Dicas para eventos online: divulgação, engajamento e conversão

dicas para eventos online

Para colocar um evento online no ar é necessário cumprir diversas etapas, que vão da divulgação até a conversão do participante no pós-evento, portanto você pode precisar de algumas dicas para eventos online.

Como sabemos que isso não é uma tarefa fácil, separamos aqui diversas dicas para cada uma dessas etapas: 

Etapas de um evento online

Um evento online é feito em etapas, onde cada uma das partes precisa ser definida seguindo um processo para que a produção seja incrível.

Pré evento

A primeira etapa é sempre o pré evento. Aqui serão pensados todos os detalhes e informações básicas, ou seja, data em que ocorrerá, o horário, plataforma de eventos online e a programação.

Além disso, também é feito todo o escopo todo, seleção de speakers e definição de identidade visual.

Montagem

Em seguida vem a etapa da montagem, onde criamos a landing page com todas as informações pertinentes como a programação, área de cadastro e login.

Além disso, nessa etapa deve ser feita a divulgação também, então envie os e-mails, divulgue nas suas redes sociais através de peças com a identidade visual do evento e crie o evento no LinkedIn.

Pós evento

Por fim, vem a etapa do pós evento. Depois que tudo foi encerrado para os participantes, a pessoa que produz eventos ainda tem que colocar a mão na massa, mas dessa vez para finalizar os processos.

E isso significa que todo o evento deve ser analisado para entender o que pode ser usado nas redes sociais, se a landing page deve ser atualizada com a data que ocorreu, assim como os banners.

Mais uma das dicas para eventos online é enviar um e-mail de agradecimento ao final, como uma forma de começar um outro assunto e estreitar o relacionamento com o participante.

Dicas para a divulgação de um evento online

Como mencionado, a divulgação é parte importante de um evento online e apesar de ser colocada em prática durante a etapa de montagem, toda a estratégia é planejada e estruturada no pré evento.

A primeira delas deve ser a identidade visual. Crie algo que faça com que o participante lembre-se de você sempre que ver qualquer peça do seu evento. Tipografia e cores também entram nessa e  devem ser muito bem pensadas.

Essa identidade visual deve estar na landing page do seu evento, nas artes de divulgação das redes sociais, vídeos que forem ao ar durante o pós evento e nos e-mails que você enviar referentes à essa produção em específico.

Uma dica para eventos online muito valiosa é tentar agregar valor em cada um dos seus conteúdos, com peças informativas e vídeos divertidos.

Promovendo engajamento no seu evento online

Os eventos online são feitos em plataformas de eventos digitais, que abrem diversas portas para interações por conta de suas ferramentas e funcionalidades.

Por conta disso, existem muitas formas de gerar mais engajamento e promovê-lo de forma efetiva ao longo do seu evento.

Uma das formas de fazer isso na própria plataforma é através de quizzes, nuvens de palavras e enquetes para que o público possa participar de alguma forma.

Se você está usando a Evnts, outra possibilidade é aproveitar suas redes sociais, já que temos a possibilidade de integrá-las diretamente na página do seu evento.

Se você quiser proporcionar experiências off page, ou seja, fora da página do evento mas ainda assim como parte dele, você poderá usar ferramentas de gamificação.

Veja como aplicar essa metodologia: “Gamificação em eventos online: como fazer

Como aumentar a conversão no evento

Existem muitos objetivos que podem ser definidos para o seu evento, tudo vai depender do que você espera ao seu final. Um dos mais comuns é a geração e conversão de leads.

Para chegar à etapa de conversão, é preciso fazer a qualificação dos participantes do evento. E para isso, você deve manter o relacionamento pós evento com o seu participante. 

Dessa forma ele estará sempre lembrando da sua empresa, inclusive quando precisar de um serviço que você oferece.

Esse relacionamento pode ser mantido via redes sociais, mas principalmente por e-mails personalizados que podem ser disparados de acordo com os seus objetivos.

Você pode saber mais sobre o uso do e-mail marketing, vendo a Evnts Live “Copie e cole! E-mail marketing estratégico para gerar mais resultados nos seus eventos.”

Lembre sempre de analisar as métricas do e-mail para entender se a estratégia está funcionando e gerando resultados.

Ainda mais dicas para você!

E para finalizar esse compilado de dicas para eventos online, selecionamos a Evnts Live “Desafios e Tendências de Marketing para Eventos em 2022”, que foi realizada por Lucas Franco, Head de Marketing da Evnts.

Nela você conhecerá diversas dicas referentes ao marketing do seu próximo evento. Para acessar basta clicar no botão abaixo!

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