essencial para qualquer negócio, sobretudo para a área de eventos onde a experiência é tão importante.
O conceito de uma pesquisa etnográfica é descobrir e analisar padrões comportamentais das pessoas em comunidade.
A pesquisa leva em consideração informações como crenças, costumes, cultura, ambiente em que está inserida, como ela se relaciona com os demais, dentre outros aspectos.
A netnografia é uma extensão da etnografia, com o diferencial de ser 100% voltada para o ambiente virtual.
Para eventos online essas informações são preciosas, pois analisam profundamente como as pessoas se comportam e interagem virtualmente em grupos como redes sociais, fóruns, comunidades online, blogs, dentre outros.
Aqui vale analisar quais perfis sociais a persona segue e por quem ela é seguida.
Outro aspecto possível de ser analisado são as mudanças de comportamento sazonais e aquelas que tendem a ser permanentes. Esse tipo de análise direciona a implementação de ações que estejam em sintonia com o momento atual do público e ajuda a trazê-los para o contexto do seu evento.
Dentro de cada tipo de pesquisa podem existir metodologias diferentes na aplicação, contudo, o resultado final tem o mesmo foco: entender o que atrai a sua persona.
6 dicas práticas para curadoria e criação de conteúdo
Neste tópico abordaremos ações práticas que serão úteis no processo de encontrar referências no mesmo contexto do seu evento, e que vão te ajudar na definição de assuntos, formatos de conteúdo e outros itens que fazem parte do processo criativo.
1 – Faça benchmarking
Não se trata de plagiar ações da concorrência, mas de encontrar referências de valor para gerar seus próprios conteúdos. Isso é importante porque o seu conteúdo compete pela atenção da sua persona e para que você seja escolhido, deve oferecer “algo a mais”, informações que ela não encontre nas propostas concorrentes.
2- Faça parte de comunidades
Grupos e comunidades em redes sociais como Facebook e LinkedIn são excelentes formas para ter acesso às dúvidas e anseios do público-alvo. Essas informações podem gerar insumos de qualidade para gerar conteúdos que vão de encontro com as necessidades dos clientes. Há ainda grupos no Telegram, WhatsApp e canais do Youtube e ClubHouse que podem ser fontes interessantes de conteúdo.
3 – Crie alertas de conteúdo no Google e siga hashtags nas redes sociais
O Google tem o recurso para salvar suas preferências por determinados assuntos e palavras-chave que você pode monitorar. Por meio da ferramenta Google Alertas, é possível programar boletins periódicos por e-mail. Assim, você receberá um resumo de todas as novidades sobre determinado assunto.
O Instagram tem um universo de hashtags sobre os mais diversos temas. Uma vez que você segue uma hashtag, você terá acesso a dados interessantes para se inspirar e observar os tipos de conteúdo que a audiência alvo está buscando ou consumindo. Além disso, você também tem acesso ao que os concorrentes e demais stakeholders estão fazendo.
4 – Utilize as ferramentas de busca para explorar tópicos
Quando temos alguma dúvida, para onde vamos? Para o famoso e conhecido Google. É lá que buscamos respostas para nossas perguntas.
A procura pode ser feita através de perguntas, com palavras isoladas ou frases inteiras. A grande sacada é você analisar quais palavras são usadas para pesquisar, e com essa informação já pode produzir conteúdos que sejam a resposta para essas dúvidas.
E não somente conteúdo: por meio da análise desses questionamentos feitos nos mecanismos de busca, é possível identificar oportunidades de melhoria em produtos ou serviços, e até mesmo lançar novas propostas com base no comportamento de busca dos usuários.
Usando o Google Trends, você consegue avaliar os assuntos mais relevantes naquele momento, além de buscar e comparar termos.
5 – Assine newsletters de sites e portais do segmento
Essa ação é básica, mas muitas pessoas não fazem por achar que sua caixa de e-mail ficará lotada de spams. Mas não é bem assim. Sites e portais sérios sempre vão compartilhar conteúdos que sejam relevantes para você e que estejam dentro da temática de atuação.
Além disso, é um conteúdo que você pode consumir rapidamente e que te deixará por dentro do que está acontecendo no mercado.
6 – Converse com pessoas que representam as suas personas
Está mais do que claro o quanto a persona é importante para definição de conteúdos relevantes. Sendo assim, se conseguir ter acesso às pessoas que representam sua persona, não perca a oportunidade de conversar com elas diretamente e descobrir pessoalmente o que ela deseja:
- Assuntos que devem ser abordados;
- Formatos de conteúdo;
- Melhor horário para postagem;
- Sua opinião sobre seu produto ou serviço;
- Sugestões, reclamações ou dúvidas.
É uma oportunidade incrível que pode ser fonte para muitos insights!
Storytelling em eventos: conte uma história para seu público
O storytelling é uma estratégia para criar conteúdos que são apresentados em formato de história. Geralmente é feito por meio de uma narrativa que impacta os leitores ou ouvintes, despertando emoções e gerando empatia entre sua marca e o público.
São utilizados recursos áudio visuais para gerar uma experiência sensorial mais ampla. Fazendo uso do tema do evento, é possível criar um enredo envolvente que aproxima seu público da marca, ao mesmo tempo que passa as informações essenciais para todos.
O engajamento acontece de forma quase natural para a persona e, depois disso, fica mais fácil trabalhar outros formatos de conteúdo.
Criação de conteúdo: uma etapa do planejamento
Além de conteúdo relevante, quem organiza eventos precisa gerenciar diversas atividades ao mesmo tempo. Por isso, é importante ter em mãos um checklist completo que te ajude a acompanhar todas as frentes de trabalho. Um cronograma e uma boa planilha de orçamento completam esse kit. Acesse nossos materiais gratuitos agora e baixe modelos de checklist e planilhas de gestão de eventos.