Como divulgar um evento online

Divulgar um evento online vai muito além de postar informações sobre ele nas redes sociais. Neste artigo, você verá todas as dicas para promover seu evento online:

Um passo importante que deve ser feito no início do planejamento do evento é definir o seu público-alvo. Isso deve ser feito por meio do briefing – que nada mais é que uma coleta de informações a respeito do projeto e nele há informações valiosas como:

  • Objetivo do projeto;
  • Público-alvo;
  • Orçamento;
  • Prazos.

Alinhado o objetivo do projeto, o público-alvo é o próximo item para a divulgação ser assertiva. Afinal, quando se define o público corretamente é possível identificar como ele se comporta, quais são os assuntos de interesse, quais mídias sociais utiliza e qual a melhor linguagem para conversar com esse público.

Como definir o público-alvo 

O público-alvo é composto por pessoas com características específicas que o colocam como potenciais clientes – seja qual for o produto ou serviço. Para isso, é preciso segmentar esse grupo classificando-os por meio de dados como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Interesses;
  • Demografia;
  • Ocupação…

Para encontrar essas respostas, um dos caminhos é fazer uma pesquisa de mercado, observando a concorrência e conversando com pessoas interessadas no seu conteúdo. 

Por exemplo, se os dados indicam que o público-alvo é formado por  homens de 30 a 55 anos de idade, classe A e B, e que se interessam por gestão de multinacionais – você já consegue entender melhor qual é o comportamento desse público e assim definir quais canais são mais eficientes para alcançá-los.

O comportamento do público-alvo e as redes sociais 

Ainda usando o exemplo anterior, pelo perfil, é muito provável que o LinkedIn seja uma boa escolha de rede social para se relacionar com essas pessoas.

O LinkedIn é voltado para o mundo profissional, uma rede social para compartilhar conhecimento, se conectar com pessoas que disponibilizam sua trajetória profissional e qualificações educacionais.

Empresas que atuam no B2B, especialmente as que trabalham com tickets médios altos, não podem desconsiderar o LinkedIn nas suas estratégias de marketing de conteúdo.

Entretanto, não podemos descartar que esse público esteja em outras redes como Instagram e Facebook. Essas também são opções interessantes para comunicação com o público, mesmo que siga formato e linguagem diferentes do LinkedIn.

Segundo levantamento do instituto de pesquisa em marketing Statista, o Brasil registrou em janeiro deste ano 99 milhões de usuários ativos no Instagram, o que nos posiciona como o terceiro lugar no ranking de países que mais usam a plataforma. 

Já no Facebook, o número de usuários ultrapassa 145 milhões, um aumento de 16% nos últimos cinco anos – consolidando a rede social a maior do país. Embora o bombardeio de imagens seja dos mais variados temas,  a rede possui excelentes recursos de impulsionamento de posts e estratégias de vendas.

Cada rede possui características próprias e recursos diferentes para promover um evento, uma marca ou um serviço. Contudo, busque compreender melhor o perfil de cada uma para saber como utilizá-la e tirar o melhor proveito do que oferecem.

9 dicas de ferramentas e canais para divulgar eventos online

Definido o público-alvo e os objetivos do evento, é hora de pensar na execução do plano de comunicação. Um ponto que precisa ser definido logo de cara é a identidade visual do evento: as cores, a tipologia, os logotipos… o key visual, o famoso KV, deve garantir que todas as artes sigam a mesma linha. 

A divulgação do evento pode ser feita nas redes sociais e também através de outros canais – desde que tenha uma estrutura adequada para fomentar o interesse e o engajamento da sua audiência. 

Use da tecnologia e também dos meios tradicionais de divulgação de informações para promover o seu evento online. Separamos aqui as principais ferramentas e canais para divulgação do seu evento online:

  • Landing Page;
  • Email marketing;
  • Redes Sociais;
  • Assessoria de imprensa;
  • Sites de agenda de eventos;
  • Blog e materiais ricos;
  • Ações promocionais;
  • Parceria com influenciadores; 
  • Anúncios pagos.

Landing Page 

Ter uma landing page é essencial para quem está promovendo um evento online, pois ela é o principal ponto de contato entre sua audiência e seu conteúdo. Ela deve ser de fácil navegação. Veja outras dicas para ter uma landing page atrativa: 

1. Compre um nome de domínio fácil de lembrar. Crie um nome de tamanho médio e que faça referência ao seu evento online.

2. Invista no design do site. A aparência é relevante, pois precisa causar impacto nos visitantes com um layout bonito e imagens de qualidade. Lembre-se de que seu site pode ser a primeira vez que alguém fica sabendo desse evento, então você deve tentar causar uma ótima primeira impressão!

3. Certifique-se de que o seu site possui um design responsivo. Há uma grande chance da sua audiência acessar seu site antes, durante e depois do evento, e ter uma página web compatível com diferentes dispositivos – sobretudo os móveis – oferece uma percepção positiva.

4. Cadastro e captação de informações dos participantes. Você provavelmente deseja que os participantes se registrem e se inscrevam para receber e-mails das suas empresas. Facilite o cadastro: quanto menos cliques, melhor! 

5. Se você já tiver um site, crie uma página dedicada e promova-a de forma assertiva. Essa é uma boa solução se você está patrocinando ou hospedando um evento online. A página destino pode ser a introdução e fazer parte de uma estratégia de pré evento. Isso proporciona uma experiência interessante e gera desejo e curiosidade no público, trazendo maior engajamento.

E-mail Marketing

A estratégia de enviar e-mails é eficaz em todas as áreas de negócios. Envie boletins informativos para sua lista de contatos para compartilhar:

  • Notícias sobre o evento atual ou próximos eventos;
  • Anúncios;
  • Atualizações importantes;
  • Informações pós-evento; 
  • Conteúdo de patrocinadores. 

Mas se atenha à periodicidade de envios: não sobrecarregue as caixas de entrada e aposte em formatos que ilustrem sua  mensagem de modo relevante para o público.

Como divulgar um evento online nas redes sociais 

Cada rede social tem suas particularidades e interesses, logo, saber exatamente como divulgar um evento em cada plataforma é essencial. Veja as dicas a seguir para LinkedIn, Facebook e Instagram.

LinkedIn 

Para atrair o público certo para o seu evento através do Linkedin, invista na publicação de conteúdos relevantes e não apenas em postagens sobre com autopromoção da empresa ou da marca.

Temas correlacionados com o evento despertam o interesse do público, geram polêmica, transmitem a visão da empresa, além de promover interações como comentários, curtidas ou compartilhamentos. A partir disso, jamais os deixe sem respostas, afinal eles podem ser os participantes do seu evento.

Além de responder ao público, é ideal pedir sugestões, criar enquetes e abrir um espaço para opiniões. Tudo isso também pode ser feito nos grupos – um recurso do LinkedIn – onde você pode e deve participar.

Seja um grupo novo criado especificamente para o evento ou grupos já existentes, o importante é que neles há pessoas que certamente fazem parte do seu público-alvo e estarão interessadas em ouvir o que você tem a dizer quando você se posiciona como uma fonte de informações confiável.

O LinkedIn possui uma área específica para a criação de eventos, com recursos exclusivos para esse tipo de iniciativa. Essa funcionalidade é restrita aos perfis corporativos, também chamadas de company page. Vale muito a pena esta opção para divulgar seu evento. 

Com este público engajado, é hora de mostrar o seu evento e direcioná-lo para o site. Para isso, use mensagens de impacto e um planejamento prévio de nutrição de leads pelo funil de vendas.

Facebook 

A grande vantagem do Facebook é poder criar campanhas que têm o objetivo de atrair pessoas para o seu evento mesmo que elas não estejam necessariamente buscando por isso.

O Facebook é uma plataforma que permite diferentes formatos de conteúdo, como vídeo, foto, gif e texto. Por isso, selecione imagens, cores e textos atrativos e criativos. Lembre-se que todas essas peças de comunicação precisam estar alinhadas. As informações precisam se conversar.

A rede social também tem grupos que funcionam como verdadeiras comunidades. Muitas centralizam nichos de pessoas com interesses comuns, que se bem trabalhado pode ser um caminho interessante para encontrar a sua audiência. 

Assim como o LinkedIn, o Facebook também disponibiliza um recurso próprio para divulgação de um evento. Depois de criar o evento, não abandone a plataforma. Faça das suas redes sociais um repositório de conteúdo sobre o evento. Quanto mais ativo for seu perfil, mais visibilidade ele terá! 

Instagram

O Instagram é uma rede voltada para fotos e vídeos, então,  publique tudo sobre o seu evento através de materiais com qualidade gráfica. 

Assim como nas demais redes sociais,  faça um planejamento prévio dos temas que serão postados no Instagram e interaja com os seguidores, gerando expectativas sobre as próximas postagens.

Lembre-se que em qualquer rede social, você precisa postar com frequência, pois isso colabora para o alcance orgânico do público, reduzindo os custos com anúncios pagos.

Outra dica que vale para todas as redes: crie uma hashtag personalizada. O uso da hashtag é importante para reunir todas as publicações sobre o evento – tanto os conteúdos publicados pela empresa, como aqueles que são feitos pelos participantes. 

Ela deve ser simples e conter o nome do evento e quem sabe o ano da realização, se tiver periodicidade anual, por exemplo. Você define!

Assessoria de imprensa 

Fazer um release do evento é uma etapa importantíssima que muitas vezes é deixada de lado pela organização. A imprensa é segmentada e existem veículos que geram conteúdos específicos para determinados públicos, especialmente quando se trata de temas de nicho. 

Envie um comunicado à imprensa para criar um buzz e compartilhar informações sobre:

  • Palestrantes;
  • Dias e horários do evento;
  • Conteúdos que serão abordados;
  • Tópicos relacionados ao evento online;
  • Convidados especiais.

Você pode, ainda, gerar releases e notas sobre discussões que geraram insights ou polêmicas durante o evento para atrair ainda mais audiência. Esse tipo de conteúdo é muito relevante para os veículos segmentados. 

Além disso, existem sites gratuitos que podem auxiliar no envio de comunicados à imprensa e vale a pena tê-los como aliados na divulgação do seu evento. Por meio de assinatura grátis é possível disparar releases em ferramentas como Press Manager, Dino, Difundir e I’Max.

Sites de agenda de eventos 

Uma vez que você tem o release, uma boa estratégia é partir para os sites que publicam agenda de eventos. Ao fazê-lo, considere como premissa divulgar: 

  • Datas e horários do evento – inclusive versões anteriores;
  • Atualizações sobre informações do evento; 
  • Customização da URL e Link dedicado.

A organização de um evento é trabalhosa e envolve muitos detalhes. Então ter o apoio de uma ferramenta como essa pode te ajudar a manter o evento no radar do seu público sem precisar investir muito tempo. Sites como Catraca Livre, Panrotas, Guia da Semana, Exame, Portal Radar, entre outros, divulgam calendários de eventos. Interaja com estes veículos via assessoria de imprensa. 

Blog e materiais ricos

Outra dica interessante é investir em materiais diferenciados de divulgação para aumentar o potencial de levar sua mensagem ao público com rapidez e eficiência

Blog: o blog oficial do seu evento pode conter apenas notícias (informativos sobre a programação de eventos, atualizações etc.) ou pode ter ainda conteúdo educativo e institucional para o público. Entenda qual o melhor formato de acordo com seu objetivo.

Guia prático: faça uma pesquisa de palavras-chaves relacionadas aos assuntos tratados no evento, assim você descobrirá quais os temas podem ser mais bem explorados, criando conteúdo relacionado nas redes sociais. Este guia poderá até ser divulgado utilizado como uma isca para atrair novos leads.

Infográficos: são relativamente fáceis de produzir e você pode usá-los para aumentar o tráfego do site, gerar leads e fortalecer o relacionamento com clientes. Por meio de ferramentas online gratuitas, você pode criá-los sem complicações. 

Produção de vídeo: o conteúdo dos vídeos devem agregar valor para a audiência. Temas com dicas práticas, instruções, demonstrações e informações relevantes costumam trazer bons resultados. No pós-evento, use trechos das suas lives para manter o público engajado mesmo depois do término do evento. 

Ações promocionais 

Para a área de eventos, ações promocionais são indispensáveis, pois são parte de uma ação estratégica para atrair e manter a participação do público. Veja três ações simples que podem alavancar o awareness da sua marca. 

Brindes: a escolha do brinde deve estar alinhada ao conteúdo e ao público do evento, além de ser algo útil. Invista em uma embalagem personalizada e uma cartinha bem escrita. 

Se o evento é sobre cursos, por exemplo, você pode pensar em um caderno para anotações ou matrícula grátis. Se for um evento sobre softwares, talvez um pen drive ou a aquisição de uma licença como um presente. A criatividade é o limite! 

Conteúdo interativo: vídeos, hotsite, enquetes, podcasts, gráficos navegáveis, fóruns de discussão, chats privados, gamificação, régua de rankeamento… Tudo isso pode ser utilizado como conteúdo interativo no seu evento online, desde que tenha conexão com a realidade do público.

Promoções exclusivas: ingressos com desconto e benefícios extras aos que anteciparem sua inscrição, por exemplo, são formas que funcionam muito bem  com a maioria dos públicos. Entretanto, é necessário esclarecer bem os critérios nos canais e materiais de divulgação.

Parceria com influenciadores 

Parceria com influenciadores se tornou uma estratégia popular para vários tipos de produtos e serviços, então, considere-a na sua estratégia de comunicação.  

Um exemplo de atuação estratégica por meio de influência é o Coachella, que é um dos festivais mais famosos dos Estados Unidos e parece atrair cada vez mais influenciadores por ano.

Isso não é obra do acaso virtual. Ao longo dos anos, o Coachella aderiu a uma estratégia de marketing muito forte, convidando várias celebridades de diferentes redes sociais para assistir ao evento gratuitamente. Isso por si só, já traz um público mais amplo e diversificado.

Trazendo essa realidade para os eventos menores, busque nas redes sociais pessoas que conversam diretamente com o seu público-alvo. Se for um evento corporativo, vale até mesmo contar com os funcionários e palestrantes para ajudar na divulgação. 

Anúncios pagos

Os anúncios pagos no Google e nas redes sociais funcionam muito bem para encontrar sua audiência e entregar seu convite para o evento. Eles podem ser um excelente aliado na aquisição de participantes e até mesmo de patrocinadores

Com base na definição demográfica e de interesse, as redes sociais podem te ajudar a localizar com precisão potenciais participantes do seu evento. É importante ter uma boa imagem e um texto bem chamativo, com a chamada para ação (call to action, em inglês) para o seu site. 

Além de anúncios, o Google também permite a compra de palavras-chave. Investir num blog, por exemplo, ajuda no rankeamento do site no momento da busca, aumentando ainda mais a sua exposição. 

Checklist para fazer um evento online

A divulgação do evento é uma etapa imprescindível no planejamento. Para te ajudar a não deixar para trás nenhum detalhe, baixe agora gratuitamente um Checklist de Eventos Online. 

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Veja todas as etapas para organizar e divulgar seu evento online.

Com ele, você tem o passo a passo de como fazer um evento online completo, passando pelo pré-evento, divulgação e pós-evento. Aproveite! 

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