Indicadores de eventos: 6 dicas + bônus
Quem produz eventos sabe que seu planejamento e organização exigem tempo e dedicação, não podendo faltar nenhuma parte, inclusive a de como medir o resultado no final através dos indicadores de eventos.
Neste artigo, descubra o que são indicadores de eventos, sua importância e aqueles que você não pode deixar de lado. E no final ainda aproveite um bônus especial. Confira:
- O que são indicadores de eventos?
- Qual a importância dos indicadores de eventos
- Como definir os indicadores de eventos
- 6 indicadores de eventos para medir o sucesso
- Bônus: potencialize seus resultados!
O que são indicadores de eventos?
O planejamento de todo evento online começa quando definimos um objetivo. Após a definição dele é o momento em que se poderá definir a metodologia de mensuração de resultados, ou seja, os indicadores.
E os indicadores são formas de receber o feedback dos participantes, analisar seu comportamento e consolidar um retorno geral sobre o desempenho do evento. E no mundo dos eventos online podemos obter uma rica variedade de dados e informações preciosas.
Com os dados gerados conseguimos analisar a percepção dos participantes em relação ao que vem sendo transmitido a eles. Isso porque trazem mais facilidade de análise e comparação quando preciso.
Qual a importância dos indicadores de eventos
Com os dados podemos identificar os pontos fracos do seu evento e trabalhá-los.
Mas além disso, os dados trazem mais benefícios que apenas isso. Com o auxílio deles podemos melhorar, e muito, a experiência do participante, algo que é extremamente importante na nova era digital.
Isso só é possível caso você trabalhe junto de uma plataforma de eventos que disponibiliza um dashboard completo, com tempo de navegação das páginas, tempo assistido e muito mais.
Esses dois exemplos por si só já são uma forma de entender a qualidade do conteúdo transmitido e o quanto os participantes se interessam por ele.
Outro benefício que podemos identificar é a captação de patrocinadores. Os dados podem enriquecer as suas futuras apresentações na tentativa de fechar parcerias.
O controle dos objetivos e investimentos também pode ser feito através dos dados de um evento, sendo assim, podemos perceber sua real importância durante todo o andamento e planejamento de um evento. Para isso, é importante contar com uma planilha de orçamento.
Como definir os indicadores de eventos?
Mais do que saber quais são e sua importância, precisamos saber também como definir de forma correta o que vai ser necessário para o pós-evento.
E como dito anteriormente, a primeira coisa a ser feita é a definição de objetivos. Você deve ter claro aonde quer chegar com o seu evento e, a partir daí, pensar no caminho que deve ser trilhado.
Existem diversos motivos para fazer um evento, sendo os mais comuns:
- a geração de negócios, sejam leads qualificados ou clientes diretos;
- a criação de conhecimento de marca, em especial lançamentos de produtos, serviços, funcionalidades e atualizações;
- o engajamento de colaboradores e parceiros em eventos corporativos internos.
Desse modo, para cada um deles deverá ser considerado o atributo que melhor mede se o objetivo foi alcançado.
Por exemplo, um evento com foco em gerar reconhecimento para a marca pode ter como indicador o total de participantes, o alcance da campanha na internet e nas redes sociais ou ainda downloads de materiais promocionais.
6 indicadores de eventos para medir o sucesso
Independentemente do tipo e do objetivo do seu evento, alguns indicadores são básicos e servem como um norte para entender como o público reagiu à sua produção.
Veja a seguir quais são eles e como usá-los para entender a efetividade do evento. Ainda mais se o seu objetivo é gerar leads!
Taxa de conversão do site
A landing page é parte importante de um evento, já que é página de conversão do site. É onde os participantes vão entrar para encontrar a programação, dados e conteúdo principal do seu evento. Além de fazer a inscrição, é claro.
Você pode começar medindo a quantidade de acessos que a sua página versus a quantidade de pessoas inscritas no site. Considere esta a sua taxa de conversão no site.
Para exemplificar: se em determinado período o seu site teve 100 acessos e 40 inscrições no evento, logo, a taxa de conversão é de 40%.
Quanto maior a taxa de conversão, melhor, pois é um indicador de que o seu evento está despertando interesse dos convidados em participar. Vamos falar mais deste assunto no próximo tópico.
Taxa de participação
Outro indicador básico é a taxa de participação, que se trata do número de participantes que se inscreveram em razão dos que realmente participaram do evento.
Esse é um aspecto muito mais importante quando se trata de um evento gratuito, pois é comum que muitas pessoas se inscrevam, mas o número das que realmente vão participar acaba sendo menor.
Tempo médio de participação
O tempo médio de participação tem relação direta com a carga horária da programação. Aqui o que será analisado é a quantidade de pessoas conectadas ao vivo e quanto tempo elas permaneceram online consumindo o conteúdo.
Eventos mais curtos e com mais pausas costumam ter um tempo de participação melhor, enquanto os mais longos acabam sendo mais maçantes e perdendo usuários ao longo da transmissão
Taxa de engajamento
O engajamento leva em conta todas as interações do público com o evento, como por exemplo, as respostas das enquetes, as mensagens enviadas no chat e as reações enviadas. Para isso, basta dividir o total de interações pelo total de usuários.
Leads qualificados gerados
Depois que as cortinas do evento se fecham, os trabalhos nos bastidores devem começar. E isso envolve qualificar e tratar todos os leads que foram gerados.
Isto é, mesmo que não ocorra a venda em si durante o evento, ela pode vir a ocorrer depois já que você contará com muitos contatos para a sua estratégia de nutrição.
ROI e ROO
Esses são dois indicadores financeiros, que só podem ser medidos ao final do evento. O ROI significa retorno sobre investimento, enquanto o ROO, é o Retorno sobre Objetivos.
O ROI traz a razão entre o retorno financeiro em relação ao que foi gasto e é muito valorizado por patrocinadores.
E temos também o ROO, que é voltado principalmente para eventos que buscam gerar reconhecimento ou engajamento, e não tem retorno financeiro direto, como produções voltadas para colaboradores e parceiros
Bônus: potencialize os seus resultados
Agora, se você quer o próximo passo na mensuração de resultados, nosso time de especialistas em eventos preparou um e-book completo com 21 indicadores para medir o sucesso do seu evento.
Para baixar, basta clicar no botão abaixo. Bom evento!