Marketing de conteúdo para eventos online: quais materiais produzir?

mulher trabalhando no notebook

Marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair visitantes para seu site, redes sociais e assim tornar uma empresa conhecida. Mas será que é só isso? Sabemos que não. Por isso, vamos mostrar nesse post como o marketing de conteúdo para eventos vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente no mundo digital.

Quem trabalha com eventos online viu o mercado crescer e se consolidar nos últimos anos. Mais ferramentas e plataformas surgiram para criar experiências digitais ricas para os participantes. E o conteúdo se consolidou como o principal atrativo. 

Na verdade, podemos dizer que eventos online são conteúdos! São conteúdos super interativos.

Isso mesmo, no mundo digital, os ambientes dos eventos são feitos de conteúdo. E, com o marketing de conteúdo para eventos online, os materiais especiais são a alma do negócio.

Descubra neste post quais materiais são mais estratégicos para seu evento online.

Faça o marketing de conteúdo para eventos ser mais estratégico

Quando você organiza um evento, já pensa na estratégia de divulgação. Ao chegar próximo da data, você envia lembretes. Depois, os participantes passam a receber e-mails e outros tipos de contato para que continuem engajados e percorram o seu funil de vendas. Descontos, vantagens em pagamentos, benefícios em contratações e também conteúdos mantêm os participantes interessados.

Esse é o “be-a-bá” do marketing de conteúdo para eventos.

Mas podemos ir além dele, ao usar conteúdo de qualidade durante o evento online.

8 tipos de conteúdo e exemplos de uso em eventos online

1 – Vídeos

Os eventos online podem ser transmitidos ao vivo ou serem previamente gravados. As atrações principais engajam mais o público quando permitem comentários e interação com palestrante e convidados. Mas entre uma apresentação e outra, é muito comum que se utilizem vídeos gravados para falar sobre ofertas, patrocinadores, dicas e até sobre a programação.

Disso você já sabe. Mas que tal inovar nos formatos? Vídeos podem ser feitos de diversas formas:

  • Animação
  • Entrevista
  • Reportagem
  • Vídeo-legenda
  • Áudio narrado

Você também pode combinar esses diversos formatos.

2 – Infográficos

Para ter um evento online de sucesso, é preciso redundância. Afinal, você quer que os participantes encontrem facilmente as informações necessárias. Então, fez um vídeo animação com a agenda? Crie também um infográfico. Se for interativo e permitir que público clique no link e crie um compromisso na agenda do Google, melhor ainda.

Marketing de conteúdo para eventos é sobre facilitar a vida do participante através da informação e do serviço.

3 – Quizzes

Por falar em informação, ela nem sempre precisa vir em um formato direto. Muitas vezes perguntar ajuda o participante a pensar melhor em um assunto. É aí que o quiz entra, com perguntas e respostas que levam a um perfil de resultado.

Por isso, entre os formatos interativos, os quizzes fazem muito sucesso. Eles permitem que você conheça melhor o público ao mesmo tempo que podem ser divertidos para os participantes.

No resultado, você ainda pode colocar uma CTA (Call to Action) para outro material, uma planilha, por exemplo.

4 – Jogos

Assim, como os quizzes, os jogos podem ser usados na estratégia de marketing de conteúdo para eventos. Eles podem proporcionar o que mais falta nos eventos online: a interação entre participantes. Por mais que existam os chats abertos, a gamificação de alguns espaços do evento online pode ser mais atrativa do que a simples troca de mensagens.

Em ambientes gamificados, é permitida a criação de ambientes e avatares para que as pessoas possam interagir conforme os espaços criados. É um tipo de chat que pode ser direcionado por assunto e permite o envio de vídeos, áudios e outras mídias, além de links para outros materiais.

Sem falar em outros tipos de jogos, como as cruzadinhas, jogos de memória, forca entre outros passatempos.

5 – Planilhas

Planilhas são muito úteis. São conteúdos interativos que podem ser customizados e resolvem dores dos participantes. Uma planilha para gestão de produtividade, outra de agenda, mais uma de orçamento, a depender do tema do evento, elas são um chamariz e sempre rendem conversões.

Se participante esteve presente em uma palestra sobre finanças, pode ter acesso a um link de download de uma planilha do mesmo assunto.

6 – Apresentações

A mesma estratégia das planilhas pode ser aplicada às apresentações do dia. Palestrantes que usam Powerpoint ou outros programas de elaboração de slides, podem ceder o material para Download. Os participantes geralmente apreciam conteúdos que oferecem dados, pesquisas e tendências.

Ao invés de “printarem” a tela, podem receber o conteúdo na íntegra em um e-mail pós-evento, ainda mais se comprarem o passaporte completo.

7 – Ebooks

O ebook já deixou de ser modinha no marketing de conteúdo, mas ainda é muito útil para a estratégia do seu evento online. Já pensou em oferecer um resumo das principais palestras e aprendizados, compilando links e dicas? Muitas vezes o participante quer acesso fácil à informação. Oferecer isso, vai fazer o seu trabalho se diferenciar.

Por isso, ao pensar a estratégia de marketing de conteúdo para eventos online, até mesmo os materiais mais comuns podem ganhar um outro sentido.

8 – Posts em redes sociais

Por fim, mas não menos importante, as redes sociais são também conteúdo. Elas arrematam toda a estratégia de marketing de conteúdo para eventos. Um bom planejamento, cuidado na gestão de mídias sociais e foco na interação, podem fazer com que seu evento ganhe periodicidade. Ou seja, que os participantes queiram estar presentes na próxima edição. 

Afinal, você ofereceu conteúdo de qualidade, informação e atenção ao seu público. E essa é uma fórmula de sucesso para seu evento online.

Gostou dessas dicas de marketing de conteúdo para eventos? Comente quais desses conteúdos você já usou ou gostaria de experimentar.

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