Indicadores de eventos: 6 dicas + bônus

indicadores de eventos

Quem produz eventos sabe que seu planejamento e organização exigem tempo e dedicação, não podendo faltar nenhuma parte, inclusive a de como medir o resultado no final através dos indicadores de eventos. 

Neste artigo, descubra o que são indicadores de eventos, sua importância e aqueles que você não pode deixar de lado. E no final ainda aproveite um bônus especial. Confira:

O que são indicadores de eventos?

O planejamento de todo evento online começa quando definimos um objetivo. Após a definição dele é o momento em que se poderá definir a metodologia de mensuração de resultados, ou seja, os indicadores.

E os indicadores são formas de receber o feedback dos participantes, analisar seu comportamento e consolidar um retorno geral sobre o desempenho do evento. E no mundo dos eventos online podemos obter uma rica variedade de dados e informações preciosas.

Com os dados gerados conseguimos analisar a percepção dos participantes em relação ao que vem sendo transmitido a eles. Isso porque trazem mais facilidade de análise e comparação quando preciso.

Qual a importância dos indicadores de eventos

Com os dados podemos identificar os pontos fracos do seu evento e trabalhá-los.

Mas além disso, os dados trazem mais benefícios que apenas isso. Com o auxílio deles podemos melhorar, e muito, a experiência do participante, algo que é extremamente importante na nova era digital.

Isso só é possível caso você trabalhe junto de uma plataforma de eventos que disponibiliza um dashboard completo, com tempo de navegação das páginas, tempo assistido e muito mais.

Esses dois exemplos por si só já são uma forma de entender a qualidade do conteúdo transmitido e o quanto os participantes se interessam por ele.

Outro benefício que podemos identificar é a captação de patrocinadores. Os dados podem enriquecer as suas futuras apresentações na tentativa de fechar parcerias.

O controle dos objetivos e investimentos também pode ser feito através dos dados de um evento, sendo assim, podemos perceber sua real importância durante todo o andamento e planejamento de um evento. Para isso, é importante contar com uma planilha de orçamento.

Como definir os indicadores de eventos?

Mais do que saber quais são e sua importância, precisamos saber também como definir de forma correta o que vai ser necessário para o pós-evento.

E como dito anteriormente, a primeira coisa a ser feita é a definição de objetivos. Você deve ter claro aonde quer chegar com o seu evento e, a partir daí, pensar no caminho que deve ser trilhado.

Existem diversos motivos para fazer um evento, sendo os mais comuns:

  • a geração de negócios, sejam leads qualificados ou clientes diretos;
  • a criação de conhecimento de marca, em especial lançamentos de produtos, serviços, funcionalidades e atualizações; 
  • o engajamento de colaboradores e parceiros em eventos corporativos internos.

Desse modo, para cada um deles deverá ser considerado o atributo que melhor mede se o objetivo foi alcançado. 

Por exemplo, um evento com foco em gerar reconhecimento para a marca pode ter como indicador o total de participantes, o alcance da campanha na internet e nas redes sociais ou ainda downloads de materiais promocionais. 

6 indicadores de eventos para medir o sucesso

Independentemente do tipo e do objetivo do seu evento, alguns indicadores são básicos e servem como um norte para entender como o público reagiu à sua produção.

Veja a seguir  quais são eles e como usá-los para entender a efetividade do evento. Ainda mais se o seu objetivo é gerar leads! 

Taxa de conversão do site

A landing page é parte importante de um evento, já que é página de conversão do site. É onde os participantes vão entrar para encontrar a programação, dados e conteúdo principal do seu evento. Além de fazer a inscrição, é claro. 

Você pode começar medindo a quantidade de acessos que a sua página versus a quantidade de pessoas inscritas no site. Considere esta a sua taxa de conversão no site. 

Para exemplificar: se em determinado período o seu site teve 100 acessos e 40 inscrições no evento, logo, a taxa de conversão é de 40%.

Quanto maior a taxa de conversão, melhor, pois é um indicador de que o seu evento está despertando interesse dos convidados em participar. Vamos falar mais deste assunto no próximo tópico. 

Taxa de participação

Outro indicador básico é a taxa de participação, que se trata do número de participantes que se inscreveram em razão dos que realmente participaram do evento.

Esse é um aspecto muito mais importante quando se trata de um evento gratuito, pois é comum que muitas pessoas se inscrevam, mas o número das que realmente vão participar acaba sendo menor. 

Tempo médio de participação

O tempo médio de participação tem relação direta com a carga horária da programação. Aqui o que será analisado é a quantidade de pessoas conectadas ao vivo e quanto tempo elas permaneceram online consumindo o conteúdo. 

Eventos mais curtos e com mais pausas costumam ter um tempo de participação melhor, enquanto os mais longos acabam sendo mais maçantes e perdendo usuários ao longo da transmissão

Taxa de engajamento

O engajamento leva em conta todas as interações do público com o evento, como por exemplo, as respostas das enquetes, as mensagens enviadas no chat e as reações enviadas. Para isso, basta dividir o total de interações pelo total de usuários.

Leads qualificados gerados

Depois que as cortinas do evento se fecham, os trabalhos nos bastidores devem começar. E isso envolve qualificar e tratar todos os leads que foram gerados.

Isto é, mesmo que não ocorra a venda em si durante o evento, ela pode vir a ocorrer depois já que você contará com muitos contatos para a sua estratégia de nutrição.

ROI e ROO

Esses são dois indicadores financeiros, que só podem ser medidos ao final do evento. O ROI significa retorno sobre investimento, enquanto o ROO, é o Retorno sobre Objetivos.

O ROI traz a razão entre o retorno financeiro em relação ao que foi gasto e é muito valorizado por patrocinadores.

E temos também o ROO, que é voltado principalmente para eventos que buscam gerar reconhecimento ou engajamento, e não tem retorno financeiro direto, como produções voltadas para colaboradores e parceiros

Bônus: potencialize os seus resultados

Agora, se você quer o próximo passo na mensuração de resultados, nosso time de especialistas em eventos preparou  um e-book completo com 21 indicadores para medir o sucesso do seu evento.

Para baixar, basta clicar no botão abaixo. Bom evento! 

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