Evento online: 7 exemplos para te inspirar

Um bom evento online deve ser capaz de despertar sensações e emoções novas, que não competem, mas complementam aquelas despertadas em um evento presencial. 

Nesse sentido, vimos surgir eventos online inovadores, sobretudo no cenário de afastamento social em decorrência da pandemia. Nesse artigo vamos conhecer mais sobre:

Leia até o final e conheça excelentes exemplos que podem servir como inspiração para o seu projeto. 

Cases inspiradores de evento online

Programar e gerenciar um evento online não é uma tarefa simples. Mas, muitas empresas e marcas de grande relevância conseguiram driblar as dificuldades da pandemia justamente dessa forma. 

Elas promoveram eventos de alto padrão e excelente qualidade, capazes de satisfazer até os públicos mais exigentes. Alguns exemplos de evento online que podemos destacar são: 

  1. CCXP Worlds – A Journey of Hope 2020;
  2. Fórum E-commerce Brasil 2020;
  3. Conarec 2020;
  4. Oktane20 Live;
  5. Tomorrowland Around the World;
  6. Experiential Marketing Summit 2021; 
  7. CMO Summit 2021;

Vamos conhecer um pouco mais a respeito dessas atrações e suas particularidades. Por que são considerados referências e podem ser usados como benchmarking de eventos online? 

Case CCXP Worlds – A Journey of Hope 2020: como adaptar um sucesso presencial para o ambiente online

A Comic Con Experience é o maior evento brasileiro de cultura pop, com foco em filmes, séries, quadrinhos e videogames. 

Esse foi um dos eventos mais desafiadores para o público e para os organizadores. Isso porque a CCXP se destacou mundialmente em 2019 ao reunir uma multidão de 280 mil pessoas em 4 dias de agenda. 

Um dos questionamentos de muitos produtores de eventos é: como fazer um evento online imbatível depois de uma experiência física tão positiva?

Os organizadores optaram por transpor algumas das experiências mais importantes do evento para a versão virtual de 2020. 

Evento digital uniu participantes do mundo todo, simultaneamente

Foram criados 12 mundos virtuais, com mais de 150 horas de conteúdo distribuídos em 5 palcos. Além disso, os participantes puderam assistir às mais de 250 lives diárias com quadrinistas e mesas virtuais com interação do público.

As experiências simultâneas em diferentes regiões trouxeram a sensação de dinamismo característico da CCXP. No formato online, o evento foi apreciado por pessoas de 113 países, batendo a casa de 1,5 milhão de espectadores. 

O trunfo, porém, foi disponibilizar atrações pós-evento com tempo de expiração. Uma vez que o evento é anual, é importante para o usuário a sensação de exclusividade e continuidade. 

A plataforma de evento interativa também colaborou para o engajamento do público e se tornou um hub de conteúdo para os amantes de HQ. 

Case Fórum E-commerce Brasil 2020: como maximizar seu investimento por meio de conteúdo e networking

Depois de 10 anos de eventos, o Fórum E-commerce Brasil se viu obrigado a não realizar a sua tão esperada edição presencial em 2020. Reconhecido por ser uma excelente mesa nacional de negócios, os organizadores se reinventaram e fizeram deste limão uma caipirinha – com sotaque gringo. 

Em 2020, o evento extrapolou as fronteiras e se tornou o Fórum E-Commerce Brasil 2020 – Global Edition, uma edição que reuniu palestrantes internacionais de peso, cujo investimento acaba ficando mais acessível uma vez que não há a despesa de deslocamento. 

No formato online, o evento ganhou ares globais, extrapolando as fronteiras brasileiras

Por ser voltado para negócios, a organização conseguiu inovar em sua versão online ao disponibilizar salas para conversas individuais entre patrocinadores, investidores e empresários, com tradução simultânea. 

É clara a estratégia dos produtores do evento de otimizar o investimento em espaço físico em conteúdo de qualidade, com palestrantes ilustres e experiências inesquecíveis. 

O evento deste ano já está confirmado.

Case Conarec 2020: como democratizar o conteúdo com uma estratégia freemium

O Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente também virou digital em 2020. O sempre foi pago e despendia das empresas um alto investimento para que seus funcionários pudessem participar.  

Numa estratégia muito inteligente, o Conarec 2020 disponibilizou um pacote gratuito de atrações. O formato chamado “freemium” dá ao usuário acesso a conteúdos conforme seu nível de assinatura. 

Participantes que acessam gratuitamente tem parte do conteúdo disponível, enquanto aqueles que pagam assinatura têm uma experiência completa. Quando isso é bem elaborado e bem pensado, pode servir de chamariz para despertar o interesse nas atrações pagas. 

Obviamente a escolha por debater temas atuais e de relevância para o público é essencial. O Conarec também acertou muito na sua escolha temática, trazendo pautas que preveem soluções pós-pandêmicas e analisam o comportamento do consumidor moderno. 

Evento trouxe uma imersão online que tentou replicar a edição presencial, em que o networking é imbatível

Case Oktane20 Live: a importância da experiência do usuário no evento online

A Oktane é uma conferência anual voltada para o mercado de tecnologia e, como tal, soube aproveitar muito bem o ambiente virtual para promover e realizar o evento em 2020. 

Uma das escolhas assertivas foi criar uma espécie de tutorial para que os usuários conseguissem utilizar a plataforma de eventos sem grandes problemas. Foram diversas dicas de navegação, tudo isso com explicação tela a tela. Prestar suporte ao usuário é fundamental para que ele tire o máximo proveito de todas as funcionalidades. 

hall virtual evento online okta 20
O público do evento teve à mão um manual de como navegar nos ambientes online da plataforma

A marca também escolheu oferecer o conteúdo gratuitamente, atendendo a uma parcela muito maior de público, o que pode trazer bons resultados em questão de divulgação da marca e conquista de audiência.

Case Tomorrowland Around the World: como promover um festival online de música eletrônica 

O mundialmente conhecido festival de música eletrônica é um exemplo de como adaptar um evento presencial para o online. 

O investimento em tecnologia de ponta, capaz de reproduzir o máximo possível a experiência visual e sonora do ambiente físico foi o marco da Tomorrowland Around The World

Promover um festival digital exigiu investimento em efeitos visuais e efeitos sonoros que conseguissem trazer a familiaridade do evento físico realizado nos anos anteriores. 

Por dois dias, mais de 1 milhão de pessoas curtiram as mixagens de mais de 60 artistas, em 8 palcos. E puderam vivenciar de forma online experiências como show de fogos de artifício e um show de luzes a laser – dois elementos que conseguem impressionar através da tela de qualquer dispositivo. 

Tomorrowland Around the World teve direito a animações e montagens que reproduziram o evento presencial

Case Experiential Marketing Summit 2021: como fazer um hub de conteúdo atrativo

O Experiential Marketing Summit 2021 é um evento online voltado para profissionais do marketing e criação de conteúdo. Ele acontecerá nos meses de março, maio e outubro de 2021.

Simplicidade, inovação, tecnologia e conteúdo: um exemplo a ser seguido

O grande diferencial é o design inovador que podemos ver na plataforma de divulgação do evento. Contar com um visual atraente e moderno é fundamental para cativar e surpreender o público.

A experiência visual é parte fundamental desse projeto que tem como premissa uma exploração mais dinâmica de diferentes formatos de comunicação – ainda mais para um público que valoriza o audiovisual.

Case CMO Summit 2021: como usar o storytelling e o audiovisual a favor do seu evento online

O que o CMO Summit 2021, evento voltado para o universo do marketing digital, nos mostra que um evento é uma ferramenta de marketing. E precisa de um storytelling.

A promessa dos organizadores do evento foi levar os participantes para Marte. E fez isso muito bem por meio de um visual impecável, que causou interesse logo à primeira vista. A linguagem e formatos também foram escolhidos a dedo. 

Mas, foi  no cuidado com a sua agenda de convidados que o festival de marketing mostrou maior qualidade e desenvoltura, optando por uma agenda bem interessante para o público. 

As lives de 30 minutos que compõem o evento são de tamanho adequado para o formato – nem tanto, nem tão pouco. Assim, o CMO Summit 2021 aumentou as  chances de prender a audiência pelo tempo necessário, com conteúdo de qualidade e um ambiente digital de outro planeta.

Checklist para um evento online bem organizado

Depois de conhecer essa lista, nada mais justo do que saber quais são as estratégias usadas por esses organizadores para obter bons resultados. 

A primeira delas é contar com patrocinadores. Confira aqui algumas dicas para conseguir patrocínio

Vamos a um checklist básico:

  • Definir muito bem o seu público-alvo;
  • Definir se o evento será totalmente online ou híbrido;
  • Ter um projeto organizado e bem estruturado;
  • Promover atrações diversificadas;
  • Investir em tecnologia;
  • Investir em segurança para acessos e inclusão de dados;
  • Promover interação;
  • Gerar engajamento;
  • Oferecer conteúdo inédito e de qualidade;
  • Fazer uma boa divulgação;
  • Contar com uma plataforma especializada para realização do evento. 

Esse é um checklist que pode guiar a estruturação do seu evento online. Contar com uma plataforma de eventos, é claro, fará toda a diferença para hospedar as atrações e garantir a qualidade. 

Dicas para aumentar o engajamento da audiência

Muitas métricas podem ser utilizadas para definir o sucesso de um evento online. Uma das mais importantes é o engajamento do público. 

Listamos as principais para que você estude a possibilidade de adotá-las: 

Divulgação nas redes sociais

Tudo começa em uma boa divulgação que levará o público até a plataforma de acesso. Isso será determinante para que você atraia um tráfego relevante e com isso tenha “matéria-prima” para focar em engajamento. 

Lembre-se que os internautas são o seu público principal nesse momento. Sendo assim, utilizar as redes sociais como vitrine para o seu evento online é uma escolha inteligente e assertiva. 

Sorteios e promoções

Criar dinâmicas de sorteios e promoções que possam ser realizados durante o evento também é um meio bastante eficaz de aumentar o engajamento.

Tenha cuidado apenas para que isso não se torne apelativo demais e tome espaço das atrações de debates e palestras que são o cerne do seu evento.

Use o seu e-mail marketing

Se você possui uma lista de leads, aproveite esse momento para convidar esses contatos a conhecerem o seu evento. Afinal, são pessoas que registraram algum interesse em seu nicho em outro momento. 

Chats e bate-papos

Os chats online são fundamentais para que o público se sinta presente, de fato, em um evento online. Você precisa de uma estrutura de qualidade para comportar isso!

Permita que os usuários conversem entre si ou pense e meios de incluir um convidado que seja autoridade no tema proposto em um bate papo com seus visitantes. Invista também em um moderador do chat, para separar as perguntas e comentários a serem introduzidos no evento. 

Plataforma de eventos online: o segredo do sucesso

Uma boa estratégia de marketing, a escolha correta de atrações e o investimento em um visual atrativo são alguns dos pontos fundamentais para seu evento online decolar. 

Mas, se tudo isso não contar com uma estrutura tecnológica qualificada, o plano pode não seguir como esperado. É por isso que reforçamos o fato de que uma plataforma de eventos faz toda diferença.

A estrutura deve ser capaz de comportar o seu evento e garantir a segurança do seu público. Por isso você precisa considerar diferentes aspectos quando for escolher:

  • Hotsite customizável
  • Cadastramento e criação de avatar
  • Criação de salas simultâneas 
  • Chat com e sem moderação 
  • Dashboards de comportamento do usuário
  • Gamification
  • Enquetes e pesquisa de satisfação
  • Chaves de acesso
  • Certificação em compliance com a LGPD, entre outros. 

Lembre-se de que a experiência do usuário contará muito para a possibilidade de uma próxima edição – caso isso seja um plano futuro. 

É por isso que o sucesso de um evento online não deve ser medido apenas pelo momento em que foi realizado. A marca deve pensar nos efeitos disso a longo prazo, e o quanto esse evento é capaz de impactar positivamente o seu público.

E então? Tudo pronto para realizar seu evento perfeito? Você também pode conversar com outros profissionais da área e trocar informações através da Comunidade Backstage. Te esperamos lá!

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