Holograma para eventos

holograma para eventos

Com a nova rotina que estamos vivendo, a tecnologia tomou conta do setor, e isso inclui o uso de holograma para eventos. Confira mais sobre essa tecnologia neste artigo, estruturado da seguinte maneira:

O que são hologramas?

Uma tecnologia que há pouco tempo atrás parecia impensável, os hologramas são registros de figuras bidimensionais com interferência de luz, que criam imagens tridimensionais.

A técnica se chama holografia que vem do grego “holos”, que significa todo, inteiro e “graphos”, que significa sinal, escrita. Ou seja, é algo que registra a informação integralmente.

Os hologramas são uma reconstrução integral das imagens e possuem algumas propriedades específicas, como a possibilidade de ser visto em diversas perspectivas, posições e ângulos.

Os elementos básicos usados na fotografia, uma representação bidimensional, são semelhantes aos da holografia, que tem como diferencial a captação de três dimensões, incluindo a profundidade.

Essa tecnologia foi criada na década de 1940 por um engenheiro eletricista, mas só foi mais explorada na década de 1960 com o desenvolvimento dos lasers.

Dentre as muitas áreas de utilização estão as artes visuais, a segurança e o armazenamento de informação. E hoje em dia podemos ver seu uso em eventos digitais e presenciais, o que agrega e muito na experiência dos usuários.

Como o holograma para eventos é possível?

Por serem considerados uma fotografia tridimensional, os hologramas funcionam por conta das propriedades de ondulação da luz. A grande diferença entre holografia e fotografia é o senso de profundidade, esse é o fator principal para que seja possível criar essa imagem tridimensional.

Para que ela funcione, a luz precisa irradiar em determinada direção, como um raio laser, sobre um filme, uma tela ou qualquer superfície hipersensível.

E essa luz que está irradiando deve se dividir em dois feixes: um que ilumina o objeto a ser representado tridimensionalmente de forma que ele reflita sobre o filme, enquanto o outro feixe ilumina o palco ou tela.

E assim o holograma é formado: a luz posicionada no objetivo cria uma representação tridimensional dele. 

Como usar o holograma para eventos?

Assim como outras tecnologias, como metaverso e realidade aumentada, o mundo dos eventos já vem usando a holografia para agregar valor à experiência dos participantes.

O recurso pode servir para se fazer uma aparição de convidados especiais, como apresentadores, cantores ou outras atrações. Isso cria um ambiente cativante e engajador para os participantes.

Além disso, é possível que se crie até mesmo shows em formatos tridimensionais. Eles podem ser feitos de qualquer tamanho, personalizados e com áudio em tempo real.

Durante a pandemia esse recurso foi muito usado, principalmente em eventos que eram feitos em estúdio, mas sem a presença de alguns palestrantes. Isso torna a interação e experiência muito mais imersiva e interessante para todos, seja speaker ou audiência.

Hoje em dia existem tecnologias que permitem até mesmo a interação ao vivo com esse holograma para eventos, fortalecendo ainda mais estratégias de live marketing que podem ser usadas.

Além disso, eles são perfeitos para eventos de lançamento ou feiras com demonstração, já que permitem visões 3D do produto ou objeto a ser exibido.

Assine nossa newsletter gratuita

Receba os melhores conteúdos sobre eventos diretamente no seu email

Exemplos do uso de holograma para eventos

Como dito anteriormente, essa tecnologia já vem sendo explorada há alguns anos, e isso nos possibilita trazer alguns cases para que possa entender o real uso e aplicação de holograma para eventos. Confira:

Show do Cazuza

Em 2013, aconteceu um show em homenagem ao cantor Cazuza que faleceu em 1990. E ele só foi possível com este recurso, já que foi reproduzida uma imagem holográfica do cantor.

Esse evento ocorreu com a presença de muitas pessoas no Parque da Juventude, localizado em São Bernardo do Campo em São Paulo.

Confira abaixo um vídeo do show postado no próprio canal do cantor.

Show do Michael Jackson

Em 2009, faleceu o Rei do Pop, Michael Jackson, porém, graças à tecnologia de hologramas milhares de pessoas puderam prestigiá-lo novamente.

Isso ocorreu em 2014, no Billboard Music Awards, e muitas pessoas se emocionaram por parecer realmente que o cantor estava lá. Isso nos mostra como podemos impactar as pessoas através das tecnologias usadas em eventos.

Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva”

Em 2021, ocorreu um evento no Shopping Villa Lobos em São Paulo, com o tema “Eu, Ayrton Senna da Silva”, em que foi contada a história do piloto de Fórmula 1.E com o auxílio de tecnologia ele mesmo guiou os convidados por sua trajetória. Emocionante!

Claro Verão 5G

A concessionária de telefonia móvel Claro também teve sua participação no meio dos eventos usando holografia. Eles fizeram uma apresentação holográfica em tempo real que transportou Lucas Lima ao palco do Led Zeppelin In Concert, no Allianz Parque.

Cronograma do seu evento

Está pensando em usar o holograma para eventos? Então já pode começar a montar o seu planejamento.

Para te auxiliar nesse processo, disponibilizamos uma planilha de cronograma gratuita com tudo o que você precisará para tornar o seu evento mais incrível ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *