E-mail marketing para eventos: como fazer e analisar resultados

e-mail marketing

Dentre as muitas estratégias de divulgação para eventos nós podemos encontrar o e-mail marketing. Conheça mais sobre esse canal de comunicação neste artigo:

O que é e-mail marketing?

Seja trabalhando com marketing ou eventos, você provavelmente já deve ter se deparado com o termo “e-mail marketing” – que agora precisa ser integrado no dia a dia do produtor de eventos.

O e-mail marketing antes era um meio de comunicação de massa, porém, vem se tornando cada vez mais estratégico. E para que essa técnica não acabe sendo algo incômodo para os seus contatos, é importante que eles tenham se inscrito para receber suas mensagens, como no site do evento, por exemplo. 

Essa não é apenas uma questão de bom senso, mas também jurídica. É fundamental que seus destinatários tenham aceitado receber suas mensagens, caso contrário, você pode ter problemas com questões envolvendo privacidade e uso indevido de dados.

Enviar e-mails é uma estratégia muito usada em campanhas de marketing digital que visam criar e manter relacionamento de longo prazo com clientes. Esses e-mails devem ser relevantes e segmentados para que o seu público não perca o interesse facilmente e acabe cancelando a inscrição.

Ou seja, através de uma base de contatos você pode estreitar relações com seus clientes, parceiros e até mesmo leads.  

É um canal de comunicação direta que faz o disparo para uma lista de contatos com objetivos diferentes, que podem ser a qualificação da sua base de leads, comunicar lançamentos, produtos, promoções ou, no nosso caso, comunicar eventos.

Quais os benefícios do e-mail marketing para eventos?

A questão que deve estar passando na sua mente agora é: como usar as estratégias de e-mail marketing em eventos?

Bom, quem não olha os e-mails diariamente, até mesmo mais de uma vez por dia? Por conta disso, esse tipo de divulgação tem um grande alcance, por ser direto e muitas vezes personalizado.

Ele ainda permite uma segmentação muito maior se comparado a outros veículos de comunicação. Isso acontece porque os contatos inseridos na lista são leads que entraram por conta própria na sua lista.

Além disso, o formato também é flexível permitindo que se coloque imagens, vídeos, botões e muitos links que levem para a sua página. O que consequentemente também pode aumentar o tráfego do seu site ou blog.

O e-mail marketing também permite que se faça uso de uma linguagem mais informal e direta, criando uma conexão, um laço muito mais próximo com o destinatário do seu e-mail, seja ele parceiro, patrocinador ou o participante.

Outro ponto muitíssimo importante é o custo reduzido que ele apresenta perante outras estratégias de prospecção e qualificação de leads, pois parte de uma base já segmentada, em que a comunicação é mais assertiva.

E mesmo com tudo isso, ainda pode-se citar outros benefícios, como a possibilidade de se acompanhar métricas usando certas ferramentas, como MailChimp, Hubspot ou um sistema integrado diretamente na plataforma de eventos que será utilizada.

Assine nossa newsletter gratuita

Receba os melhores conteúdos sobre eventos diretamente no seu email

Diferentes aplicações do e-mail marketing para eventos

Dependendo dos conteúdos inseridos nos e-mails, eles trazem diferentes resultados e impactos que se esperam causar no participante de um evento. Confira algumas sugestões de uso de e-mails na produção de eventos. 

De pré e pós evento

E para quem já é familiarizado com a estratégia, é necessário saber que essa comunicação é importante e vai permear todas as etapas do evento. Na etapa de pré-produção, ela é importante para comunicar as informações como data, horário, links de acesso e programação.

Depois do evento, ela se faz necessária para manter a memória do seu evento e da marca da empresa fresca na mente dos que participaram. Use essa ferramenta para compartilhar conteúdos bem como o acesso à gravação, especialmente para quem não acompanhou ao vivo.

De nutrição de contatos

Depois de ter construído sua base de contatos, é chegada a hora de qualificá-los para que possam avançar no funil de vendas. Portanto, é a hora de começar a fazer a nutrição deles.

Isso pode ser feito a partir do compartilhamento de conteúdos e materiais ricos que podem aumentar o interesse dos inscritos em se engajarem, participarem das dinâmicas e interagirem durante as lives. A ideia aqui é manter o relacionamento próximo com quem vai participar do evento.

Newsletter

Uma newsletter é aquele tipo de conteúdo  que recebemos depois de nos inscrever em um site, onde deixamos o nosso e-mail e nome para receber conteúdos. Esse tipo de envio pode ser parte de uma estratégia de prospecção de leads, de nutrição de participantes ou de fidelização de clientes. 

Educacional

Para completar a experiência do seu usuário e ainda agregar mais valor ao seu evento, existem os e-mails educacionais que visam ajudar a complementar o que foi passado e ainda auxiliar o entendimento. 

Neste caso, vale criar uma automação de e-mails que traga uma sequência de mensagens com assuntos relacionados ao evento, de modo a realmente criar um fluxo de envio de conteúdos. 

Dicas matadoras para o e-mail marketing

E é claro que as dicas não poderiam faltar! Vamos te contar algumas estratégias matadoras para garantir uma boa performance no seu e-mail marketing.

Tenha constância

Mantenha uma frequência nos e-mails enviados para que os seus participantes não se esqueçam de você. Mas também não dispare mensagens excessivas para que as ferramentas não o classifiquem como spam, removendo-o automaticamente da caixa de entrada.

Tente achar o equilíbrio ideal. Muitos são ruins, mas um por mês ou a cada dois meses também não é a melhor opção. Tente achar uma frequência interessante e faça testes para descobrir o melhor cronograma para você. 

Ofereça conteúdo relevante

Para que a pessoa não se descadastre do seu mailing, é importante que você mande assuntos  relevantes e que a motivem a abrir o seu e-mail. 

Quanto mais ela receber e não abrir, mais as ferramentas de disparo de e-mail vão entender como se ele fosse um spam, prejudicando a entrega da sua mensagem. 

Então, traga conteúdos relevantes e notícias sobre a área para que sua base possa se interessar. Busque também criar headline criativas e cativantes, ela é a parte mais importante do e-mail já que é a primeira impressão da pessoa que receberá.

Use o CTA

Use CTAs inteligentes que podem aumentar o tráfego da landing page do seu evento ou blog da empresa. Encaminhe os participantes para páginas como a da gravação do conteúdo e produtos disponibilizados.

Além de poder colocar links para suas outras plataformas, sites, blogs e redes sociais que podem trazer mais informações interessantes.

Acompanhe os resultados

E mesmo com tudo isso, é necessário fazer todo o acompanhamento das métricas do seu e-mail marketing para eventos. Para isso é preciso usar certas ferramentas que permitem o rastreamento de quem abriu o seu e-mail, quem clicou nos links e como foi essa navegação.

Com base nesses dados, você pode ir ajustando a sua estratégia, criando mensagens novas ou fazendo redisparos para quem não abriu seu e-mail. É aquela máxima “quem não mede, não melhora”. Por isso, aproveite as informações para sempre otimizar a sua campanha de marketing, conforme o desenrolar do evento. 

Como planejar o seu evento online passo a passo 

E sendo a divulgação e a criação de um plano robusto de marketing parte do planejamento do seu evento, é importante saber as outras etapas também para que não se esqueça de nada.

Por isso, veja um checklist gratuito para planejar o seu evento online da melhor forma possível.

[botão]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *