Funil de marketing para eventos AIPC – Evnts Live #4

funil de marketing para eventos

Desde 2021 a Evnts vem fazendo lives recorrentes com o objetivo de gerar conhecimento e fazer com que mais pessoas entendam sobre o lado digital e tecnológico de produzir eventos, e nesta você vai conhecer sobre o funil de marketing para eventos e muito mais.

Neste artigo, veja tudo o que rolou na 4° edição da Evnts Live “Desafios e tendências de marketing para eventos em 2022”. Confira:

Sobre a Evnts Live #4

Na 4° edição da Evnts Live, contamos com a participação de Lucas Franco, Head de marketing da Evnts. Ele compartilhou seu conhecimento com os participantes durante uma hora que foi muito valiosa.

O tema principal foi “Desafios e tendências de Marketing para Eventos em 2022”, onde Lucas passou conhecimentos práticos e foi um bate papo super legal com diversos insights para todos.

Esse evento foi feito para todos aqueles que buscam entender como superar os obstáculos de marketing relacionados a eventos, como por exemplo, atrair mais inscritos, motivar a participação, promover o engajamento e a conversão

Desafios para o ano no mercado de eventos

Um dos grandes desafios do ano para o marketing de eventos que podemos encontrar é otimizar o seu evento atraindo mais pessoas, inscritos, engajando os participantes e potencializando a conversão.

No presencial, existia uma facilidade maior de atrair as pessoas por ser um evento em que é necessário a mobilização e tem potencial de reunir as pessoas para que possam interagir entre si.

E no digital, apesar de termos as ferramentas de engajamento, o conteúdo deve ser de muita qualidade para que a atração seja ainda maior e mais efetiva.

Isso porque, no online, é muito mais tentador para o participante deixar o evento rolando e fazer outras coisas. Então, com um conteúdo atrativo, CTA (chamada para ação) e ferramentas de engajamento corretas, conseguimos garantir mais a obtenção de resultados.

E parte desse desafio é entender os dados e saber como analisá-los tirando o máximo deles, ou seja, obtendo os melhores insights possíveis para aprender com as tentativas anteriores.

O que é o funil de marketing para eventos AIPC?

Quando estudamos marketing, podemos encontrar diversos tipos de funil de vendas, seja ele para tomada de decisão, conversão de leads, conteúdo, encantamento e muitos outros.

Durante a Evnts Live, Lucas Franco realizou um exercício fazendo a adaptação de um funil de marketing convencional para um de eventos.

Como podemos ver, o funil de marketing para eventos é dividido em 4 partes principais. Você pode conferir a explicação de cada uma delas no vídeo abaixo:

Como atrair o público para o seu evento?

Durante a organização e divulgação do evento, surge a dúvida: “como atrair o meu público?”. Lucas nos conta que primeiramente nós precisamos conhecer o público alvo como ninguém.

Isso para que possamos falar com as pessoas certas e específicas de acordo com os canais e estratégias corretas.

Seguindo no assunto de atração do público, uma das dicas é começar o planejamento com antecedência para que possa realmente atingir todas as pessoas.

Outra dica também é a frequência, seja de lembretes, conteúdos ou informações. Você deve falar com o seu público mais de uma vez antes do evento, por e-mail, redes sociais ou qualquer outro canal.

O objetivo com isso é que as pessoas se  lembrem do seu evento e que um maior percentual de público seja alcançado.

No marketing lidamos com diversas métricas que podem nos mostrar quantas pessoas foram impactadas pela sua comunicação. Por exemplo, em redes sociais, avaliamos métricas como o número de impressões ou a quantidade de pessoas alcançadas.

Outra forma de atração bastante comum, e que pode ser explorada, é o incentivo de participação através dos speakers. Peça a eles que se comuniquem em suas redes sociais sobre o evento que irão participar.

Como motivá-los a se inscrever?

Hoje em dia os eventos online são muito populares, por isso é muito comum que se encontre mais do mesmo por aí. Dessa forma, os participantes, cada vez mais, selecionam com cuidado os eventos que vão participar de fato.

Por conta disso, é importante que, na sua proposta e na comunicação, o participante tenha um entendimento interessante claro do que vai ser passado, quando vai ocorrer e que horas.

E mais importante que isso: diferenciação. O seu evento precisa ter um diferencial muito grande em relação a outros eventos que o seu participante possa vir a encontrar.

Analise os eventos que acontecem no seu mercado e que os concorrentes possam estar promovendo, para ter certeza de que você está oferecendo algo original e de destaque.

Nesse ponto, a frequência também se faz necessária, principalmente quando estamos trabalhando diferentes bases de e-mail com muitos contatos.

E por fim, os testes são extremamente importantes. No Evnts Live, Lucas Franco trouxe a metodologia do PDCA para que você possa seguir um caminho quando estiver aplicando testes.

Saiba que nem sempre os resultados aparecem de primeira, por isso testar é importante, para saber o que traz os melhores resultados e qual estratégia seguir.

Incentive a participação

E depois de conseguir a inscrição, a parte mais difícil disso é conseguir que os inscritos participem ativamente do seu evento.

Uma tática para isso é usar todas as ferramentas possíveis que estiverem à sua disposição na plataforma de eventos escolhida.

Um bom exemplo é dar a opção de adicionar ao calendário para fazer com que o seu participante lembre-se do momento exato em que o evento vai ocorrer.

Mande e-mails também para que eles se lembrem e comunique nas redes sociais, essa é uma forma de manter a frequência e não deixar que saia da memória deles.

Você pode conferir mais sobre e-mail marketing para eventos clicando no banner abaixo:

Como promover a conversão?

A conversão é uma parte importante do evento, ela pode ser caracterizada como geração de leads, vendas, aumento no engajamento, entre outros.

Com essa definição clara, a gente pode incentivar que a ação seja realizada durante o decorrer do evento.

Por exemplo, se o seu objetivo for comercial, ele pode ser trabalhado facilitando o acesso aos especialistas da sua empresa ou a uma página institucional que possua informações valiosas, como cases de clientes e depoimentos.

E é claro, não podemos deixar de pensar no pós evento, a conversão ainda pode ocorrer depois que as cortinas se fecham. Isso pode ser feito através da disponibilização das gravações do evento online e divulgação por meio de canais como redes sociais e e-mail.

Como avaliar o ROI?

O ROI é o retorno obtido sobre o investimento, com ele você pode medir o resultado alcançado com base nos custos e retornos sobre o evento.

Uma forma de fazer isso é definindo seus KPIs claramente e objetivamente, de forma que eles possam ser mensuráveis.

E se você quiser saber mais sobre o ROI e como calculá-lo, leia mais em: Como calcular o ROI do evento online.

Assista a live completa!

Esse foi apenas um resumo do evento com a participação de Lucas Franco, head de marketing da Evnts. E se você tiver interesse em conferir todo o conteúdo compartilhado durante a transmissão, clique no botão abaixo e assista a live na íntegra.

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