Experiência do usuário e sua importância nos eventos online

experiência do usuário

Todo produtor ou gestor sabe que a experiência do usuário é extremamente importante para que os resultados sejam satisfatórios no final. Por isso, nesse artigo vamos descobrir um pouco mais sobre o que realmente significa a experiência do usuário, da seguinte forma:

O que é experiência do usuário em eventos?

Da forma mais simples possível, a experiência do usuário é o que se experimenta ao interagir em um site online. Mas não é só isso: pode ser o que se vivenciou ao visitar um lugar, ao ouvir uma música e, no nosso caso, ao participar de um evento.

Em se tratando de um evento online, o planejamento e a organização andam de mãos dadas com a experiência do usuário, também conhecida como UX (user experience). É através dessa pequena metodologia que podemos tornar um simples evento em algo inesquecível para o público.

Para isso, o foco do planejamento devem ser as pessoas e a experiência que iremos proporcionar a elas, na tentativa de que elas recebam o melhor possível.

Em um evento online o engajamento, a interação e a retenção dos participantes são métricas extremamente importantes para serem analisadas como resultado pós-evento.

Muitos acreditam que  o maior desafio é substituir o contato físico de um evento presencial em um online.

Mas esse é um dos primeiros erros: não devemos tentar essa substituição, porque esses tipos de eventos são totalmente diferentes e  usam de ferramentas diferentes para atingir seus objetivos.

O evento online  requer um ambiente imersivo, intuitivo, interativo e humanizado para todo o seu público. O foco na experiência do usuário tem como objetivo priorizar os desejos da audiência, facilitar a absorção do conteúdo, promover interações e garantir a eficiência.

Estratégias para experiência do usuário

Para que a experiência do usuário seja a melhor possível, podem ser adotadas algumas estratégias para se chegar neste resultado. São elas: live marketing e design de experiência.

Marketing de Experiência ou Live Marketing

O marketing de experiência é uma prática que busca usar a emoção para conquistar e engajar, e isso é feito através de experiências memoráveis e inovadoras. Ou seja, essa estratégia tem como objetivo usar estímulos para criar uma vivência afetiva em relação ao evento.

Com isso é possível melhorar o engajamento e a taxa de interação presente no seu público, além de criar uma memória para que ele se lembre sempre do seu evento. O objetivo principal dessa estratégia é despertar uma identificação, ação, pensamento ou sentimento no seu público.

E para começar a aplicar essa prática, aposte na criatividade e inovação dentro do seu evento. Faça com que seja interativo e desperte sentimentos na audiência, para isso pode se usar o storytelling como ponte principal.

As ações de gamificação online também são uma boa ideia para envolver as pessoas, assim como as salas exclusivas para networking online. Um exemplo, é a plataforma de gestão de eventos da Evnts, que realizou o Conexão Evnts e contou com salas e chats privados para o networking entre os participantes. Saiba mais sobre esse caso de sucesso aqui

Os pilares do marketing de experiência são a verdade, a vontade e o valor, chamados de “Os 3 V’s”. Eles significam que a organização do evento deve se preocupar em transmitir credibilidade, despertar vontade e gerar valor para quem quer que esteja assistindo.

Design de experiência

Pode-se dizer que o design de experiência anda lado a lado do marketing de experiência, pois  são duas vertentes importantes quando se diz respeito à gerar valores para as pessoas que estamos tentando engajar.

O design de experiência, também conhecido como UXD (do Inglês User Experience Design), usa de métodos que buscam entender o comportamento e a jornada dos consumidores. Mas como aplicar isso em eventos? 

A base dessa estratégia é colocar o cliente no centro e fazer com que ele tenha a melhor experiência da sua vida. Como dito anteriormente, é isso que devemos levar em conta na hora de fazer todo o planejamento.

Com a análise e os métodos aplicados, pode-se atender aos gostos do seu cliente e público, além de gerar valor e fazer com que se criem interações. Para aplicar essa tática devemos ter cuidados com todos os detalhes e pensar no pré e pós evento.

Comece a montar a sua estratégia de design de experiência para garantir todos os benefícios que ele pode agregar ao seu evento!

Como melhorar a experiência do usuário

A experiência do usuário se baseia em alguns princípios que podem servir para guiar as melhores estratégias. Suas principais bases são: atrativo visual, utilidade, acessibilidade, credibilidade e inovação.

Atrativo visual

O atrativo visual, como o próprio nome sugere, diz respeito a tudo que envolve o visual do seu evento online. Ou seja, a experiência do usuário começa nas imagens e em tudo que ele tem contato – sejam vídeos, fotos, posts em redes sociais ou anúncios.

Portanto, cuide da sua comunicação visual para que ela transmita a identidade e a sua mensagem. Isso deve ser feito também no site de cadastro  do seu evento, para que os usuários tenham uma página de cadastro visualmente atrativa e limpa.

Os recursos visuais em e-mails e durante a própria transmissão do evento também devem ser levados em consideração e analisados com cuidado aos detalhes. O palestrante não pode ter uma imagem muito granulada ou deformada por conta da câmera, então, cheque esse detalhe com atenção antes do evento começar.

Utilidade

O tópico de utilidade é muito importante. Muitas pessoas já passaram pela situação de entrar em um site nada funcional ou intuitivo, em que a navegação se torna um verdadeiro desafio. E o resultado disso é a perda de um possível público.

Então, o site de cadastro ou acesso do evento online tem que ser totalmente funcional, para que o usuário não tenha nenhum tipo de dificuldade usando o site. O botão de cadastro ou login tem que ser aparente, assim como o de acesso. 

Dica: teste a navegação do seu site e a qualidade das imagens em diferentes dispositivos: smartphone, tablet e desktop. Garanta que ele esteja navegando perfeitamente em todas as plataformas. 

A intenção do tópico de utilidade é tornar a experiência digital do participante o mais simples e fácil possível. Seja no site ou no aplicativo do seu evento.

Acessibilidade

Ao fazer um site devemos testar e ter certeza de que ele é acessível em todos os navegadores, como o Chrome, Firefox e Edge. Também precisa ser acessível em diferentes tipos de dispositivos, ou seja, celulares, desktops e tablets.

A acessibilidade aliada a utilidade vai transformar a experiência do participante e fazer com que ele fique ainda mais interessado em fazer parte do evento online. Coloque legendas em todos os vídeos gravados e disponibilize legendas automáticas para pessoas com deficiência auditiva. Ter um site acessível te faz ganhar muitos pontos com a audiência. 

Credibilidade

Ao conseguir uma inscrição, o participante está depositando a confiança no seu evento. Essa segurança diz respeito à programação e ao conteúdo do que será transmitido.

Então trazer algo totalmente diferente da proposta inicial pode quebrar essa confiança e fazer com que os participantes se distanciem da sua proposta e da sua empresa.

Valorize a confiança depositada pelo seu público e vá além das expectativas que eles possuem.

Inovação

Busque sempre trazer dinâmicas, temas diferentes, salas, storytellings inspiradores, criatividade e originalidade para dentro do seu evento, dessa forma é possível prender a atenção e gerar engajamento. Mas como isso pode ser feito?

Procure ideias diferentes que chamem a atenção ou use das estratégias de gamificação, que são muitas e tendem a aumentar a interação entre todos os participantes do evento.

Promova atividades diversas, como jogos, caça ao tesouro ou sorteios. Dessa forma, os participantes ficam entretidos e não perdem o interesse no conteúdo compartilhado.

Para mais ideias de gamificação, nós disponibilizamos um e-book com 42 ideias criativas para o seu evento online.

A experiência do usuário no pós evento

Há quem acredite que o evento acaba após o encerramento e a despedida do palestrante. Muito pelo contrário! Chegou a hora de fazer o pós evento.

É comum que eventos online possuam entregas a serem feitas após a finalização, como prêmios, certificados e até mesmo pesquisas de satisfação. Por conta disso, não finalize a comunicação com o seu público até dar um fim em todas as pendências relacionadas ao assunto.

Mantenha seu site ativo e disponibilize as gravações e outros conteúdos relevantes. Você também pode enviar e-mails para os participantes com informações que julgar interessante, tomando o cuidado para não acabar fazendo spam. 

Como organizar um evento online?

Agora que você já sabe a importância da experiência do usuário no evento online, é hora de começar a planejar o seu próximo projeto.

Para te ajudar nessa tarefa, baixe agora um checklist de eventos online feito pelos especialistas da Evnts.  Dessa forma você não perde nenhuma etapa. 

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