Aprendendo com eventos: CCXP 2022

ccxp 2022

Para fechar o ano com chave de ouro a CCXP 2022, ou Comic Con Experience de 2022, ocorreu entre os dias 1 a 4 de dezembro, reunindo personalidades nacionais e internacionais.

Em mais um artigo da série “Aprendendo com eventos”, vamos conhecer a estrutura desse evento, como ele foi feito e o que aconteceu de melhor por lá:

História da CCXP

A CCXP ou Comic Con Experience, é um evento da cultura pop e geek brasileira, inspirado no famoso San Diego Comic Con.

Ele aconteceu pela primeira vez em 2014 e desde então vem abrindo espaço para atores, criadores de conteúdos, videogames, histórias em quadrinhos, filmes e séries de TV criarem experiências que vão muito além das telas.

Sua primeira edição aconteceu em 2014 no São Paulo Expo e já contou com mais de 90 mil participantes e mais de 80 empresas.

Desde essa época grandes atores já estiveram presentes, como Jason Momoa, que na época estava em Game Of Thrones e Sean Astin, reconhecido por Os Goonies e O Senhor dos Anéis.

Em 2015 e 2016 o evento ainda ocorreu em São Paulo, mas em 2017 foi criado o Comic Con Experience Tour Nordeste, que aconteceu em Pernambuco. Ainda no mesmo ano o evento também foi realizado em São Paulo.

Já em 2019 a Comic Con teve sua primeira edição internacional, na cidade de Colônia, na Alemanha. Já a edição de 2020 aconteceu de forma virtual por conta da pandemia do COVID-19.

Ainda por conta do vírus, a edição de 2021 também aconteceu de forma virtual, e nela foi anunciada a CCXP Awards.

Agora, em 2022, o evento voltou a acontecer presencialmente na São Paulo Expo e trouxe ao Brasil diversas atrações internacionais, além dos principais nomes do cinema e internet do nosso país.

Números da CCXP

Segundo a própria Comic Con Experience, seus números são sempre muito expressivos, justificando o título de maior festival de cultura pop do mundo.

O evento acontece há 6 anos e já recebeu a visita de mais de 1 milhão de pessoas que se depararam com todas as maravilhas e diferentes experiências criadas.

Além dessa incrível quantidade de pessoas, mais de 200 artistas passaram pelo evento, assim como mais de 1700 quadrinistas e ilustradores.

A edição de 2019 contou com 280 mil pessoas, e depois de uma pausa de dois anos, a expectativa é que mais ou menos 300 mil pessoas participassem da sétima edição.

A CCXP 2022

Os organizadores da Comic Con passaram muito tempo prometendo um dos eventos mais épicos possíveis para a volta do presencial no ano de 2022, e ele realmente deu o que falar.

Os ingressos, como sempre, foram disponibilizados com bastante antecedência com descontos para quem comprasse antecipado.

Enquanto para quem deixou para comprar de última hora, o valor dos ingressos em novembro podiam variar entre R$140 até R$2,5 mil, dependendo dos benefícios e experiências que você escolhesse.

O mais barato é a participação de apenas um dia, enquanto o mais caro tem uma série de benefícios, como acesso a todos os dias, brindes, palestras e outras experiências.

Estrutura

Foram mais de 70 stands espalhados por todo o espaço do evento, que tinha uma área de mais ou menos 115 mil m².

Além disso, houveram mais de 100 marcas e diversos artistas participantes, que é claro, chamaram muito a atenção de quem ainda não tinha comprado seu ingresso.

É claro que em um evento deste porte, muitas marcas aproveitaram o espaço para colocar em prática diferentes ativações e marcar presença na memória de quem esteve no evento.

O evento contou com vários espaços e palcos para palestras, conversas e pronunciamentos de artistas. Outro espaço importante era o Artists’ Valley, um corredor com artistas de diferentes categorias e formas de arte.

No próprio site, ainda é possível conferir todos os artistas participantes e o gênero em que atuam na arte. Confira aqui! 

Ingressos

A CCPX é conhecida por suas diferentes credenciais, que acabam sendo mais caras dependendo do tipo de experiência que você quer participar.

As categorias de ingressos são: diários, para 4 dias, Epic, Full e o Unlock, ou seja seis tipos diferentes de credenciais para viver a sua jornada na Comic Con Experience 2022.

A produção do evento é conhecida por promover uma experiência até mesmo pelas credenciais, já que elas são sempre colecionáveis. Conheça mais sobre os ingressos:

Diário e 4 dias

O ingresso diário foi feito para qualquer um dos dias que você preferir e garante uma credencial colecionável, com acesso às atividades do evento, auditórios, painéis e demais atrações.

Esse ano, em parceria com a Prime Vídeo, serviço de streaming da Amazon, foram produzidas credenciais inspiradas na nova série “Os anéis do Poder”.

A única diferença do ingresso de 4 dias é que a credencial exclusiva é diferente das diárias, com valor um pouco mais alto e você tem acesso a todos os dias do evento.

Fonte: CCPX

Epic

O ingresso épico te dá acesso a tudo que o de 4 dias disponibiliza, mas com alguns benefícios a mais. Como por exemplo, acesso a Spoiler Night para conhecer o evento antes de todo mundo e entrada 1h antes da abertura para o público geral.

Além disso, ele garante uma foto ou autógrafo com um dos convidados do evento e um kit especial com camisa, pin, poster oficial, um pôster com arte exclusiva, cordão e um pin da Iron Studios.

Por fim, uma sacola exclusiva do evento, porém vale lembrar que essa credencial acaba sendo mais cara por conta de seus benefícios.

Fonte: CCXP

Full Experience

O penúltimo ingresso, também mais caro que os comuns, te dá acesso a tudo que os 4 dias proporciona, com acesso ao Spoiler Night, entrada antecipada 1h antes e sacola exclusiva.

Além de um kit um pouco diferente do Epic, que vem com um pôster autografado pelo artista do festival, junto com as demais coisas do ingresso anterior.

Ele garante também acesso a assentos reservados na área VIP nos auditórios e todas as atividades, uma foto e autógrafo com 4 convidados do evento, colecionáveis da Iron Studios, acesso ao lounge VIP e estacionamento exclusivo.

Fonte: CCXP

Unlock

Por fim, o último tipo de ingresso é o Unlock, que tem o valor mais alto de todos os 5 tipos. Assim como os outros ele dá acesso a tudo que o de 4 dias garante, com o plus da Spoiler Night e outros benefícios.

Como acesso 1h antes da abertura, entrada em palestras de negócios, café da manhã e almoço incluso em todos os dias e uma visita guiada durante a montagem do evento com foco no business.

Fonte: CCXP

Spoiler night

A spoiler night é uma tradição dentro da CCXP, aguardado ansiosamente por todos os fãs e a imprensa para saber tudo o que vai rolar no evento.

Essa experiência acaba sendo um pouco mais cara que o ingresso comum, mas costuma valer muito a pena.

Ela acontece um dia antes do evento e o público tem a possibilidade de ver o espaço e grande parte das surpresas preparadas pelas marcas.

CCXP Awards

Sendo a CCXP um evento voltado para a cultura e comunidade pop, a sua premiação também é voltada para essas vertentes.

Fonte: CCXP Awards

A sua primeira edição foi divulgada em 2021, mas só veio a acontecer em março de 2022. Foram 32 prêmios para categorias como quadrinhos, filmes, séries, literatura, creators e games.

Você pode conferir todos os ganhadores aqui!

Marcas da CCXP 2022

Em um evento, o que cada marca faz para criar experiências memoráveis aos seus participantes é muito importante e pode reverberar em sua reputação por muito tempo.

Por isso, não tinha como fazer esse artigo sem falar das ativações de marca mais interessantes da CCXP 2022:

Cinemark

Este ano o Cinemark participou de muitos eventos grandes, como o Rock in Rio e a BGS22, então não poderia deixar de estar também na CCXP 2022.

Eles tiveram um palco gigante chamado Thunder by Cinemark Club com mais ou menos 3 mil lugares. Nele, muitas estrelas e artistas passaram para conversar com os participantes.

Além disso, tinham dois snack bars disponíveis ao público que contavam com pipoca doce e salgada, é claro, mas também com pizza, nuggets, batata frita e muitas outras comidinhas.

Ainda falando sobre a participação da marca no evento, eles tinham um Popcorn Truck e mais de 20 carrinhos espalhados pelo evento, então a comida do Cinemark não faltaria para quem quisesse.

Nas edições anteriores, o Cinemark lançou produtos exclusivos e não foi diferente desta vez. Eles possuíam um combo especial do Avatar 2, filme que só foi lançado no dia 15 de dezembro.

Contam com o Outlet Cinemark também, onde os participantes poderiam conseguir cards colecionáveis das próximas estreias de filmes, e para você guardar seus cards tinha até um estojo personalizado.

(Fonte: Geek Publicitário)

Puma

Um pouco antes do evento foi anunciado pela Puma que a parceria entre a marca e a CCXP 2022. Os produtos só seriam disponibilizados durante a Spoiler Nights, que ocorreu no dia 31 de novembro.

Foram feitas unidades limitadas dos produtos, e eles seriam vendidos também durante os dias do evento. A ideia era levar o “Viva o épico”, frase importante do evento, para o “Vista o épico”.

(Fonte: PUMA)

FANLAB

A FANLAB é como uma sub marca dentro da Riachuelo, voltada especialmente para o público geek.

E diferentemente dos últimos dois anos, eles não contavam com apenas um pequeno espaço dentro do stand da Riachuelo, mas sim com um super espaço de 500 metros quadrados.

Durante a realização do evento, os fãs poderiam fazer seu cartão da loja customizado com seu personagem escolhido, e ainda comprar os seus produtos.

A Riachuelo tem mais de 300 licenças para fazer seus produtos, sejam eles da DC, Marvel, Stranger Things, ou qualquer outro universo que exista.

A maior diversão deste stand foi a presença da tecnologia “Print on Demand”, em que você poderia customizar a estampa que iria aparecer para receber ela em sua casa.

Fonte: Promoview

Mas não foi só isso, eles se juntaram com a Netflix para promover atividades interativas entre os participantes.

Durante o evento, personagens vestidos a caráter de Round 6, a famosa série coreana, distribuíram adesivos que iam desde o número 001 até 456. Você deveria achar pessoas com o mesmo número para poder retirar um brinde.

Netflix

O maior streaming do mundo também não poderia faltar em um evento feito especialmente para os geeks.

Eles possuíam um stand muito grande em parceria com a FUNLAB como mencionamos, e além da atividade de Round 6, eles possuem também inúmeros espaços instagramáveis.

Esses espaços envolviam as séries como Stranger Things, Heartstopper, Arcane, Sandman e outras séries famosas.

Mas além destes espaços, eles trouxeram também vários artistas e personagens que fizeram sucesso ao longo deste ano.

Outback

Assim como o Outback participou da BGS esse ano, eles estiveram presentes na CCXP 2022 como o restaurante oficial do evento.

Eles possuíam um stand de 300m² montado com o objetivo de criar experiência incrível aos seus participantes.

O Outback levou seus produtos originais para o evento e também alguns produtos exclusivos, preparados especialmente para essa ocasião.

Como por exemplo, o Bold Burger 2.0 e o Bold Crunchy Chicken:

(Fonte: Instagram)

Eles também prepararam uma bebida Frozen especial para o evento, chamada Aussie Bold Frozen, ela continha morango, amoras, xarope de cranberry e fanta uva.

Além disso, contaram com copos exclusivos, tickets para evitar filas e um espaço instagramável para tirar fotos.

(Fonte: Instagram)

Burger King

Este foi o primeiro ano em que o Burger King foi apoiador da CCXP 2022, e logo em sua primeira aparição no evento trouxeram o Whopper Cosplay.

Ele foi feito para fazer uma homenagem ao suposto herói da marca, então dos dias 30 de novembro a 14 de dezembro, três sanduíches farão cosplay de whooper.

Sendo assim, eles vão ter, além de seus ingredientes normais, ingredientes que se referem ao Whooper.

Outro ponto da presença do Burger King no evento, é que as pessoas poderiam encontrar os lanches de cosplay pelo evento e tirar fotos com a #Whoopercosplay para ganharem desconto.

(Fonte: GKPB)

Neosaldina

Essa foi a primeira participação da marca de remédios para dores de cabeça, Neosaldina. Eles trouxeram a Neosaland, um espaço voltado para todo o universo geek, que envolve jogos, quadrinhos, filmes e séries.

(Fonte: promoview)

Cup Noodles

A Nissin sempre está presente junto da comunidade geek, e não foi diferente na CCXP 2022.

O Cup Noodles fez uma ativação especial para o evento, firmando uma parceria com os artistas do Artist ‘s Valley.

(Fonte: Promoview)

Seis ilustradores foram convidados a fazer suas versões do CupVerso e apresentar em um pequeno filme.

Mas seu stand também foi feito para interagir com seus participantes, eles tinham obstáculos para quem quisesse se divertir usando o capacete Cup Noodles.

Além de ter um espaço para que os seus participantes comprem o Cup Noodles normal e o UFO, a nova linha criada por eles.

Chilli Beans

Uma das maiores redes especializadas em óculos, a Chilli Beans, também deu seu nome na CCXP 2022, com um stand belíssimo e várias atrações.

(Fonte: Poltrona Nerd)

Eles levaram mais de 600 produtos para expor durante os dias do evento, incluindo as suas coleções geeks que vão desde Batman, Friends, Jurassic World até outros filmes e séries.

E pensando em transformar os participantes nos protagonistas, eles criaram uma cabine especial, nelas os fãs entravam e podiam escolher seu universo favorito para tirar uma foto e levar para casa um pôster exclusivo.

Warner Bros. e HBO Max

A Warner Bros e a HBO Max estiveram participando do evento em dezembro, uma é o estúdio e a outra o streaming.

(Fonte: Propmark)

Elas criaram experiências incríveis para os seus participantes, principalmente as interativas. As atrações eram voltadas para os novos filmes que estão para ser lançados do estúdio, como o The Flash, Aquaman 2 e Shazam!.

Além disso, a HBO levou o Irmão do Jorel, Rick and Morty, A Casa do Dragão e outras produções para serem transformadas em experiências imersivas.

Marvel Store

O stand da Disney na CCXP foi a Marvel Store, um espaço gigantesco de 80m² com produtos oficiais da marca.

(Fonte: Disney Brasil)

O grande diferencial foi o teste e a pré-venda feita dos óculos Evoke, acessórios inspirados no filme Wakanda Forever.

Esse stand foi como uma preparação para a grande loja Marvel Store que logo iria ser inaugurada no Shopping Dom Pedro, em Campinas.

Foi uma forma da marca avaliar a aceitação do público perante essa nova novidade. Já na CCXP foram mais de 300 produtos disponíveis para compra, com preços começando em R$19,99.

Piticas

A Piticas, marca conhecida por seus produtos geeks, também esteve no evento com uma ativação especial do seu restaurante Katon.

Quem comprasse qualquer item da loja, receberia um folder com benefícios e descontos nos pratos do restaurante.

Eles usaram o evento para divulgar tanto o restaurante quanto o Piticas Box, um novo produto deles com desconto.

E é claro, não podem faltar os funkos tão conhecidos da marca. Ainda mais na CCXP, por isso eles trouxeram bonecos especiais e exclusivos:

Fonte: Piticas

Lá é possível encontrar diversos produtos, até mesmo de franquias recentes como Wakanda Pantera Negra, Adão Negro e outras.

Panini

Outra grande participante do evento foi a Panini, que sempre está presente, mas dessa vez com algumas ativações interessantes.

(Fonte: Promoview)

Eles promoveram diferentes painéis com editoras participando, e falaram sobre suas projeções para o ano de 2023, tal qual seus futuros lançamentos.

Mas para divertir ainda mais os fãs da marca, eles fizeram uma parceria com o Escape 60 para criar um escape room, levaram cosplayers dos Heróis do Bem e divulgaram novas Hq’s da Marvel.

Harry Potter Store

Algumas sagas ganharam um espaço especial dedicado para elas, e isso inclui Harry Potter. Na loja oficial, os participantes poderiam encontrar diversos produtos oficiais referentes a este universo.

Outras ativações

Não caberiam todas as marcas que fizeram ativações no evento e chamaram a atenção, mas tentamos separar algumas das melhores.

Além das marcas citadas acima, podemos encontrar também a Lupo, Banco Next, Fanta, Faber Castell e muitas outras.

Artistas convidados da CCXP 2022

Um dos grandes atrativos da CCXP sempre são os artistas internacionais que participam, e esse ano não foi diferente.

Foram convidados inúmeros atores famosos, tanto da Netflix quanto de outros estúdios, filmes e séries.

Como por exemplo, Keanu Reeves, que esteve presente para divulgar o 4° filme da franquia de John Wich. Ele foi convidado pela Paris Filmes e estava no Palco Thunder e no do Omelete by Next.

Fonte: Gshow

A Netflix foi responsável por trazer vários artistas para o Brasil este ano, como Park Hmae-soo, que esteve em Round 6.

Fonte: Ofuxico

Eles trouxeram 3 atrizes de Sandman também, a Gwendoline Christie, personagem de Lúcifer, Vivienne Acheampong, que interpreta Lucienne, e também Kirby Howell Baptiste, que interpreta a Morte na série.

Os grandes destaques da Netflix foram principalmente Jenna Ortega, a grande estrela de Wandinha, e Noah Centineo, que já fez vários filmes da empresa.

A Disney também levou grandes nomes, como Kevin Feige, CEO da Marvel Studios, vários atores de Homem Formiga e a Vespa: Quantumania que lançará ano que vem.

Mas também tiveram artistas convidados da própria CCXP, do Prime Video, HBO Max, Paramount e Paramount+.

CCXP Worlds

Mesmo que o evento tenha passado dois anos parado por conta da pandemia do Coronavírus, a Comic Con Experience 2022 não deixou seus fãs na mão.

Eles criaram o CCXP Worlds, uma versão virtual do evento para atender o público e ainda assim mantê-los protegidos das aglomerações, respeitando as medidas de segurança.

Fonte: Tecmundo

O evento ocorreu nos anos de 2020 e de 2021, mas falando sobre proporção e satisfação do público o evento de 2021 foi muito melhor que o de 2020, segundo opiniões.

Isso porque os eventos online não eram tão explorados pela CCXP e isso não deu tempo suficiente para que eles pudessem trabalhar o planejamento dos eventos online no ano de 2020.

Já em 2021, eles tiveram mais tempo e opções de trabalhar o evento, foram mais de cinco milhões de espectadores simultaneamente, sendo um recorde de audiência em comparação ao ano anterior e a todas as edições presenciais.

Por ser um evento online, eles puderam convidar ainda mais artistas internacionais, proporcionar vários painéis, entrevistas e experiências diferentes.

Aprenda com outros eventos

Este é o quarto artigo da série aprendendo com eventos. O objetivo é falar sobre as ativações de marca, estrutura e como foi a performance dos eventos que bombaram.

Leia os outros artigos da série:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com ❤ pela Evnts © 2024 | EVENTS SERVICOS VIAGEM E TURISMO LTDA | CNPJ 21.860.251/0001-16

Assine nossa newsletter gratuita