Account Based Marketing e eventos: faz sentido?

account based marketing

O Account Based Marketing, ou ABM, é uma estratégia de marketing muito utilizada no mercado B2B, ou seja, quando o objetivo é a geração de negócios com outras empresas.

Saiba mais sobre o assunto e como ele se relaciona com eventos no artigo abaixo:

O que é Account Based Marketing?

O marketing abre portas para os mais diversos canais e estratégias.

E quando falamos de Account Based Marketing, ou então ABM, estamos falando de um tipo de estratégia de marketing direcionado, o qual é voltado para empresas específicas.

No marketing digital, é comum criarmos conteúdos pensando em um determinado grupo de pessoas. Já no ABM, a abordagem é ainda mais específica, quando definimos previamente empresas ou contas em determinados mercados.

Em uma estratégia de Account Based Marketing a personalização é o que há de mais importante. A ideia é sair daquele padrão de marketing em que se faz campanhas com focos de atrair uma grande audiência, para fazer ações mais nichadas e personalizadas.

Neste caso, o que se deve entender é que o processo de criação de campanhas de ABM se baseia em criar uma lista de seus clientes em potencial, trabalhando em cima dos problemas que querem solucionar e das necessidades que possuem.

Assine nossa newsletter gratuita

Receba os melhores conteúdos sobre eventos diretamente no seu email

Quando se aplica o Account Based Marketing, podemos encontrar benefícios como menos desperdício de tempo e dinheiro com grandes públicos, assim como mais eficiência, já que as campanhas podem ser mais bem direcionadas.

Nesse tipo de estratégia, espera-se que o ROI seja mais alto, uma vez que, mesmo que não se obtenha uma grande quantidade de leads, os contatos gerados naturalmente estarão mais propensos a fechar uma venda.

Como funciona o Account Based Marketing?

Depois de entender o que é essa estratégia, precisa-se saber como colocá-la em prática.

Pense no ABM como uma estratégia que vai afunilar as suas opções de contatos a atingir. Primeiramente, defina o mercado para o qual você irá direcionar as suas ações.

Em seguida crie uma lista com as empresas que você pretende atingir, depois pense nos profissionais que trabalham nelas, e quais deles serão impactados pela sua estratégia.

Você pode até usar contatos que a sua empresa ou marca já tenham em sua base comercial.

Depois de identificar as empresas e os contatos, defina os canais e tipos de conteúdo que se adequam melhor ao perfil deles, fator esse que será essencial para a eficácia da sua estratégia.

Nesse tipo de campanha a personalização é parte importante, já que ela garante que a mensagem correta chegue aos consumidores que você espera.

Inclusive, em vários momentos suas campanhas podem ser literalmente criadas com o foco em impactar apenas um profissional em uma determinada empresa (ex: cold e-mails, vídeos personalizados, consultorias gratuitas e por aí vai). 

Você pode saber mais sobre a divulgação neste vídeo do Youtube.

Foque em conteúdos que chamem a atenção, sejam vídeos, posts ou comunicações via e-mail com a personalização necessária de acordo com o seu público.

Por último, defina métricas para que seja possível identificar os resultados da campanha depois de finalizada.

Como o ABM se relaciona com eventos?

Mas depois de tudo isso, o que resta saber é como essa estratégia de Account Based Marketing pode ser relacionada com os eventos, sejam eles online, presenciais ou híbridos.

Quando pensamos em eventos ele não precisa ser direcionado para públicos gigantescos, ele pode ser direcionado para públicos super nichados também.

E quando falamos em eventos, falamos da oportunidade de nos conectarmos em tempo real com a nossa audiência e criar uma relação muito mais próxima.

Por esse motivo, em uma estratégia de ABM, os eventos se encaixam perfeitamente, dado que podemos oferecer uma experiência com alto grau de personalização para aquele seleto grupo de empresas e profissionais.

Acompanhe os resultados obtidos

Por fim, é importante observar que, independente do foco do seu evento, se ele se encaixa dentro de uma estratégia de ABM ou de marketing mais tradicional,, sem dúvida nenhuma você precisará acompanhar os resultados.

Isso vai garantir o sucesso das suas campanhas. Por este motivo, trouxemos o e-book com 21 indicadores para eventos online. Para acessar, baixe gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.