Como fazer a divulgação de cursos online

como fazer a divulgação de cursos online

Realizar a divulgação de cursos online pode ser um desafio para muitos produtores digitais. A etapa de divulgação do conteúdo é tão importante quanto a de produção. 

Seu curso pode ser perfeito, mas se não tiver sucesso na divulgação, ele não terá alcance o suficiente para gerar resultados. Se pensa em vender seus cursos em uma loja virtual, recomendamos um ótimo curso de e-commerce que lhe ajudará com o começo dessa jornada

Pensando nisso, preparamos este guia de como vender cursos online de forma eficiente e rápida por meio de uma divulgação de qualidade. 

Ao terminar a leitura, você com certeza se sentirá mais seguro para divulgar e gerar os melhores resultados com seu curso.

Crie conteúdo de valor

Produzir conteúdo de valor é uma excelente estratégia para atrair pessoas interessadas em seu curso. Para atingir esse objetivo, você precisa conhecer o perfil do público que deseja atrair, entender o que eles procuram e suas dores. 

Dessa maneira, realizar a pesquisa de personas pode ajudá-lo a ser mais preciso no seu conteúdo. 

Após definir o perfil, procure iniciar o planejamento de conteúdo focado na jornada da sua persona dentro do funil de vendas

Alguns formatos de conteúdos em que você pode investir são: 

  • Artigos de blog
  • Postagens em redes sociais
  • Blogs
  • E-books
  • Podcasts
  • Vídeos

Antes de iniciar a produção do seu conteúdo, é necessário entender em quais canais sua persona se encontra. Assim, você evita produzir conteúdos em canais que não convertem. 

O resultado da estratégia orgânica de disseminação do seu conteúdo pode levar um certo tempo para obter os resultados desejados, por isso é preciso se empenhar em produzi-lo com regularidade. 

Invista em mídias pagas

Se você procura soluções rápidas para a divulgação de cursos online, o investimento em mídias pagas é interessante. 

Essa estratégia visa atrair leads qualificados para o seu negócio por intermédio de anúncios. 

As fontes de tráfego pago mais conhecidas são o Google Ads, que consiste nos anúncios da rede de pesquisa do Google, e os anúncios das redes sociais. 

Para o anúncio ser efetivo, os canais disponibilizam a possibilidade de segmentar o seu público na própria ferramenta. 

Desse modo, o investimento em mídias pagas também necessita de um planejamento bem estruturado com uma persona definida, a fim de não prejudicar sua taxa de conversão. 

Faça lives gratuitas

Uma estratégia interessante é produzir lives gratuitas nas redes sociais. 

As lives são uma ótima oportunidade de divulgação de cursos online, já que você pode fazer uma demonstração do curso. 

Ao disponibilizar esse conteúdo, inicialmente de forma gratuita, os interessados ficarão  atraídos em se inscrever no seu curso. 

As lives gratuitas estreitam sua relação com o público, fidelizando e mantendo sua persona motivada em acompanhar seus conteúdos. 

Ter uma boa página de vendas

As páginas de vendas são úteis no momento de atrair alunos na divulgação de cursos online. 

Elas são um tipo de landing pages cujo  principal objetivo é promover a conversão do seu lead de modo que ele execute as ações inseridas nela. 

Uma boa página de vendas precisa ser persuasiva e focar na solução do problema da persona. 

Por isso, as landings pages com altas taxas de conversão tem características em comum, como:

Título e subtítulos atraentes

A headline de uma página de vendas é a primeira informação que irá aparecer para o seu visitante.

Por isso, ela precisa despertar as emoções certas na sua persona. Se você quiser conhecer alguns títulos incríveis, baixe nosso e-book 67 headlines para página de vendas.

Expor o problema e apresentar soluções

Entender as dores do seu público irá ajudá-lo no processo de criação da sua página, pois nela você irá eliminar todas as objeções e apresentar todas as vantagens que o seu curso online oferece. 

Prova social

Exibir os depoimentos positivos de ex-alunos de seus cursos online também facilita a conversão do visitante da sua página de vendas.

No copywriting, essa técnica é chamada de gatilho da prova social. Ela consiste em aumentar a autoridade da marca por intermédio de depoimentos positivos. 

Senso de urgência e escassez

Outra técnica eficiente de copywriting é o gatilho de urgência e de escassez.

 Eles são muito utilizados na divulgação de cursos online e certamente você já se deparou com esses gatilhos inúmeras vezes. 

Você pode destacar que tem poucas vagas disponíveis. A ideia é convencer o lead de que se ele não se inscrever imediatamente, vai perder para sempre uma oportunidade de ouro. 

Como vimos, existem diversas opções eficazes para a divulgação de cursos online e você pode começar a divulgar o seu agora mesmo.

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