StreamYard: como usar a ferramenta para seu evento ou live

pessoa escrevendo no caderno e participando de uma reunião no computador

Com a demanda para a produção de eventos online, a ferramenta StreamYard tem auxiliado com qualidade nos casos em que uma transmissão ao vivo faz parte da programação.  

O StreamYard vem ganhando cada vez mais adeptos, porque além de ampliar a participação de convidados em uma live, ainda oferece outros recursos que aumentam a qualidade da experiência do público em geral. 

A ferramenta promete facilidade no manejo e a possibilidade de reunir na mesma live até 10 pessoas simultaneamente. Vamos descobrir se é isso mesmo? 

No conteúdo de hoje vamos entender:

O que é StreamYard

A ferramenta é definida como um estúdio de gravação virtual, de onde é possível realizar as transmissões ao vivo com qualidade profissional. 

Quando se fala de lives, o mais comum é assistir aquelas onde apenas duas pessoas estão ao vivo para o seu público, devido principalmente às limitações dos canais que transmitem ao vivo. 

Contudo, a proposta do StreamYard é ampliar esse formato permitindo que mais pessoas participem ao mesmo tempo.   

StreamYard: como funciona a plataforma

Muito se ouve falar a respeito da facilidade de uso da plataforma e isso é verdade. Para começar o acesso não demanda nada além do navegador web, e performa muito bem sem a necessidade de baixar aplicativos de suporte.

O StreamYard tem uma interface amigável, ela se integra às principais redes sociais e alguns outros canais de mídia semelhantes, desde que aceitem o RTPM (Real Time Messaging Protocol) – uma espécie de fluxo sistêmico que estabiliza o tráfego de dados e faz com que a parte audiovisual não se torne pesada – a ponto de prejudicar o andamento da transmissão.

O RTPM pode se integrar a qualquer ferramenta que comporte esse fluxo, o que inclui outras plataformas como Wix ou Vimeo, por exemplo. Além disso, não exige uma qualidade de internet sofisticada, porque o processamento dos dados é feito nos servidores do StreamYard e, com isso, o consumo de dados não se altera de forma expressiva.

A ferramenta roda bem tanto em smartphones quanto em computadores, e para os convidados é necessário apenas ter o código de acesso composto por 6 dígitos, geralmente enviado por e-mail. Pronto: basta entrar e marcar presença na live.

Quem organiza e faz a moderação do evento online poderá reunir ao vivo na live até 10 convidados, porém, apenas 6 poderão ser visualizados no quadro de tela. Além disso, quem conduz a transmissão tem total autonomia para determinar o posicionamento da imagem para cada convidado.

Também funciona muito bem pelo celular, tanto Android como iOS, basta utilizar o navegador padrão de cada sistema. Apenas no caso do Android, por uma questão de melhor compatibilidade, a recomendação é baixar o Chrome.

Quais são os recursos disponíveis

Além de ser uma plataforma estável e de fácil integração, existem recursos que aprimoram ainda mais a experiência de quem faz a live – e também de quem assiste o evento. Vamos conhecer quais são:

Abertura e fechamento em grande estilo

Tanto para começar a transmissão ao vivo como para encerrá-la, é possível subir um vídeo de até 200mb. É bem comum algumas lives terem um fundo musical e um cronômetro de contagem regressiva antes de iniciar a live, e esse é um dos tipos de vídeos que podem ser utilizados.

Para o final da transmissão, um vídeo de agradecimento ou  reforçando informações essenciais para a audiência é muito bem-vindo. E a própria plataforma já disponibiliza algumas opções prontas para uso.

Tela compartilhada

Outro recurso que destacamos é o compartilhamento de tela, de onde é possível apresentar slides, imagens e até vídeos. Esses conteúdos enriquecem as transmissões ao vivo e elevam a experiência dos convidados e do público a um nível superior.

Banners e botões personalizados

Durante a live, talvez seja interessante destacar algum aviso e o banner é perfeito para isso. Na plataforma StreamYard, além de ter um bom repertório de modelos, é possível customizar as cores e personalizar com a logomarca.

Você pode usar mais de um banner e exibi-los em momentos diferentes da live. Além disso, pode combinar os banners com botões para ação (o famoso Call to Action – CTA) – o que ajuda a promover engajamento.

Fundo de tela customizado com tema do evento

Esse recurso proporciona uma estética mais bonita para a transmissão ao vivo, pois permite o uso de imagens e gifs da sua escolha.  É o tipo de recurso que faz diferença pelo fato de exibir e manter a identidade visual e o tema do evento em destaque.

Ainda pensando em uma boa estética visual, é possível trabalhar sobreposições de telas com o uso de imagens, vídeos ou elementos gráficos que resultam em um efeito final dinâmico e bem interessante.

Mais opções de chat 

Essa proposta é bacana, pois separa o chat usado pelo público de outro que está acessível apenas para os convidados. Sendo assim, temos dois chats distintos, o que deixa o processo de gestão desse tipo de interação mais organizado.

Faz sentido, porque enquanto a live está rodando, uma infinidade de comentários são enviados, e como os convidados também podem enviar mensagens, separar as conversas é importante para não se perder. Afinal, uma transmissão ao vivo demanda a atenção do moderador para várias direções.

Conheça todas as funcionalidades do StreamYard no vídeo abaixo. O conteúdo está em Inglês e, se for o caso, você pode ajustar a legenda nas configurações do vídeo (ícone de engrenagem). 

Passo a passo para usar

Agora que você já entende um pouco mais sobre como fazer uma transmissão ao vivo, preparamos também um script com 3 passos para você acessar o StreamYard, confira abaixo:

  1. Clique neste link e acesse o site da ferramenta.
  2. Depois, faça um cadastro usando seu e-mail. Em seguida, confira sua caixa de entrada, pois você deverá ter recebido um código de 6 dígitos enviado pela plataforma.
  3. Na aba “ add destination”, configure qual aplicativo será vinculado à sua live. Se escolher o LinkedIn pode usar a página de perfil da empresa. Se escolher o Facebook, é possível compartilhar a live em um grupo. 

Você pode fazer a transmissão ao vivo integrando o StreamYard ao Youtube ou Vimeo, por exemplo.

  1. Na aba “create broadcast” dê início à transmissão.

Feito isso, basta seguir as orientações sequenciais que vão aparecer na tela. Algo que será percebido desde o primeiro momento é o fato de a plataforma ser intuitiva, o que torna o processo muito mais ágil e descomplicado até mesmo para quem nunca teve contato com a ferramenta.

Veja no vídeo abaixo um tutorial completo da ferramenta.

É pago ou gratuito? 

Trata-se de uma ferramenta paga, mas que oferece uma opção gratuita que já contempla as principais funcionalidades para fazer a transmissão ao vivo de eventos de menor amplitude ou de baixa carga horária. 

Entretanto, quem desejar pode escolher outras alternativas dentro dos planos de assinatura pagos – que vão do básico ao profissional. Vamos conhecer mais detalhes e o que tem em cada plano:

Plano Free

  • Limite mensal de transmissão de no máximo 20 horas.
  • Essa versão não é multiplataforma, então é preciso selecionar uma dentre as opções como Youtube, Facebook ou LinkedIn para fazer a integração.
  • A marca d’água da StreamYard fica exposta na tela.

Plano Basic 

  • Sem limitação de tempo para transmissão.
  • Grava até 4 horas de live. Depois disso, a transmissão segue normalmente sem o recurso da gravação.
  • Permite customizar a tela com logomarcas próprias, fundo de tela exclusivo e também sobreposições de tela.
  • Versão multiplataforma: as lives podem acontecer simultaneamente em até 3 canais de transmissão, basta fazer a vinculação.
  • Permite personalizar o código do RTPM.

Professional 

  • Todas as funcionalidades anteriores, além da gravação da live por até 8 horas.
  • Transmissão ao vivo vinculada em até 8 canais simultâneos – o que vai muito além das redes sociais.
  • Qualidade Full HD para canais que suportam este formato. 
  • Opção de gravar áudios para os convidados da live, um recurso adicional ao chat privado.

Incrível, não acha? Taí, uma plataforma adequada para realização de todos os tipos de eventos online.

Plataforma de gestão de eventos com StreamYard

Existem grandes benefícios quando se escolhe contratar uma plataforma para gestão de eventos, sejam eles online ou híbridos. E uma dessas vantagens é a integração com outras ferramentas de apoio, dentre elas o StreamYard.

Nesse caso, além da variedade de soluções operacionais e sistêmicas que a plataforma de eventos oferece, o serviço de organização e transmissão ao vivo fica por conta deles. Dessa forma, a preocupação de quem faz a produção do evento pode ser direcionada para demandas de maior valor agregado.

É interessante que você considere isso no seu planejamento de evento, pois em geral o custo-benefício e o ganho de tempo são bem relevantes. Certamente, quem organiza um evento tem o objetivo de garantir qualidade do começo ao fim e, com atividades mais complexas sob a responsabilidade da plataforma de eventos, o seu foco se volta para o conteúdo e o marketing do evento.

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Como organizar um evento online

Agora que você já conhece bastante sobre as ferramentas de transmissão ao vivo e a respeito da produção de eventos corporativos online, já pode começar a planejar a organização do seu.

O ideal é que comece com certa antecedência, pois são muitas atividades. Para te ajudar, preparamos um checklist completo. Com  ele, você não corre o risco de esquecer nenhum detalhe.

Uma vez que temos os objetivos, o público-alvo e o formato bem definidos, é hora de providenciar todo o aparato tecnológico levando em conta a programação do evento. O primeiro ponto de atenção é para a internet e sua qualidade, pois ela é a base para sustentar a transmissão online. 

E já aproveitando o gancho, uma plataforma de transmissão é outra necessidade prioritária. Falamos aqui do StreamYard, mas existem outras alternativas como o Zoom, por exemplo. 

É importante que a sua audiência não tenha dificuldades no manejo com nenhuma das ferramentas escolhidas. Se possível, se antecipe e até forneça treinamento, pois entraves e dificuldades para lidar com acessos sistêmicos impactam diretamente na experiência dos usuários.

Também é preciso considerar as demandas relacionadas à divulgação do evento, pois será preciso investir na criação de uma landing page, site dedicado e produção de conteúdo para todos os canais, sobretudo as redes sociais. Você pode conferir algumas dicas de produção de conteúdo aqui.

A depender do tamanho e da real necessidade da empresa, uma plataforma de eventos pode ser uma excelente alternativa para garantir que todas as necessidades serão supridas com a qualidade necessária. A Evnts tem soluções para todos os tipos de eventos, inclusive os corporativos, conheça mais sobre elas aqui.

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