Acessibilidade em eventos: quais as práticas e como adotar

acessibilidade em eventos

Segundo o dicionário, a palavra acessibilidade é um substantivo feminino que significa “qualidade ou caráter do que é acessível”, ou ainda “facilidade na aproximação, no tratamento ou na aquisição”.

Continue neste artigo para entender esse conceito com mais profundidade:

 O que é ser acessível?

Como explicado pelo dicionário, a acessibilidade é algo que se refere à possibilidade e às condições de utilização e acesso a ambientes, equipamentos, informação e muito mais.

Ou seja, é uma forma de incluir todas as pessoas independentemente de suas características, necessidades e deficiências. Ela precisa ser uma forma de garantir algo a todos com segurança e autonomia.

Então, a acessibilidade visa garantir oportunidades iguais para todas as pessoas, inclusive quem se caracteriza como PCD (pessoa com deficiência). Existem diversas condições que podem limitar o acesso a ambientes, serviços e produtos para algumas pessoas. E é lutando contra essa limitação que existe a acessibilidade.

E assim como condições, existem diferentes formas de garantir esse acesso às mesmas situações e oportunidades. Sejam elas físicas ou digitais. Hoje em dia temos várias formas de conceder isso, através da adaptação de espaços, softwares, linguagem, uso de tecnologias e inclusão no mercado de trabalho.

Nessa linha, para garantir as melhores condições e experiências possíveis durante o seu evento, ele precisa ser acessível para todo tipo de pessoa, com ou sem deficiência. Isso é extremamente importante para garantir a inclusão de todo o seu público.

Isso envolve produções digitais, presenciais e híbridas. Porém, muitas vezes, as pessoas acabam esquecendo de pensar nesses detalhes, limitando a participação de algumas pessoas ao evento.

Existem certas escolhas e atitudes que, quando tomadas, favorecem muitas pessoas fazendo com que o número de participantes aumente.

O que são barreiras?

As barreiras são consideradas quaisquer atitudes, comportamentos ou obstáculos que atrapalham e impossibilitam a acessibilidade de pessoas com deficiência de qualquer natureza.

Elas também frustram os direitos a muitas áreas como liberdade de movimento, comunicação e outros.

Existem diferentes tipos de barreiras, são seis no total e cada uma delas abrange um tópico diferente que pode desfavorecer uma pessoa com deficiência. 

Arquitetônicas

O próprio nome é auto explicativo,são limitações que se relacionam com as estruturas físicas de prédios residenciais, comerciais, lojas e casas. 

Considerando a realidade dos eventos, estamos falando de hotéis, resorts, salas de reunião, salões de festas e qualquer outro ambiente que seja usado presencialmente pelos participantes. 

Isso envolve escadas sem rampas de acesso, banheiros não adaptados, corredores muito estreitos e lugares com muitos relevos. Esses são apenas alguns exemplos, mas sabemos que existem muitas outras formas de limitação.

Urbanísticas

Essas dizem respeito aos obstáculos nas ruas, ou seja, falta do botão da travessia de pedestres, falta de rampas das calçadas para as ruas e calçadas esburacadas.

Essas barreiras são encontradas em inúmeras ruas, avenidas, calçadas e outras vias de acesso público. É importante garantir caminhos seguros para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, bem como para deficientes visuais.

De transportes

Neste tópico, podemos falar principalmente sobre os transportes públicos. A grande maioria deles possui elevadores e espaços específicos para cadeirantes, porém, alguns não funcionam a contento, o que se torna um problema.

Outra coisa que pode ser feito é usar as tecnologias para facilitar a interação de deficientes auditivos e visuais, a fim de ganharem mais segurança e autonomia.

Tecnológicas

Nesse caso, essa barreira existe quando se é dificultado ou impedido o acesso às tecnologias por conta de certas deficiências.

O que pode ser feito é o uso de ferramentas e softwares inclusivos, que auxiliem a navegação e promovam autonomia aos participantes com deficiência. 

Essa questão é de extrema importância para se ter um evento online e um ambiente de trabalho remoto mais inclusivos, por isso, terá um tópico exclusivo mais para frente. 

Na comunicação

A barreira da comunicação e informação impede que as pessoas tenham acesso facilitado à expressão, ao recebimento de informações e de mensagens. Por conta disso, acaba se mesclando com a barreira de tecnologia já que grande parte da comunicação e informação se encontra cada vez mais online.

Atitudinais

Aqui estamos nos referindo ao comportamento das pessoas na sociedade. Muitas vezes, existem locais com acessibilidade, porém, a atitude de certas pessoas acaba por invalidar essas adaptações ou prejudicar seu uso.

Por exemplo: as vagas de estacionamento para cadeirantes nem sempre são respeitadas. Elas são posicionadas em locais estratégicos, perto de rampas e elevadores, por isso, não estão ali à toa. Não custa falar que não é de bom tom estacionar nesses espaços caso não esteja dentro dos critérios.

A importância da acessibilidade em eventos

No século XXI, ainda há quem se pergunte qual a necessidade e importância da acessibilidade para as pessoas com deficiência e para a sociedade.

Através de ferramentas e adaptações que garantem acessibilidade, nós estamos auxiliando na inclusão de PCDs ao dia a dia e possibilitando que vivam suas vidas de forma independente.

Além disso, é algo que melhora a qualidade de vida das pessoas que usarão dos artifícios de mobilidade e acessibilidade. Isso também é uma forma de proporcionar oportunidades igualitárias para as pessoas.

Quando um espaço não possui rampa de acesso, elevadores, faixas no chão para deficientes visuais ou sinalização em Braille, está fazendo com que essas pessoas precisem se sujeitar a constrangimentos e tirar a chance delas serem independentes.

A acessibilidade é um dos direitos fundamentais que constitui igualdade às pessoas. Segundo o Jusbrasil:

Acessibilidade é um direito instrumental essencial à dignidade da pessoa portadora de deficiência. E o Brasil possui uma das melhores legislações voltadas a essa garantia.

Acessibilidade em eventos online

Como dissemos anteriormente, a acessibilidade é extremamente importante também em casos de eventos online. E agora nós vamos te ensinar como fazer um evento inclusivo e como aplicar melhores práticas de inclusão. 

E para isso precisaremos fazer uso de tecnologias, mais especificamente das tecnologias assistivas. No caso dos eventos online, as mais comuns são a possibilidade de aumentar a tela, disponibilizar ícones grandes e inserção de contraste para pessoas com deficiência visual.

Uma prática que pode ser adotada desde o momento da divulgação do seu evento são as imagens descritas, ou seja, ao postar uma imagem ou um vídeo nas redes sociais coloque na legenda a descrição com a #pracegover, isso pode ser feito através da ferramenta de texto alternativo. Vale para todos os posts relacionados ao seu evento!

E em caso de vídeos, opte por contratar um tradutor de LIBRAS – a Linguagem Brasileira de Sinais – que transmita para o público o que está sendo falado pelo apresentador. Isso vale até mesmo para atrações durante o evento, pode-se ter um ou mais intérpretes para que todos tenham acesso ao conteúdo.

Nesta mesma seara,  as legendas automáticas são uma boa forma de trazer mais acessibilidade aos conteúdos. Uma outra boa prática é disponibilizar materiais em formato de PDFs ou Word, pois eles podem ser facilmente escaneados pelos leitores de tela, diferentemente de arquivos em imagem como JPEG e PNG.

Acessibilidade em eventos híbridos

Os eventos híbridos combinam atrações presenciais e digitais, ou seja, todos os tópicos de acessibilidade dos eventos online precisam estar nestes híbridos também.

Mas nesse caso também devemos nos atentar às acessibilidades físicas. Para isso, é necessário pesquisar bem o lugar que acontecerá o evento e checar se ele possui estrutura de acessibilidade, se possível visitando-o para ver se realmente possui o que se promete.

O espaço deve ter banheiros especiais, placas em Braille, disponibilização de elevadores, reserva de vagas no estacionamento, sinalização correta em todos os lugares, não sendo apenas visual.

Planeje o seu evento acessível e inclusivo

E agora, para programar seu evento inclusivo sem deixar nenhum detalhe para trás, a dica é usar o checklist de eventos híbridos criado pelo time de especialistas da Evnts

Com ele você vai ter um guia para o pré-evento, montagem e o pós-evento também, garantindo melhor organização da produção e experiência para quem estiver participando. Baixe gratuitamente agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com ❤ pela Evnts © 2024 | EVENTS SERVICOS VIAGEM E TURISMO LTDA | CNPJ 21.860.251/0001-16

Assine nossa newsletter gratuita