Como calcular o ROI do evento online

Tela de um relatório de participação em evento online

O Retorno sobre o Investimento, mais conhecido como ROI, é um indicador muito usado em diversas áreas e que também pode ser aplicado na realização de um evento online. Neste conteúdo, vamos abordar:

Depois que o evento termina e os participantes estão compartilhando opiniões sobre sua experiência nas redes sociais, chega então o momento de desfrutar da sensação de realização. Porém, essa satisfação pessoal não é uma medida eficiente de sucesso.

Para que você possa realmente saber quais foram os resultados do seu evento, você precisa do cálculo de retorno sobre o investimento (Return of Investiment – ROI). Através dele, você conseguirá medir o resultado alcançado com base nos custos e retornos gerados pelo evento.

ROI do evento online: como fazer o cálculo

O cálculo abaixo é tudo que você precisa para determinar a lucratividade do seu evento. 

Basta subtrair o custo total do seu evento da receita total de vendas e dividir pelo custo total do evento. O resultado deve ser multiplicado por 100 para que seja expresso como uma porcentagem.

formula para calcular ROI

Se o seu ROI for 100%, por exemplo, significa que você dobrou o seu investimento. Vamos supor que o custo total do evento tenha sido de R$ 50 mil reais e que a receita gerada nele tenha sido de R$ 350 mil. Neste cenário, o ROI será de 600%, ou seja, o retorno foi seis vezes maior do que o investimento.

Para te ajudar nessa tarefa, você pode contar com uma calculadora online gratuita. 

Perceba que o ROI tem como objetivo medir a receita em comparação com o custo. Mas para eventos que geram oportunidades de vendas para uma empresa ou aumentam a conscientização para uma causa, o ROI pode ser ajustado para medir o valor líquido de seus esforços.

Em primeiro lugar, você precisa garantir metas e objetivos sólidos. Um lançamento de vendas terá objetivos diferentes de um briefing executivo, por exemplo. 

ROI ou ROO? 

Enquanto o ROI é o retorno sobre investimento, o ROO é o retorno sobre objetivo. 

Os resultados de um evento nem sempre são monetariamente tangíveis. Por isso, é importante considerar o principal objetivo do seu evento para definir se é melhor calcular o ROI ou o ROO. 

Os principais motivos para a realização de eventos corporativos são:

  • engajamento do público interno;
  • geração de contatos e relacionamento com parceiros;
  • geração de leads e prospecção de novos clientes;
  • criação de reconhecimento de marca, também conhecido como awareness.

Digamos que seu objetivo principal seja desenvolver o conhecimento da marca. Você pode, então, medir o número de pessoas que participarão do seu evento e a cobertura da mídia que você recebe, por exemplo. 

Seus objetivos podem incluir atrair 2 mil participantes, conquistar mais mil seguidores nas redes sociais e obter dez menções à imprensa durante a realização do evento. 

Principais indicadores de um evento online

Além do ROI e do ROO, há uma série de indicadores que podem ser usados para medir a efetividade do evento. Veja algumas métricas de comportamento da audiência no evento, que podem ser usadas no pré, durante e pós-evento. 

O número de inscrições

O número de pessoas que se inscreveram no seu evento é o dado mais óbvio e fácil de medir. Se o seu evento tem várias sessões, você pode avaliar quais delas foram as mais populares e por quê. Isso também pode ajudar a tomar as decisões em relação a eventos online futuros e os tipos de sessões que ocorrerão. 

Tempo de navegação

O tempo que o participante passou online na plataforma de evento pode trazer insights sobre a atratividade do conteúdo. 

Taxas de abertura de e-mail

É valioso coletar informações sobre quantas pessoas realmente abrem seus e-mails de marketing pré-evento e, em seguida, quantas delas clicaram em algum link da mensagem.

Engajamento do público

Enquetes, pesquisas de satisfação, de NPS e outros tipos de resposta às dinâmicas são ótimas formas de testar o envolvimento do público com o conteúdo. Aqui também entram conteúdos baixados, visualizações de vídeos. 

Engajamento com patrocinadores

Saber o quanto seus participantes interagiram com os patrocinadores, visitaram o stand, baixaram conteúdos exclusivos, entre outros. 

Engajamento na mídia social

É crucial entender quantas pessoas estão se engajando, promovendo ou falando sobre seu evento nos canais de mídia social. A maioria das plataformas facilita o rastreamento desses dados. Estimule o uso de hashtag do evento para impulsionar ainda mais esse indicador. 

Vendas e leads

Quando você coloca tempo, esforço e recursos em um evento, você precisa saber quantos leads foram gerados e quantos deles foram convertidos como resultado da experiência

Conexões

Este dado centra-se em participantes que trocaram informações de contato em um evento de networking. Eles mostram o quão engajado seu público estava e a probabilidade de eles trocarem informações. 

Assine nossa newsletter gratuita

Receba os melhores conteúdos sobre eventos diretamente no seu email

Como definir as métricas do evento online

Uma das maneiras mais eficientes de elaborar as metas do seu evento online é usar o modelo SMART, que determina que o objetivo deva ser Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal. Vejamos:

– Específico

O objetivo precisa ser assertivo, claro e não deixar dúvidas. É como responder: o que você quer fazer? Qual o objetivo do seu evento? 

– Mensurável

É a forma de colocar em números os seus objetivos, de quantificar os resultados. Defina quais evidências te levarão a saber se você está ou não no caminho certo, se alcançou seu objetivo. 

– Atingível

Tenha pé no chão ao definir as metas. Evite superestimar ou exagerar o impacto de seu evento online, concentrando-se no que é possível. É importante ter certo nível de desafio, porém, tenha em mente que metas impossíveis não costumam engajar as pessoas. 

– Relevante e Realista

Pode parecer óbvio, mas os objetivos precisam ser relevantes para os objetivos da organização do evento. O ideal é que os resultados permitam medir o sucesso do evento e também identificar oportunidades de melhoria.  

– Temporal

Os objetivos devem ser limitados no tempo, tem que ficar claro qual o período de análise. Vale dizer que o tempo é algo flexível e os resultados do evento podem ser mensurados após a sua realização, por exemplo: gerar 100 leads, dos quais 10% se convertem em negócios dentro de um ano.

Para te ajudar na definição da meta SMART, tente resumir a sua forma de medir o evento em uma frase, como: 

  • “Os níveis de confiança em relação ao nosso novo software serão, em média, de pelo menos 80% após a reunião.”
  • “O NPS do evento deverá ser 10 p.p. melhor do que a última edição.” 
  • “50% dos participantes deverão assistir a mais de 30 minutos de cada palestra.” 
  • “A pesquisa de clima deste ano será 5% melhor do que a do ano passado após a Convenção de Vendas.”

Como maximizar o ROI do evento online

A gerente de Marketing do Linkedin Ana Carolina Almeida comentou em entrevista ao portal Consumidor Moderno que “cerca de 79% dos organizadores de eventos brasileiros afirmaram que o ROI dos eventos virtuais tem sido maior do que o dos eventos físicos”. 

Seja usando o modelo tradicional de ROI, baseado em receita, ou medindo ROO, é fato que o evento online tem um alcance exponencialmente maior do que um evento presencial – de modo que isso pode, de alguma maneira – colaborar para o seu resultado. 

Uma das formas de melhorar o ROI é diminuir os custos. Invista em conteúdo bem feito para que seu alcance orgânico (gratuito) seja impulsionado por posts de participantes das suas redes sociais, por comentários boca-a-boca e por publicações na imprensa. 

Tecnologia: uma ajuda para calcular os resultados

gráficos num dashboard plataforma de eventos online
Por meio dos dados do evento é possível medir o nível de engajamento dos participantes.

Coletar e analisar dados exige atenção a uma série de detalhes, mas com ajuda da tecnologia fica mais fácil realizar essa tarefa. 

Invista em plataformas de eventos que organizem as informações e disponibilize dashboards que ajudem a entender a performance geral do evento por meio dos dados de navegação dos participantes. 

A mensuração de resultados é uma etapa importante no pós-evento. Confira no Checklist de Eventos Online um passo a passo de como realizar essa tarefa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *