Hackathon como ferramenta de inovação: o que é e como funciona?

hackathon

Hackathon é um termo usado para um tipo específico de evento, mas vem sendo feito como um conceito amplamente disseminado em projetos  focados em inovação. Por conta de seu formato, é amplamente usado em empresas de tecnologia. Confira mais sobre o assunto  neste artigo, que vai abordar:

O que é hackathon?

O hackathon é uma combinação entre os termos “hack” que significa programar e “marathon” que significa maratona, ou seja, uma maratona de programação. 

Esse é o primeiro conceito que foi criado e consiste em um evento reunindo programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software.

Esses profissionais se reúnem com um objetivo em comum, que é realmente fazer uma maratona de programação para que se possa desenvolver alguma solução, resolver algum problema ou criar um software. O hackathon pode durar um dia ou chegar a ser de até mesmo uma semana.

Esse é o conceito para qual foi criado, mas em linhas gerais o hackathon é um evento de maratona com foco em solucionar problemas, e apesar de ter sido criado para desenvolvedores, profissionais de qualquer área podem se beneficiar desse tipo de evento.

Mas mais do que isso é uma maratona que visa o conhecimento, a integração, o aprendizado, o compartilhamento de ideias e muito mais. Ela vai muito além de apenas encontrar soluções, mas diz muito sobre a integração do time e a capacidade da empresa em inovar. 

Por isso, é visto  como  algo benéfico tanto para a corporação quanto para os participantes, geralmente colaboradores e parceiros. 

Vantagens em fazer um evento de hackathon

Com ele o ambiente corporativo se torna muito mais criativo, incentivando a motivação e o trabalho em equipe. Ele pode ser feito como um evento ao ar livre, no ambiente de trabalho do dia a dia ou de forma online. O importante é que todos estejam presentes.

Mas lembre-se de que se trata de uma maratona, de modo que o trabalho e aprendizado deverão ser  ininterruptos. Portanto o local deve ser confortável e ter todos os recursos necessários para uma jornada tão longa assim.

É claro que nenhum dos colaboradores vai ser obrigado a participar do evento, perder noites de sono ou ficar sem se alimentar. Nada disso! Estamos falando aqui em ter um ambiente agradável, que propicie um ecossistema de inovação e produtividade.

Garanta ferramentas como uma boa internet, computadores, tecnologias e até mesmo itens mais analógicos, como lousas, posts-its e espaço para anotações. É importante deixar as pessoas livres para registrarem as ideias, testarem hipóteses e se comunicarem abertamente. 

Dentre as outras vantagens corporativas que podem ser identificadas está o incentivo à inovação, a potencialização de resultados, o aumento da troca de experiências e a implementação de novos projetos.

Como organizar um hackathon?

Para começar a organização de um hackathon é necessário fazer um planejamento base, com antecedência. Ou seja, devem ser definidos os dias da maratona (que pode levar alguns dias), assim como o lugar que vai ocorrer, que como dito anteriormente precisa ser bastante agradável.

Defina a programação, os conteúdos, se as pessoas serão divididas em grupo. Também defina as regras, as habilidades, os objetivos e o prêmio ofertado, se for o caso. Seu hackathon pode ser gamificado, o que traz ainda mais interatividade para seu evento! 

Se tratando de um evento presencial longo e que exigirá muita energia, é importante ter um time, uma equipe de organização que fique à disposição para ajudar a manter a integridade física do local e auxiliar em outras funções.

E crie um modelo de avaliação dos projetos, o que eles precisam ter para serem classificados, sua originalidade e usabilidade para a empresa. É importante deixar isso claro para os participantes desde o princípio. Para isso, faça um plano de divulgação

E é claro, não podemos deixar de fazer o pós-evento, ele também é extremamente importante para garantir seriedade ao seu evento e, quem sabe, mais participantes numa edição futura. Veja aqui todas as dicas do que fazer no pós-evento

Empresas que promovem hackathon

Muitas empresas grandes já fizeram uso desse tipo de evento para garantir mais inovação para crescer. Então veja alguns exemplos dessas empresas:

Netflix

A maior plataforma de séries e filmes em streaming do mundo tem um dia chamado Hack Day, que foi criado com o objetivo de divertir seus funcionários e se tornou fonte de ideias para a empresa.

É realizada algumas vezes por ano e reúne colaboradores de várias áreas, o que resulta em um super brainstorming com diversas soluções criativas.

Inclusive, o botão de pular abertura que sempre usamos foi pensado durante esse tipo de evento. Interessante, hein?

Microsoft

A Microsoft é outro exemplo de uma empresa grande que realiza hackathons internos pelo mundo inteiro, que se chama One Week Hackathon, que acontece anualmente.

Conta com a presença de ONG e clientes, além dos funcionários. A edição do evento na Índia  é considerado o maior hackathon do mundo.

Ambev

A empresa brasileira Ambev realizou um hackathon aberto ao público em setembro de 2018. Tinha como objetivo buscar soluções que melhorem a experiência do consumidor no assunto de cerveja, assim como os processos de produção. Nada melhor do que ouvir seus próprios clientes!

Facebook

Outro exemplo é o Facebook que realiza um hackathon interno como um ritual da empresa. O botão “like” que foi criado em 2007 e a marcação de pessoas nos comentários, criada em 2011, são frutos desses eventos.

Veja neste vídeo, Mark Zuckerberg contando sobre o hackathon realizado em sua empresa:

Como fazer a programação do evento?

E para fazer a programação do seu evento de hackathon, seja ele interno ou aberto ao público, nós disponibilizamos uma planilha exclusiva de cronograma. Assim, você consegue controlar todas as etapas do projeto e acompanhar todas as entregas.

Basta baixar e começar a planejar o seu próximo evento de soluções e inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *