NFT ticketing para eventos: como funciona?

nft ticketing

Já ouviu falar de NFT ticketing e como ele pode ser aplicado no mundo dos eventos? Esse é um conceito um tanto quanto recente, assim como a própria definição e uso de NFT’s em geral.

Saiba mais sobre esse assunto neste artigo:

O que são NFT’s?

Para muitas pessoas o termo NFT ainda é uma incógnita ou então um assunto muito complexo, mas vamos entendê-lo da melhor forma possível.

NFT é uma abreviação para “Non Fungible Token”, que em sua tradução seria Token não fungível.

Um token é um símbolo, que pode remeter a um dispositivo físico ou digital. Geralmente o entendemos como geradores de senhas automáticas que são usadas em muitas plataformas diferentes e também em bancos digitais.

Já nesse caso, o token vai representar um bem de forma eletrônica, contendo certas características que são únicas e não podem ser substituídas.

Sendo assim, eles podem ser qualquer coisa, desde um produto até algo não tangível também, que sejam gifs, músicas, filmes, vídeo, posts e outros. 

Como começou?

Com os NFT’s a comercialização de todo tipo de ativo começou a crescer. O primeiro a ser criado foi em 2014 pelo artista Kevin McCoy e pelo empreendedor Anil Dash durante uma exposição no Museu de Arte Contemporânea de Nova York, se tratando de um videoclipe feito pela esposa do artista.

A ideia surgiu do objetivo de fazer com que artistas tivessem mais controle de suas obras, independente dos tipos, gerando uma nova fonte de renda para essas pessoas.

Seguindo a linha do tempo, o primeiro projeto de NFT surgiu em 2015, porém só voltaram a ser tocados e comercializados novamente no ano de 2021, em que o NFT foi altamente valorizado e mais pessoas passaram a investir.

Relação entre NFT e eventos

A relação entre NFT e eventos é mais do que produções com esse tipo de tema, pois eles também podem ter um uso para os produtores.

Use-os como um diferencial presente nos seus eventos, fazendo com que muitas pessoas se interessem pela sua produção.

Por exemplo, se o seu evento conta com um leilão de NFT na programação, isso pode atrair a atenção de colecionadores, investidores ou outras pessoas que possam vir a se interessar pelo que você tem a oferecer nesse tipo de atividade.

Além disso, dependendo da sua temática, o NFT pode ser o conteúdo de uma palestra, gerando valor ao seu participante através de um especialista da área. Isso definitivamente irá brilhar aos olhos dele.

Mas além dessa aplicação, existem algumas formas de adicionar o uso do NFT de forma mais prática. Veja como:

E o que é o NFT Ticketing?

Com a ideia de mudar o mercado de eventos e ingressos, acabou surgindo o NFT Ticketing.

Os ingressos de NFT são um tipo de ativos digitais que vão manter as suas credenciais que permitem acesso em eventos. Mas qual é a diferença entre um ingresso digital via Qr Code, como os do Rock in Rio, para um ingresso NFT?

Bom, a diferença é que esses tipos de ingressos podem fornecer vantagens extras, como um bônus para os participantes de forma que eles possam ter uma experiência melhor ainda.

Outro ponto positivo é que se tratando desses tokens, os NFT’s são praticamente impossíveis de serem falsificados.

Sendo assim, é muito mais do que uma forma de engajar o seu público, é também um fator a mais de segurança no seu evento de pessoas com má intenção.

Ainda falando sobre colecionadores, essa é uma forma de fazer com que mais pessoas obtenham itens que possam servir como um lembrete de sua participação no evento.

Quais os benefícios do NFT Ticketing?

É claro que esse tipo de ingresso traz benefícios aos participantes e ao evento em si. O primeiro deles é a diminuição no cambismo e falsificação de ingressos, algo que acontece em muitos shows e jogos de futebol principalmente.

Por estarem armazenados na blockchain, uma forma mais avançada de guardar e compartilhar dados, a probabilidade de que o seu ingresso se perca ou seja danificado é muito mais baixa.

E para as pessoas que gostam de guardar memórias e recordações de eventos ou de suas participações, os ingressos poderão ser colecionados e armazenar o que o evento oferece.

Outro ponto positivo é a redução de custos na produção, onde temos todo o orçamento de logística reduzido, permitindo que o dinheiro possa ser direcionado para outras necessidades e atividades que engajem o público.

Além disso, a sua empresa ou agência organizadora do evento irá sempre ter uma receita rodando, pois os NFT’s podem ter uma regra de royalties se você desejar, fazendo com que o produtor de eventos receba uma porcentagem a cada revenda.

Como o NFT Ticketing pode ser personalizado?

Mais do que ser apenas uma forma de recordação, as organizadoras de eventos podem promover formas de personalizar os ingressos, pensando na imersão do cliente.

Os NFT’s Ticketing podem inclusive, promover uma experiência a longo prazo para quem está participando de tal evento.

Por exemplo, além de vir com a sua credencial, ele pode ter algum tipo de arte de um artista desconhecido ou que você goste.

Já dentro do evento, ele pode ser usado como forma de comprar o que for consumido, como bebidas ou aperitivos.

Além disso, dependendo do tipo de ingresso comprado, por exemplo básico, pista e VIP, você pode ter acesso a produtos exclusivos no futuro, ou outros benefícios dentro do evento.

Eventos que já utilizaram NFT Ticketing

Alguns eventos já vem fazendo uso dessa tecnologia e novo modo de proporcionar experiências.

Coachella

Em fevereiro de 2022, o Coachella anunciou seus ingressos de NFT’s colecionáveis, eles foram todos leiloados ao longo de um certo período.

Ele traz diversos benefícios para o participante, como por exemplo, 10 fotos e pôsteres, além da “chave” para que participe de forma vitalícia do evento.

Super Bowl

Para eventos esportivos isso também vem acontecendo, como por exemplo, os ingressos de NFT para o Super Bowl.

Eles deixaram de usar ingressos de papel e passaram a utilizar os ingressos 100% digitais.

Se os ingressos de papel já eram objetos de colecionadores, não é muito diferente para os NFT’s, pois eles podem trazer os dados das partidas, como sua seção, corredor e outros.

Além dos ingressos, eles passarão a utilizar também outros tipos de NFT’s com temáticas da partida, com 7 versões diferentes que são vendidas independente do ingresso, sem a necessidade do participante estar presente.

O futuro do NFT em eventos

Como podemos ver, ainda não existem muitos exemplos de eventos que já utilizaram o NFT em suas produções, porém a tendência é que esse número aumente, principalmente fora do Brasil. 

Isso acontece porque hoje já existem diversas empresas que fazem esse tipo de ingresso, mas a grande maioria delas é gringa.

Outra coisa que vai determinar essa implantação nos eventos no Brasil é a aceitação do público. E para isso, deve ser levado em conta o que o seu público espera das produções.

Essa é apenas uma das tecnologias que vêm sendo utilizadas no dia a dia para garantir ainda mais experiências incríveis e imersivas, como por exemplo o metaverso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com ❤ pela Evnts © 2024 | EVENTS SERVICOS VIAGEM E TURISMO LTDA | CNPJ 21.860.251/0001-16

Assine nossa newsletter gratuita