Multistreaming: o que é e como funciona?

plataforma de multistreaming, tv com diversos aplicativos

A tecnologia vem nos surpreendendo cada vez mais e, com as lives, isso não é diferente, foi ai que surgiu o multistreaming. A cada dia, o mundo e as pessoas encontram novas formas de transmitir seus conhecimentos e experiências, principalmente em um momento em que devemos manter o distanciamento social.

E o multistreaming é uma dessas novas formas de se fazer uma conexão. Veja mais sobre essa técnica no artigo a seguir, em que vamos falar sobre:

O que é multistreaming?

O poder do multistreaming não era muito explorado até o começo da pandemia, em que tivemos a necessidade de nos reinventar, principalmente no universo de eventos. E com a chegada dos eventos online, o público está mais aberto a encarar as novidades de tecnologia.

Mas o que seria isso? O nome vem da junção de duas palavras em inglês: “multi” e “streaming”, ou seja, múltiplas transmissões simultâneas. Quando estamos transmitindo uma live em mais de uma plataforma ao mesmo tempo, estamos praticando o multistreaming.

Esse novo conceito surgiu da Live Streaming, já muito conhecida por todos nós. Agora, imagine poder fazer uma live no Youtube e no Facebook ao mesmo tempo!

Como transmitir via multistreaming?

Existem algumas plataformas e ferramentas que podem ser utilizadas para se fazer multistreaming, algumas já conhecidas e outras nem tanto. Entender como funciona e como é possível que a transmissão seja feita em mais de uma plataforma é importante para garantir uma boa qualidade.

Para uma melhor experiência pode-se usar uma plataforma de eventos que transmita o evento no Youtube ou em outras ferramentas – podendo, dessa forma, desfrutar do alcance e de todas as funcionalidades da plataforma de gestão de eventos.

Então, quando pensamos em transmitir uma livestream, a imagem da gravação será capturada, assim como o som, e passada para um sinal que irá retransmitir em outras plataformas.

Vantagens e desvantagens do multistreaming

E como nem tudo são flores, é importante que se cite as vantagens e desvantagens de se fazer uma transmissão em mais de uma plataforma ao mesmo tempo. Veja quais são:

Vantagens

Por conta da diversificação de plataformas o alcance e a visibilidade se tornam muito maiores, isso não se pode negar. Além disso, é mais cômodo para o seu telespectador que ele possa assistir na ferramenta que se sentir mais confortável ou habituado.

Outro ponto que pode-se comentar é que a internet usada para transmitir em uma ou em duas plataformas é a mesma, o que irá mudar é a quantidade de uso. Ou seja, não existem custos adicionais com internet.

Desvantagens

Porém, é claro que existem as desvantagens envolvidas nesse tipo de transmissão. Não existem custos adicionais de internet, porém, o uso intenso pode torná-la mais lenta e, como consequência, a imagem e conexão do host pode ser prejudicada.

Também existe a questão de que deve-se ter um moderador em cada uma das plataformas para centralizar todas as informações e perguntas da audiência, tornando o trabalho muito mais difícil.

Os participantes devem sentir que estão participando de um evento único, então o moderador tem que ter a responsabilidade de garantir que os palestrantes recebam todas as perguntas, independente da plataforma em que foi feita.

Assine nossa newsletter gratuita

Receba os melhores conteúdos sobre eventos diretamente no seu email

Ferramentas de multistreaming

Existem algumas ferramentas de multistreaming confiáveis e que podem ajudar na transmissão simultânea do seu evento online. Conheça alguma delas:

Restream

Quando pensamos em ferramentas multistreaming, o Restream é sempre muito comentado pela sua capacidade de permitir transmissões em até 30 plataformas diferentes, como Facebook, Youtube, Twitch, LinkedIn, Mixer, Steam  e muitos outros.

Possui um modelo de planos “freemium” em que o básico é gratuito, mas algumas funcionalidades só podem ser usadas a partir de uma conta paga. É um serviço básico que permite a transmissão ao vivo com um chat centralizado.

Para começar suas transmissões, faça o cadastro no site, vincule as contas das plataformas em que pretende entrar ao vivo e integre esse software com o OBS Studio, que é um programa de transmissão.

Confira nesse vídeo como iniciar a usar o Restream. Acione as legendas do vídeo caso necessário!

Streamyard

Assim como o Restream, o Streamyard é uma plataforma “freemium” com diversas funcionalidades que são liberadas de acordo com o seu tipo de conta. Para saber mais sobre a plataforma do Streamyard, confira o nosso artigo exclusivo aqui.

Ele é muito intuitivo e simples de usar, permitindo que se faça lives e eventos online em diversas redes sociais. Sua maior vantagem é poder ser integrado ao sistema da Evnts através do link de transmissão, proporcionando a melhor experiência possível para o seu público.

Streamlabs OBS

O Streamlabs OBS é um programa um pouco diferente do OBS Studio que já estamos acostumados a ouvir falar. Ele tem a possibilidade de importar as configurações do OBS Studio facilitando ainda mais o processo.

Com essa ferramenta, o multistreaming só pode ser feito a partir dos planos pagos. Veja como usar o Streamlabs OBS no vídeo abaixo.

Equipamentos para fazer multistreaming

Existem alguns equipamentos básicos para se ter um evento online de qualidade, ainda mais em uma transmissão multistreaming em que é usada mais da capacidade dos dispositivos eletrônicos.

O principal equipamento é o microfone, em casos de eventos menores pode-se usar o microfone do computador. Mas dependendo da situação é bom investir em algo que traga mais clareza na voz, para que dessa forma a informação seja passada sem nenhum tipo de ruído.

A câmera é outro ponto que não pode ficar de fora. Muitas webcams de computadores acabam deixando a imagem granulada e acinzentada, o que prejudica a experiência do seu público. Portanto, prefira câmeras externas que possuem uma qualidade melhor.

O Wi-fi não é considerado um equipamento, porém, é de extrema importância que sejam feitos todos os testes antes de entrar ao vivo. A conexão pode ser um fator crucial para o áudio e a imagem saírem no tempo certo.

Outro item que não é um equipamento, mas não pode faltar são as vinhetas e trilhas sonoras para garantir o engajamento e entretenimento da sua audiência.

Como organizar um evento online

Para facilitar a organização do seu evento online, o planejamento é extremamente importante, ainda mais quando se trata de um evento multistreaming.

Com tantos detalhes a serem gerenciados,  disponibilizamos um checklist de eventos online com tudo que não pode faltar no seu planejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *