Como nutrir leads após um evento: 4 dicas [+ferramentas]

Como nutrir leads no evento

Nutrir leads é um desafio para qualquer estratégia de marketing. É comum ver a base de contatos aumentar depois de um evento. Mas como garantir que estas pessoas continuem engajadas e convertam?

Esse processo demanda tempo e paciência, já que nem sempre eles estão prontos para comprar no momento de inscrição para o evento. 

Preparamos algumas dicas para você aprender a nutrir leads de forma eficiente, além de apresentar algumas ferramentas úteis para a implementação dessa estratégia. Por isso, continue conosco!

O que é nutrição de leads?

Nutrição de leads é uma técnica que consiste na construção de um relacionamento com sua base de contatos visando sobretudo guiar o lead — o qual você pode conquistar por meio de landing pages — para a próxima fase da jornada: a compra. 

Isso é feito com fluxos de e-mails e conteúdos de valor para encorajar o cliente a comprar. 

A intenção é facilitar a conversão das pessoas interessadas por meio de entrega periódica de conteúdos de qualidade e linguagem persuasiva.

4 dicas para nutrir leads após um evento

Existem diversas estratégias para ajudá-lo na produção dos e-mails do seu fluxo. Vamos apresentar 4 dicas essenciais que irão tornar o processo de nutrição de leads mais efetivo.

1. Escolha uma plataforma de automação

Escolher uma plataforma de automação é um passo importante nessa estratégia, pois automatizar o envio de e-mails facilita a nutrição dos leads. 

Geralmente, colhemos muitos contatos após um evento, por isso uma plataforma com disparos automáticos proporciona praticidade na gestão desses leads. 

Além de oferecer a possibilidade de segmentação desses contatos, facilitando a personalização do conteúdo. 

2. Personalize seu conteúdo

Criar um conteúdo personalizado é essencial para nutrir leads com qualidade. 

Portanto, procure sempre enviar conteúdos alinhados com o estágio de cada perfil de público no funil de vendas.

Separe e-books, artigos de blog, landing pages, tutoriais do seu produto e cases de sucesso. Depois, distribua o conteúdo de forma organizada em cada fluxo, e com mensagens personalizadas.

Assim, se você segmentou alguns contatos interessados em organizar congressos, por exemplo, envie materiais com essa temática.

Ao final do fluxo, compartilhe cases de sucesso e convide o lead a experimentar seu produto com uma oferta irresistível. 

Quando montar seu fluxo, vale a pena contar com técnicas de copywriting, storytelling e escolher as melhores chamadas para a ação.

3. Estude os melhores dias e horários

Para nutrir leads de forma eficiente, você precisa entender como seu público se comporta.

Desse modo, estude seu público e observe quais são os melhores dias e horários para nutri-los.

Uma boa forma de fazer isso é com testes A/B. Faça o seguinte:

  1. Configure os e-mails dos seus fluxos em diferentes dias e horários;
  2. Observe as taxas de abertura, de cliques e de leitura para cada dia e horário;
  3. Compare os resultados para ver se há mudanças significativas. 
  4. Caso tenha algum dia e horário que performe melhor, configure os e-mails seguintes assim também. 
  5. Se os resultados positivos se confirmarem, adote esta data e hora como as oficiais dos seus fluxos de nutrição.

4. Acompanhe os resultados

Depois de colocar seu fluxo de nutrição de leads no ar, é necessário ficar atento aos resultados. 

Por isso, fique de olho na sua taxa de conversão, no número de contatos que abriram os e-mails, fizeram download dos seus conteúdos, entre outras métricas importantes que a sua plataforma de automação oferecer.

Sugestões de ferramentas para nutrir leads

A escolha de uma boa plataforma de automação irá impulsionar sua estratégia de nutrição de leads. 

Sendo assim, separamos 2 ferramentas úteis para nutrir leads de forma fácil e rápida. 

Mautic

O Mautic é uma ferramenta de automação open source, ou seja, de código aberto. Por meio dele, você pode segmentar sua base de contatos, criar campanhas, enviar e-mails para cada segmento e criar formulários. 

Além disso, a ferramenta conta com dashboards no qual você pode acompanhar o andamento das suas campanhas.

É uma plataforma gratuita, no entanto, não é tão intuitiva. 

Afinal, é preciso ter uma noção de programação, pois alguns comandos são dados por meio de tags. Logo, é uma ferramenta que deixa a desejar no sentido de praticidade.

HeroSpark

A HeroSpark é uma plataforma completa e gratuita criada para facilitar o trabalho do produtor digital. 

Por intermédio da ferramenta, é possível automatizar e-mails, enviar e-books, criar landing pages, hospedar cursos online e e-book, entre outras funcionalidades. Tudo em uma só plataforma!

A ferramenta também o auxilia na segmentação da sua base de contatos por meio de um funil, assim fica mais fácil traçar a jornada do seu lead no processo de compra. Dessa forma, fica mais fácil automatizar o fluxo ao nutrir os leads. 

Agora que você sabe como nutrir leads de forma eficiente e prática, já pode utilizar essa estratégia com os contatos adquiridos no seu último evento. 

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