Roteiro de eventos: como montar o seu?

roteiro de eventos

Um roteiro estipula começo, meio e fim para algo. Em se tratando de um roteiro de eventos, isso não podia ser diferente.

Ele deve guiar a produção e os painelistas sobre o que vai acontecer ao vivo. Veja aqui como começar a fazer o seu ou ainda aprimorar as suas habilidades:

Por que investir tempo em fazer um bom roteiro de eventos? 

O roteiro de eventos deve ser uma parte importante do planejamento para que todas as ações programadas sejam cumpridas sem imprevistos e no momento correto. Esse documento vai servir de guia para a equipe técnica e para os speakers.

Sendo destinado a dois públicos diferentes, é importante que sejam feitos dois roteiros: um com a programação completa e informações mais técnicas, como horário em que tudo precisa estar pronto, e um mais simples para os palestrantes.

Ele deve cobrir todos os pontos do seu evento, como as legendas, nome de cada speaker, da empresa, o que vai ser dito e muitas outras informações importantes.

É bom que se tenha um resumo em tópicos para que o palestrante não se perca e todos tenham consciência do conteúdo que será passado.

Isso se torna importante até mesmo para a equipe de audiovisual, para que eles saibam quando subir enquetes, imagens ou vídeos para complementar a apresentação.

Os eventos são realmente imprevisíveis, mas com um roteiro bem estruturado os riscos e imprevistos que podem ocorrer são minimizados. Por isso, é importante repassar o roteiro com todos os profissionais envolvidos na produção ao vivo. 

Além de fazer a checagem de luz e da qualidade do áudio, aproveite para repassar  todos os acontecimentos programados para o evento.

Reforce o tempo estimado para cada etapa, esclareça todas as dúvidas e tenha certeza de que todos estão a par do roteiro.

Curadoria de conteúdo: uma ferramenta de engajamento

Seja o roteiro do evento como um todo ou apenas de uma transmissão ao vivo, o conteúdo é uma das principais chaves para despertar o interesse das pessoas na sua atração. 

Para auxiliar na produção do seu roteiro, em especial aquele que é entregue aos mediadores e painelistas,  invista na  curadoria de conteúdo.

Isso pode te auxiliar inclusive a pensar no tema principal do seu evento, nas discussões que quer promover e nas perguntas que quer responder.

Geralmente o roteiro com tópicos principais e o conteúdo em si que os palestrantes irão falar é feito por eles mesmos, mas é importante que se eles não possuam experiência você direcione e os ajude.

Como fazer a curadoria do roteiro?

Use buscadores como o Google ou o Bing para fazer pesquisa de tópicos que podem ser interessantes para os participantes do seu evento ou para definir o tema no princípio.

Analise as palavras que são mais usadas, os melhores conteúdos ranqueados pelos buscadores e o que as pessoas mais procuram.

Existe até uma ferramenta do Google, chamada Google Trends, que mostra o nível de pesquisas relacionadas a palavra chave que você colocou.

Outra coisa que pode ser feita é ativar notificações no Google para saber sempre que certa palavra chave for mencionada.

Consuma os conteúdos relacionados à sua área, ou seja, leia artigos, assine newsletters e pesquise bastante. Fique por dentro de novidades e tendências relacionados ao tema do evento ou à carreira dos painelistas.

Isso vai te ajudar a adquirir mais conhecimento sobre muitos assuntos, facilitando a criação de conteúdo rico e relevante para os envolvidos no seu evento. 

O benchmarking é uma atividade que consiste em usar seus concorrentes, sejam diretos ou indiretos, como referência  de conteúdo, abordagem, discussões, insights e até mesmo palestrantes

Passo a passo do seu roteiro

O roteiro do seu evento deve conter todas as informações importantes e necessárias para o bom andamento do seu evento online.

Antes de começar a estruturar o roteiro, coloque uma página com as informações mais básicas, ou seja, data, horário, link de transmissão, plataforma em que será transmitido e em seguida, adicione a programação.

Caso ainda não tenha montado o cronograma, nós disponibilizamos um material gratuito, uma planilha com todos os espaços necessários para te ajudar a organizar todas as tarefas. 

Essa página de cronograma deve contar com horário de início e término, todas as palestras, atividades e intervalos que terão durante a transmissão ao vivo. 

Agora, ao começar o seu roteiro, coloque o texto que será lido na introdução, e tenha em mãos o material que o seu speaker usará como conteúdo.

Tenha também em mente que imprevistos e interrupções podem acontecer e elas devem estar programadas dentro do seu cronograma.

Ou seja, deixe o horário mais “folgado” para que os palestrantes não deixem o conteúdo pela metade ou tenham que correr com ele.

Escolha do palestrante

A escolha do palestrante é muito relevante e deve ser levada com seriedade ao planejar o seu evento, já que eles são peça fundamental de todo o conteúdo e ainda podem ser de grande ajuda para a divulgação do mesmo.

Por isso, trouxemos algumas dicas valiosas do que levar em conta ao buscar seu painelista.

Habilidade com câmeras

A habilidade com câmeras e o público certamente deve ser algo a levar em conta, mas também não é um fator que deve desclassificar um speaker em potencial.

Algumas pessoas simplesmente possuem um charme a mais que lhes dá esse “super poder” de cativar e engajar, o que por si só as torna um atrativo.

Grande conquista

É certo que devemos analisar a trajetória, o currículo antes de entrar em contato com o potencial candidato. Então, procure pessoas que tiveram grandes conquistas ou que tenham ensinamentos sobre a área que será abordada no evento.

Grandes conquistas podem ser uma premiação, o lançamento de um livro incrível, uma história de superação… O importante é estar relacionado  ao tema.

Isso pode vir a ser até mesmo uma estratégia de storytelling, pois mexe com as emoções dos participantes, deixando-os ainda mais envolvidos.

O plano B, C e etc…

Ter um plano B é extremamente importante, imagine que um speaker tenha te deixado na mão, tenha tido um super imprevisto e não pôde comparecer… Nesse caso, o que você faria?

É aí que entra o seu plano B e de todas as outras letras do alfabeto. Tenha alguém preparado em stand by para ser o guia da conversa caso quem tenha faltado seja o moderador do painel.

Outra opção é estar com outro painelista igualmente preparado para conduzir a conversa ou entrar no lugar de quem não está lá. Mas o importante é não fechar as cortinas do seu show, ele está apenas começando.

Como montar as perguntas do roteiro de eventos?

A responsabilidade de montar as perguntas do painel ficou com você e agora está sem saber como fazer isso? Já estivemos em seu lugar e com o tempo adquirimos um pouco de experiência que gostaríamos de compartilhar.

Para um evento ser interessante para os participantes e garantir uma boa experiência é necessário que o conteúdo seja bom e os cative.

Ou seja, busque montar perguntas que façam alguma provocação e causem curiosidade entre todos. Uma ótima dica é usar palavras que chamem a atenção, por exemplo: desafios, tendências, insights, aprendizados e outras.

São palavras chamativas e que brilham aos olhos, todos queremos conhecer tendências e adquirir conhecimentos exclusivos para adicionar ao currículo.

Estrutura básica do roteiro para evento online

O roteiro é uma forma de manter o controle sobre o que será dito e ainda ter um guia para a sua equipe de audiovisual, caso o palestrante use recursos visuais como vídeos e apresentações.

Portanto, existem alguns passos que não devem ser pulados ao fazer a sua estrutura, e é importante que todos tenham consciência disso, seja palestrante ou mediador.

Veja a estrutura básica do roteiro da transmissão ao vivo, a ser liderado pela pessoa que está fazendo a mediação do evento:

  • Se apresente e agradeça o convite;
  • Apresente o evento e o tema da conversa;
  • Apresente a bancada;
  • Faça as suas perguntas;
  • Faça as perguntas do chat;
  • Agradeça e encerre.

Vale dizer que esta é uma referência, um ponto de partida para você fazer o roteiro que melhor se encaixa à proposta do seu evento. Ações como sorteios, envio de enquetes ou outras dinâmicas interativas podem (e devem) ser acrescentadas aí. 

Um roteiro de eventos engajador

Como dito anteriormente o seu roteiro precisa conter as atividades e intervalos. Mas, falando principalmente das atividades, elas devem ser diferentes, inovadoras e criativas.

E para isso, disponibilizamos  um ebook gratuito com mais de 40 ideias criativas para garantir mais engajamento e interação no seu evento. Baixe agora gratuitamente!

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