Como nutrir leads após um evento: 4 dicas [+ferramentas]
Nutrir leads é um desafio para qualquer estratégia de marketing. É comum ver a base de contatos aumentar depois de um evento. Mas como garantir que estas pessoas continuem engajadas e convertam?
Esse processo demanda tempo e paciência, já que nem sempre eles estão prontos para comprar no momento de inscrição para o evento.
Preparamos algumas dicas para você aprender a nutrir leads de forma eficiente, além de apresentar algumas ferramentas úteis para a implementação dessa estratégia. Por isso, continue conosco!
O que é nutrição de leads?
Nutrição de leads é uma técnica que consiste na construção de um relacionamento com sua base de contatos visando sobretudo guiar o lead — o qual você pode conquistar por meio de landing pages — para a próxima fase da jornada: a compra.
Isso é feito com fluxos de e-mails e conteúdos de valor para encorajar o cliente a comprar.
A intenção é facilitar a conversão das pessoas interessadas por meio de entrega periódica de conteúdos de qualidade e linguagem persuasiva.
4 dicas para nutrir leads após um evento
Existem diversas estratégias para ajudá-lo na produção dos e-mails do seu fluxo. Vamos apresentar 4 dicas essenciais que irão tornar o processo de nutrição de leads mais efetivo.
1. Escolha uma plataforma de automação
Escolher uma plataforma de automação é um passo importante nessa estratégia, pois automatizar o envio de e-mails facilita a nutrição dos leads.
Geralmente, colhemos muitos contatos após um evento, por isso uma plataforma com disparos automáticos proporciona praticidade na gestão desses leads.
Além de oferecer a possibilidade de segmentação desses contatos, facilitando a personalização do conteúdo.
2. Personalize seu conteúdo
Criar um conteúdo personalizado é essencial para nutrir leads com qualidade.
Portanto, procure sempre enviar conteúdos alinhados com o estágio de cada perfil de público no funil de vendas.
Separe e-books, artigos de blog, landing pages, tutoriais do seu produto e cases de sucesso. Depois, distribua o conteúdo de forma organizada em cada fluxo, e com mensagens personalizadas.
Assim, se você segmentou alguns contatos interessados em organizar congressos, por exemplo, envie materiais com essa temática.
Ao final do fluxo, compartilhe cases de sucesso e convide o lead a experimentar seu produto com uma oferta irresistível.
Quando montar seu fluxo, vale a pena contar com técnicas de copywriting, storytelling e escolher as melhores chamadas para a ação.
3. Estude os melhores dias e horários
Para nutrir leads de forma eficiente, você precisa entender como seu público se comporta.
Desse modo, estude seu público e observe quais são os melhores dias e horários para nutri-los.
Uma boa forma de fazer isso é com testes A/B. Faça o seguinte:
- Configure os e-mails dos seus fluxos em diferentes dias e horários;
- Observe as taxas de abertura, de cliques e de leitura para cada dia e horário;
- Compare os resultados para ver se há mudanças significativas.
- Caso tenha algum dia e horário que performe melhor, configure os e-mails seguintes assim também.
- Se os resultados positivos se confirmarem, adote esta data e hora como as oficiais dos seus fluxos de nutrição.
4. Acompanhe os resultados
Depois de colocar seu fluxo de nutrição de leads no ar, é necessário ficar atento aos resultados.
Por isso, fique de olho na sua taxa de conversão, no número de contatos que abriram os e-mails, fizeram download dos seus conteúdos, entre outras métricas importantes que a sua plataforma de automação oferecer.
Sugestões de ferramentas para nutrir leads
A escolha de uma boa plataforma de automação irá impulsionar sua estratégia de nutrição de leads.
Sendo assim, separamos 2 ferramentas úteis para nutrir leads de forma fácil e rápida.
Mautic
O Mautic é uma ferramenta de automação open source, ou seja, de código aberto. Por meio dele, você pode segmentar sua base de contatos, criar campanhas, enviar e-mails para cada segmento e criar formulários.
Além disso, a ferramenta conta com dashboards no qual você pode acompanhar o andamento das suas campanhas.
É uma plataforma gratuita, no entanto, não é tão intuitiva.
Afinal, é preciso ter uma noção de programação, pois alguns comandos são dados por meio de tags. Logo, é uma ferramenta que deixa a desejar no sentido de praticidade.
HeroSpark
A HeroSpark é uma plataforma completa e gratuita criada para facilitar o trabalho do produtor digital.
Por intermédio da ferramenta, é possível automatizar e-mails, enviar e-books, criar landing pages, hospedar cursos online e e-book, entre outras funcionalidades. Tudo em uma só plataforma!
A ferramenta também o auxilia na segmentação da sua base de contatos por meio de um funil, assim fica mais fácil traçar a jornada do seu lead no processo de compra. Dessa forma, fica mais fácil automatizar o fluxo ao nutrir os leads.
Agora que você sabe como nutrir leads de forma eficiente e prática, já pode utilizar essa estratégia com os contatos adquiridos no seu último evento.
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