Transmissão de eventos online: como fazer?
Com a popularização do live stream no Brasil e a revolução digital impulsionada pela pandemia, os eventos online ficaram em evidência, alavancando o formato digital como uma nova realidade por parte das empresas e produtores de eventos.
Com essa crescente utilização do formato de eventos virtuais, as dúvidas sobre a transmissão de eventos online surgiram e a busca pela transmissão ao vivo ideal se tornou uma prioridade.
Hoje você vai descobrir como funciona na prática a transmissão de um evento online e entender um pouco mais sobre como produzir essas transmissões de acordo com os formatos mais utilizados pelas empresas.
Afinal, como funciona a transmissão de eventos online?
Os eventos online são ferramentas poderosas de alcance, interação e engajamento para as marcas, e o sucesso desse tipo de evento está totalmente atrelado a boa qualidade da transmissão.
Uma transmissão ao vivo bem executada permeia etapas essenciais para uma entrega final eficiente:
- Plataforma de transmissão eficaz;
- Equipamentos de boa qualidade;
- Equipe audiovisual capacitada para condução do evento online;
- Infraestrutura adequada (estúdios profissionais);
- Iluminação profissional;
- Sonorização técnica profissional.
Com a escolha correta dos elementos acima, as chances da sua transmissão ao vivo ser executada com sucesso são altas, mas é importante estar atento aos detalhes e acompanhar com proximidade todas as fases de planejamento da sua transmissão.
Os eventos online, assim como os eventos presenciais, requerem planejamento, roteiro e dedicação, e funcionam com base em tecnologia e soluções digitais apropriadas para serem bem executados, portanto, capriche na pesquisa na hora de contratar uma boa empresa de transmissão ao vivo para conduzir o seu projeto.
Como transmitir eventos online? 3 passos essenciais para uma transmissão perfeita
Chegou a hora de colocar a mão na massa e realizar a transmissão do seu evento online. Mas por onde começar?
1. Planeje a transmissão do seu evento
Se você já criou o conteúdo e já planejou o seu evento de ponta a ponta, chegou a hora de planejar e estruturar a transmissão. Nessa etapa, alguns questionamentos são essenciais:
- Transmitir de forma amadora ou contratar uma empresa profissional?
- Transmissão ao vivo ou gravada?
- Qual formato quero para o meu evento? (Híbrido? 100% online? Webinar?)
- Quais ferramentas são essenciais para transmitir um evento online?
- Quais equipamentos preciso para realizar uma transmissão profissional?
- Para quais canais quero transmitir? (Instagram? YouTube? LinkedIn?)
- Qual plataforma vou utilizar? Preciso de integração?
- Qual a expectativa de público?
- Como será a interação desse evento? Chat aberto? Recursos interativos?
- Preciso de um link de internet dedicado?
Com as definições acima, você já pode passar para o próximo passo.
2. Crie um roteiro para a transmissão do seu evento
Depois de planejar todos os detalhes da sua transmissão, chegou o momento de desenvolver um roteiro. Essa etapa deve ser executada dias antes da transmissão, afinal, a equipe técnica precisa entender exatamente os processos do seu evento. Inclua elementos importantes como: horário inicial, inserção de vinhetas, vídeos, abertura de tela para participantes, tempo de duração, encerramento, etc. Deixe tudo isso claro no seu roteiro com os respectivos horários.
3. Faça um ensaio técnico antes da transmissão
Que tal conferir se está realmente tudo bem alinhado? Faça um ensaio técnico antes do seu evento. Teste a plataforma de transmissão, o enquadramento da câmera, os equipamentos audiovisuais, os horários de entrada dos convidados, cenografia, iluminação, etc. Não deixe nada passar em branco.
Transmissão de eventos online: modelos e formatos
Agora que você já sabe exatamente como fazer a transmissão de um evento online, que tal entender quais são os formatos mais utilizados pelas empresas?
Formatos de transmissão:
- Evento híbrido (participantes remotos e convidados presenciais em estúdio);
- Evento 100% online.
Modelos de eventos online para transmissão:
- Webinar;
- Meetups;
- Seminários online;
- Workshops;
- Cursos online;
- Congressos virtuais;
- Feiras digitais;
- Encontros de negócios;
- Convenção de vendas;
- Treinamentos corporativos.
Sabemos como é difícil planejar e executar uma transmissão ao vivo de qualidade, sem esquecer de nada, né? Portanto, não deixe de verificar todos os pontos com antecedência e definir as etapas essenciais para alcançar o resultado esperado na transmissão ao vivo do seu evento.
Lembrando que você ainda pode optar pela contratação de uma empresa de transmissão ao vivo e focar apenas na produção do conteúdo do seu evento.
Pare, pense, pesquise e escolha a opção mais adequada para o seu projeto.