Multistreaming: o que é e como funciona?

Multistreaming

A tecnologia vem nos surpreendendo cada vez mais e, com as lives, isso não é diferente, foi ai que surgiu o multistreaming. A cada dia, o mundo e as pessoas encontram novas formas de transmitir seus conhecimentos e experiências, principalmente em um momento em que devemos manter o distanciamento social.

E o multistreaming é uma dessas novas formas de se fazer uma conexão. Veja mais sobre essa técnica no artigo a seguir, em que vamos falar sobre:

O que é multistreaming?

O poder do multistreaming não era muito explorado até o começo da pandemia, em que tivemos a necessidade de nos reinventar, principalmente no universo de eventos. E com a chegada dos eventos online, o público está mais aberto a encarar as novidades de tecnologia.

Mas o que seria isso? O nome vem da junção de duas palavras em inglês: “multi” e “streaming”, ou seja, múltiplas transmissões simultâneas. Quando estamos transmitindo uma live em mais de uma plataforma ao mesmo tempo, estamos praticando o multistreaming.

Esse novo conceito surgiu da Live Streaming, já muito conhecida por todos nós. Agora, imagine poder fazer uma live no Youtube e no Facebook ao mesmo tempo!

Como transmitir via multistreaming?

Existem algumas plataformas e ferramentas que podem ser utilizadas para se fazer multistreaming, algumas já conhecidas e outras nem tanto. Entender como funciona e como é possível que a transmissão seja feita em mais de uma plataforma é importante para garantir uma boa qualidade.

Para uma melhor experiência pode-se usar uma plataforma de eventos que transmita o evento no Youtube ou em outras ferramentas – podendo, dessa forma, desfrutar do alcance e de todas as funcionalidades da plataforma de gestão de eventos.

Então, quando pensamos em transmitir uma livestream, a imagem da gravação será capturada, assim como o som, e passada para um sinal que irá retransmitir em outras plataformas.

Vantagens e desvantagens do multistreaming

E como nem tudo são flores, é importante que se cite as vantagens e desvantagens de se fazer uma transmissão em mais de uma plataforma ao mesmo tempo. Veja quais são:

Vantagens

Por conta da diversificação de plataformas o alcance e a visibilidade se tornam muito maiores, isso não se pode negar. Já que ao invés de estar em apenas um lugar só, você estará em inúmeras plataformas.

Além disso, é mais cômodo para o seu telespectador que ele possa assistir na ferramenta que se sentir mais confortável ou habituado.

E se a sua persona não foi atingida pela comunicação de divulgação, ela pode acabar descobrindo o seu conteúdo, live ou evento pela plataforma que está mais habituada.

Outro ponto que pode-se comentar é que a internet usada para transmitir em uma ou em duas plataformas é a mesma, o que irá mudar é a quantidade de uso. Ou seja, não existem custos adicionais com internet.

Desvantagens

Porém, é claro que existem as desvantagens envolvidas nesse tipo de transmissão. Não existem custos adicionais de internet, porém, o uso intenso pode torná-la mais lenta e, como consequência, a imagem e conexão do host pode ser prejudicada.

Também existe a questão de que deve-se ter um moderador em cada uma das plataformas para centralizar todas as informações e perguntas da audiência, tornando o trabalho muito mais difícil.

E às vezes, pode não ter um moderador nessas plataformas, fazendo com que se percam dados e comentários do seu público.

Os participantes devem sentir que estão participando de um evento único, então o moderador tem que ter a responsabilidade de garantir que os palestrantes recebam todas as perguntas, independente da plataforma em que foi feita.

O que pode acabar sendo um desafio, visto que quando se faz um evento multistreaming, geralmente se usam de 3 a 5 plataformas diferentes, tornando difícil manter a atenção para todo o público.

Pode tornar até mesmo as atividades de engajamento difíceis para quem está encarregado dessa tarefa no evento.

Ferramentas de multistreaming

Existem algumas ferramentas de multistreaming confiáveis e que podem ajudar na transmissão simultânea do seu evento online. Conheça alguma delas:

Restream

Quando pensamos em ferramentas multistreaming, o Restream é sempre muito comentado pela sua capacidade de permitir transmissões em até 30 plataformas diferentes, como Facebook, Youtube, Twitch, LinkedIn, Mixer, Steam  e muitos outros.

Possui um modelo de planos “freemium” em que o básico é gratuito, mas algumas funcionalidades só podem ser usadas a partir de uma conta paga. É um serviço básico que permite a transmissão ao vivo com um chat centralizado.

Para começar suas transmissões, faça o cadastro no site, vincule as contas das plataformas em que pretende entrar ao vivo e integre esse software com o OBS Studio, que é um programa de transmissão.

Confira nesse vídeo como iniciar a usar o Restream. Acione as legendas do vídeo caso necessário!

Streamyard

Assim como o Restream, o Streamyard é uma plataforma “freemium” com diversas funcionalidades que são liberadas de acordo com o seu tipo de conta. Para saber mais sobre a plataforma do Streamyard, confira o nosso artigo exclusivo aqui.

Ele é muito intuitivo e simples de usar, permitindo que se faça lives e eventos online em diversas redes sociais. Sua maior vantagem é poder ser integrado ao sistema da Evnts através do link de transmissão, proporcionando a melhor experiência possível para o seu público.

Streamlabs OBS

O Streamlabs OBS é um programa um pouco diferente do OBS Studio que já estamos acostumados a ouvir falar. Ele tem a possibilidade de importar as configurações do OBS Studio facilitando ainda mais o processo.

Com essa ferramenta, o multistreaming só pode ser feito a partir dos planos pagos. Veja como usar o Streamlabs OBS no vídeo abaixo.

Equipamentos para fazer multistreaming

Existem alguns equipamentos básicos para se ter um evento online de qualidade, ainda mais em uma transmissão multistreaming em que é usada mais da capacidade dos dispositivos eletrônicos.

O principal equipamento é o microfone, em casos de eventos menores pode-se usar o microfone do computador. Mas dependendo da situação é bom investir em algo que traga mais clareza na voz, para que dessa forma a informação seja passada sem nenhum tipo de ruído.

A câmera é outro ponto que não pode ficar de fora. Muitas webcams de computadores acabam deixando a imagem granulada e acinzentada, o que prejudica a experiência do seu público. Portanto, prefira câmeras externas que possuem uma qualidade melhor.

O Wi-fi não é considerado um equipamento, porém, é de extrema importância que sejam feitos todos os testes antes de entrar ao vivo. A conexão pode ser um fator crucial para o áudio e a imagem saírem no tempo certo.

Outro item que não é um equipamento, mas não pode faltar são as vinhetas e trilhas sonoras para garantir o engajamento e entretenimento da sua audiência.

Mais criatividade para os seus eventos

Para os seus próximos eventos, seja ele multistreaming ou não, você precisará ter ideias criativas e interessantes para criar experiências incríveis aos seus participantes.

E com esse pensamento em mente, nós da Evnts preparamos um e-book completo com mais de 40 ideias criativas para aplicar nos seus próximos eventos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com ❤ pela Evnts © 2024 | EVENTS SERVICOS VIAGEM E TURISMO LTDA | CNPJ 21.860.251/0001-16

Assine nossa newsletter gratuita