Dicas de impressos promocionais para eventos

impressos promocionais

Você acredita no alto potencial dos impressos? É como diz o ditado: clássicos nunca saem de moda. Pois bem, apesar de boa parte dos processos de ofertas terem se tornado online devido aos inúmeros avanços tecnológicos, os impressos promocionais não morreram! E para provar que eles podem performar tão bem quanto as peças virtuais, elencamos as oportunidades que esses materiais podem criar de modo a impactar em suas ações de marketing e comunicação.

Qual a importância dos eventos, feiras e workshops?

Todo ano, diversas feiras e eventos de todos os portes e segmentos são promovidos. Porém, muitos gestores de marketing ainda desconhecem a data de sua realização ou não conseguem preparar sua equipe, stand e materiais a tempo para exporem o seu negócio.

Segundo os historiadores, a origem das feiras é incerta, embora muitos afirmem que elas começaram a ser realizadas em 500 a.C. em algumas civilizações.

O fato é que, se elas não fossem tão importantes, não seriam promovidas até os dias de hoje, não é verdade? Talvez o principal motivo desses eventos serem tão prestigiados por todos é porque são extremamente ricos em oportunidades de negócio.

Afinal, eles reúnem num só lugar compradores, empresas fornecedoras de produtos e serviços, especialistas do setor e até mesmo a imprensa. Além disso, as feiras são uma maneira bastante eficaz dos gestores de marketing fortalecerem a imagem da organização, entrarem em contato direto com seus atuais e potenciais clientes e ainda transformarem contatos de visitantes em grandes parcerias e negócios.

Que benefícios eles podem gerar às organizações participantes?

Os eventos, feiras e workshops oferecem inúmeros benefícios para as empresas participantes. Além da oportunidade real que elas têm para comercializarem seus produtos ou serviços, seus gestores também podem aproveitar o momento para se atualizarem e entrarem em contato direto com o mercado em que atuam.

A segurança dos impressos

A melhor maneira de divulgar o seu negócio é utilizar o maior número de canais possíveis. Isso significa que você precisa investir em impressos assim como se preocupa com as mídias digitais, afinal encontrar o equilíbrio certo entre diversos meios de comunicação assegura um fluxo constante de receitas, aumento nas vendas e novos clientes. E os impressos promocionais se garantem, veja 4 de suas principais qualidades:

1. É um material tangível

Consumidores apreciam o que eles podem tocar. Web é ótimo para transmitir mensagens rápidas e objetivas, porém materiais impressos ficam por mais tempo com o público alvo. De acordo com uma pesquisa realizada por Millward Brown, materiais tangíveis tornam a lembrança mais impactante ao cérebro. Outro fator é que revistas e jornais podem ficar em casa ou escritórios por meses, enquanto anúncios de internet desaparecem mais facilmente.

2. Atribui credibilidade à ação

Há algo em materiais impressos que dá uma sensação de legitimidade. O excesso de pop-ups e banners na internet tornam a experiência cansativa e assustadora, além da possibilidade de contrair vírus. Já os impressos promocionais não apresentam perigo iminente.

3. Garante uma experiência memorável a partir dos detalhes

Um benefício visível dos impressos é o destaque que eles podem obter. Como há diversas opções de formatos, papéis, acabamentos e impressão, ainda é possível adicionar elementos e condições que geram uma experiência muito maior que ações exclusivamente online. Com isso, podemos considerar que consumidores estão mais engajados durante a leitura de um material impresso, ao contrário de sites, que muitas vezes podem confundir o consumidor com excesso de informações, links externos e propagandas.

4. Pode trazer resultados inovadores com a técnica Cross Media

Ao integrar em impressos promocionais os chamados QR code’s, por exemplo, é possível conectar as mídias e criar impressões e experiências ilimitadas e bem sucedidas. O 60° Anuário de Uso de Mídias, desenvolvido e mantido nos Estados Unidos, divulgou que os anunciantes norte-americanos gastam, em média, $167 por pessoa em mala direta, porém têm um ganho de $2.095 dólares, o que representa um retorno de 1300%.

Materiais promocionais

Nos eventos, o material promocional servirá para informar sobre a empresa, os produtos ou serviços que ela oferece e esclarecer possíveis dúvidas. Todos os materiais que serão dados aos visitantes devem impressionar pela qualidade e bom gosto. Veja quais são eles:

  • Folders, considerados o cartão de visita da empresa;
  • Catálogos ou folhetos, mostrando a linha de produtos ou serviços;
  • Cartões de visita, com o contato de cada gestor ou funcionário;
  • Revistas, mostrando o mercado em que a empresa trabalha e suas soluções;
  • Brindes, como calendário de mesa, adesivo e bloco de notas.

Para saber mais sobre impressos promocionais, confira o checklist completo de materiais que não podem faltar no seu evento.

Informações valiosas sobre o mercado e a concorrência

As feiras dão às empresas expositoras a chance de fazerem uma pesquisa detalhada do mercado e obterem informações precisas relacionadas às tendências e práticas comerciais. Além disso, elas podem ver como outras empresas concorrentes trabalham.

Um público disposto a fazer negócio

O público que visita feiras costuma apresentar o tão conhecido “espírito de compra”. Ele permanece mais aberto às novas oportunidades e mostra bastante interesse em adquirir os produtos ou serviços oferecidos pelas organizações participantes.

Ótimas oportunidades para fazer negócios

As feiras costumam reunir um público misto, com visitantes de diversos locais do país e do mundo. Isso dá às empresas expositoras a oportunidade de entrar em contato direto com fornecedores de inúmeros estados e nacionalidades.

Como encontrar um evento adequado ao perfil da empresa?

É comum vermos empresas que participam de uma feira sem mesmo ter verificado a sua potencialidade e visibilidade no mercado.

Com isso, elas acabam não obtendo muitos benefícios. Daí a importância dos gestores pesquisarem feiras adequadas ao perfil de seu negócio. Esta busca pode ser feita através do site Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, que apresenta os eventos dos mais variados setores a serem realizados no país.

Depois de fazerem uma pesquisa minuciosa, eles devem listar aqueles eventos que seriam interessantes para a sua empresa participar.

A escolha deve ser feita com base em alguns critérios básicos, tais como o tamanho do evento em números (expositores e visitantes) e os benefícios que a administração oferece ao expositor em termos publicidade.

Com estes dados em mãos, os gestores poderão escolher a melhor feira para participarem.

Que cuidados tomar na hora de se organizar para a feira?

Após a escolha do evento certo, é a hora de fazer o planejamento financeiro e analisar a viabilidade da empresa participar ou não.

É necessário calcular os gastos com equipe, organização do estante, locação de móveis e serviços, transporte dos colaboradores, entre tantos outros.

No final, o gestor poderá calcular o custo/benefício da participação do negócio no evento e verificar se é realmente compensador.

Só depois disso deverão ser discutidas as atividades de planejamento e de organização.

E considerando a complexidade das tarefas de planejar e organizar, recomenda-se que os responsáveis iniciem os preparativos para a feira um ano antes da sua efetiva realização.

A seguir, mostraremos alguns fatores que deverão ser considerados pelos gestores antes de se participação no evento. Conheça-os a seguir:

A organização do estande

O visual do estande influi bastante na primeira impressão que o visitante tem da sua empresa e dos produtos ou serviços oferecidos por ela.

Por isso, é importante ficar atento a todos os pequenos detalhes que podem melhorar a imagem da organização no evento.

Os móveis e materiais de trabalho

O estande também precisará de uma mobília que mais se adapta ao ramo de negócio que sua empresa trabalha, além de plantas e materiais de decoração.

Também é importante ficar atento às instalações das tomadas para o funcionamento de TVs e computadores. Está pensando em participar de um evento, feira ou workshop mas não sabe onde produzir o material promocional? Então aproveite para conhecer as soluções da Printi e fazer um pedido de orçamento! Basta que você envie o arquivo para impressão pelo site e receberá os impressos onde quiser!

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