Infotenimento em eventos: o que é e como utilizar?

infotenimento

O infotenimento é uma tendência que vem sendo utilizada em muitas estratégias, e com as redes sociais vem sendo disseminado mais e mais. Você pode até mesmo fazer sem saber.

Nesse artigo, confira mais sobre esse conceito e como pode ser aplicado em eventos:

O que é infotenimento?

Muitas pessoas já escutaram falar sobre infotenimento ou até mesmo já o praticaram sem saber. A verdade é que esse termo surgiu, a princípio, na área do jornalismo.

Esse conceito junta as palavras informação e entretenimento, isso nos leva a entender que é uma forma de transmitir informações de maneira divertida e que entretenha o público.

E essa interpretação não poderia estar mais certa! O Infotenimento realmente se trata da prática de transmitir as informações ou notícias de forma dinâmica, engraçada e divertida, entretendo assim o seu público.

Por exemplo, quando entramos no Twitter ou no Instagram, redes sociais comumente usadas por jovens e adultos, é comum ver alguma notícia com tom de ironia ou relacionada a memes.

Um exemplo famoso são os vídeos curtos do TikTok, muitos profissionais, como nutricionistas, advogados e outros médicos, estão criando conteúdos em plataformas como essa de forma divertida e que ainda assim agreguem conhecimento e valor às pessoas.

Ou pode ser identificado também nos Talks Shows, sejam eles na TV Brasileira ou estrangeira. Alguns exemplos no Brasil são Tata Werneck com seu show chamado Lady Night e o quadro “Entrevista com Especialista”, e o quadro Show da Vida do Fantástico e Marcelo Tas que hoje em dia é comentarista.

Essa nova estratégia de comunicação vem com um apelo para chamar a atenção do público que consome somente entretenimento nas mídias online.

Eles não estão tão interessados no formato padrão que é feito, mas dessa forma podem receber as informações de uma forma mais leve e descontraída.

Sendo assim, é uma forma de atingir ainda mais pessoas, um público muito mais abrangente do que o comum.

Como usar o infotenimento no seu evento?

O infotenimento, como dito anteriormente, é uma ferramenta de engajamento, informação e entretenimento, mas poucas pessoas sabem como aplicá-la em eventos, principalmente nos online.

Com o digital e a disseminação dos eventos online fica muito mais fácil criar experiências diferentes, que entretenham e surpreendam as pessoas.

Mas como aplicar realmente esse tipo de conteúdo nos seus eventos?

Um exemplo do infotenimento aplicado junto à gamificação, é o uso de testes de conhecimentos, como o kahoot, que permite a criação de quizzes, relacionados ao assunto abordado no evento, deixando tudo mais divertido e descontraído.

Além das estratégias de gamificação aliadas ao compartilhamento da informação, é possível lançar mão do infotenimento usando outros atrativos visuais durante sua apresentação.

Um exemplo, é a Evnts Live #4 – Desafios e Tendências de Marketing para Eventos em 2022, em que Lucas Franco, Head de Marketing da Evnts, em sua apresentação fez o uso de memes entre as explicações:

Para assistir na íntegra, clique na imagem.

Outro forma é produzir conteúdos online nas redes sociais que tenham integração e interação com o evento em si.

Isso pode ser feito, por exemplo, fazendo um sorteio ao vivo no evento, em que os participantes devem responder a um stories que possui uma pergunta relacionada ao conteúdo transmitido.

A imaginação é o limite!

Para que você tenha ainda mais ideias para o seu evento online, confira esse e-book com 42 ideias criativas para as suas próximas produções.

Dessa forma você une o útil ao agradável, passando todo o conteúdo prometido e ainda permitindo que proponha experiências incríveis e memoráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com ❤ pela Evnts © 2024 | EVENTS SERVICOS VIAGEM E TURISMO LTDA | CNPJ 21.860.251/0001-16

Assine nossa newsletter gratuita