Como fazer uma festa de confraternização de fim de ano

festa de confraternização

A festa de confraternização aos finais de ano, ou a famosa “festa da firma”, também teve que ser repensada. Assim com várias outras atividades, algumas adaptações foram feitas com uma certa dose de tecnologia. Veja mais sobre esse assunto neste artigo:

Por que fazer uma festa de confraternização? 

Ao final de um ano de trabalho, por que não fazer uma festa de confraternização para os seus colaboradores que trabalharam ao seu lado durante esses 365 dias?

Mesmo que os tempos agora exijam um certo distanciamento, ainda podemos nos manter conectados através dos eventos online e reuniões informais via videoconferência.

As festas de confraternização podem até mesmo trazer benefícios para os envolvidos neste tipo de evento. Por exemplo, gera momentos de descontração e interação entre todos os funcionários.

O que consequentemente traz benefícios para você como líder de uma área, equipe ou negócio, como a chance de fazer os seus colaboradores mais felizes e leves para começar um novo ano energizados, com o sentimento de dever cumprido. 

A festa não precisa ser propriamente uma festa, pode ser uma pequena reunião ou apenas uma conversa mais leve e sossegada, que promova também o networking entre áreas e melhora o relacionamento entre as equipes.

Ela também pode ser feita com objetivo de reunir todos os funcionários e apresentar resultados, falar sobre metas, destacar os grandes talentos e planejar o próximo ano. 

Assine nossa newsletter gratuita

Receba os melhores conteúdos sobre eventos diretamente no seu email

Atrações para uma festa de confraternização

Iremos separar esse tópico em duas categorias: eventos híbridos e online, já que cada um possui suas características que fazem a diferença na hora de pensar nas atrações e que podem causar reações distintas. 

Evento híbrido

 A confraternização para funcionários pode ser realizada em restaurantes, salões de hotéis, dependências da empresa, um buffet  e outros lugares terceirizados. O mais importante é que eles cumpram todos os protocolos necessários para a biossegurança de todos.

E por ser híbrido tem que ter a opção para quem ficou em casa e precisa ter tanta qualidade na experiência quanto quem está presencialmente. Para isso, invista em atrações que chamem atenção e integrem os dois públicos, como shows musicais e  jogos virtuais, entre todos.

Uma atividade super divertida para quem está no presencial e no virtual é montar um karaokê com transmissão e um grande telão para que todos possam participar. Assim, ninguém fica de fora dessa brincadeira.

O mais comum que pode ser feito em um evento híbrido é a troca de presentes entre amigos secretos, que é quase uma tradição no ambiente corporativo. Basta estabelecer um gasto mínimo e máximo, e sortear os nomes em sites dedicados para isso, a fim de que ninguém pegue o próprio nome.

Na hora da troca de presentes, peça para que as pessoas falem um pouco sobre os colegas de trabalho para que os outros adivinhem e deixe a brincadeira mais divertida.

Depois disso, com a ajuda de uma plataforma de eventos, feche o ano da melhor maneira possível para todos os funcionários.

Evento online

Hoje com as tecnologias podemos comprar vouchers do iFood e enviar para os colaboradores, assim como kits e cestas de guloseimas. Assim como podem ser usados aplicativos e plataformas que façam tanto a interação quanto a gamificação.

Além disso, pode-se enviar brindes, como copos para aproveitar a festa, camisetas, acessórios, materiais de escritório e muito mais.

Sites como Stopots, Gartic e Gathering são incríveis para que se reúna o pessoal e dê boas risadas. Todos podem voltar a ser crianças quando se trata de jogos online.

Além disso, nós temos um e-book gratuito disponível para você com 42 ideias  criativas para compor as atividades do seu evento online. Baixe agora! 

Roteiro para festa de confraternização de funcionários

O roteiro de um evento é algo muito importante que precisa ser trabalhado com dedicação, mas em se tratando de  festa de confraternização não precisa ser tão restrito quanto outro tipo de evento.

Mas para que não seja uma bagunça sem fim, é possível que se prepare um cronograma com antecedência de qualquer forma. Então, pense no que será passado a princípio.

Logo no começo pode-se ter um anúncio do chefe, CEO, gestor ou líder de equipe falando sobre o ano que passou. E se quiser que daqui para frente seja apenas uma festa comum já faça todos os anúncios.

Seria interessante falar sobre os reconhecimentos, fazer retrospectivas e comentar sobre as ambições da empresa no próximo ano. Isso não significa explorar o planejamento estratégico da empresa, mas comentar as expectativas para o ano seguinte, a fim de manter o comprometimento nas alturas. 

Como fazer uma festa de confraternização de fim de ano

Planejar um evento de confraternização não é uma tarefa difícil e fica ainda mais fácil com ajuda de plataformas de eventos. 

O primeiro passo para começar o planejamento é definir a infraestrutura que será usada. Caso seja presencial, busque um lugar com espaço suficiente para abrigar todos com segurança. E se for fazer um evento híbrido, é fundamental investir em tecnologia audiovisual para que todos tenham a melhor experiência. 

Escolha uma data e comece a pensar nas atrações e atividades que irão ocorrer. Planeje o conteúdo que será passado, todas as etapas de divulgação, se vai haver gamificação ou algum tipo de premiação. 

Caso queira, pode-se fazer um cronograma também, que irá auxiliar o fluxo do seu evento.

Para te auxiliar ainda mais no processo de planejamento, disponibilizamos um checklist de eventos híbridos que você pode baixar gratuitamente. Com ele você não perde nenhum detalhe e consegue gerenciar tanto a empreitada online quanto presencial. 

Bom evento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *