Evento de lançamento: quais são suas vantagens?

evento de lançamento

Um evento de lançamento geralmente é feito quando uma marca ou empresa vai introduzir um novo serviço ou produto, seja ele físico ou digital, no mercado.

Neste artigo, confira como organizar o seu e criar momentos inesquecíveis para os participantes:

O que é um evento de lançamento?

Eventos são uma ótima estratégia de marketing para quem busca introduzir um novo serviço ou produto no mercado. E é daí que surgem os eventos de lançamento.

Neles, a sua nova invenção vai ser apresentada ao público, clientes, parceiros e até mesmo à mídia.

Eles são uma forma de promover a divulgação e fazer uma jogada de marketing incrível, ao mesmo tempo oferecendo uma ótima experiência para todos os participantes.

Durante o pré evento você pode enviar releases e comunicações que instiguem a curiosidade do seu público e dos jornalistas, fazendo com que eles queiram mais e mais participar do seu evento, seja ele online, híbrido ou presencial.

Em uma produção desse tipo, podemos esperar retorno, depoimentos e a mídia espontânea, que nada mais é do que uma menção ou transmissão da mensagem da sua empresa ou marca em veículos de comunicação, sem que tenha sido feito um investimento direto.

E para que seja proporcionada uma experiência inesquecível para os seus participantes, você pode usar de diferentes artifícios, como a gamificação, storytelling, hologramas e outros que deixam o evento mais imersivo.

É sempre bom reforçar que antes do planejamento de um evento, precisamos ter um objetivo, e se tratando de lançamento, ele geralmente é mais específico, mas isso é você quem irá decidir!

Vantagens do evento de lançamento

Após compreender do que se trata um evento desse porte, vamos entender quais são seus benefícios. Ou seja, por que vale a pena investir nele e em toda a sua produção.

O primeiro ponto a ser levantado é que geralmente esses eventos estão cheios de pessoas que são consideradas ou se consideram formadoras de opinião, o que permite que ainda mais pessoas possam conhecer sua empresa através das redes.

Podemos inclusive utilizar estratégias de coleta de feedback em tempo real, seja incentivando as pessoas a falarem no chat ou enviando enquetes para que elas respondam.

Esse tipo de evento também estreita os laços de relacionamento com os seus clientes, deixando-os mais próximos de você e de sua empresa. Isso sem contar o posicionamento das empresas que pode ser fortalecido com uma imagem mais positiva.

Como proprietário ou proprietária de uma empresa ou marca, você pode usar a situação do evento de lançamento para promover os seus outros produtos ou serviços do seu portfólio.

Assim os seus clientes podem conhecer mais de perto o que você oferece e ainda conversar com especialistas da sua empresa sobre os produtos e serviços.

Dicas para criar experiências incríveis

Existem muitas formas de criar experiências que causem impacto nas pessoas durante o seu evento.

Confira abaixo:

Use a divulgação ao seu favor

Use o e-mail marketing, redes sociais, vídeos e outros canais de divulgação para chamar a atenção para o seu evento. Seja da mídia ou de participantes em potencial que podem estar de olho.

Você ainda pode criar um storytelling para que as pessoas se conectem com o que vai ser apresentado no evento e tenham ainda mais vontade de engajar.

Introduza o seu produto ou serviço

Sendo um evento de lançamento, nada melhor do que introduzir seus produtos ou serviços na programação do evento. Você pode fazer uma apresentação, distribuir amostras ou oferecer demonstrações.

E para ser mais inovador ainda, você pode criar painéis específicos com funcionários da empresa falando sobre o produto. Uma ideia engajadora é incentivar o contato ativo com o seu produto ou serviço no ato do evento.

Permita que eles possam usar, perguntar e explorar o que você está tentando introduzir.

Use a sua criatividade para ir além do que as pessoas esperam e obter mais resultados do que o esperado

Busque convidados de destaque na sua área

Você ainda pode convidar personalidades que chamem a atenção e auxiliem na promoção do seu evento.

O mestre de cerimônia, por exemplo, pode ser um funcionário da empresa em um painel dividido com alguma pessoa que tenha certo reconhecimento no mercado em que o lançamento está inserido, podendo ser algum influenciador ou personalidade que tenha autoridade sobre o assunto.

Faça uso de ações de gamificação

Existem diversos jogos que você pode personalizar para seguirem a temática do seu evento e ainda assim cativar as pessoas.

Jogos como os que traremos, podem ser usados no intervalo do seu evento, fazendo com que as pessoas possam descansar e se divertir no meio tempo.

Por exemplo, o Stopots que permite a personalização das perguntas, dessa forma você pode fazê-las de acordo com a sua empresa ou produto anunciado, mas nada te impede de fazer da forma tradicional também.

Outro jogo interessante é o telefone sem fio do Gartic, todos conhecemos essa brincadeira, e agora acharam uma forma de fazermos ela online. Você com certeza dará boas risadas.

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Comece a programar o seu evento de lançamento

E agora que você conhece o que é um evento de lançamento e quais são suas principais vantagens, já pode começar a fazer a programação do seu.

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