Mestre de cerimônias para eventos online

mester de cerimônias

Talvez você nunca tenha pensado em um mestre de cerimônias para o seu evento, certo? A verdade é que muitas pessoas não sabem a função desse profissional e por isso acabam não optando por ele.

Para auxiliar nisso, confira nesse artigo mais informações sobre mestres de cerimônias e seu papel em eventos online:

Quem é o mestre de cerimônias?

Um mestre de cerimônia é o profissional que irá conduzir um evento, sendo responsável por prender a atenção do público e seguir o script determinado do evento.

Ele é considerado, inclusive, o porta voz, deixando o seu evento com uma cara ainda mais profissional. Dependendo do evento, o mestre de cerimônia pode ser considerado até mesmo o “apresentador”.

Características de um mestre de cerimônia

O mestre de cerimônias precisa ter uma boa oratória já que ele vai conduzir a abertura, apresentar speakers e pode até mesmo atuar como mediador de um painel, se o tema for de seu domínio.

Quando estiver procurando o seu profissional, verifique sua reputação para saber de outros eventos que ele conduziu.

Depois da contratação tenha certeza de passar todo o roteiro e programação do evento, pois ele deve ser a pessoa com maior conhecimento dessas etapas. Se puder, faça a programação junto do mestre de cerimônia, ele pode ter boas ideias.

Informe também o tipo de público para que ele possa saber qual tom de voz usar e como abordar as pessoas.

Além disso, converse com o mestre de cerimônias sobre possíveis imprevistos, é ele quem vai precisar saber lidar com esses problemas para dar continuidade ao evento.

Ainda não sabe o que pode dar errado durante o seu evento? Confira nosso Infográfico de riscos para eventos e descubra!

Diferença do mestre de cerimônias e cerimonialista

É bem comum confundirmos a função de mestre de cerimônias e de cerimonialista.

Como dito, o mestre de cerimônias é quem vai ficar responsável por conduzir o evento que já está planejado. Será passado o script, roteiro ou programação para que ele possa fazer essa ligação entre todas as etapas e conversar com os participantes.

Já o cerimonialista, é a pessoa que ficará responsável por fazer todo planejamento e também conduzir a execução do evento.

Podemos dizer que o produtor de evento é um tipo de cerimonialista, já que sua principal função é organizar o evento e assegurar que saia conforme o planejado.

Para quais eventos ele é mais indicado?

Mestres de cerimônias são profissionais vistos principalmente em festas de aniversário e formaturas, mas são importantes também em eventos corporativos.

Os eventos de lançamento, feiras e congressos, que normalmente precisam seguir uma certa ordem para acontecer, são os mais comuns de encontrar esse profissional.

Portanto, eventos corporativos e sociais são as melhores ocasiões para usar o serviço de um mestre de cerimônias. Porém, existem também alguns outros tipos de eventos que não necessitam, como os happy hours.

Conheça outros papéis em eventos online

Existem diversos papéis e pessoas que são cruciais para a continuidade de um evento perfeito, e dois deles são as funções de mediador e palestrante.

Para que você escolha um bom profissional dessas áreas e possa treiná-lo para ter uma boa performance no seu evento, nós preparamos o e-book de como ser um palestrante em eventos

Para acessar, basta baixá-los gratuitamente nos botões abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.