E-mail marketing para eventos: como fazer e analisar resultados

e-mail marketing

Dentre as muitas estratégias de divulgação para eventos nós podemos encontrar o e-mail marketing. Conheça mais sobre esse canal de comunicação neste artigo:

O que é e-mail marketing?

Seja trabalhando com marketing ou eventos, você provavelmente já deve ter se deparado com o termo “e-mail marketing” – que agora precisa ser integrado no dia a dia do produtor de eventos.

O e-mail marketing antes era um meio de comunicação de massa, porém, vem se tornando cada vez mais estratégico. E para que essa técnica não acabe sendo algo incômodo para os seus contatos, é importante que eles tenham se inscrito para receber suas mensagens, como no site do evento, por exemplo. 

Essa não é apenas uma questão de bom senso, mas também jurídica. É fundamental que seus destinatários tenham aceitado receber suas mensagens, caso contrário, você pode ter problemas com questões envolvendo privacidade e uso indevido de dados.

Enviar e-mails é uma estratégia muito usada em campanhas de marketing digital que visam criar e manter relacionamento de longo prazo com clientes. Esses e-mails devem ser relevantes e segmentados para que o seu público não perca o interesse facilmente e acabe cancelando a inscrição.

Ou seja, através de uma base de contatos você pode estreitar relações com seus clientes, parceiros e até mesmo leads.  

É um canal de comunicação direta que faz o disparo para uma lista de contatos com objetivos diferentes, que podem ser a qualificação da sua base de leads, comunicar lançamentos, produtos, promoções ou, no nosso caso, comunicar eventos.

Quais os benefícios do e-mail marketing para eventos?

A questão que deve estar passando na sua mente agora é: como usar as estratégias de e-mail marketing em eventos?

Bom, quem não olha os e-mails diariamente, até mesmo mais de uma vez por dia? Por conta disso, esse tipo de divulgação tem um grande alcance, por ser direto e muitas vezes personalizado.

Ele ainda permite uma segmentação muito maior se comparado a outros veículos de comunicação. Isso acontece porque os contatos inseridos na lista são leads que entraram por conta própria na sua lista.

Além disso, o formato também é flexível permitindo que se coloque imagens, vídeos, botões e muitos links que levem para a sua página. O que consequentemente também pode aumentar o tráfego do seu site ou blog.

O e-mail marketing também permite que se faça uso de uma linguagem mais informal e direta, criando uma conexão, um laço muito mais próximo com o destinatário do seu e-mail, seja ele parceiro, patrocinador ou o participante.

Outro ponto muitíssimo importante é o custo reduzido que ele apresenta perante outras estratégias de prospecção e qualificação de leads, pois parte de uma base já segmentada, em que a comunicação é mais assertiva.

E mesmo com tudo isso, ainda pode-se citar outros benefícios, como a possibilidade de se acompanhar métricas usando certas ferramentas, como MailChimp, Hubspot ou um sistema integrado diretamente na plataforma de eventos que será utilizada.

Diferentes aplicações do e-mail marketing para eventos

Dependendo dos conteúdos inseridos nos e-mails, eles trazem diferentes resultados e impactos que se esperam causar no participante de um evento. Confira algumas sugestões de uso de e-mails na produção de eventos. 

De pré e pós evento

E para quem já é familiarizado com a estratégia, é necessário saber que essa comunicação é importante e vai permear todas as etapas do evento. Na etapa de pré-produção, ela é importante para comunicar as informações como data, horário, links de acesso e programação.

Depois do evento, ela se faz necessária para manter a memória do seu evento e da marca da empresa fresca na mente dos que participaram. Use essa ferramenta para compartilhar conteúdos bem como o acesso à gravação, especialmente para quem não acompanhou ao vivo.

De nutrição de contatos

Depois de ter construído sua base de contatos, é chegada a hora de qualificá-los para que possam avançar no funil de vendas. Portanto, é a hora de começar a fazer a nutrição deles.

Isso pode ser feito a partir do compartilhamento de conteúdos e materiais ricos que podem aumentar o interesse dos inscritos em se engajarem, participarem das dinâmicas e interagirem durante as lives. A ideia aqui é manter o relacionamento próximo com quem vai participar do evento.

Newsletter

Uma newsletter é aquele tipo de conteúdo  que recebemos depois de nos inscrever em um site, onde deixamos o nosso e-mail e nome para receber conteúdos. Esse tipo de envio pode ser parte de uma estratégia de prospecção de leads, de nutrição de participantes ou de fidelização de clientes. 

Educacional

Para completar a experiência do seu usuário e ainda agregar mais valor ao seu evento, existem os e-mails educacionais que visam ajudar a complementar o que foi passado e ainda auxiliar o entendimento. 

Neste caso, vale criar uma automação de e-mails que traga uma sequência de mensagens com assuntos relacionados ao evento, de modo a realmente criar um fluxo de envio de conteúdos. 

Dicas matadoras para o e-mail marketing

E é claro que as dicas não poderiam faltar! Vamos te contar algumas estratégias matadoras para garantir uma boa performance no seu e-mail marketing.

Tenha constância

Mantenha uma frequência nos e-mails enviados para que os seus participantes não se esqueçam de você. Mas também não dispare mensagens excessivas para que as ferramentas não o classifiquem como spam, removendo-o automaticamente da caixa de entrada.

Tente achar o equilíbrio ideal. Muitos são ruins, mas um por mês ou a cada dois meses também não é a melhor opção. Tente achar uma frequência interessante e faça testes para descobrir o melhor cronograma para você. 

Ofereça conteúdo relevante

Para que a pessoa não se descadastre do seu mailing, é importante que você mande assuntos  relevantes e que a motivem a abrir o seu e-mail. 

Quanto mais ela receber e não abrir, mais as ferramentas de disparo de e-mail vão entender como se ele fosse um spam, prejudicando a entrega da sua mensagem. 

Então, traga conteúdos relevantes e notícias sobre a área para que sua base possa se interessar. Busque também criar headline criativas e cativantes, ela é a parte mais importante do e-mail já que é a primeira impressão da pessoa que receberá.

Use o CTA

Use CTAs inteligentes que podem aumentar o tráfego da landing page do seu evento ou blog da empresa. Encaminhe os participantes para páginas como a da gravação do conteúdo e produtos disponibilizados.

Além de poder colocar links para suas outras plataformas, sites, blogs e redes sociais que podem trazer mais informações interessantes.

Acompanhe os resultados

E mesmo com tudo isso, é necessário fazer todo o acompanhamento das métricas do seu e-mail marketing para eventos. Para isso é preciso usar certas ferramentas que permitem o rastreamento de quem abriu o seu e-mail, quem clicou nos links e como foi essa navegação.

Com base nesses dados, você pode ir ajustando a sua estratégia, criando mensagens novas ou fazendo redisparos para quem não abriu seu e-mail. É aquela máxima “quem não mede, não melhora”. Por isso, aproveite as informações para sempre otimizar a sua campanha de marketing, conforme o desenrolar do evento. 

Aprenda na prática

Para que você possa aprender da forma mais fácil a preparar os e-mails marketing para o seu evento, preparamos um e-book completo para te ajudar nesse processo.

Além disso, ele conta com alguns modelos para que você possa passar a utilizar nas suas produções de eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com ❤ pela Evnts © 2024 | EVENTS SERVICOS VIAGEM E TURISMO LTDA | CNPJ 21.860.251/0001-16

Assine nossa newsletter gratuita