Ferramentas de transmissão ao vivo: saiba como escolher a melhor

transmissão ao vivo

Em tempos tão tecnológicos, saber lidar com as ferramentas de transmissão ao vivo é quase que um pré-requisito para os produtores de eventos. Por isso, é preciso conhecer as melhores e mais adequadas tecnologias de acordo com o  tipo do evento. Confira mais sobre elas no decorrer do artigo:

O que é transmissão ao vivo?

As transmissões ao vivo, os eventos online e as lives estão passando por um momento transformador, com cada vez mais inovações sendo lançadas. Eles tiveram um  boom conta da pandemia, mas já eram uma realidade muito antes do isolamento social.

Mais do que shows e espetáculos musicais, as transmissões ao vivo também são um meio de comunicação muito importante no universo corporativo. Elas conectam pessoas, divulgam posicionamento, servem para obter leads ou promover reconhecimento (awareness) de uma marca.

Essa facilidade de assistir ao vivo de onde estiver faz com as transmissões sejam uma ferramenta usada por muitas empresas e produtores para promover um relacionamento mais próximo com o seu público.

As transmissões ao vivo nasceram nas  redes sociais, mas ganharam seu espaço por meio de eventos híbridos ou totalmente online, abrangendo diversos tipos de eventos

As principais ferramentas de transmissão ao vivo

Existem muitas ferramentas diferentes para se fazer transmissões ao vivo. Veja algumas que selecionamos:

Zoom

O Zoom é uma ferramenta que pode ser usada gratuitamente, mas com algumas limitações, ou de forma paga com alguns recursos a mais, o que depende do plano escolhido.

No seu plano gratuito é possível criar uma sala com até 100 participantes e por 40 minutos. Porém, em reuniões individuais seu limite de tempo cai para 30 horas. Essa ferramenta está disponível em todos os desktops e pode ser usada através de um aplicativo para celular.

Ele possui diversos recursos que podem fazer a diferença na sua transmissão, além disso, o Zoom permite que se faça integrações com plataformas de gestão de eventos, como por exemplo, a Evnts.

Whereby

O Whereby é um site que não exige download de programas para fazer o seu uso, o que por si só já é muito prático para quem precisa realizar reuniões corporativas, eventos e transmissões.

Assim como muitas outras ferramentas, ele também possui um plano gratuito e pago. No gratuito é possível fazer uma reunião com 100 participantes por 45 minutos, além de ter integração com ferramentas de gestão como Trello.

Outra funcionalidade que traz destaque para o Whereby é a criação “Breakout Rooms”, que dá a possibilidade de separar os participantes em pequenos grupos e salas.

Essa ferramenta também pode ser associada a uma plataforma de eventos permitindo que seu desempenho seja ainda melhor.

Google Meets

O Meets é um serviço freemium do Google que pode ser usado em contas comuns e também as que possuem o Google Workspace.

O principal ponto que podemos ressaltar deste site é que é muito intuitivo, com um clique já é possível começar uma reunião ou até mesmo agendá-la. Todas as transmissões são criptografadas, o que garante segurança aos usuários.

No plano gratuito, é possível realizar reuniões com 100 participantes de até 1 hora, com compartilhamento de tela e recursos para levantar a mão quando não se quer atrapalhar  quem está falando.

Vimeo

O Vimeo é uma outra ferramenta freemium que permite transmissões ao vivo e o carregamento de vídeos para a plataforma. Porém, as transmissões só podem ser feitas caso possua uma conta premium.

De qualquer forma, o Vimeo traz qualidade para as transmissões e permite que os seus eventos fiquem arquivados em 4K logo depois que terminarem.

Com ele é possível testar as suas configurações antes de entrar ao vivo para ter certeza de que está pronto. Nada de surpresas!

Para o host do evento, existem alguns recursos que fazem a diferença, como monitoramento do bate papo e das sessões de perguntas.

A possibilidade de conectar a sua transmissão com uma plataforma de eventos torna tudo ainda melhor, garantindo mais qualidade.

Streamyard

Assim como todos os outros citados acima, o Streamyard é uma ferramenta que possui um plano gratuito com limitações e outros pagos com muito mais recursos.

O grande diferencial desta plataforma é que ela permite a integração com ferramentas de gestão de eventos através de um link. E a partir dessa integração, ela se torna uma ferramenta completa. 

Nós temos um artigo completo sobre essa plataforma, para saber mais acesse: Streamyard: como usar a ferramenta para seu evento online ou live.

Por que contratar uma plataforma de eventos para uma transmissão ao vivo?

Uma ferramenta de transmissão ao vivo sozinha não é capaz de fazer um evento com todas as funcionalidades, comodidades, praticidades, experiências e coisas incríveis que uma plataforma de eventos pode proporcionar.

Veja como ela  pode levar a experiência da sua transmissão ao vivo para outro patamar:

Salas de Networking

Caso o objetivo do seu evento seja promover o networking e a interação entre as pessoas, seja entre os participantes ou funcionários, se for um evento corporativo, uma plataforma de gestão de eventos pode te auxiliar nisso.

Existe a possibilidade de se criar salas de networking para trocar experiências, contatos e conhecimentos diretamente com outros profissionais da sua ou de outras áreas.Funciona como uma sala de bate papo temática, com o objetivo de conhecer outros profissionais.

Enquetes, quizzes e nuvem de palavras

Elas podem ser desativadas ou ativadas pelo moderador durante a sua transmissão ao vivo, é extremamente simples. Através delas, é possível obter respostas em tempo real e deixar o evento ainda mais dinâmico e interativo.

Muitas plataformas disponibilizam enquetes para saber o que o seu público está achando do evento. Além disso, as perguntas  podem ficar previamente prontas, apenas esperando um comando para serem enviadas.

Isso também acontece com quizzes e nuvens de palavras que coletam o que os participantes escrevem no chat e nas respostas, deixando a palavra principal em destaque, permitindo que todos vejam o que está sendo falado no evento. 

Hotsite com formulário de inscrição

Com uma plataforma de eventos você também pode criar uma página de cadastro exclusiva para os seus participantes. Lá pode conter um formulário de inscrição com todas as informações que você quer ou precisa coletar do seu público alvo.

Assim como pode conter o termo de condições do seu evento, o que é muito importante. Defina os dados que pretende coletar da audiência, sendo os mais básicos nome e e-mail. 

E não se esqueça de que  um evento com uma identidade visual bem trabalhada tem muito mais credibilidade perante o público que irá participar, afinal acaba se tornando uma marca Invista na criação de um logotipo e padrão de cores, ícones e tipografia para o evento. 

Dashboards completos e integrados

Para quem é do time que sabe a importância dos dados em eventos, as plataformas de eventos também disponibilizam dashboards completos, com dados de engajamento do usuário, além  de volume de audiência em determinados momentos, respostas enviadas, conteúdos consumidos e por aí vai. 

Além do mais, também é possível saber quanto tempo o participante  esteve online, quais páginas ele visitou e as reações que compartilhou durante o evento.

Dicas e insights para aumentar o engajamento do público na transmissão ao vivo

Fazer uma transmissão ao vivo é fácil, mas agregar valor e qualidade ao evento que sua audiência está assistindo é outra história.

E em eventos online o que mais queremos é que o nosso público se engaje e interaja com o palestrante, certo? O jeito, então, é criar experiências interessantes, que chamem a atenção de quem está do outro lado da tela. 

Você, na função de organizar o evento, deve considerar a programação espaços livres e com atividades diferenciadas. Isso permite que a audiência tenha um respiro do conteúdo e possa absorvê-lo melhor, tendo um momento de relaxamento.

Invista em gamificação, quizzes, jogos e muitas outras atividades lúdicas. E se você estiver sem  imaginação, isso não será um problema. Veja este e-book com 42 ideias criativas para o seu evento online.

Como organizar um evento online ou transmissão ao vivo

A organização de toda a transmissão inclui definições que vão  desde o tema, datas, palestrantes até a programação, passando pela experiência do usuário

E para te ajudar nesta tarefa, aqui está  um checklist de eventos online  para ser o seu guia no pré, durante e pós evento. Com ele você não vai esquecer de nada!

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