Eventos online e híbridos: quais as principais diferenças?
Os eventos online e híbridos estão acontecendo cada vez com mais frequência e a adesão do público a esses formatos vem aumentando. Saiba mais sobre eles no artigo abaixo:
- A popularização dos eventos online
- Os eventos presenciais vão acabar?
- O futuro dos eventos é híbrido
- Eventos online x Híbridos: qual é o ideal para mim?
- Um checklist para cada tipo de evento
A popularização dos eventos online
Devido a pandemia que começou no ano de 2020 e resultou no distanciamento social, muitos eventos presenciais tiveram que ser cancelados o que gerou muitos impactos no mercado de eventos.
Mas muitas empresas e produtores começaram a pensar em novas formas de continuar movimentando o mercado de eventos, dando um olhar especial aos eventos online e híbridos também.
Eles já existiam há muito tempo, mas passaram a ser a principal escolha durante esse período e esses profissionais perceberam que esse formato é muito vantajoso, possuindo mais alcance e garantindo mais economia em questão de infraestrutura.
E com essa popularização, muitos profissionais passaram a “reaprender” como fazer os eventos. Isso porque as produções online não devem e não podem ser uma mera representação do presencial.
As plataformas de eventos online trazem diversas ferramentas e formas de incrementar a experiência da audiência presente.
Os eventos presenciais vão acabar?
A dúvida de muitas pessoas que frequentam eventos e até mesmo os seus produtores é: Os eventos presenciais irão acabar?
E a resposta para essa pergunta é não, eles não vão deixar de existir. A verdade é que cada formato é indicado para uma certa ocasião, público e objetivo.
Por exemplo, se você pretende fazer coffee breaks e almoços, obviamente o mais indicado para o seu evento seria fazer uma produção presencial.
Por isso é tão necessário pensar no seu objetivo e em todos os outros pontos na organização de um evento, dessa forma você pode definir qual o melhor formato para produzi-lo.
Assim, será possível otimizar esforços e custos, sem falar nas possibilidades de pensar em diversas formas de engajar o público. Sobrando até mais tempo para focar no marketing do evento.
Portanto, se o evento presencial é a sua forma favorita de produção, não precisa se preocupar. Ele não irá desaparecer ou acabar, apenas se tornará um formato mais assertivo.
O futuro dos eventos é híbrido
Apesar dos eventos presenciais continuarem a existir e serem mais indicados para certo tipo de situação, ainda existe a opção de se fazer eventos híbridos.
Este formato, inclusive, possui inúmeras vantagens para os produtores e para os participantes que terão a melhor experiência de suas vidas.
Com eles, pessoas de longe podem participar de forma remota e os participantes que preferirem ainda podem visitar as instalações de forma presencial. Você irá produzir o melhor dos dois mundos para o seu público.
A melhor parte disso é que algumas plataformas, como a Evnts, já contam com tecnologias e funcionalidades que auxiliam na produção dos eventos híbridos, como o credenciamento via QR code diretamente pela plataforma e possibilidade de interação entre os públicos online e presencial.
A tendência é que esse formato de evento se torne cada vez mais comum, atingindo mais pessoas, trazendo muito mais inovação e formas de engajar o público.
Eventos online X Eventos híbridos: qual é o ideal para mim?
Fazer eventos online e híbridos não é igual uma receita de bolo, em que todas as vezes serão os mesmos ingredientes e o mesmo preparo. Portanto, cada um deles vai requerer diferentes funcionalidades, programações, objetivos e informações.
Perfil do público
Sendo assim, uma das formas de conseguir identificar a melhor opção, é saber o perfil do seu público.
São necessárias informações como, o melhor horário para realização, quais atividades irão gerar engajamento, se ele tem tempo para fazer o deslocamento até o lugar ou não.
Avaliando essas e muitas outras informações da sua persona, é possível entender o que melhor irá encaixar na rotina do participante, permitindo que ele possa estar na sua produção, seja ela online ou híbrida.
Objetivo do seu evento
Em segundo lugar, pondere também o objetivo do seu evento. Por exemplo, se o seu objetivo for de geração de leads, o evento pode ser feito online e a captação será feita por um formulário online.
Por outro lado, se o objetivo for fazer um lançamento, você pode promover ações presenciais e online para proporcionar experiências divertidas aos participantes.
Orçamento e recursos disponíveis
E claro, não esqueça de avaliar o orçamento disponível para a sua produção. Para recursos mais enxutos, o evento online é mais indicado já que possui uma grande economia de valores.
Mas se você tiver um orçamento maior, será possível optar por um evento híbrido com uma infraestrutura maior que, naturalmente, oferecerá a possibilidade de atender melhor aos diferentes perfis de público que você possui.
Um checklist para cada tipo de evento
E por fim, você como profissional da área pode precisar de uma ajudinha para deixar todo o planejamento ainda mais simples.
Portanto, a Evnts disponibilizou dois checklists gratuitos, um deles é para eventos online e o outro para eventos híbridos.
Para baixar, basta clicar em um dos botões abaixo!